Resenha: O Duque e Eu

Título Original: The Duke and I
Autora: Julia Quinn
Ano: 2013
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Compre aqui

O Duque e Eu da série Os Bridgertons é o primeiro contato com romances de época que tive, eu fiquei totalmente encantada com este universo antigo e regrado. Voltei ao passado e morri de vontade de estar lá para usar aqueles vestidos longos e pesados. Sai da minha zona de conforto e adorei. Os costumes, as descrições, os trajes, as famílias, tudo é muito bem detalhado no primeiro volume da série e agora vou contar para vocês um pouco da história e as minhas impressões.

Os Bridgertons contará a história de oito irmãos, sendo 4 homens e 4 mulheres. Em O Duque e Eu conheceremos a história de Daphne ou seja, a quarta filha e mais velha entre as mulheres. Em 1813, as jovens donzelas têm um "prazo" para se casar, depois de debutar elas começam a frequentar, juntamente com suas mães e irmãos os bailes pertencentes à "Temporada". Nestes bailes luxuosos elas são apresentadas a sociedade e aos seus possíveis pretendentes. 

Daphne quer escolher alguém que ame e que a ame para se casar e construir uma grande família. Seu irmão mais velho Anthony - Visconde e também chefe de família, apoia a decisão da irmã, o que não agrada nada a viúva Viscondessa Violet Bridgerton.

"...é lamentável que a viscondessa, que está atrás de bons casamentos para a prole, não tenha tido filhos mais elegantes. Ainda assim, há vantagens numa família de aparência tão consistente: não há dúvidas de que todos são legítimos. Ah, gentil leitor... Sua dedicada autora gostaria que fosse assim entre todas as grandes famílias..."
Crônicas da Sociedade de Lady Whistledown, 26 de abril de 1813

Mas voltando um pouco na história... o livro na verdade inicia com o nascimento do Duque em questão. Simon Basset nasceu de uma gestação complicada e de risco, o desejo da Duquesa em dar um herdeiro para o Duque era enorme e com isso acabou pagando com sua própria vida instantes após o nascimento do filho, fato que pouco importou ao Duque, pois seu propósito já estava feito.

Simon cresceu sabendo que a permanência do Ducado em sua família era mais importante do que qualquer outra coisa, criado por sua ama durante toda a vida e distante dos maus tratos do Duque, que só o queria como uma cópia sua, fez com que o jovem rapaz repudiasse seu pai e o título que lhe pertenceria. Anos mais tarde, Simon por coincidência, terminará sua faculdade com Anthony e depois que seu pai falece, Simon volta à Londres para resolver alguns negócios da família.

Me arrisco a dizer que apesar da série se chamar Os Bridgertons e a protagonista da vez ser Daphne, literalmente o livro é sobre Simon e seus desafios. Se engana quem acha que é através de Anthony que ambos vão se conhecer, os dois acabam se encontrando em uma cena para lá de inusitada, regada de humor afiado e curiosidade de ambas as partes. Com a escrita inteligente e de linguagem simples, para mim é nesta parte que Julia Quinn me ganhou. Daphne me provou que é uma mulher à frente do seu tempo o que torna a trama a partir daí muito mais envolvente.

"- Sabe, eu achava que você ainda não tinha se casado porque seus irmãos haviam assustados todos os pretendentes, mas agora me pergunto se não fez isso sozinha."

Simon é bonito, agora rico, bem educado e solteiro, é claro que a mulherada solteira da sociedade caiu como abutres em cima do jovem e bem sucedido Duque de Hastings e isso era tudo que Simon não queria, pois ele tinha um segredo e isso incluía não se relacionar com ninguém. As coisas não iam ás mil maravilhas para Daphne, que era cortês demais fazendo que todos seus possíveis pretendentes a vissem apenas como uma amiga. 

É um querendo ajudar o outro que inusitadamente ambos entram em um acordo. Eles fingiriam! Simon cortejaria Daphne, assim aumentariam os interesses de outros rapazes na jovem. E com uma pretendente em vista, Simon não seria mais tão abordado pelas jovens solteiras da sociedade, muito menos pelas mães casamenteiras desesperadas.

“Eu quero um marido. Uma família. Não é tão bobo quando se pensa nisso. Sou a quarta de oito filhos. Só conheço famílias grandes. Não sei se saberia existir fora de uma.”

Indico o livro para todos que querem um romance gostoso de ler e encantador, ao final do livro dei suspiros, por que a história desses dois personagens é envolvente demais. Li o livro super rápido e apesar de parecer clichê, por ser um livro de época me pareceu tudo mais original. 

A presença de outros personagens é marcante, aos poucos você vai pegando detalhes daqui e dali e começa a visualizar os próximos personagens da série. A autora ganha pontos fortíssimos ao abordar bem, o bom relacionamento que os Bridgertons têm, principalmente detalhando a super proteção que os irmãos têm com Daff.


Cada capítulo tem uma pequena introdução, com alfinetadas das Crônicas da Sociedade de Lady Whistledown, uma fofoqueira que parece conhecer todo mundo, suas palavras maldosas agregam ainda mais na história. Eu já desconfio de quem possa ser essa tal personagem, mas vou esperar os próximos volumes da série para ter certeza.

Concluindo, O Duque e Eu é uma história que vai te arrebatar pela forma que a autora lida com problemas vistos como sérios na época e de que forma a sociedade lidava com isso. Que é possível construir uma nova vida e uma nova família com base no amor e confiança, deixando todos seus traumas e fantasmas para trás.

Confira a série Os Bridgertons:
1. O Duque e Eu
2. O Visconde que Me Amava

65 comentários

  1. Mesmo sem ter lido os livros da autora eu os acho perfeitos.
    Depois da sua resenha estou aqui sofrendo ne.
    Fazer o que, pois nem tenho chance de ler por agora.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  2. otima resenha, livros de epoca sao otimos eu me transporto! :))

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de livros de época, mas tenho curiosidade em ler essa série!
    Quem sabe um dia?
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, não conhecia o livro, mas amo histórias de época. Fiquei com muita vontade de ler. Amei a dica!
    Beijos,Carol
    pequenaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carol! Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente! Beijos Joi

      Excluir
  5. Oi Joi, tudo bom?
    Eu amo os livros do gênero e sou louca para ler Julia Quinn. Comprei os 3 primeiros livros da série e quero fazer uma mini-maratona para ler todos os históricos que tenho na minha estante. Adoro romances envolventes e encantadores como é essa leitura.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu gosta de tudo isso Aline tu vai adorar O Duque e Eu! Eu amei! e vou continuar coma série com certeza!

      Excluir
  6. Hahaha mais uma fisgada pelos romances de época, não fazem muito meu estilo e por isso ficam com a Deebs que adora! Já peguei ela chorando várias vezes por estar lendo algum desses livros.

    Mas sua resenha ficou bem explicativa e deu para perceber porque este gênero te pegou de jeito, parabéns.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh ela vai adorar sim, quando der mostra a resenha para ela! Joi

      Excluir
  7. Oi!
    Estou com esse livro há um tempinho aqui, mas nunca tenho tempo de lê-lo, sempre aparecem outras que estou querendo ler mais que ele.
    Mas, a história me chamou muito atenção, parece ser muito envolvente e a escrita da Julia Quinn, é bem comentada.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi

    Eu amo Julia Quinn que bom que você leu o primeiro livro e gostou, aposto que vai amar cada livro pois segue o mesmo ritmo e cada irmão é melhor que o outro.

    As colunas da Lady Whistledown são hilárias e estou morrendo de medo do quinto livro da série pois no quarto ela foi descoberta e acho que nunca mais vai voltar , eu também tinha várias teorias de quem poderia ser mas confesso que nenhum esta certa kkkk

    Beijos e amei a resenha Julia Quinn é vida!

