Requiem - Única Temporada | Crítica

Criado por: Kris Mrksa
Com: Lydia Wilson; James Frecheville; Joel Fry; Tara Fitzgerald; Richard Harrington
Gênero: Suspense; Terror
Duração: 6 episódios – 58 minutos

No ano de 1994, nas proximidades de uma pequena cidade do interior da Inglaterra, uma garotinha desaparece sem deixar vestígios e, embora a força policial venha a realizar diversas investigações, o caso nunca é solucionado. Vinte três anos depois, deixando para trás as mais belas paisagens da pequena cidade, nos encontramos em Londres, acompanhando os passos da promissora violoncelista Matilda Gray. Prestes a dar início às apresentações que podem modificar os rumos de sua carreira, a jovem depare-se com o comportamento confuso e instável da mãe que, momentos depois, irá tirar a vida diante da própria filha.

Forçada a lidar com o choque, luto e solidão, Matilda segue para a casa da mãe. Lá ela encontra uma caixa repleta de recortes de jornal e fotografias antigas, vindo a descobrir o antigo e misterioso desaparecimento da garotinha e, muito mais do que questionar o possível estado mental e psicológico da mãe, a jovem reflete sobre o possível papel desempenhado pela mãe em meio aos eventos do passado. Deixando toda sua agenda de lado ela irá seguir para a pequena cidade onde, em meio a habitantes hostis e comentários confusos, irá deparar-se com algo mais sombrio do que o possível sequestro de uma garotinha.

Apesar de apresentar uma premissa velha conhecida dos amantes de histórias de terror e suspense, é a execução desta narrativa que cativa o espectador, prendendo sua atenção logo nos primeiros minutos do primeiro episódio. Embora o desfecho não surpreenda, uma vez que contém um dos eventos mais empregados e repaginados em meio a histórias que seguem pelos mesmos caminhos que esta, é impossível não se ver intrigado pelos acontecimentos, pelas atitudes de cada personagem e pela bela forma com que esta história é apresentada.

Interligando linhas narrativas, percepções de personagens, pensamentos, ações e comentários acerca de um mistério nunca resolvido, o seriado demonstra um controle absoluto sobre a narrativa que se dispõem a desenvolver. Nada é exposto antes do tempo, as informações interligam-se em meio a uma teia de verdades e mentiras, e, embora a personagem principal irrite por seu egoísmo inegável, pelas ações típicas de alguém que pensa somente em si, demonstrando, ainda, pouquíssimo senso de preservação, é o mistério, a narrativa que conquista o espectador. As cenas questionam o que vimos anteriormente, as ações dos personagens nos fazem refletir sobre seu caráter e os acontecimentos nos indagam se este mistério possuí ou não um elemento sobrenatural em sua essência.


A atmosfera sombria aproveita-se de belas paisagens e locações que, interligadas a uma fotografia impecável, transformam a experiência do espectador em algo ainda mais imersivo. Aqui não precisamos de ricos efeitos especiais ou monstros desenvolvidos por computação gráfica para intrigar e estabelecer aquela adorável sensação de curiosidade apreensiva que poucos filmes e séries são capazes de manter ao longo de todo seu desenvolvimento. Na mesma medida em que as locações conquistam pela beleza, cada detalhe é aproveitado para construir uma atmosfera que condiz perfeitamente com a abordagem e temática da narrativa.

Requiem em sua única temporada, demonstra mais cuidado, beleza, sombras e controle sobre a narrativa do que muitas outras séries do gênero. Apesar dos boatos acerca da possível produção de uma segunda temporada, o seriado não necessita de uma continuação caso a mesma perca sua essência, beleza e cuidado, elementos que tanto encantam ao longo de cada um dos seis episódios. Apesar do desfecho previsível e enredo conhecido, esta é mais uma daquelas séries que não podem ficar de fora da lista dos apaixonados por terror e suspense.

36 comentários

  1. Izabel!
    Uauuuuu!! Já anotei aqui para poder assistir, achei bem elaborada e inteligente, de acordo com sua análise e é época de assistir thriller do tipo carregados de suspense e terror.
    Desejo uma semana feliz!
    “Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que gostou da indicação Rudy !!! Espero que tenha a oportunidade de conferir Requiem !!!

      Excluir
  2. Vou confessar que não me recordo de ter visto nada a respeito desta série e olha que sou meio viciada em séries..rs
    Ainda mais quando trazem cenários assim, bucólicos e sem isso de monstrinhos aparecendo toda hora.rs
    Sou fã de um bom suspense que usa mais o medo de cada um em seu favor e deixa um pouco a parte visual de fora!
    Por isso, já quero demais ver a série e vou dar uma caçada hoje mesmo!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estou enganada - as vezes a memória falha um pouquinho, rsrsrs - essa série entrou primeiro na grade da Netflix dos Estados Unidos, e só depois entrou aqui no Brasil, e mesmo assim eles não fizeram muita propaganda não, rsrsrs.
      Mas é uma história bacana que vale a pena conferir, até porque ela é um tanto quanto diferente do padrão que vem sendo lançado. Espero que curta !!! ;)

      Excluir
  3. Não sou nada do terror, então dispenso hahaha, mas fora isso, o enredo parece ser bem interessante e cheio de suspense. A fotografia também parece um atrativo ótimo pelo que deu para perceber no vídeo e na imagem do post.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As locações e fotografia dessa série são maravilhosas !!! *-*
      Outra menção honrosa é o guarda roupa da protagonista, rsrsrs, gente, as roupas dela são muito maravilhosas. Eu ia assistindo e querendo todas elas.

      Excluir
  4. Adoro séries de suspense e amei a indicação! Obrigada =)
    Colocando na minha lista da Netflix pra já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica Tália !!! Espero que curta o seriado, e não esquece de depois me contar o que achou tá ?!

      Excluir
  5. Pelo que percebi, é uma mistura de suspense, mistério, thriller psicológico e conflitos familiares, ou seja tem de tudo um pouco. Não sou muito ligada em series, acho que pq me falta tempo mas o tom sombrio das imagens postadas me agrada. É uma dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que ultimamente tenho assistido muito mais seriados do que filmes, rsrsrs, mas confesso que não tenho muito tempo não, vou assistindo de pouquinho em pouquinho mesmo. XD

      Excluir
  6. Olá, a série consegue chamar atenção por ser um mais do mesmo com qualidade. O suspense é utilizado em sua forma mais tradicional aqui, porém é necessário parabenizar a produção do show, que entrega ao espectador um conteúdo consistente e que consegue prender a cada episódio. Não há um foco no terror em sua forma mais crua, e sim no desenvolvimento de um mistério de forma concreta, com base no drama. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de séries, costumo gostar mais dos filmes, achei interessante a premissa da série, entretanto dificilmente eu vou conseguir assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente eu sou o contrário, rsrsrs, tenho assistido mais séries do que filmes. Mas tem muita coisa que influencia né ?! As vezes a própria fase que estamos vivendo ajuda a buscarmos mais séries ou filmes, rsrsrs

      Excluir
  8. Gente, vi alguns comentários sobre essa série esses dias, porque estava vendo outra série de terror, e muitas pessoas falaram que esta dá mais susto que a que eu estava vendo. Particularmente eu não gosto de séries com temporadas únicas, acho que pelo menos duas ou três seria mais saboroso pro telespectador, mas ainda sabendo disso, estou muito curiosa pra assistir! Eu entendo a previsibilidade, até por consumir muito suspense e já meio que perceber os resultados, mas acho que como dito na resenha, a atmosfera e a complexidade das narrativas e dos personagens fazem ficar muito interessante!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Aline, existem boatos de que os produtores têm planos para uma segunda temporada. Confesso que depois disso nunca mais vi outro comentário para saber se o projeto estava andando ou não, mas mesmo assim, por conta do final dessa "primeira temporada" tanto poderia acontecer quanto não, hahaha. Eu gostaria que eles fizessem outra, mas vai saber né ?!
      Com segunda temporada ou não, é uma série que vale a pena dar uma conferida !!! ;)

      Excluir
  9. As séries de suspense estão cada vez melhores e mais eleboradas,daquelas que não queremos perder nenhum capítulo!! Esta tem um bom enredo, que instiga a sabermos o que aconteceu no passado e as marcas que deixaran no futuro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é torcer para que os boatos de que Requiem teria uma segunda temporada se tornem realidade.

      Excluir
  10. Fiquei super interessada e do gênero que gosto, vou assistir e gostei por ser temporada única assim não precisa ficar esperando sei lá quanto tempo para sair outra temporada. Achei bem misteriosa essa mãe e que segredos será que esconde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico aqui super feliz por saber que curtiu a dica Maria !!! Espero que tenha a oportunidade de conferir essa série !!!

      Excluir
  11. Amo essas séries de uma só temporada, ultimamente tem me irritado essas séries que duram mais de 10 anos e nunca tem final. Outras muito boas são Big Little Lies, O Alienista e The Sinner. Requiem entrou no topo da minha lista vou assistir com certeza, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Izabel!!
    Ainda não tinha visto essa série no catálogo da Netflix. E achei a história bem interessante principalmente por que adoro séries de suspense!! E com certeza vou incluir essa série para assistir!! Amei a indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz por saber que curtiu a dica !!! Espero que goste do seriado !!!

      Excluir
  13. Ótima indicação, nunca tinha ouvido falar dessa serie, vou procurar, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro compartilhar dicas de séries com vocês !!! *-*
      Espero que curta Requiem !!!

      Excluir
  14. Mais uma série pra minha lista! Não tinha ouvida falar ainda, mas parece uma ótima produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos comentários da postagem percebi que muitas pessoas ainda não tinham ouvido falar de Requiem !!! Mas já fiquei aqui super feliz por saber que curtiram a dica. *-*

      Excluir
  15. Se essa é uma série que não pode ficar fora da lista de um apaixonado por suspense e terror então eu já inclui ela na minha lista...rsrs
    eu confesso que não estou com tempo nem ânimo para acompanhar série, mas pelo fato de ter somente uma temporada já me deixou interessado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba !!! Fico feliz por saber que curtiu a dica !!!
      Depois me conta o que achou de Requiem !!!

      Excluir
  16. Olá!
    Vi o trailer de série mas ainda não comecei acompanhar não, estou precisando me organizar, espero conseguir ver em breve pois ouvi flar bem dela.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de conferir o seriado Aline !!!
      Depois que assistir não esquece de me contar o que achou !!!

      Excluir
  17. Mais uma série na minha lista Deus estou amando isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Não tinha ouvido falar dessa ainda! Não me parece meu tipo, mas sempre bom ver séries bem feitas! Vou recomendar para uma amiga minha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui torcendo para que sua amiga se interesse pela dica. ;)

      Excluir