Folheando sobre Marcadores de Livros


Olá pessoas! Hoje vim falar de outro vício. Claro que o primeiro é livros, mas logo após vem marcadores. Comecei minha coleção de forma bem singela, apenas ficando com um ou outro que recebia ou que ganhava de sorteios. Os repetidos, eu separava para sorteio, até que os meus tinham lotado um balde que tinha em minha estante. Como o balde ficou pequeno, comecei a colocar em uma caixa, depois comecei a separa-los em saquinhos por editoras em uma caixa maior.

O problema (ou a solução), é que agora, a caixa acabou virando uma grande bagunça e eu resolvi cataloga-los. Eu peguei várias dicas de outros colecionadores que já fazem desta mesma forma, então resolvi compartilhar com vocês todas esta saga!

O primeiro passo foi achar uma pasta fichário que comportasse parte dos meus marcadores. Fique atento, muitos fichários têm tamanhos diferentes, então, faça o teste antes com o tipo de plástico que você vai usar junto. No meu caso, eu comprei estes dois fichários que já vêm com os plásticos. Em questão de valores deu na mesma se eu fosse comprar separado, porém saí ganhando, porque o material dele é de boa qualidade.

No caso desses fichários, cabem apenas 50 plásticos mais as folhas. O plástico deve ser este com reforço na lateral, para aguentar o peso dos marcadores mais o papel que servirá de base para fixa-los. Você pode encontrar os plásticos separados. Vendem pacotes com 50.

Bom, a parte do fichário até que é fácil. O grande desafio é achar as tão desejadas cantoneiras adesivas para fotos. São com elas que você conseguirá fixar os marcadores. Já aviso, é um parto achar isso, eu fui em praticamente todas as livrarias da minha cidade e não achei. Alguns vendedores nem sabem o que é, afinal, estamos na era digital, quem ainda revela fotos e ainda faz um álbum?

Ainda existe, mas é difícil de achar. Então vou deixar alguns links uteis para você encontra-las online. Eu comprei as minhas no AliExpress (lá tem vários vendedores, procurem as mais em conta) e demorou um mês e alguns dias para chegar. Obvio que a quantidade que comprei foi pouca, e agora preciso de mais.

Alguns colecionadores fazem um corte do tamanho do marcador na folha base (abaixo) e fixa o marcador assim mesmo. Vou deixar aqui um vídeo de uma colecionadora que explica direitinho como se faz. 


Outra parte importante do catálogo é o papel base para fixar as cantoneiras, no meu caso, eu procurei papel A4 180g na cor preta, mas sei que muita gente compra também cartolinas colorset. A cor vai da tua preferência, eu padronizei o meu em preto, porque simplesmente achei que fica mais bonito. Você precisa calcular o que sai mais em conta, papel A4 ou cartolina colorset, no meu caso eu paguei R$ 0,42 por folha, ou seja um pacote com 50 folhas sai em torno de R$ 21,00.



A organização dos marcadores fica assim com as cantoneiras, dependendo da editora, cabem 5 marcadores por folha, 10 frente e verso. A partir dai você vai montando como desejar e da maneira que achar que fica mais bonito. Alguns marcadores eu prefiro deixar em pé, neste caso cabem quatro por folha (3 em cima e mais 1 deitado em baixo).

Algumas dicas:


- Estudem a organização dos marcadores que você vai fazer, principalmente se você vai usar cantoneiras, pois uma vez que você colar elas, dificilmente você vai conseguir remove-las sem danificar, e o papel também (experiência própria). 

- Se você está prestes a completar uma coleção, e sabe que vai conseguir o tal marcador faltante para a tua coleção em breve, já reserve o espaço dele na organização da folha. Sério, já cansei de refazer folhas das minhas pastas por cometer este erro.

Observação importante: Gente, tudo que coloquei aqui se refere a maneira que EU acho melhor para a minha coleção. Tem como eu usar outro tipo de fichário? Tem! Tem como eu usar outro tipo de plástico? Claro que tem! Posso usar outro tipo de papel? Claro ué! Aqui eu estou falando apenas, a maneira que eu preferi fazer, então, sintam-se livres e inspirados para fazer o mesmo com sua coleção!  


Dei várias dicas de métodos e possibilidades de organizar a sua coleção, basta escolher a que mais se encaixa no seu gosto e bolso também, afinal, isso também é um investimento. Mas enfim, esta é parte da minha organização, espero que tenham gostado. Se vocês quiserem que eu traga mais dicas da forma que organizo o restante dos marcadores, o tipo de controle que eu tenho sobre as coleções e o principal, como adquiro parte deles, falem nos comentários, vou adorar falar sobre isso por aqui.