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dressa! Ainnn estou meda curiosa para saber mais sobre ela, é evidente que a pessoa que eu desconfio esta muito na cara mas sei la né ^^

      Excluir
  9. Que legal que você gostou da sua primeira experiência com o gênero. Eu adoro romance de época ♥
    Então estou adorando os livros que a editora está lançando. rsrs Li um só da Arqueiro, preciso do resto da série e de outras séries também!
    Adorei a dica dessa.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Kkkkk Eu amo a série os Bridgertons, depois do livro do Colin esse é o meu favorito.
    Fico feliz que você tenha gostado do seu primeiro contato com livros de época, eu sou apaixonada, a Arqueiro vem arrasandos nos lançamentos de Romance de época, é uma série melhor que a outra!
    Adorei a resenha e o blog!
    Beijinhos *-*
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainn o Colin me conquistou mesmo! Estou curiosa para conhecer mais dele tbm! Beijos Joi

      Excluir
  11. Oiii. Eu quero muito ler esses livros. Mas não to podendo comprar mais nada ultimamente ou meu marido tem um troço, kkkk. Mas um dia eu ainda vou poder conhecer essas histórias que parecem ser incríveis =D
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Joi! Das coleções de romances de época da Arqueiro esta é minha preferida, e desta série este livro é o melhor, todos são maravilhosos, mas este é o mais divertido e romântico na minha opinião. Esta família é bem peculiar e isso a torna cativante para os leitores.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Cida, mas Ligeiramente Casados me chamou bem a atenção! Beijos

      Excluir
  13. Oi Joi, tudo joia?
    Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro, e a cada dia que vejo uma diferente me interesso cada vez mais, estou começando a gostar de romances, aos poucos eles vem me conquistando, e quebrando o "mar gelado" entre esse gênero haha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de estar aos poucos te proporcionando isso Joi! Beijos

      Excluir
  14. Oii!
    Não sou muito em ler livros de época, mas sua resenha me deixou interessada pela história, é bonita a capa ;)
    Fique com Deus! - Doce Literário
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Livros épicos não dão pra mim kkkkkk
    Acho que veria algo como a novela das 6

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Joi! Eu já ouvi falar muito bem desse livro (da série toda, na verdade), mas já li muito romance de época quando estava no colégio, acabei pegando ressaca deles rs
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha que coisa heim Tici? nossa eu estou adorando queria ter conhecido na época do colégio tbm!

      Excluir
  17. Oie,
    nossa eu adorei este livro.
    Alias, gostei da série inteira até agora.

    Amo romance de época.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar continuidade Vanessa, espero adorar todos tanto quanto gostei do primeiro.

      Excluir
  18. aiii, eu amo esse livro, alias, amo todos da Julia :)
    Já que você gostou do livro, quero ver depois sua opinião sobre o segundo, que é o meu favorito, rs.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh nem me fala uma coisa destas Bru! Vai me deixar ainda mais curiosa!

      Excluir
  19. Oi Joi, tudo bem?

    Eu to num super mote de romances de época. To lendo Ligeiramente Casados e to me apaixonando *-* To doida pra ler Julia Quinn. Tenho esse livro, mas ainda não tive tempo de ler.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel se tu curtiu Ligeiramente Casados vai amar O Duque e Eu!

      Excluir
  20. Oi Joi!
    Eu sempre vejo todo mundo falando tão bem sobre os livros da Julia Quinn e me pego me perguntando Porque ainda não li nenhum? Preciso urgente conhecer essa série!
    Adorei sua resenha, muito bem argumentada e mostrou o quanto a leitura te encantou.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, agora que conheço o gênero me faço a mesma pergunta, mas por que não conheci antes?

      Excluir
  21. Não faz muito meu estilo de leitura!
    Mas vou tentar ler pela otima resenha que vc fez!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Joi, tudo bem?
    Comprei os dois primeiros livros da série e estou louca de vontade de lê-los! As resenhas que leio são sempre positivas, aumentando mais e mais essa vontade. O problema é que tenho tantos livros para ler na frente ): Eu queria que meu dia tivesse mais horas, rs.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô te entendo perfeitamente! Sei bem como é isso, mas faz parte da vida de toda blogueira literária né?! Beijos

      Excluir
  23. Oi Joi !!!
    Menina fiquei muito feliz de saber que você gostou deste livro, não que eu já tenha lido, rsrsrs, mas é que eu amo romances de época !!! Eu já li tantos que já perdi a conta, mas nunca li os romances atuais, só os antigos mesmo. Meu coração sempre me lembra da Jane Austen quando alguém fala em romances de época, recomendo a leitura, se você gostou desse estilo imagino que vá adorar Jane !!!
    Eu não conhecia essa série, e amei conhecer, já entrou para a minha lista !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel tu imagina que nunca li nada da Jane? Sim me mate! hahahaha mas pretendo ler em breve até para conhecer! Beijos Joi

      Excluir
  24. Eu só vejo as pessoas falarem bem desses livro e fico com muita vontade de ler, sua resenha foi muito bem feita e já quero ler e conhecer essa mulher a frente de seu tempo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise tu vai se apaixonar pela Daphne e se tu gostar dela já tenho outra para te apresentar A Eve! Beijos Joi

      Excluir
  25. Olá, tudo bem?
    Estou doida para o livro, ele faz parte da minha lista de desejados, e a sua resenha me fez quer ler o mais rápido possível, pois amo romance histórico, por mais que só li um da harlequim há muito tempo.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Amanda, estes são ótimos a Arqueiro está de parabéns!

      Excluir
  26. Até hoje não li um único comentário negativo em relação a essa série, o que me deixa curioso, mesmo que não seja o meu gênero favorito. O que acontece é que gosto do cenário e acho que, apesar de tudo, posso me surpreender com a escrita e principalmente com o enredo. Quando tiver a oportunidade de ler, espero continuar contribuindo para os comentários positivos. :)

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo é bom ler até para conhecer a ambientação da época! Beijos

      Excluir
  27. Joi! Tudo bem?

    Eu sempre digo que não gosto de romances de época, mas parei pra pensar e cheguei a conclusão que ainda não li NENHUM romance de época! Sim, estou sendo completamente injusta julgando um gênero sem ao menos ter lido! rs

    Muitas pessoas falam bem dessa série e, OK, agora estou convencida de que quero lê-la!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah que bom que se deu conta disso Carol! Ainda tem tempo! Beijos Joi

      Excluir
  28. É o que eu digo, Julia Quinn é uma coisa que pega. Quando eu li o primeiro livro simplesmente entrei em pânico para conseguir os ultimos volumes e mal posso esperar pelo próximo volume sendo lançado em Fevereiro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oláa Joi!
    Adorei sua resenha, já ouvi falar tanto tão bem dessa série dos Bridgertons que tenho tanta vontade de conferir, nunca li nenhum romance de época, e acredito que começar por essa série seja uma boa!

    beeeijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  30. Oi Joi, tudo bem?
    Eu li esse livro tem um tempo e gostei de mais. A autora tem uma escrita leve e gostosa, sem falar que os personagens são todos muito cativantes. Ótima resenha flor, e otima dica.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cativantes? eu amei todos hahaha acho que por isso que faz muito sucesso!

      Excluir
  31. Oi, tudo bom? Julia Quinn tem o dom de nos cativar com sua escrita né? Também fiquei louca pelo resto da série - ou do que foi lançada dela no Brasil - e acabei comprando pela amazon! Lá também é super em conta, fica a dica rs Bem, sobre a resenha! Também acho que uma personagem feminina a frente de seu tempo é um ponto forte em romances assim e bem, o que dizer da "Gossip Girl" de época?! Adorei a Lady Whistledown! kkkk Adorei sua resenha tbm, parabéns ^^"


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Fico feliz que tenha gostado! é isso que nos motiva por aqui! Beijos Joi

      Excluir
  32. Esse livro tb foi meu primeiro contato com livros históricos, e confesso que adorei o estilo de escrita!!!

    =)

    http://www.everylittlebook.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Amo de paixão essa série! Julia Quinn virou a minha escritora de romance de época favorita... É impossível não se apaixonar pelos Bridgertons! Daphne e Simon são muito lindos e tem uma química perfeita.

    Visitem meu blog:
    https://manualinvertido.wordpress.com

    ResponderExcluir