Resenha: Delírio

Título Original: Delirium
Autora: Lauren Oliver
Ano: 2012
Editora: Intrínseca 
Páginas: 342
Compre aqui

Iniciei esta leitura com um pé atrás. Detesto tentar comparar sagas, mas confesso... no início eu comparei esta distopia com outras que eu amo, como Divergente, Jogos Vorazes... Mas logo me dei conta, esta série é única, e logo todos os detalhes me prenderam de uma maneira que eu não podia mais largar o livro por nada!

Além da comparação que eu fiz inicialmente, eu achei muito estranho essa coisa de considerar o amor uma doença. “Amor Deliria Nervosa”, como chamam, é uma doença gravíssima, e mortal. Felizmente o governo dos EUA acharam uma cura para o amor, e todos os cidadãos, ao completarem 18 são submetidos a esta intervenção. Sem exceção. Todos são obrigados a passar pela cura, ou estarão vivendo clandestinamente no país, podendo ser mandado para as criptas (espécie de cadeia, porém em estado deploráveis), ou até mesmo a pena de morte. Após passar pela intervenção, os curados são designados a um par com interesses e histórias de vidas compatíveis e passam a viver a vida casados, sem o menor sentimento. Porém, essa falta de sentimento não é apenas para com marido, namorado... Todo e qualquer tipo de bom sentimento é completamente esquecido.

"É o mais mortal de todos os males: Você pode morrer de amor, ou da falta dele."

Mãe e filhos? Apenas para educação, não existe “amor de mãe”, não existe uma risada alta na praia no verão, não existe prazer e satisfação após comer algo que gostamos, não existe prazer em fazer uma atividade física, não existe nenhuma demonstração de afeto, em público ou em particular. Todos se transformam em seres apáticos, programados para seguirem com suas vidinhas, sem intervir em nada. Tudo controlado pelo governo opressor. Toque de recolher? Menores de 18 anos, ás 21h. Viajar? Todas as fronteiras foram fechadas após a cura. Os EUA estão isolados dos não curados.

Mas por que considerar o amor uma doença? Qual o sentido nisso? Qual o benefício para o governo nisso? Pois bem, vejamos do outro lado da moeda. Sem amor, sem sentimentos melhor dizendo, não existem também os sentimentos ruins, como ódio, raiva, etc. Sem esses sentimentos não há guerra, não há violência e assim por diante. Indo mais adiante, o governo faz uma lavagem cerebral tão grande em todos, já desde bem pequenos, que todos acreditam que tudo isso me muito bom. Sem sofrimento, sem sentimentos ruins. Tudo rigorosamente escolhido pelo governo. Já aos olhos do governo: Total controle. Todos agindo como eles bem entendem.

"Não é possível ser feliz, a não ser que as vezes se sinta infeliz."

É nesta loucura insana que vive a jovem Lena Haloway. Lena vive com a tia Carol, o tio Willian, e as filhas de sua prima, Jenny e Gracie. A mãe das meninas, não queria ter filhos (as pessoas curadas não gostam muito de crianças), e quando o marido dela foi acusado de ser um simpatizante (pessoas que simpatizam com a doença, e tem atitudes estranhas como rir...) e fugiu, ela foi acusada no lugar dele. Diante de toda essa pressão, ela morre no meio da rua, ataque cardíaco.

Já a mãe de Lena, suicídio. Lena nunca entendeu muito bem o motivo que levou sua mãe a fazer isso, mas depois de diversas aulas na escola, Lena começou a ver que o comportamento da sua mãe era diferente, estranho. Ela dançava com Lena e a irmã mais velha, Rachel, fazia palhaçadas, levava as meninas na praia. As pessoas a olhavam de maneira estranha, julgando-a, até que as brincadeiras e folias passaram a ser apenas em casa, com as cortinas e janelas bem fechadas.

Na escola, Lena sempre foi motivo de piadas, e palavras sussurradas... suicídio, simpatizante... Palavras que ela sempre detestou, e por esse motivo, se via ansiosa para passar de uma vez pela intervenção, e poder sua vida, tranquila, feliz... previsível. Após a intervenção ninguém vai pegar no pé dela, ninguém vai lembrar, ninguém vai ligar. Enquanto esse dia não chega, Lena sobrevive os dias ao lado da amiga Hana. Juntas elas podem aproveitar ao máximo a praia, o verão, as corridas diárias pela cidade, e ficam – como todo adolescente – sonhando acordadas com os futuros maridos (escolhidos pelo governo).

"Logo antes do nascer do sol há um momento em que o céu ganha uma cor pálida, inexistente, não é bem cinza, mas um pouco branca, de que sempre gostei porque me faz lembrar de esperar que alguma coisa boa acontecer."

No último verão, Lena nota que Hana anda diferente. Algo está muito estranho quando Lena entra no quarto da amiga. A casa gigante de Hana – em que ela fica a maior parte do tempo sozinha – está com uma barulheira a todo volume. Qual o problema de Hana, escutando essas músicas não autorizadas? Hana lhe confessa... descobriu uma maneira de acessar coisas proibidas na internet. Músicas, livros... tudo. Descobriu até mesmo, que hoje à noite terá uma festa incrível, e Lena deve ir. Óbvio que Lena não vai ir né? 

A curiosidade vence, e Lena se vê conversando com Alex. Um garoto que ela já tinha visto em outras duas ocasiões, e que sempre se sentia estranha perto dele. Mas ela tinha prestado atenção, mas ela não apresentava nenhum dos sinais da deliria. Conversam, se encontram escondidos no outro dia... e no outro... e no outro. Lena estava ansiosa para a sua vidinha previsível até que ela se apaixona. Alex tem um segredo que vai chocá-la, mas novos horizontes se abrirão. Tudo em que Lena sempre acreditou, e sonhou, está desmoronando, tudo errado. Ou será que agora que as coisas estão certas?

" De repente, percebo como fico pálida ao sol e quantas pintas cobrem meu corpo e tenho certeza de que ele está me olhando e pensando em como sou errada ou deformada. Mas ele simplesmente fala baixinho: - Linda."

Ainda não li ao segundo livro desta trilogia (Pandemônio), mas já estou mega curiosa. O livro termina de uma maneira bem perturbadora. Adorei esta maneira de ver as coisas, tanto a visão do Estado, como a visão dos cidadãos. A apatia, a perda de todo e qualquer sentimento é algo que nem podemos imaginar, faz parte dos seres humanos. É por isso que este livro me deixou com uma pulga atrás da orelha. Me fez pensar em coisas que até então eu nunca tinha analisado e refletido.

No primeiro semestre deste ano, a Fox, detentora dos direitos autorais, produziu um piloto, que contava com a atriz Emma Roberts, porém, este foi cancelado. A Fox ainda não se pronunciou a respeito. O que nos resta é aguardar! Segue abaixo o trailer do pilotoEspero que gostem muito da série e que ela também possibilite a vocês a mesma reflexão que me proporcionou!

Enjoy!
XO!

40 comentários

  1. Nossa, esse livro parece ser muito bom mesmo!! Eu estou super ansiosa para ler!!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom!! Eu li o livro (comecei amando mas não gostei muito do fim - exatamente, muito perturbador!!!) mas é muito bom, de qualquer forma.
    Quando fiquei sabendo que ia ter série, eu esperei o piloto sair e bem... É O LIVRO UM INTEIRO EM UM EPISODIO. Você fica tipo... W-H-A-T?
    É bom mas tipo... Tudo que acontece no livro delirium em um só ?
    Preciso ler pandemônio também e o último mas acabei deixando de lado.
    Ler seu post me lembrou que devo terminar a série heheh
    As vezes tem uns descontos no estante virtual e ja vi deixarem frete gratis... depende muito do livro que procura :P
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam aqui é a Joi! A resenha da Lili fez eu ficar mega curiosa, bom mas que legal que não aceitaram o piloto né?! Mas continuo na espera da série! Bjs

      Excluir
  3. Oi Lili, tudo bem???

    amei a resenha... e sou suspeita em falar dela porque amo essa série... já li Pandemônio... e gostei muito também e só te peço para se preparar para grandes emoções... nossa me deu até vontade de ler de novo os livros, porque estou com Réquiem aqui.... piscando para ser lido... que bom que gostou e que mudou o seu conceito sobre a leitura... as distopias são semelhantes... mas mesmo que o governo sempre esteja com força temo várias histórias interessantes para ler.... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro e Pandemônio, os dois são ótimos, e olhe que distopia não é meu gênero preferido. Preciso muito comprar e ler Réquiem.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili, tudo bem?

    Não sabia que a Fox tinha chegado a fazer um piloto da série. Pena que não engrenou. Quero muito ler esses livros. Dizem que são muito bons. Adorei a sua resenha.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm vi boatos que eles são ótimos Kel, mais um para a minha filaaaa

      Excluir
  6. Li esse livro há tanto tempo que acho que esqueci praticamente tudo relacionado a ele. Na época eu gostei, comprei até em inglês por 1) ter amado a capa e 2) ser da Lauren Oliver, que é autora de um dos livros que eu mais gosto, Antes que eu vá. Mas aí quando saiu a continuação acabei desanimando de comprar em inglês, já que mudaram as capas. Fiquei de esperar sair em português e quando saiu eu já não estava mais tão empolgada para continuar a leitura :(
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Iris, tudo bem? aqui é a Joi! Me conta já teve outras capas? pois a BR é linda como a primeira, aliás todas seguem o mesmo padrão!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, Lili! Como vai?
    Estou LOUCA para ler essa trilogia! Acho a ideia é simplesmente genial e fiquei com ainda mais vontade depois da sua resenha. Espero ganhar de aniversário <3 Adoro livros que têm continuação e terminam de um jeito impactante e perturbador. Parabéns pela resenha!! Espero que possa ler os próximos livros em breve.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol Joi aqui o/
      Tbm estou doidinha para ler o livro! Ainda mais com esta ótima resenha dela =D

      Excluir
  8. Vc acredita que eu comprei esse livro e até hoje não li??
    Estou esperando comprar o restante.
    Que bom que vc gostou, espero também gostar.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Como eu gosto muito de livros distópicos, confesso que tenho muita vontade de ler essa série. Eu tenho Delírio há mais de um ano na estante e fico adiando a leitura. Acho que dei uma desanimada depois de algumas resenhas negativas do livro. Enfim, a proposta da história é interessante e pretendo ler um dia para conhecer a narrativa da autora.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain Aline dá uma oportunidade para o livro! Acho que você vai adorar! Beijos Joi

      Excluir
  10. Oi, tudo bem Joi?

    Parece um livro excelente e muito reflexivo mesmo, achei a doença super estranha também haha Impossível não ter ficado curiosa. Sua resenha ficou ótima ;)

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol, apenas lembrando a resenha é da Lili! eu quero ler em breve! Joi

      Excluir
  11. Oi Lili.
    É difícil não fazer comparações entre as séries distópicas, mas procuro sempre uma singularidade na leitura atual, e cuido pra não deixar as similaridades atrapalhar.
    Tem razão, o desfecho desse livro é perturbador, mas até hoje não li Pandemônio rsrs.
    Eu adoro distopias, e mesmo achando o início dessa livro bem arrastado, valeu à pena a leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca faço comparações, acho bem errado =D sempre leio um livro como se fosse algo novo, como deve ser!

      Excluir
  12. Oi Lili! Tudo bem?

    Estava com um pé atrás com essa série também, tenho os 3 livros já e acho as capas lindas e a premissa muito boa! Uma amiga ama e odeia a série ao mesmo tempo e isso acaba influenciando um pouco a minha vontade de ler. Mas eu curti bastante a resenha, me lembrou vagamente O Doador de Memórias, mas vagamente mesmo porque deve ser diferente na maioria dos aspectos. Eu vou ler com certeza, espero que logo, estou bem curiosa, e sua resenha reacendeu minha vontade!
    Pena que a série foi cancelada, só deixou na curiosidade! :/

    Beijo, ótima resenha!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol Joi, aqui! Não li Doador de Memórias ainda, mas tenho ele aqui, se é parecido já me interessa, vou dar uma conferida em breve nos dois!

      Excluir
  13. Oi Lili, tudo bem?
    Gostei muito da premissa do livro, parece bem interessante!
    Adoro distopias, e Delírio costuma ser bem elogiado nas resenhas que leio!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, Joi aqui! Pois é, agora lendo a resenha da Lili já tenho ele no topo da minha lista! hahaha amei!

      Excluir
  14. Sou apaixonada por esta série, o final me deixou com o coração aos pedaços, e posso dizer que no segundo livro o desfecho foi outra grande surpresa. Eu vi o piloto, entrega praticamente o livro do começo ao fim, se alguém for assistir, é melhor ler o livro antes.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Lili!
    Parece ser ótimo, o fato de nos trazer reflexões deixa o livro ainda mais fantástico.

    Abraços
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  16. Oi Lili, como vai?
    Nossa, eu já tentei ler esse livro mas ele não deu pra mim. Me pareceu que não andava, não fazia nada a não ser mimis. Acho que não sou romantico.
    Que bom que gostou, vou ver se assim dou mais uma chance mais tarde.
    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Pela resenha o livro é impactante. Do tipo que te faz viajar e te coloca dentro do livro.
    Gostei da originalidade da história (pelo menos para mim, não lembro de ter lido nada igual).

    Obrigado pela dica.

    Beijos

    Visite-nos
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/trilha-literaria-10-lollola.html

    Tem promoção no blog

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/concorra-um-exemplar-de-licao-de.html

    Participem!!

    ResponderExcluir
  18. Olá o/
    Eu sempre fico naquela de: "leio ou não leio Delírio?" e o meu lado que ama distopias está vencendo! Senhor, porque pararam no piloto? :'(

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que não curtiram muito, entregaram muito de cara, esperando mais novidades por ai!
      Beijos Joi

      Excluir
  19. Eu amo essa série, ainda não li o último, porém estou super ansiosa para lê-lo. Quando comecei a ler Delírio não consegui parar; gostei da sua resenha. ♥ Quanto ao piloto da Fox, eu não gostei muito, achei mal feito e muitas coisas foram apressadas... fiquei até, de certa forma, feliz por o piloto não ter sido aprovado. kk

    ResponderExcluir
  20. Oii. Eu li esse livro porque estava muito curiosa. Mas confesso que não gostei nadinha. A premissa é maravilhosa, mas a escrita, sei lá. não fluiu muito bem. Mas esse trailler piloto ficou muito legal e deu vontade de conhecer o filme. Se sair vou querer olhar, mas o livro infelizmente não me ganhou :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir