Resenha: O Melhor Que Podíamos Fazer

Título Original: The Best We Could Do
Autora: Thi Bui
Ano: 2017
Editora: Nemo
Páginas: 330
Amazon - Saraiva

É incrível como os quadrinhos tem me surpreendido cada vez mais. Há alguns anos, eu diria que este universo não me agradaria tanto quanto o dos livros, mas hoje, mordo a língua só de pensar em tal pensamento. Diferentemente de um livro, uma graphic novel utiliza do recurso visual, transmitindo, às vezes, em apenas uma imagem a mesma emoção que um par de parágrafos poderiam proporcionar. Esta graphic novel não faz isso em apenas uma imagem, mas sim em todas e emocionará todo o leitor que se aventurar por esta história.

Em O Melhor Que Podíamos Fazer acompanharemos a história da família da autora, Thi Bui. Uma autobiografia contada de forma não linear, em pequenos fragmentos existentes no passado e no presente nas vidas de quem ainda enxerga marcas de uma guerra. Através de seus traços expressivos, sua paleta alaranjada e uma narrativa até poética, Thi Bui registra a fuga da sua família após a Guerra da Indochina, no Vietnã Sul. O cenário é no início dos anos 70 e aqui acompanhamos todas as dificuldades e desafios que , Nan e seus seis filhos tiveram que passar em busca da liberdade e de uma vida melhor, e muito mais que isso, também vai trazer o relato de uma filha em busca por compreensão em relação aos pais e todas as angustias e marcas que o passado deixou.

O relato de Thi Bui inicia em 2005, no momento que entra em trabalho de parto. Naquele momento, tratada como algo e sem a menor ternura, Thi sente uma verdadeira empatia pela mãe, que já havia passada por situações muito piores em sua vida, mas que estava ali para apoia-la. É este pequeno "grande" detalhe que muda a perspectiva de Thi Bui em relação a sua criação, o nascimento do filho e o surgimento de sua própria família. Entender tudo pelo qual seus pais passaram, ajudou Thi a compreender as fraquezas da mãe e o tratamento frio de seu pai.

"Agora família é algo que criei e não algo em que nasci."


A percepção de Thi Bui sobre o seu aprendizado, as lições que vem tirou de toda a jornada de sua família e o modo que enxerga tudo com outros olhos depois de mãe, rende ao leitor uma das reflexões mais emocionantes na minha opinião. A passagem em que Thi Bui enxerga sua mãe, realmente como ela é, em vez da forma como ela gostaria que fosse e a forma como ela, já madura, começa a dar valor a todos os pequenos gestos e todos os grandes sacrifícios que foram feitos por seus pais, todas as escolhas e atitudes que eles tomaram em prol dos filhos. Todo este crescimento próprio, inspira para que nós passemos a dar valor aos nossos pequenos momentos finitos, nosso tempo com a família, o aprendizado que herdamos de nossos pais.

Esta é uma graphic novel que cai como uma luva, numa época onde ainda existe a crise de refugiados na Síria e a de que o líder de uma das maiores potências do mundo deseja fechar as portas para imigrantes. Talvez, na segurança de nossos lares, ainda que em meio ao caos que é nosso pais, não encontremos tempo para pensarmos em pessoas que vivem e sobrevivem em condições mais precárias e mais desumanas que nós. Pessoas que não tem a oportunidade nem de sonhar por viverem em lugares cheios de privações, amarras e controle. Sem dúvidas, esta é uma reflexão para se levar para a vida.


Ao longo da narrativa iremos acompanhar também fatos marcantes da Guerra do Vietnã, fatos históricos que acompanham a família de Thi Bui. Alguns relatos revelam um outro lado da história e como a mídia americana, que de certa forma, acabou manipulando muito a verdade por trás dos fatos. Um, em particular, me chamou bastante a atenção, foi a divulgação de uma foto, veiculada pelo mundo como a Execução em Saigon, nela aparece um oficial vietnamita, prestes a atirar em um vietcongue, membro do exército do lado norte do país, porém, o que o mundo não sabia era que este mesmo homem havia assassinado uma família inteira poucas horas antes. 

O Melhor Que Podíamos Fazer é um trabalho que demorou dez anos para ser concluído e publicado, pois Thi precisou entrevistar seus pais inúmeras vezes e as lembranças nem sempre eram bem-vindas. Mas pelo que vemos Thi Bui soube guiar o leitor por sua narrativa, nos transportando entre suas memorias, lembranças e consciência no presente em que o livro fora criado. É sua obra de arte de estreia como quadrinista, mas digna para uma história tão tocante, cruel e sensível ao mesmo tempo.


Acompanhar a história de Thi Bui, que é apenas uma em milhares, me fez pensar em quanto somos ingratos pelo que possuímos, talvez, agora após esta leitura, eu me sinta mais motivada a outras coisas, com certeza foi o tipo de leitura que me modificou um pouquinho mais, que me engradeceu e certamente marcou minha jornada como leitora. Acompanhar seu sofrimento, angustias e suas preocupações fizeram de mim uma pessoa melhor e eu só tenho que agradecer por Thi Bui ter decidido compartilhar a sua história. 

Sem dúvidas, esta é uma história inspiradora, um feixe de luz para aqueles que ainda buscam paz e a certeza de futuro melhor sem privações. A história de pais que conseguiram se reerguer para construir uma nova vida na América, que além de ensinaram aos filhos o significado do respeito e a importância de cuidarem sempre uns dos outros, também ditaram lições que os acompanhariam sempre, reflexos de uma vida de luta pela sobrevivência. O Melhor Que Podíamos Fazer traz o relato de uma família, traz e revela um emaranhado de significados e sentimentos, mas que percorrem o mesmo e singelo caminho, os aprendizados que levamos e desejamos para nossos filhos.

14 comentários

  1. Que historia para se refletir, para pararmos e analisar como reclamamos das coisas e não damos valor as pessoas, enquanto essas pessoas passam por coisas que nem imaginamos, sua luta e busca por uma vida melhor, é uma leitura que mexe muito com as emoções e cada virar de página é um sofrimento e também uma lição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Maria, este é o tipo de história que precisa ser compartilhada!

      Excluir
  2. É sempre bom quando uma história nos acrescenta algo, nos inspira, acho que esse é um dos maiores prazeres na literatura, independente de ser quadrinhos, prosa ou verso. Parece uma história muito profunda e íntima e com certeza muito atual por toda a questão dos imigrantes e das atrocidades que continuam acontecendo e expulsando as pessoas de seus lares e países. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi.
    Essa graphic novel parece maravilhosa.
    É sempre bom quando lemos algo que nos faz refletir e ver algumas situações sobre outros pontos de vista.
    deve ter sido bem doloroso para a família de Thi relembrar tantos acontecimentos ruins e tristes pelos quais passaram. Mas espero que essa graphic novel sensibilize as pessoas a tratarem melhores os refugiados e tente passar um pouco das dificuldades que eles passaram ao ter que se mudar para um país totalmente diferente.
    Já está na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pam, ainda mais em tempos em que líderes querem impedir a vinda de imigrantes e refugiados! Triste a realidade =/

      Excluir
  4. Ah....
    Como não conhecia a Graphic, estou aqui com os olhos marejados só de ler e ver tudo que está acima.
    Que coisa mais emocionante! E não me pergunte os motivos,mas lendo a resenha, me vi lendo e vendo A Viagem De Chichiro.
    As ilustrações são incríveis e com certeza, cada letra e imagem traz sentimentos diversos.
    Quero muito ter e ler essa obra!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te tocado tanto ♥ Acho que meu objetivo foi alcançado! Beijos

      Excluir
  5. Joi!
    Pois é querida, as Grafic Novels tem sido uma grata surpresa e vem trazeno temas bem atuais e importantes, o que atinge mais leitores, justamente pelo que falou, porque traz o apelo visual.
    Bom ver que aqui é uma biaografia da vida da autora e traz relatos históricos dos momentos difíceis pelos quais passou.
    Um feriado de alegria e moderação e desejo uma ótima semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Depois que li Maus estou querendo ler outros quadrinhos que abordem temas difíceis e que nos permitem refletir bastante. Este parece ser um exemplo disso, e com ctza de uma qualidade incrível. 10 anos dedicados é muita coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou de Maus tenho certeza que vai curtir esta assim como Persépolis.

      Excluir
  7. Muitas famílias passaram por momentos realmente difíceis em períodos de guerra. É bacana podermos acompanhar nessa graphic novel a evolução da família de Thi Bui, o quanto lutarem para viver uma vida melhor, as vezes a gente reclama de nossas vidas sem nos dar conta do que realmente é o sofrimento!!

    ResponderExcluir
  8. Esse post para mim Foi muita coincidência porque eu acabei de ler um livro que se passava Durante a Guerra do Vietnã e eu fiquei muito interessada em ler mais livros assim e Eis que aparece. Na verdade eu já tinha ouvido falar sobre esse livro que é um HQ da Nemo mas eu não tinha parado até então para ver sobre o que se tratava a história Fiquei super impressionada e atraída por essa sinopse incrível e já adicionei esse livro na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente Carol! Beijos

      Excluir