Você coleciona também? Guarda de outra maneira seus marcadores? Conta pra mim, eu quero muito saber! 

18 comentários

  1. Oi, Joi!
    Gente, é cada marcador mais lindo que o outro.
    Os meus ficam guardados numa caixinha na estante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que vc mostrasse como o final o resultado final, e também aonde vc consegue marcadores tão diferentes! AMO COMBINAR OS MARCADORES COM OS LIVROS������

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi!
    Menina acredita que nunca tinha pensado nisso... hahah
    Também tenho marcadores em várias caixinhas e amei a dica, acho que vou fazer nesse fim de semana!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Joi!
    Amei sua ideia, ficou tudo muito organizado e lindo, parabéns!
    Organização é tudo né? Principalmente para cuidar das coisas que a gente mais gosta rsrs.
    Eu não coleciono marcadores, tenho bem poucos que uso nos meus livros mesmo e vou revezando. Muitos peguei na livraria mesmo e outros ganhei de editoras, mas o meu preferido ainda foi o de anjinho que minha irmã fez pra mim. Ele é o melhor haha <3
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie! Lindos marcadores!Minha coleção arrumo exatamente igual a sua, mas juro o coisinha difícil de encontrar as tais cantoneiras!haha. Mas enfim consegui numa papelaria numa cidade vizinha, e com isso já enchi 100 folhas de meus preciosos marcadores. Agora preciso de um fichário novo, para acomodar o restante.
    Bjin

    ResponderExcluir
  6. Uau! Que bacana!
    Eu acabo pegando os marcadores para sortear no Elefante Voador mesmo rs.
    Estou utilizando mais e-books, então não preciso de tantos marcadores assim :)
    Mas adorei a ideia das cantoneiras!

    ResponderExcluir
  7. Linda coleção. E adorei a ideia de guarda-los. Tenho vários, mas guardo tudo em uma gaveta. E antigamente eu era idiota, tinha uns bem bonitos que acabaram amassando porque a tonta aqui usava XD

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho os meus marcadores organizados desta forma, simplesmente deixo-os estar dentro dos livros, sinto que eles pertencem lá. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Que bonitos *-*
    Sou colecionadora mas ainda não me organizei pra comprar fichário, guardo em caixa de sapato rsrs
    Até porque ainda tenho dúvidas, tipo, como vc guarda aqueles que são recortados? Acho tão complicado colocar em pasta, sei lá.
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ieda! Mesmos os recortados eu coloca nas pastas, encaixo a cantoneira em algum cantinho do marcador pronto :) Se quiser me chama pela fanpage do blog que te mando fotos! Beijos

      Excluir
  10. Que idéia linda, tenho que fazer isso com meus marcadores, amei, super beijos...

    ResponderExcluir
  11. Lindos Joi,
    Eu fiz um porta-marcadores, mas ainda estou organizando ele. Tem tanta coisa né? kkkkk Adorei o resultado, ficou lindo mesmo. Amei o post! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://sobreamorelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro marcadores, mas tenho pouquíssimos. Na livraria onde eu costumo comprar os meus livros eu sempre recebo um marcador para cada livro comprado, mas eles são super sem graça e, muitas vezes, a estampa não tem nada a ver com o meu gosto. Estava pensando em começar a confeccionar os meus próprios, como muitas outras pessoas fazem, e parece ser uma saída super legal, né?

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi! Cada marcado lindo! O resultado ficou maravilhoso. Amei o post!

    ResponderExcluir
  14. ahahahahahah....eu guardava numa caneca, depois em duas, quando virou 3, vixe...eu transferi para um porta caneta quadradinho um pouquinho maior, hoje mesmo estava arrumando eles, só ajeitando mesmo. Mas a coleção cresceu sem eu me dar conta e olha que maravilha kkkkkkk...do nada dou de cara com esse seu post, adorei! Vou tentar seguir essa linha. Eu estou procurando por uma pasta há um tempão, mas estava procurando com divisórias nos plásticos, tipo aquelas de cartões de visita? Mas nunca achei. Gostei dessas ideias das cantoneiras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Joi! Nossa, que ideia incrível! Nunca tinha pensado nisso antes, sabia?! Acho que vou aderir, pois minha caixa de marcadores virou uma zona e não cabe mais nada lá. Agora quero ver eu achar as coisas aqui na minha cidade... O jeito vai ser comprar no Ali mesmo, rsrs.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Oi, Joi!

    Caramba, que incrível!
    Eu amo marcadores também haha, e adorei sua forma de organizá-los.
    Além de prática ela ficou bem bonita ♥

    Abraços,
    Flávia Bergamin
    voceetaolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir