OITNB - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Jenji Kohan
Com: Taylor Schilling, Jason Biggs, Laura Prepon
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 10 episódios - 60 minutos
Lançamento: 2013

Desde o início do blog queríamos deixar ele atualizado com informações e resenhas, tendo como base livros, filmes e séries. Pois é... mas este último, por falta de tempo acabou ficando para escanteio. Mas hoje (até que um dia) falarei pela primeira vez sobre nossas tão queridas séries no blog, e resolvi estrear com a série que estou vendo atualmente: Orange is the New Black conhecem? 

OITNB é uma série de comédia dramática e posso dizer que conseguiram combinar perfeitamente ambos os gêneros. Produzida pela Lionsgate Television e exibida exclusivamente pela Netflix (aliás vocês conhecem Netflix? eu recomendo e muito!), a série é baseada em um livro de mesmo nome que relata a experiência própria da autora Piper Kerman na prisão. O livro foi publicado no Brasil através da Editora Intrínseca e a série estreou sua segunda temporada agora no dia 06 de junho de 2014 e a terceira já está em produção. 

A consequência de uma escolha errada, está batendo à porta de Piper Chapman (Taylor Schilling). No início da série teremos como ponto de partida a sua ida a prisão. Piper é acusada de transportar dinheiro vindo do tráfico, e sabem quem à delatou? Sua ex-namorada Alex Vouse (Laura Prepon), responsável por traficar e transportar drogas internacionalmente. Depois de 10 anos, Piper terá que cumprir 15 meses de sentença em uma prisão federal feminina.


Antes disso vir à tona, Piper levou uma vida normal, tinha uma vida boa e estava prestes a trocar alianças com seu noivo Larry Bloom (Jason Biggs), mas os planos agora, tinham que ser adiados. A grande sacada da série é definitivamente mandar uma mulher refinada para a prisão, e isso foi muito bem explorado da maneira mais criativa e engraçada possível. Mas não conheceremos apenas nossa protagonista, mas sim a vida das outras detentas antes de serem condenadas, suas adaptações com as regras, o ambiente novo, diferenças, personalidades e suas complexidades. Cada uma com seu legado, alegrias e angústias. 

Na prisão ela se depara com sua ex-namorada também cumprindo pena e agora é obrigada a reanalisar sua relação com Alex e lidar com cada prisioneira separadamente, aos poucos, a cada episódio vamos perceber o bom posicionamento de cada personagem e as descobertas pessoais, assim como as reviravoltas que oscilam entre o humor e o drama que a série nos proporciona tão bem. Entretanto, alguns pontos devem ser apontados, como a crueldade que o sistema carcerário as coloca à prova o tempo todo e tudo muito longe dos olhos de quem está aqui fora, livre. Pontos fortes como transexualismo, homossexualismo e consumo de drogas são abordados, dando um realismo a mais à série, mas se fosse apontar um ponto fraco, escolheria a omissão de problemas como DST, que são deixados de lado. 

O objetivo principal de Orange is the New Black é deixar todos os estereótipos para trás e mostrar que até mesmo pessoas que cometeram os mais diversos erros tem toda uma história a ser contada e que todas ali, ainda podem encontrar felicidade mesmo nos momentos mais estranhos e difíceis da vida - inclusive em uma prisão - por estes motivos a série já ganhou milhares de fãs e é claro, eu sou uma delas. Aguardo ansiosa sua terceira temporada!

Curiosidades:

Sabe-se que após cumprir sua pena, a autora participa hoje, de uma Associação de Mulheres na Prisão e luta pelos seus direitos através de um movimento de reforma prisional.

A música de abertura se chama, You've Got Time da cantora Regina Spektor, em português significa "Você tem tempo", tudo a ver com a série né?

81 comentários

  1. Oie!

    Conheci essa série pela ação que a editora Intrínseca fez de divulgação do livro junto aos blogs parceiros. Nunca tinha me interessado, mas pra ajudar nas postagens comecei a ver. É incrível! Tudo nessa série é incrivelmente real e tocante. Amei e mal posso esperar pela terceira temporada!

    Beijos ^-^
    Ana - Poesia Destilada

    Blog| Loja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também esperamos ansiosas! Beijos e obrigada pela visita Ana! Joi

      Excluir
  2. Oi Joi, tudo bem?
    Eu também gosto de falar de séries de vez em quando no meu blog!!
    Eu já conhecia essa, mas até hoje não assisti nenhum episódio! Já vi alguns posts sobre ela também e parece que o pessoal gosta bastante.

    Beijão :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiah tudo bem? é realmente muito boa, vale a pena! Beijos Joi

      Excluir
  3. Eu tenho essa série parada lá no meu pc até tentei assistir o pilot,mas não rolou não curti.
    Vou deixar para assistir mais pra frente, aconteceu o mesmo com GOT e no fim acabei detonando a série em 5 dias. ¬¬"

    Não sei se vc já assiste mas recomendo 2 Broke Girls/New Girl/Suburgatory são hilárias.
    ps:Suburgatory chega até ser bizarro.

    Bjs!
    Anne
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada sim nos episódios pilotos Ray, quem sabe eu gosto! Beijos Joi

      Excluir
  4. Só vendo ótimos comentários, tenho que ver RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já havia lido vários elogios a essa série,
    apesar disso não consegui me sentir atraída por ela, já que não faz muito meu estilo,
    mesmo assim pretendo dar uma chance pelo menos ao pilot, para decidir se assistirei ou não.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara! Veja o piloto sim é realmente muito bom! Eu devorei a primeira temporada em 2 dias ^^ Beijos Joi

      Excluir
  6. Oiee

    Confesso que não sou fã de assistir séries , na verdade nem assisto muito TV mas fiquei com vontade de ler o livro , a série parece legal quem sabe um dia eu assista ;)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa tudo bem? Também estou com vontade de ler o livro! Parece ser igualmente bom! Beijos Joi

      Excluir
  7. Oi Joi!
    Essa série está ficando bem conhecida, vejo elogios sobre ela em todos os lugares.
    Eu sempre falo isso, mas quando eu finalmente acabar de assistir Breaking Bad quero assistir essa série.
    Beijoos


    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rai tudo bem? é engraçada e tocante, vale a pena conferir! Beijos Joi

      Excluir
  8. Olá querida tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu blog, porque eu achei tudo muito lindo e é a minha primeira vez aqui. Espero poder passar mais vezes para conferir suas resenhas, porque eu simplesmente amei tudo. PARABÉNS pela organização viu?

    Outra coisa, eu tive interesse de comprar o livro dessa série, mas ainda nào tive oportunidade porque eu não sabia muito sobre a história. Eu coloquei na minha lista de desejados quando eu estava na livraria e um menino estava procurando por ele. Ai eu acabei vendo e coloquei pra comprar depois de ver resenhas e tudo mais. Só que deixei e acabei meio que não vendo nada e sua resenha é a primeira que vejo e que me chama atenção.
    Gostei bastante. Acho que a trama é bastante interessante e espero poder gostar do livro.
    Espero poder ver a série também, porque quero saber um pouco da história. Mas enfim...

    Outra coisa linda, queria te pedir uma ajudinha, você que lê bastante e tudo mais, vc por acaso poderia me indicar livros CHICK-LIT? Estou procurando leituras leves e pedindo para as pessoas me darem sugestões. Enfim...Fico no aguardo =]

    JÁ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG
    AMEI...vou dar uma olhada em suas outras resenhas também.
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana tudo bem? Obrigada de coração pelo carinho e os elogios ^^
      Com certeza vou passar lá no sue blog e dar dicas de vários livros! Volte sempre! Beijos Joi

      Excluir
  9. Mais uma vez adorei a resenha !!! Acho que pra quem estava em dúvida se assistia ou não a série sua resenha foi de grande ajuda e foi capaz de explicar tudo de uma forma ótima pra quem, como eu, ainda não conseguiu assistir a série !!!
    Preciso me atualizar e logo, rsrsrsrsrsr
    Também adorei a ideia de trazer resenhas de séries para o blog Joi !!! Fiquei super animada !!! Quem sabe não vou conseguir saber a sua opinião sobre séries que eu adoro como Game of Thrones, Pretty Little Liars, Walking Dead ou American Horror Story ??? Vou ficar aguardando ansiosa as próximas resenhas !!!
    Beijinhos e tudo de bom !!!

    http://www.ryokobel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel! Tudo bem? Ainn obrigada pela visita!

      GOT, TWD você pode esperar que me breve teremos já Pretty não faz muito meu estilo, mas American quem sabe? ainda não assisti mas se o fizer com certeza corro aqui para contar!

      Obrigada mais uma vez pela visita!
      Beijos Joi

      Excluir
    2. Ai fico muito feliz !!! Sou apaixonada por GOT e TWD !!!
      Espero que goste de AHS !!! No começo eu não dava muito crédito, mas depois que comecei a assistir me encantei, e o que eu acho bem legal é que nenhuma temporada tem ligação com a anterior, assim fica mais fácil de acompanhar, hehehe

      Excluir
  10. Oii! :)
    Vou começar a ver amanhã e estou mega ansiosa pra ver, porque é muita indicação e muitos comentários positivos sobre ela! E só eu que não sabia que tinha o livro? #shame
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia tudo bem? A série é ótima tenho certeza que vai derrubar algumas lagrimas e dar muitas risadas também! Beijos Joi

      Excluir
  11. Gostei da resenha,
    um dia desses eu tenho que assistir essa série, parece ser bem legal.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise tudo bem? ela é ótima vale a pena ^^ Beijos Joi

      Excluir
  12. Oie :D
    Gente ta todo mundo me falando pra ver essa série e estou me amarrando não sei porque, vou tirar um dia e ver pelo menos o primeiro episódio.
    Adorei esse post! Muito bom!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deebs tudo bem? Obrigada! Quando der assista sim, tenho certeza que depois do segundo você não larga mais! Joi

      Excluir
  13. Falam, falam, falam super bem, mas sabe que não me atraiu? Vi o piloto e não senti vontade de continuar, na verdade, uma série muito boa que estou acompanhando e que começou agora é Young & Hungry, que só pelo elenco dos primeiros episódios já me deu vontade de acompanhar até o fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luisa! Não conhecia esta, mas vou dar uma olhada no piloto também! Joi

      Excluir
  14. Oiee ^^
    Estou com a série aqui para ver, mas estou tão atolada de séries que eu já acompanhava, que ainda não tive tempo para ver Orange. Parece ser divertido.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh querida! Sei bem como é isso eu sempre empilho as séries em cima da outra, mas aos poucos vou terminando hahaha

      Beijos Joi

      Excluir
  15. Se eu visse essa série por aí, lesse a sinopse e tal, provavelmente não me interessaria, porque ela não faz muito o meu estilo. Mas ando vendo uns comentários positivos sobre ela e estou pensando seriamente em dar uma chance, o lance é que tenho tanta série aqui para acompanhar... D: Nem sabia que ela já vai para a terceira temporada oO
    Ain, gosto taaaanto da Regina Spektor *---* A série acaba de ganhar pontos comigo HAHA

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru! Realmente a cantora é cativante! Adoro. Beijos Joi

      Excluir
  16. oiii, tudo bem?
    adorei a dica. já faz um tempo que quero ver essa série, que parecer ser mesmo divertida e profunda, ao mesmo tempo. Realmente é estranho uma série sobre sistema prisional não abordar a questão das DSTs, ainda mais porque a série parece mesmo abordar os problemas do "Sistema"
    Não gosto de biografias, por isso não me arrisco a ler o livro.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru! pois é acho que o livro tem mais a pegada de biografia/drama então prefiro ficar com a série por enquanto que também é muito engraçada!

      Beijos Joi

      Excluir
  17. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de séries que retratam coisas reais e já vi o trailer de abertura de OITNB. Sei que muita gente é viciada e quero ter tempo para conferir as duas temporadas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Veja sim tenho certeza que vai gostar! Beijos Joi

      Excluir
  18. Hey Joi tudo bem?
    Como sempre divando nas postagens, eu já tinha ouvido falar,
    me parece muito boa, mas nunca tenho tempo de parar para ver :/ ...
    Vou tentar tirar um dia para assistir !

    Beijos~
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará tudo bem? Obrigada!
      Veja sim acho que vai gostar hahha! Beijos Joi

      Excluir
  19. Ainda não assisti a série, mas parece ser excelente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  20. Ando com uma vontade imensa de assistir séries, mas não tenho tempo, rsrs! OITNB parece ser muito bom.
    Você já ouviu falar de Terra Nova? Também é uma série, e foi a primeira que assisti e viciei :D

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru tudo bem? Meu esposo já viu mas parece que foi cancelada né? mas pretendo conhece-la! Obrigada pela dica! Beijos Joi

      Excluir
  21. Todo mundo tá comentando sobre essa série eu só estou boiando kkk parece que caiu mesmo no gosto do povo. Depois vou parar pra assistir :D
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda tudo bem? Veja sim, tenho certeza que vai gostar! Beijos Joi

      Excluir
  22. Oi Joi!
    Já me falaram super bem dessa série, mas ainda não vi. Ainda bem que tem no Netflix, vou tentar ver o primeiro episódio para ver se gosto também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora tudo bem? Sim, mesmo que você não assine a Netflix sei que tem 30 dias grátis ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  23. Olá... Joi... tudo bem???
    Todas as vezes que entro no netflix vejo essa série, mas nunca me interessei... lendo a sua resenha até achei interessante, vou ver se dou uma oportunidade xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Joi!
    Essa não é a primeira vez que vejo a série receber muitos elogios. Confesso que na época da estreia a premissa não me atraiu (e até hoje não me atrai), mas com tantos elogios tenho ficado com vontade de conferir. Adoro esse aspecto de nem tudo é o que parece e que existem histórias por trás dos erros.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Mari, eu aprecio muito séries mais "reais" e esta é uma delas!
      Joi

      Excluir
  25. Nossa já vi diversos elogios sobre essa série, mas não consigo me apegar a nenhuma mais, talvez seja hora de dar chance a uma nova né?!

    Beijão - Naty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma chance Naty é realmente muito boa e divertida! Beijos Joi

      Excluir
  26. Oi! Eu sou viciada em séries, tem muitas que ainda não tive oportunidade de conferir, e esta está entre elas, desde o lançamento do livro fiquei querendo saber mais sobre a história, espero ver em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida tudo bem? Somos duas eu também vicio muito rápido, prefiro 1000 vezes séries do que novelas. Espero que tenha a oportunidade de conhece-la em breve!

      Beijos Joi

      Excluir
  27. Oi, Joi! Aaaaah, vou chorar! Quero tempo para assistir séries também! Estou sem nenhum, nem consegui terminar de ver essa última temporada de Game of Thrones :( As pessoas falam muito bem de OITNB, queria poder dar uma conferida na série, sua postagem ficou show! \o/ Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  28. Já tinha ouvido falar da série OITNB, mas nunca cheguei a assistir de fato.
    Pretendo ler o livro, pois a estória me parece ser ótima!

    Abarços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio tudo bem? e realmente é viu? Obrigada pela visita! Joi

      Excluir
  29. Já me falaram sobre essa série mais de uma vez, mas eu sempre tive muita preguiça de começar séries novas, principalmente pela minha falta de tempo em ficar acompanhando. Mas, anotei o nome para roubar o Netflix de alguém e assistir.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora! hahaha espero que consiga um tempinho para conhece-la! Beijos

      Excluir
  30. Já ouvi falar dessa série e ela virou queridinha de muitos agora hahah
    Vou ver! Parabéns pelo blog, estou seguindo <3
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Já tinha visto outros blogs falando sobre a serie, mas nunca tinha visto o trailer haha. Amei, estou doida pra começar a ver haha
    http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oii

    Eu tô aguardando a 3 temporada <3
    Adooorei conhecer a série!!

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  33. Oi, Joi, tudo bem?
    Claro que já tinha ouvido falar nessa série e visto imagens sobre ela e tal, mas nunca havia para para prestar atenção. Acredita? Fiquei super interessada, me interessei, principalmente porque esse assunto me chama bastante atenção. Que bom que você trouxe essa série pra cá.
    Vou dar uma pesquisada na Netflix!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro tudo bem? Pesquise sim ela é maravilhosa! hahaha Beijos Joi

      Excluir
  34. Oie! Já tinha ouvido falar do livro, e tinha por mim que seria um filme, mas pelo jeito é uma serie mesmo! kkkkkk
    Amei o post!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/o-teste.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  35. Oi Joi, infelizmente não tenho conseguido assistir a séries ulimamente.
    Culpa da minha vida corrida, mas sinto muita falta.
    Eu não conhecia esta série, mas achei a premissa bem interessante e saber dosar humor com drama é mesmo uma arte. Ótimo post. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia querida tudo bem? Sei como é a falta de tempo é a inimiga de quem curte séries!

      Obrigada!
      Joi

      Excluir
  36. Cada vez que vejo algo sobre a série fico com mais vontade de assistir, só que nunca consigo.
    adorei o post

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah tudo bem? Assim que tiver uma oportunidade de uma chance para a série tenho certeza que vai amar! Beijos Joi

      Excluir
  37. Olá =3.
    Estou dando um tempo de seriados no momento, por isso não estou vendo nada novo. Mas essa série parece ser bacana, quero ver!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida tudo bem? e é sim viu, acho que vai curtir e muito! Beijos Joi

      Excluir
  38. Eu conheci a série antes do livro. Eu só descobri o livro quando eu já tinha terminado a primeira temporada. rs
    O livro eu estou doida pra ler e a série eu já sou completamente apaixonada. (Netflix é vida!)
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, realmente! Muito amor por Netflix hahaha <3 Beijos Joi

      Excluir
  39. Eu preciso deixar de lado o meu desconforto e assistir a essa série. Tentei começá-la várias vezes, mas não me senti encantada. Parece que toda série que envolve presidiários é igual a outra (?). É a limitação do contexto, eu acho.
    Mas não posso ignorar essa recomendação! Os comentários foram muito claros e a série parece valer a pena. Vou aproveitar que está no Netflix e me aventurar a vê-la.
    Obrigada pela dica!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ que bom que a resenha fez você olhar para a série com outros olhos Fran, ela tem drama mas é muito engraçada viu! Super recomendo! Beijos Joi

      Excluir
  40. Primeiramente, adorei seu blog. É lindo demais!!
    Segundo que adorei a sua postagem. Foi muito bem escrita! Parabéns!!
    OITNB é puro amor!! <3

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir