Resenha: Jogos Vorazes

Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2008
Editora: Rocco
Páginas: 400
Compre aqui

A algum tempo tive uma fase que posso chamar de “atrito com a literatura”. Passei um bom tempo sem ler absolutamente nada, e o porquê? Não sei. Simplesmente eu não me interessava mais. Mas isso mudou no dia que me foi apresentado um filme que o título fazia eu virar o nariz. Jogos Vorazes? Que nome é esse? Eu vi o filme e me surpreendi. Fui apresentada a um enredo forte, envolvente e tenso, diferente de tudo que já tinha visto e lido, com belíssimas atuações, e o principal despertou aquela minha vontade de querer saber mais sobre o que aconteceria com aqueles personagens. Algo que não sentia a um bom tempo. 

Bem, com esta pequena introdução/desabafo. Jogos vozes é meu queridinho por isso. Harry Potter me apresentou a literatura e o mundo de vários mundos e Jogos Vorazes reacendeu o que estava adormecido em algum lugarzinho dentro de mim.

Fui correndo comprar meu exemplar de Jogos Vorazes da autora Suzanne Collins e de quebra ganhei de aniversário o restante dos livros. Bem... e o que dizer? Virou sem dúvida, uma das minhas trilogias preferidas e mais marcante. O livro carrega em seu enredo, um nível máximo de tensão, consegue explorar vários problemas sociais, assim como uma crítica a sociedade e ao governo. Mesmo que para uma distopia, podemos refletir e muito. Como UMA escolha pode mudar nosso destino? E como UMA pessoa pode fazer a diferença para uma multidão. _|||_

Após rebeliões, a América do Norte foi extinta e um novo país foi estabelecido. Panem agora é formado por 12 distritos, e todos são comandados pela Capital, lugar onde está toda a alta sociedade. Para que toda a população se lembre da supremacia da Capital, foi criado os Jogos Vorazes, que nada mais é do que uma competição anual, transmitido como um reality show pela TV. Um casal de cada distrito é sorteado e levado até o programa com o único motivo: lutar até que sobreviva apenas UM.

A ideia é absurda e brutal mas Panem já estava em sua 74º edição e desde que nenhum familiar seu fosse sorteado todos levavam uma vida "normal" até o próximo sorteio, a “colheita” como é chamada, nela os novos tributos eram escolhidos.

"Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre ao seu favor"

Jogos Vorazes tem como protagonista Katniss Everdeen uma menina de 16 anos que mora no distrito 12 junto com sua irmã mais nova e sua mãe e conta apenas com a ajuda de seu melhor amigo Gale Hawthorne. Todos enfrentam uma realidade de quase miséria, fazendo que Katniss e Gale se arrisquem além dos muros permitidos do seu distrito para caçar para que possam comer.

O dia da colheita chega e o nome de sua irmã Primrose Everdeen é retirado para ingressar nos Jogos Vorazes e é ai que o destino de Katniss seria traçado. Para evitar que sua inocente irmã seja a mais nova vítima desse massacre Katniss se oferece como tributo.

"Eu me ofereço! Eu me ofereço como tributo!"

O rapaz escolhido para ir com ela aos Jogos é Peeta Mellark, ele que já ajudou sua família no passado e com o “time” formado qualquer estratégia para a vitória é válida como obter aliados (mesmo que por um tempo) e passar por uma série de treinamentos rígidos. Katniss e Peeta tem a ajuda de Effie Trinket e do único vencedor vivo do seu distrito, Haymitch Abernathy. Pressionada a embarcar na ideia de Peeta em criar "o casal desafortunado", Katniss se entrega a algumas cenas de romantismo afim de encantar o público e consequentemente obter mais ajuda e patrocínio na arena. Ela aceita, afinal, seria tudo uma grande encenação certo?

Katniss é uma personagem muito bem construída, não só ela mas como todos da saga, ela é uma garota forte, centrada, lutadora e de personalidade marcante. Envolvida com o plano de Peeta e cada vez mais próxima dele, Katniss tem nele a única lembrança de casa, e ao conhecê-lo mais, ambos se veem envolvidos demais e quase incapazes de aceitar a triste realidade que no fim, apenas um sairia vivo da arena. Estariam ambos dispostos a lutar por suas vidas? As escolhas eram nulas, é matar ou morrer, e o mais capaz venceria!

"Que os Jogos Comecem!"

O livro é surpreendente, desde a hora que é feito a colheita ao fim, é lindo mas trágico, e tem a dose de emoção exata, conta uma história original e com muitas cenas de lutas físicas, mas vai muito além: fala sobre superação.

É com esta resenha que tento expor o porquê do livro ser um best-seller e um fenômeno, tanto em sua história original quanto nos cinemas. Jogos Vorazes é uma leitura gostosa rápida e envolvente, chorei, ri, morri de medo, e no final chorei mais, parece exagero, mas chorei muito. O melhor de ter visto o filme primeiro, foi poder reviver cada cena com os personagens traçados, cada expressão detalhada e clara em minha memória, mesmo aquelas cenas que não estão no filme eu as dirigi dentro da minha cabeça com meus queridinhos atores Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth e mais.

Leiam Jogos Vorazes e entrem nesse jogo de emoções. Se você já viu o filme e não leu o livro volte aqui após lerem e discutiremos sobre um detalhe “importante” que no filme não foi mencionado! Mas eu fiquei cho-ca-da!

CURIOSIDADE: O que significa o Tordo? Há 75 anos, quando os 13 distritos se rebelaram, a Capital criou bestantes chamadas "Gaios Tagarelas" a fim de espionar os planos dos rebeldes. As criaturas conseguiam reproduzir exatamente o que os rebeldes diziam. Os rebeldes logo descobriram e começaram a sabotar os planos da Capital, com esta descoberta os Gaios, agora inúteis, foram soltos na natureza a mercê da própria sorte para morrerem. Para sobreviverem os Gaios acabaram cruzando com outros pássaros, criando então uma nova raça, Tordos (Mockingjay na versão original - a raça foi criada para a trilogia, então não adianta procurar no Google). O Tordo significa, sobrevivência e resistência, uma raça liberta do poder da Capital.


Confira a série Jogos Vorazes:
1. Jogos Vorazes
2. Em Chamas
3. A Esperança

74 comentários

  1. Essa série é excepcional, uns dos meus livros preferidos!!!! Mandou super bem na escolha!! Grande abraço e obrigada pela visita no http://sobrelivrosemaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tributo de carteirinha então assim como eu! Hahaha. Você também Aline volte sempre. Beijos Joi

      Excluir
  2. Muito legal, tenho muita vontade de ler essa trilogia, mas, ainda não tive a oportunidade.
    Gostei da sua resenha...
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a trilogia completa já tem um tempo, mas não tenho vontade de ler. Ao contrário de você, não curto os atores escolhidos para o filme e peguei tipo uma birra com os livros; Sei que é bobagem, mas sempre que penso de pegar pra ler acabo adiando. Vou ler eventualmente, só vai demorar um pouco, talvez depois que os filmes forem lançados.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Denise! Eu sinceramente não vejo outro ator para fazer o Peeta, a Katniss talvez sim. Mas mesmo assim sei que a leitura da trilogia vale a pena, pois a historia é muito mais rica em detalhes do que a historia contada nos filme, que ao meu ver também não deixam a desejar. Enfim ^^

      Beijos e volte sempre! Joi

      Excluir
  4. A coisa é que sou menininha demais e não curto esse tipo de história,sabe?Mas mesmo assim quero tentar,.É sempre bom nos desafiar né? :) :) :)


    Gostei muuito da resenha <3


    beeijos
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol deixa de bobagem e leia logo hahaha! Sei que você vai amar! Vale a pena o desafio!
      Beijos Joi

      Excluir
  5. Oie,, tudo bom?
    Adorei sua resenha. Recentemente eu ganhei os 3 livros do meu marido e quero ler de uma vez. Eu já assisti aos dois filmes e gostei bastante. Mas, eu acredito que os livros tem muito mais detalhes. Gostei da explicação do tordo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mais detalhes realmente Aline, tenho certeza que você vai amar!
      Beijos Joi

      Excluir
  6. Eu amei esse livro, é um dos meus favoritos até hoje <3.
    Li as páginas em pouquíssimo tempo, totalmente viciada e em um ritmo frenético, não queria parar nem pra dormir '-'.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tributo sempre Inês! Ahaha também sou mega fã da trilogia, fiquei por um bom tempo com uma ressaca literário apos ler os livros, e assim como você li os três seguidos um do outro, coisa que não faço com as outras séries!

      Beijos Joi

      Excluir
  7. Amo jogos vorazes, essa trilogia é maravilhosa!
    Adorei sua resenha,

    bjoss

    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber a respeito do tordo,
    tenho essa trilogia para ler a um tempão, mas não encontrei tempo ainda, por fim não aguentei e assisti aos filmes e adorei por sinal.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que os livros são melhores e carregam detalhes importantíssimos, que nos filmes é pouco mencionados! Os livros são maravilhoso! Amo a trilogia! Leia, tenho certeza que vai amar.
      Beijos Joi

      Excluir
  9. Adorei a resenha Joi, eu achei os dois primeiros livros ótimos, mas não sei porque que não gostei de A Esperança :(

    Beijos
    http://colecionadoresdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu achei a esperança meio corrido do meio para o fim, mas mesmo assim eu curti, o livro poderia sim ter facilmente mais umas 100 paginas, mas achei o final digno para a trilogia ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  10. Joi,

    JV é o melhor dos três, comigo aconteceu como em Divergente, gostei do primeiro livro de cada trilogia, esperava mais do segundo e me decepcionei com o terceiro, enfim, a série é aclamada por muitos fãs, mas não é uma das minhas preferidas =)

    Boas leituras!


    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, eu sinceramente acho o Em Chamas melhor! A Esperança de inicio é muito parado e no final fica corrido demais, mas mesmo assim foi fã da série!

      Obrigada pela visita. Beijos Joi

      Excluir
  11. Eu li JV justamente no tempo que o povo estava comentando horrores que era um livro ÓTIMO e que não viam a hora do filme estrear logo. Pois bem, resolvi comprar meu exemplar e conferir essa história maravilhosa que todos falavam. Li a obra e não achei tudo isso. Sim, ela é boa, mas acho que poderia ser muito melhor. Depois de bastaaante tempo, eu resolvi assistir ao filme e AMEI! Agora preciso ler o desfecho dessa trilogia (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    P.S.: No final do post tem assim "A 75 anos atrás". Uma correção de gramática *-* Você pode dizer HÁ 75 ANOS ou 75 ANOS ATRÁS. HÁ = tempo decorrido (se você disser HÁ 75 ANOS ATRÁS é redundante - igual SUBIR PARA CIMA :B).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunna obrigada! Realmente relendo soou como repetição mesmo, vou corrigir!

      Eu li JV bem depois do comentários do pessoal e acho que isso ajudou e não fui influenciada, primeiro vi o filme e depois li o livro, achei que foi bem valido.

      Beijos Joi

      Excluir
  12. Esse livro é incrível. Certamente, a melhor distopia que já li. Na verdade, toda a série é ótima. A Esperança, último livro da série, é incrível.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou muito fã, ao concluir a trilogia, nos deparamos com o drama e critica que o mesmo nos depara, enfim é sensacional.

      Beijos Joi

      Excluir
  13. Oi Joi, ce não faz ideia do quanto eu amo essa trilogia. Eu li antes de criar meu blog por isso ainda não fiz a resenha, mas vou fazer uma maratona antes da estreia de A Esperança e relerei tudo e farei as resenhas.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo esta ideia Filipe, pois é uma trilogia que merece!
      Joi

      Excluir
  14. Oi Joi, tudo bem?

    Tinha muita resistência em ler esse livro. Lembro na época do lançamento do filme que falavam que era tão bom quanto HP e sempre achei uma heresia falarem isso. Mas me apaixonei pela série e, hoje, ambas convivem muito bem no quesito: séries preferidas =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Kel, minha experiencia com JV foi exatamente assim! Hahaha, não dava nada para a trilogia mas depois virou meu queridinho <3 e o Peeta é meu! AHhaha

      Beijos Joi

      Excluir
  15. Oiee Joi!! Tudo bem flor??
    Eu entendo esse seu momento não ler nada, tive um alguns anos atrás e um livro conseguiu me resgatar novamente hushusahuas
    O que falar de Jogos vorazes né? Não tem nem o que falar! Infelizmente ainda não li o livro, mas quero MUITO fazer isso preciso só arrumar dinheiro para comprar os três husahusahusa
    E respondendo ao seu comentário lá no blog, realmente ter tanta elasticidade quanto a mística é difícil né? uhsahusahusa mas o filme realmente foi mt bom! :D
    kisses
    /closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah é verdade acho que um dia todos passamos por isso! Obrigada por sua visita! por aqui. Beijos Joi

      Excluir
  16. Acho que sou uma das poucas pessoas que não gostou dos livros. Na verdade eu só li o primeiro então só posso julgar este, mas não tive vontade de terminar de ler a série.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Carol ^^ mas para mim Em Chamas é o melhor seguido de A Esperança, de um dia oportunidade a série!
      Beijos Joi

      Excluir
  17. Oi, Joi, tudo bem? :)
    Eu li Jogos Vorazes bem antes do filme, e li muito rápido, mas quando terminei e fui correr para achar os outros, eles tinham sumido das prateleiras! :O Acho que isso acabou fazendo com que eu perdesse um pouco a vontade de ler, e como a pilha de livros só ia crescendo, acabei até hoje nunca lendo "Em Chamas" e "A Esperança" :/
    Parabéns pela resenha, está bem caprichada e detalhada! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ticiiiii da uma nova oportunidade para a série! Em Chamas sem duvidas é o melhor livro seguido de A Esperança ^^ Acho que você vai amar!

