Resenha: Supernova - A Estrela dos Mortos

Título Original: Supernova: A Estrela dos Mortos
Autora: Renan Carvalho
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 463
Compre aqui

Quando o primeiro livro da série criada por Renan Carvalho chegou, comecei a leitura sem o mínimo de noção do que se tratava. Li o primeiro, e me apaixonei, mesmo com alguns detalhes me incomodando.

Já neste segundo título da série, Supernova - A Estrela dos Mortos, Renan não só mostra ser um ótimo escritor, repetindo a dose do primeiro livro, mas se supera, deixando a história ainda mais interessante. Caso você ainda não tenha lido Supernova – O Encantador de Flechas, sugiro que leia a nossa resenha aqui, ou poderá deparar-se com spoilers! Pois bem, vamos à história?

No volume anterior, acompanhamos toda a saga de Leran por Acigam, e nas descobertas que tem com os poderes com a sua irmã, Luana. Após um desfecho bombástico, Leran foge da isolada Acigam, para um mundo gigante, e completamente desconhecido, na esperança de encontrar alguém capaz de ajudar sua irmã compreender e controlar seus poderes de Estrela.

No meio de um deserto escaldante, Leran e Lua passam por diversas dificuldades, a principal delas, um grupo de caçadores nativos do deserto, provavelmente mandados por oficiais de Acigam, para levar ambos de volta. No meio da fuga, deparam-se com alguém disposto a ajuda-los, e assim, conhecem pessoas e lugares que nunca poderiam imaginar existir, enquanto estavam trancafiados em Acigam.




Ao mesmo tempo, somos apresentados a uma nova personagem. Tlavi é uma jovem Estrela da Cura, que muito cedo foi afastada da família. Aos 14 anos Ioseth a convenceu a ter um adequado treinamento, e assim, Tlavi torna-se general do exército de paladinos da Cidade Dourada.

"Tlavi, preciso falar com você, é urgente. Nosso pai não tem se sentido bem. Não queria te preocupar com isso agora, mas eu não sei o que fazer. Volte para Mabra, ele precisa de você aqui. Beijos, Gueth."

Extremamente comprometida com o trabalho, Tlavi abre mão de todos na sua família, dedicando exclusivamente a sua nova missão, descobrir o que está ocorrendo com a cidade de Cimérium. Uma cidade tomada por um vírus mortal, que transforma todos em “mortos-vivos”. Tlavi, com seu aguçado faro para desvendar mistérios, vai até o final, e surpreende-se com o que descobre. Um mal a muito adormecido está de volta. Ninguém estará a salvo. Leran e Luana tem um futuro ligado ao de Tlavi, e juntos terão que aprender e lutar contra um mal iminente, com um inimigo poderosíssimo.


Achei que o Renan acertou muito em trazer personagens novos, como Tlavi e seu irmão Gueth. Tlavi é uma personagem forte e complexa, com senso de justiça fortíssimo, que não mede esforços para o que deseja, e além disso, é madura e determinada. Gostei também, de ver novos locais, e não apenas Acigam, agora temos a possibilidade de ver como tudo funciona, fora dos muros, antes fechados.

Luana está um pouco mimada, mas é compreensível, é uma menina ainda, com poderes grandiosos, com pessoas perigosas querendo apenas tirar proveito dela. Já Leran, está mais superprotetor do que nunca, mas também é justificável, ele perdeu todos, e sua missão é deixar a irmã a salvo.

Alguns detalhes me incomodaram, como o excesso de informação, detalhe esse que já havia me incomodado no livro anterior, parece que a história acaba demorando um pouco para engrenar. Porém, depois que os acontecimentos iniciais passam, somos lançados em uma aventura fascinante, com reviravoltas constantes, e com um final de tirar o fôlego – novamente. Como vocês notaram aqui na resenha, Renan acertou em cheio novamente nas ilustrações, que são de autoria de Licínio Souza, elas são incríveis, e levam a nossa mente bem onde o autor quer! Adorei!


O livro deixa os leitores mortos pelo próximo volume, que deve ser lançado em 2017. Quem já leu, pode deixar nos comentários o que achou, ou se ainda não leu, eu recomendo!

Enjoy,
XO!
Confira a série Supernova:
1. Supernova: O Encantador de Flechas
2. Supernova: A Estrela dos Mortos

7 comentários

  1. Oi, Lili!

    Que resenha bacana! Gostei muito, inclusive das ilustrações! Parabéns! ;)
    Ainda não li os livros do Renan, mas está na lista de desejados!


    Beijos!
    Danny

    Participe do Sorteio "Mês das Mulheres" no Irmãos Livreiros, serão 10 livros sorteados!

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Adorei a resenha, apesar de não ter lido nada do autor, morro de curiosidade com essa história ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Achei a história bem bacana, gostei dos personagens, especialmente de Tlavi, a diagramação está linda demais, beijos...

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o primeiro, mas acho essas ilustrações lindas demais, bate uma vontade enorme de ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Se eu morrer antes de você", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Não sei onde que tinha visto, mas acho que havia lido alguma coisa bem negativa sobre o primeiro livro. A resenha era super negativa mesmo. Uma coisa que eu gosto bastante é: gosto de gostar de livros nacionais! \0/ Gosto de conhecer os universos que nossos autores brasileiros apresentam. E por ver o comentário negativo sobre a obra fiquei bem para baixo e nem pensei em conferir. Na época eu também não lia muita fantasia e acho que isso também ajudou. Mas, depois de ler sua resenha eu fiquei com vontade de conhecer essa obra. Estou numa fase que só leio esse gênero. Nem sei porque não me interessava antes. Gostei dos dois quotes que tu destacou aí.
    Deve ser uma estória envolvente e cheia de ação!!
    Vou acrescentar na estante!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
  6. Oi Lili, tudo bom?
    Ai eu li o primeiro e não consegui ser muito fan não acredita? Mas aqui me parece que a história cresce bastante, vou dar uma conferida na continuação para ver se me prende.

    Beijos

    http://shadabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o primeiro livro, mas não estou conseguindo me adaptar em A Estrela dos Mortos =\
    Acho que vou dar um break e retornar com ele mais pra frente, porque forçar não vai rolar. Mas que bom que gostou do livro, me incentiva a tentar novamente.
    Bjos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir