Resenha: Comprometida

Título Original: Committed: a Skeptic Makes Peace with Marriage
Autora: Elizabeth Gilbert
Ano: 2010
Editora: Objetiva
Páginas: 232
Compre aqui

No comecinho deste ano, eu recebi o livro Comprometida. Naquele momento eu já era apaixonada pelo trabalho da maravilhosa Elizabeth Gilbert, e confesso que me considerava uma grande fã dos livros dela, mesmo tendo lido apenas uma de suas obras. Foi por esse motivo que, quando esse pequeno livro apareceu na minha casa, eu fiquei extremamente feliz e ansiosa para começar a leitura. Hoje eu posso dizer com todas as letras que sou sim uma amante das obras da autora, essa obra foi uma maravilhosa surpresa. A Joi acertou em cheio quando me enviou esse livro, e eu agradeço a ela por ter me dado a oportunidade de ler mais sobre uma das minhas autoras preferidas!

Comprometida, apesar de ser conhecido, e até mesmo tratado como uma “continuação” de Comer, Rezar, Amar (resenha aqui), é extremamente diferente do livro best seller da autora. Esta obra está muito mais direcionada a temática de um livro de pesquisa, ou até mesmo uma conversa com a autora, do que um livro de memórias e experiências, como foi o caso de Comer, Rezar, Amar. Apesar desta grande diferença, e mesmo com uma pesquisa pesada realizada para a criação dessa obra, nós podemos ver muito bem a autora em todas as palavras, em todas as virgulas e pontos.

Elizabeth Gilbert possuí a capacidade de se colocar em suas próprias palavras, seu texto não é distante e difícil de entender, pelo contrário, é leve, fluído e extremamente interessante, o que deixa o leitor próximo da autora, faz com que compartilhemos nossas opiniões com ela. A obra também abre espaço para que possamos nos identificar com esta ou aquela passagem, ou quem sabe com o livro inteiro, e na opinião de uma leitora que ataca em quase todos os gêneros, esse é um detalhe maravilhoso.

“E só para ser clara: o livro que você tem nas mãos também não é uma história realista sobre homens masculinos fazendo coisas masculinas. Nunca diga que não foi avisado! ”

Mas deve estar se perguntando: “tudo bem, se esse livro é uma conversa com a autora, mas ao mesmo tempo é um livro de pesquisa, o que ele aborda?! E o que foi que levou a autora a escrever esse livro?!”. Pois eu lhes digo, pequenos gafanhotos e libélulas, para entender qual a abordagem do livro e seu tema, primeiro você precisará saber o que aconteceu, na vida de Elizabeth Gilbert, para que ela se lançasse em uma vasta pesquisa e acabasse escrevendo mais um ótimo livro.


Aqueles que já tiveram a oportunidade de ler Comer, Rezar, Amar, ou aqueles que já assistiram ao filme, sabem que no final da história (que por ser real, ainda está longe de acabar) Elizabeth faz as pazes com o amor e deixa para trás todo o sofrimento que carregava consigo, bem como as mágoas causadas por um divórcio turbulento. Ela também encontra uma pessoa maravilhosa e querida, que ilumina seus dias e os equilibra com sua presença. Com o tempo, Elizabeth e Felipe assumem uma posição de "quase casados". 

Eles passam a viver juntos e dividem as responsabilidades domésticas em uma pequena casa nos Estados Unidos e seguem com suas profissões, da maneira como casados fariam. Porém um dia Felipe é barrado pela Alfandega, e esta decide que ele não poderá mais entrar no país, e muito menos receber um visto de trabalho ou turista, ele estava, basicamente, sendo botado para fora do país. É durante sua detenção na Alfandega, que um oficial declara o óbvio, se eles quisessem continuar vivendo juntos nos Estados Unidos, eles deveriam se casar e oficializar sua união para que Felipe tivesse livre acesso ao país.