      Beijos Joi

      Excluir
  18. Oi Joi, tudo bem?
    Essa é uma de minhas distopias favoritas, pelo simples fato de não tentar deixar as coisas bonitinhas. A realidade é horrível e mostra exatamente o que é. Gostei de mais da sua resenhas e esperando ansiosamente pelo filme A Esperança.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Amanda a série me deu outra visão de certas coisas da vida também, veio bem a calhar num momento tenso de minha vida ^^ Beijos Joi

      Excluir
  19. Distopia por distopia, Jogos vorazes ganha pelo contexto

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos Vorazes ganha como um topo, independente do gênero ^^

      Excluir
  20. Oi Joi!
    Eu me apaixonei pelo gênero distopia por causa do Jogos Vorazes. Minha amiga me recomendou e eu não aguentei, li em e-book mesmo. Era incrível o que o livro fazia comigo. haha Eu lia até na aula. Que feio né? Mas o livro é demais, não dá vontade de parar!!

    Beeijos
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo Petra, é incrível! Obrigada pela visita e volte sempre viu!

      Beijos Joi

      Excluir
  21. Jogos vorazes é muitooo bom! Porém não curti muito o final da série. ):
    O terceiro livro não me agradou muito. rsrs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou meio corrido o final acredito eu, mas achei digno ^^ Obrigada pela visita!

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      Excluir
  22. Oi, Flor! Tudo bom?
    Acredita que não cheguei a ler o livro ainda? A cada resenha meu desejo aumenta mais e mais, e não me atrevi ir ao cinema para assistir ao filme. Não me lembro se as críticas foram boas, mas não vão me impedir de ver. A história parece ser de fato, maravilhosa por conquistar tantos corações, e espero que isso aconteça comigo. Linda resenha e tentarei o mais rápido possível, adquirir o livro para conferir com meus próprios olhos essa maravilha!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe você TEM que ler! é uma leitura super gostosa! Beijos Joi

      Excluir
  23. Eu estou lendo ele em pdf! Já perdi as contas de quantas vezes já assisti... mas... o livro já me deixou um pouco,como posso dizer, sonolenta! mas ainda nem cheguei na metade então não posso tirar uma conclusão precipitada...
    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sofia não tire, no livro temos muito mais explicações, o que torna mais parado em relação ao filme. Mas de jeito nenhum é um livro parado ^^

      Joi

      Excluir
  24. Oiee ^^
    Essa é uma das minhas séries/trilogias favoritas, mas não consigo pegar o livro depois de ver o filme. Não que o filme seja ruim, mas ele meio que acabou com a minha imaginação...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHhaha Dryh dos filmes atuais baseados em livros até agora JV e Em Chamas estão entre os mais fies, acho que vale a tentativa viu! Beijos Joi

      Excluir
  25. Oláa Joi, adorei a resenha! acredita que nunca li Jogos Vorazes? :/ só assisti aos filmes até agora, mas morro de vontade de ler os livros!
    beeeeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kétrin como assim guria!!! AHahaha você tem que ler pra ontem! Posso te garantir é ma-ra-vi-lho-so!

      Beijos Joi

      Excluir
  26. Acredita que eu ainda não consegui ler os livros? Estou com um certo medo, não sei.. Acompanhei ambos os filmes no cinema e pretendo ler todos antes de estrear o próximo, será que eu consigo? Adorei a sua resenha <3

    Beijinhos!

    Bia, Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz como você já viu os filmes, tenho certeza que vai devorar os livros ^^ Ainda mais Em Chamas meu preferido!
      Joi

      Excluir
  27. Ai meu Deus amiga, eu estava com ressalvas em ler a distopia de Jogos Vorazes, mesmo sendo fã dos filmes e super empolgada para ver "Esperança pt.1". Essa sua resenha me fez querer a trilogia, mas se me sinto tensa nos filmes, imagina lendo, fico naquela, "leio ou não leio" hahahaha.....

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na duvida leia! Hahaha e tire tuas próprias conclusões, te garanto, não vai te arrepender! Joi

      Excluir
  28. Amoreeeee...

    ... vim te visitar. *---*
    Que blog mais lindo. Tá de parabéns.
    E que maravilha dar de cara com JV na minha primeira visita.
    Eu amei esse livro assim como "Em Chamas", mas tenho que dizer que não consegui ler "A Esperança", ainda não me recuperei dos dois primeiros.

    Bjsssss e até mais.


    http://minhavidanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, obrigada! E volte sempre viu!

      Leia quando estiver preparada para A Esperança, te garanto que tem um final digno.
      Joi

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Camylla, muito amor por Em Chamas, acredito que fui no cinema umas quatro vezes para ver o filme? AHhaah livro ótimo, filme melhor ainda!
      Joi

      Excluir
  30. Se tem uma coisa que não acredito é que ainda não li Jogos Vorazes nem vi o filme :/ Mas se já tinha vontade antes, depois dessa sua resenha então, lerei o mais rápido possível! kkkk Super curiosa para conhecer mais a história ;p

    Beijoos!

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  31. OI Joi =)

    Esse livro é maravilhoso. Foi uma das primeiras distopias que li, e fiquei encantada. É graças a JV que hoje amo distopia e é um dos meus gêneros favoritos <3 Empolgante, perfeito!

    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm foi meu primeiro contato com distopias e depois dele meu amor pelo gênero só aumenta, como disse na resenha JV me despertou novamente para o mundo literário ;)

      Excluir
  32. Oi Joi, tudo bem?
    Nossa, que resenha!!!!!!!! Seu texto está apaixonante!!!!!!!! Que bom que o livro lhe tocou tanto assim. Olha eu sou fã de carteirinha do Harry Potter, quando falou dele, já ganhou minha atenção, risos...
    Eu ainda não li essa trilogia, acredita??? Eu já tenho o primeiro livro, eu quero comprar os outros e ler de um fôlego só.
    Espero ficar tão encantada como você.
    adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila! Obrigada de coração! Tentei colocar tudo que senti em palavras pois esta trilogia foi muito boa e significante para mim! Mas fico feliz que te influenciei positivamente. Leia JV sei que vai amar!
      Joi

      Excluir
  33. Oi Joi \o/

    Eu amei THG também! Estou lendo Em Chamas agora :3
    Você amou e isso está bem claro hahaha Eu também achei Katniss uma personagem muito bem construída, completamente diferente da nossa zona de conforto literária né?
    Eu tenho um colar Tordo e fiquei bem animada de ler o significado dele rsrs

    Beijos,
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carol. Fico muito feliz! Obrigada pela visita e volte sempre
      Joi

      Excluir
  34. Oi Joi!

    Eu li os livros antes do lançamento dos filmes e, como você, me surpreendi demais. A essência da história, que também está no filme, é essa força e essa trama impactante que nos faz pensar demais. Lembro que uma vez vi o filme com meus pais e eles, que sempre dormem no final do filme, ficaram impressionados com a trama, ou seja, imagina para nós que lemos os livros? É impossível não se compadecer e se deixar envolver.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar? Nossa é uma leitura altamente reflexiva com temas sociais e interno também! Eu amei a trilogia, e é realmente assim tanto nos filmes como nos livros finalizamos eles com a boca aberta e sedentos pela continuação!
      Joi

      Excluir
  35. Lembro que quando comprei esse livro não sabia nada sobre ele, era um novo lançamento e decidi arriscar. Quando comecei a ler não conseguia parar! Logo comprei o segundo e o terceiro e devorei - os a todos!
    Além de ter adorado os livros, também adorei os filmes *-*
    Beijo <3

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Miriam, é tudo sensacional, tanto livros quanto filmes <3 Joi

      Excluir
  36. Joi linda!!!!!!
    Vc me deixou muito curiosa!! Que detalhe será esse? Eu vi os filmes, o Em chamas também, e adorei, tenho a trilogia aqui em casa e ainda não tive tempo de ler! Mas eu quero muito ler os três bonitos seguidos e fiquei muito curiosa para o detalhe que te chocou que não apareceu no filme, é normal o filme não ser completo, por isso quero ler os livros!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula posso te garantir é um detalhe MEGA importante, mas eu entendi por que retiraram do filme! Mas se quiser posso te contar! Beijos Joi

      Excluir
  37. Oi Joi! Pelo visto foi só eu que nunca li Jogos Vorazes, né?! hahaha
    Deixei de compra-lo para comprar As vantagens de ser invisível, e, por incrível que pareça, não me arrependo.
    Que bom que você gostou. Espero ter tempo - e dinheiro - um dia e poder lê-lo.
    Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Vc precisa ler guria, é muito bom, tenho certeza que vai um dia ler e não se arrependera também ;)

      Beijos Joi

      Excluir