“Talvez estivesse pondo uma carga de expectativa muito mais pesada no casco velho e decrépito do matrimonio do que essa estranha embarcação era capaz de aguentar. ”

Conforme avançamos com a leitura do livro, e conhecendo pouco à pouco a história de Elizabeth e Felipe, nós iremos descobrir que existe uma grande burocracia para se casar com qualquer pessoa de outra nacionalidade. São necessários meses de espera em meio a incerteza de que o processo será realmente aceito pelo governo, são necessários diversos documentos do país de origem, do país que lhe concedeu nacionalidade, entre vários e vários detalhes e dores de cabeça. 

E foi em meio a espera, em meio a busca por todos os documentos necessários, que o nosso querido casal decide permanecer juntos até o final daquela espera, até que o processo fosse encerrado e que os dois pudessem voltar a sua rotina e vida normal. Para isso eles decidiram se lançar em meio a uma viagem que duraria o tempo que fosse necessário, e é assim que nossa nova história começa.


Foi durante essa longa fase de espera que Elizabeth Gilbert se volta para a complexa, delicada e tão conhecida instituição do casamento. Durante aqueles meses que passou longe de casa, ela pesquisou diversos aspectos do casamento. O que ela fez foi tentar entender o que é realmente essa instituição tão conhecida e ao mesmo tempo tão confusa conhecida, o que ela queria era fazer as pazes com essa instituição e estar preparada para sua segunda chance. Esse livro está recheado por sua pesquisa, para ser sincera, ele transborda, transpira pesquisa e informações, mas também está recheado por opiniões, medos, ideias, confusões e pensamentos. 

É nessa obra maravilhosa e gostosa de ler, que a autora comenta sobre a história do casamento, sobre como, durante anos e mais anos, a instituição oprimiu mulheres ao redor de todo o mundo. A autora nos apresenta estatísticas interessantíssimas, mas também nos conta como foi ficar meses e meses esperando pelo dia em que poderia se casar com o homem que ama. Ela nos conta suas dúvidas, seus anseios e porque tinha medo de se casar novamente. Mas também nos preenche com amor, esperança e entendimento, e é isso o que mais encanta.

“Então, por que não lhes dar as boas-vindas? Porque não recrutá-los aos montes para que, com asas heroicas. Salvem a velha instituição puída e debilitada do matrimonio de um bando de heterossexuais inúteis, apáticos e imprestáveis como eu? ”

Esse livro é muito mais do que um texto onde uma mulher faz as pazes com o casamento. É muito mais forte e poderoso do que um monte de pesquisas e informações reunidas em uma obra leve e fluída. Esse livro é uma conversa aberta sobre o que o casamento já foi e o que é hoje, é uma discussão aberta sobre os prós e os contras do casamento ao longo dos anos. Aqui percebemos a instituição como ela verdadeiramente é, complexa, confusa, por vezes opressora, mas também encantadora, bela e repleta de amor.

Após terminar a leitura de Comprometida eu me vi comovida, modificada, transformada. Não esperava gostar, e talvez até mesmo me identificar tanto com um livro sobre casamento, não esperava encontrar uma história da forma como foi desenvolvida, mesmo assim acredito que não existiria forma melhor para que essa obra fosse escrita. Elizabeth Gilbert não teve medo de apontar todas as falhas e erros dessa instituição milenar, porém, foi sábia em todos os aspectos positivos que levantou. No final das contas, o casamento é algo que todos buscamos, faz parte de nós como humanos, não sei dizer exatamente porquê, mas talvez o maior mistério e a maior tarefa humana, seja encontrar e recuperar a nossa metade roubada.

“Em certo ponto da história, parece que esse homem maravilhoso percebeu que a minha vida não teria mais um enredo coerente sem ele no centro. ”

50 comentários

  1. Que resenha maravilhosa, quase chorei, esse trecho do livro então: “Em certo ponto da história, parece que esse homem maravilhoso percebeu que a minha vida não teria mais um enredo coerente sem ele no centro", é muito emocionante, sou casada, amo meu marido e amo nosso casamento, quero muito ler esse livro, a capa está linda demais, obrigada pela dica, beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, tudo bem contigo ???
      Fiquei muito, muito feliz por saber que você gostou da resenha flor. E tenho que confessar que fiquei mais feliz ainda por saber que você pretende ler o livro !!!
      Eu sou beeem suspeita para falar pois sou apaixonada pelos livros da Elizabeth, mas esse foi uma novidade para mim, não esperava gostar tanto !!! Espero que goste tanto quanto eu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Sua resenha me emocionou.
    Esse livro realmente parece ser lindo, a capa dele pelo menos é.
    E os trechos que você escolheu encaixaram perfeitamente com a sua resenha, está de parabéns mesmo.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, tudo bem ???
      Muito obrigada flor, fico muito feliz por saber que você gostou da resenha !!! Fico toda boba quando recebo elogios de vocês, vocês nem imaginam o quanto a opinião dos leitores é importante para mim !!!
      E essa capa é uma graça mesmo, né ?! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  3. Comer, Rezar, Amar foi um livro que marcou bastante a minha vida. Eu me senti crescendo junto com a Liz e considero o livro uma fonte de inspiração de vida. Foi por isso que decidi ler Comprometida, entretanto iniciei a leitura já faz muito tempo, e ainda não consegui terminar.
    Acredito que a pesquisa que ela fez, e os acontecimentos que ela narra são fantásticos e muito coerentes. É um romance, mas poderia ser um livro técnico sobre a história do casamento, e foi justamente isso que tornou a leitura um pouco cansativa para mim.
    Adorei tua resenha e fiquei com ânimo para recomeçar a ler :D
    Beijocas!
    @pirulitolimao | A Garota da Livraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lola, tudo bem ???
      Assim como você disse, Comer Rezar Amar também marcou muito a minha vida, principalmente por causa de toda a parte espiritual e religiosa que a Lizzie relata ao longo do livro !!! É impressionante como conseguimos crescer junto com ela, acho que a forma como ela escreveu também ajudou muito para que nos conectássemos com tudo o que ela estava relatando !!!
      Espero, do fundo do coração, que você retome a leitura de Comprometida. Vale muito a pena flor, e embora tenha esse lado mais técnico e um pouco cansativo, o livro é cheio de informações interessantíssimas !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oiii!

    Eu não li esse livro e nem assisti o filme, já adiei esse momento faz um tempo e ver esse seu post me lembrou.
    Gostei muito de saber que esse livro é mais um relato da vida da autora porque normalmente não é né?
    Fiquei curiosa para saber como ela colocou essa pesquisa e falou sobre o casamento de uma forma tão leve a apaixonante e óbvio eu fiquei super curiosa em saber o que aconteceu com o casal né?
    Sua resenha está ótima e eu gostei muito. Bem escrita e coerente. Parabéns!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha flor !!!
      E nem preciso dizer que fiquei super contente por saber que você ficou curiosa com relação ao livro né ?! Adoro quando vocês me contam que se interessaram pelos livros que eu comento e indico por aqui !!!
      Espero que tenha a oportunidade de conferir essa história de perto !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi, Ry (saudade de você), oi meninas.

    Ry, que resenha mais linda! Sabe, eu namoro um alemão então em algum momento (que eu espero ser bem em breve haha) vou passar por toda essa burocracia envolta no casamento de duas pessoas de nacionalidades diferentes.
    Já andei lendo várias coisas pela internet e vi o quão complicadas são as coisas. Qual foi minha surpresa, então, quando vi que "Comprometida" aborda, entre outras coisas, esse tema também?
    Adorei suas palavras, suas colocações...amo quando uma resenha me faz morrer de vontade de conhecer a história!!
    Parabéns, Ry! E volte logo! <3

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, você por aqui flor !!! *-*
      Também estava morrendo de saudade de ti, mas agora estou retomando todas as atividades e garanto que vamos no ver mais vezes, tanto aqui, quanto lá no meu blog !!!
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da resenha, e mais ainda por saber que se interessou pelo livro. Espero, na verdade estou aqui torcendo, para que você leia o livro, adoraria saber a sua opinião sobre ele !!!
      E fiquei super animada por saber que você namora um alemão !!! Eu sou descendente de alemães então fico toda boba quando me falam algo assim !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi! Tudo bem?
    Adorei a resenha! Com certeza vou adicioná-lo na minha lista.
    Espero que consiga ler logo, fiquei muito curiosa!

    Beijocas da Jay
    aprateleira2014.blogspot.com

    Tem sorteio lá no blog: http://aprateleira2014.blogspot.com.br/2015/07/sorteio-evolucao-de-calpurnia-tate.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jay, tudo ótimo e contigo ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha flor, espero que tenha a oportunidade de ler esse livro maravilhoso !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Ainda não li nem assisti ao filme, mas minha irmã é apaixonada pelos dois e sempre fala que eu devo ler. Adorei os trechos que vc postou e gostei de saber que o livro é um relato da vida da autora. Fique curiosa em saber mais sobre a história. Acho que já está em tempo de conhecer os livros da autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika, tudo bem contigo ???
      Tua irmã tem toda razão em te indicar os livros da autora !!! A escrita da Elizabeth é maravilhosa, e o melhor de tudo é que ela mostra que é uma boa escritora, pois em cada livro ela muda tanto os assuntos, quanto sua escrita.
      A única coisa que eu te aconselho é que leia primeiro Comer Rezar Amar !!! Esse livro é uma boa introdução na vida da autora, e com ele você vai se familiarizar com a mente dela e com a pessoa por trás do livro. Depois que ler esse, dai pode seguir para todos os outros livros da Lizzie !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oii, tudo bem?

    Sua resenha está incrível e transbordando emoção, dá para ver o quanto o livro foi especial para você. Entretanto, não faz meu tipo de leitura, nunca li nada da autora e confesso que não tenho vontade. Parece ser interessante conhecer um pouco sobre a vida dela e com o que ela teve que lidar para finalmente se casar com o homem que ama, e tudo que ela precisou aprender, mas esse tipo de leitura autobiográfica não faz muito meu estilo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo ótimo e contigo ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha, a opinião de vocês é muito importante para mim !!!
      Pena que esse tipo de leitura não faz muito o seu estilo flor, mas se estiver interessada, de uma olhadinha na resenha que eu fiz de A Assinatura de Todas as Coisas, é um livro da mesma autora, mas é totalmente diferente desses !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Maravilhosa a suaresenha e colocou muitos pontos positivos sobre o livro, mas vou ser sincera e dizer que esse livro não faz o meu genero e por isso não pretendo le-lo, mas sei que muito irão gostar tanto quanto voce, mesmo eu não pretendendo ler muito obrigado pela dica, vou passar para a minha prima que ama esse tipo de livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, tudo bem ???
      Que pena que não se interessou pelo livro flor, mas espero que a sua prima curta a indicação !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  10. Sua resenha foi de tocar o coração!
    O que falar desse livro que nem conheço e já considero pakas? SIAHSI
    Parece ser demais e a capa é linda de morrer! Espero ter a chance de lê-lo logo!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tabatha, tudo bem ???
      Fico muito, muito feliz por saber que gostou da resenha flor !!!
      Tomara que você tenha a oportunidade de conferir esse livro, não esquece de me contar o que achou depois que ler tá ?!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Oi tudo bom?
    Ai esses livros que as mulheres fazem filas e mais filas para comprar.
    Tentei ler Comer, Rezar e Amar mas vi que a autora não é pra mim kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telemaco, tudo ótimo e contigo ???
      Hahaha, pois é, existem alguns livros que conseguem conquistar a mulherada né ?!
      Que pena que não gostou de Comer, Rezar, Amar, mas eu entendo que não é um livro para todo mundo.

      Beijinhos

      Excluir
  12. Lembro bem de Comer, Amar e Rezar, não sabia que esse está mais direcionada a temática de um livro de pesquisa, ou até mesmo uma conversa com a autora, como você mesma citou.
    Não sei bem o que esperar, a maioria de livros assim não acaba me satisfazendo muito, mas esse parece ser bom, vou procurar saber um pouco mais dele. Não sei se é bem o meu estilo, mas gostei. =)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, tudo bem ???
      Fico feliz por saber que a minha resenha esclareceu alguns pontos com relação ao livro, muita gente começa a ler os livros da Lizzie sem saber muito bem do que se trata cada um deles, e as vezes isso pode acabar decepcionando os leitores, já que ela fala de vários temas.
      Espero, do fundo do coração, que você leia esse livro, tomara que goste !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. É uma coisa extremamente boba, mas eu tenho preconceitos com Comer Rezar e Amar e só de ler o nome do livro nessa capa, já penso se vale a pena ou não ler Comprometida huhuahua. Mas que bom que o livro conseguiu te tocar de alguma forma e te transformar. É muito bom quando os livros nos proporcionam essa reflexão.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel, tudo bem ???
      Comer, Rezar, Amar é um livro um tanto divisor, muita gente leu e odiou, mas também muita gente leu e amou (como foi o meu caso, hehehe). Esse é o tipo de livro que você tem que ler para tirar a dúvida, rsrsrs.
      Mas uma coisa que eu preciso falar sobre Comprometida é que ele é bem diferente de Comer, Rezar, Amar. Quando eu comecei a leitura, não esperava um livro como esse, mas confesso que adorei o que encontrei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Oie!
    Ainda não li nada da autora, e por ter visto alguns comentários negativos sobre Comer Rezar e Amar sei que não vão ler, e também o gênero do livro não é um dos meus preferidos.
    Apesar de sua resenha estar Maravilhosa e apaixonada, sei que também não leria Comprometida rsrs Talvez algum dia eu mude de ideia, mas no momento esse não é um gênero que faz mais meu estilo :P

    Beijos! :*
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, tudo bem contigo ???
      Que pena que não se interessou pelo Comprometida flor, mas eu te entendo perfeitamente. Existem alguns livros que simplesmente não fazem o nosso estilo e não adianta, a leitura não agrada. Eu sou assim com livros com Cinquenta Tons e esse New Adult (acho que é esse o gênero, rsrsrs).

      Beijinhos

      Excluir
  15. Oiii Ry!
    Eu assisti ao filme Comer, Rezar, Amar e achei a estória muuito legal.
    Até imagino que o livro seja ainda melhor, afinal suas dicas são sempre boas! haha
    Já vi esse livro por ai, mas a princípio achei que não fosse continuação. Mas gostei muito!!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, tudo bem flor ???
      Você precisa ler Comer, Rezar, Amar flor !!! É maravilhoso !!!
      Eu sou apaixonada por esse livro, e ele foi especial para mim por vários motivos, além disso, me apaixonei pelo trabalho da Elizabeth Gilbert por causa dele !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  16. Uou, nem sei o que dizer da sua resenha... Já tinha escutado falar muito bem da autora (tanto pelo livro quanto pelo filme) e realmente não esperava ficar tão interessada num livro!! Definitivamente não tenho interesse nenhum em casamento, mas, sei lá, a narrativa perece ser muito boa e meu sexto sentido sobrenatural (quase) nunca mente ;)
    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh, tudo bem ???
      Muito, muito obrigada flor !!! Fico muito feliz por saber que você gostou da resenha, a opinião de vocês é muito importante para mim.
      Fico feliz por saber que se interessou pelo livro, espero que consiga ler esse livro, e espero que goste tanto da leitura quanto eu gostei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Não conhecia esse livro, mas inicialmente me interessei pela capa, achei linda demais, a história parece ser super interessante.
    Adicionei em minha lista de leitura, pretendo ler em breve.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariele, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que se interessou pelo livro, e que o adicionou em sua lista de leituras. Espero que goste desse livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  18. sua resenha ficou mtt boa! nao conhecia o livro ainda, amei a capa e a sinopse! agr to c vontade de le-loo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila, tudo bem contigo ???
      Muito obrigada flor, ficou muito feliz por saber que gostou da resenha !!!
      Tomara que tenha a oportunidade de conferir o livro, não esquece de me contar o que achou depois que você ler !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  19. Confesso que já ouvi falar muito desse livro mas nunca tive uma curiosidade exacerbada pra ler. Depois da tua resenha, no entanto, fica difícil não ter vontade de conhecer a escrita da autora. Acredito que tu contextualizou tão bem o livro que ele já pareceu um velho conhecido de todo mundo. Adorei a ideia de misturar pesquisa, com um tema interessante e do qual sabemos tão pouco concretamente quanto é o casamento. Além disso, a capa é fofa demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      A capa desse livro é muito fofa né ?! Eu adoro ela, é simples mas muito graciosa !!!
      Fico feliz por saber que se interessou pelo livro flor.

      Beijinhos

      Excluir
  20. Ai Bel!
    Tenho esse livro a uma eternidade na minha estante e não terminei de lê-lo. Abandonei algumas vezes, melhor, de todas as vezes que retomei à leitura. E sinto que preciso terminar logo. É tão ruim quando se "abandona" uma obra no meio.
    Não sei, mas acho que, quando comecei a ler, não estava no momento certo. Vou tentar mais uma vez, quem sabe agora vai? Ainda mais depois dessa sua resenha maravilhosa sobre a Elizabeth.
    Abraços! | Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Espero que dessa vez você consiga concluir a leitura flor !!!
      Eu, infelizmente, não sei muito bem o que é isso. Quando empaco demais em um livro, quando a leitura não fluí e eu não consigo continuar com a leitura mesmo após várias tentativas, sempre abandono o livro e acabo passando para frente.
      Mas espero que consiga terminar, e também que goste e aproveite a leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  21. Tenho a impressão de que adoraria ler esse livro. Não li o "Comer rezar e amar" porque vi o filme, mas esse eu leria sim kkk.
    Beijos da Alê lemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alê, tudo bem ???
      Fico feliz por saber que se interessou pelo livro. Tomara que consiga realizar a leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  22. Nossa! Que surpresa essa livro foi pra mim ao ler a sua resenha.
    Ainda não tinha lido nada sobre a autora e apenas assistir ao filme, mas não sabia que tinha uma continuação.
    Depois dos elogios dado a obra e ao talento da escritora, me senti com vontade de conhecer de perto o livro e entender melhor tudo.
    Gostei mto do que li aqui e acho que se tivessem feito o segundo filme eu iria gostar mto tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, tudo bem contigo ???
      Fiquei super feliz por saber que se interessou pelo livro flor !!! Vocês nem imaginam o quanto eu fico contente quando me contam que se interessaram pelos livros que comento e indico por aqui.
      Estou aqui torcendo para que tenha a oportunidade de ler esse livro, e espero, do fundo do coração, que goste da leitura tanto quanto eu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  23. Que resenha incrível! Eu nunca tive vontade de ler os livros dessa autora e não curti muito a adaptação de "Comer, Rezar e Amar". Não faz muito o meu tipo e eu sei que tenho uma tendência a abandoná-lo. Espero mudar de ideia algum dia.

    Um beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bem ???
      Que pena que não sente curiosidade e interesse pela leitura dos livros da Elizabeth Gilbert. Mas eu te entendo flor, existem livros que não são para todos os gostos !!!

      Beijinhos

      Excluir
  24. Infelizmente ainda não li o livro nem assisti ao filme, contudo, já ouvi bastante comentários positivos sobre o mesmo. De acordo com a sua resenha, o modo como a autora "conversa" com o leitor parece ser envolvente e interessante. Não é um dos livros que eu mais me interesso para ler, mas nunca é tarde para dar uma chance, não é? Rsrs.
    A resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem contigo ???
      Espero que consiga dar uma chance para o livro flor, vai que ele te conquista né ?!
      Não esquece de me contar o que achou depois que ler !!!

      Beijinhos

      Excluir
  25. Oiee Ry
    Eu não li o livro CRA e nem vi o filme, mas também não senti grande interesse na verdade não me senti contado pela história e foi a mesma coisa o que aconteceu com comprometida. Achei sua resenha bem profunda, mas pelo que notei foi uma coisa de experiência e conexão pessoal que sinceramente eu não me vejo tendo com esse gênero literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson é a Joi ^^

      Te entendo, mas para quem curte Elizabeth é praticamente uma leitura obrigatória! Ela tem uma história de vida linda!

      Excluir