Resenha: A Pequena Livraria dos Corações Solitários

Título Original: The Little Bookshop of Lonely Hearts
Autora: Annie Darling 
Ano: 2017 
Editora: Verus 
Páginas: 308
Imagina: morar em cima de uma livraria; ter acesso a um acervo completo de livros onde a única coisa que te separa são alguns lances de escada. Seria maravilhoso, não é mesmo? É justamente em cima da Bookends, uma pequena livraria em Londres que tem quase um século, que Posy vive com o seu irmão.

Há sete anos, a jovem de 28 anos perdeu os pais para um trágico acidente. O pai gerenciava a loja e a mãe cuidava do salão de chás. Uma dupla perfeita que fazia a livraria sobreviver a forte concorrência das grandes lojas de livros e sites. A livraria passou a ser gerenciada pela sua dona, Lavinia, uma senhora de uma família rica e tradicional de Londres. Por ter visto Posy crescer entre aquelas prateleiras, Lavinia deixou a menina continuar morando com o irmão, treze anos mais novo, no apartamento em cima da livraria e lhe o ofereceu um emprego. 

O livro começa com o falecimento de Lavinia que deixa todos os empregados da Bookends preocupados com seus futuros, principalmente, Posy que não teria nem onde morar. No entanto, para sua surpresa a livraria é deixada para ela como uma condição: ela tinha dois anos para fazer da pequena livraria, que há muito tempo vinha dando prejuízo, um sucesso. Caso Posy não conseguisse alcançar essa meta, a livraria passaria para mãos do homem mais grosso de Londres, Sebastian, o neto de Lavinia. Ser este que Posy conhece muito bem, desde a infância, e sabe que não será nada fácil ter que lidar com o charme, quer dizer, arrogância dele.

"Seriam as heroínas impetuosas que não desistiam do amor, por mais que ele as fizesse sofrer? Seria o herói, com sua beleza arrojada e seus comentários sarcásticos, que talvez abrigasse também um coração partido? O primeiro beijo arrebatador? Os olhares demorados? A inegável atração? Eram todas essas coisas que sempre atraíam Posy de volta, mas, acima de tudo, era o final feliz."

A autora Annie Darling conseguiu construir muito bem o homem mais grosso de Londres. Você com certeza odiará o Sebastian e sentirá tanta raiva quanto Posy. Também é muito legal ver como a autora trouxe elementos dos romances mais clássicos para uma releitura contemporânea. Sem contar as diversas referências diretas que encontramos ao longo do livro. 

Posy é simplesmente aficionada por romances de qualquer tipo, desde hot's até os mais clássicos. No meio da história, onde ela está super estressada tentando bolar um plano para salvar todos que dependem da livraria e fazer jus ao legado que a Lavinia deixou, Posy começa a escrever uma espécie de fanfic do Sebastian, com ela em moldes de um romance regencial com pitadas hot! Isso é simplesmente hilário. Até porque os dois não se dão nada bem.

Como um bom livro desse gênero que se prese, nada será fácil para Posy e ela passa por muitas situações complicadas. Para sua sorte, ela não está completamente sozinha. Os outros personagens que compõe a livraria ajudam bastante e terão suas histórias contadas em outros livros.

"Sei que ela vai ser tão inteligente, divertida e bondosa quanto você é agora. Também sei que você pode ser tudo o que quiser. Mas eu sempre estarei aqui para você, Posy. Até as mulheres mais incríveis às vezes sentem medo e insegurança. E ainda precisam dos beijos e do colo da mãe."


A Pequena Livraria dos Corações Solitários é o primeiro livro da série Livraria dos Corações Solitários. Apesar de ainda não ter previsão para o lançamento do segundo livro pela Verus, já sabemos o título em inglês: True Love at the Lonely Hearts Bookshop. Dessa vez a história será sobre Virity, a responsável pela parte financeira e administrativa da loja que odeia ter qualquer interação social, inclusive, ela se recusa a atender telefone.

Eu demorei um pouco para me acostumar com a narrativa em terceira pessoa, mas depois fluiu que foi uma beleza. O livro é muito engraçado! Eu dei alta gargalhadas enquanto lia. Confesso que terminei o livro querendo mais da história e, graças a Deus, as continuações estão por vir!

43 comentários

  1. Nossa, fiquei tão interessada apenas em olhar a capa deste livro, é muito lindo!
    Depois com a resenha, o interesse apenas aumentou.
    Morar em cima de uma livraria é o sonho de qualquer leitor!
    Adorei saber que terá continuações, mesmo sem lê-lo.
    E livros leves que nos façam rir, são sempre muito bem-vindos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então corre para livraria mais próxima, Andreza haha
      Teve gente que não gostou, vou ser sincera, mas eu amei. Acho que você captou bem a essência do livro e vai curtir bastante :)

      beijos

      Excluir
  2. Hey *-*
    Ai que livro lindo!!
    Me apaixonei pela capa logo de cara e depois da resenha ...preciso desse livro ..

    Já me identifiquei com Posy toda romântica ♡
    Já está na fila de livros pra ler !!

    Adorei ♡♡
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mich! Espero que você consiga ler e depois vem me contar o que achou <3

      Excluir
  3. Primeira resenha que leio sobre o livro e achei um encanto tudo que acabei conhecendo por aqui.
    A capa e a sinopse nos chamam bastante a atenção e a história parece ser bem envolvente, divertida e bem construída.
    Sonho de consumo de qualquer leitor morar pertinho de uma livraria né!?
    Fiquei bastante curiosa pra conhecer mais sobre essa história e espero conferir em breve.
    Ainda bem que tem continuações, quando o livro é bom a gente sempre fica com gostinho de quero mais né!?
    Essa capa é um amor, muito caprichada!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é de se derreter de tanto amor! Mas a história também é uma delícia :)

      Excluir
  4. Como tenho costume de ler livros em primeira pessoa, sempre quando pego algum com narrativa em terceira também demoro um pouco para me acostumar, mas enfim, vejo que a trama e bem divertida e envolvente, e por isso acabei me interessante pela leitura, até porque tem uma temática que gosto bastante, por isso acredito que eu deva amar esta aventura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Esse livro parece ser muito amorzinho, como todo chick lit deve ser.
    Adoro livros engraçados e já que você gostou tanto desse é quase obrigatório que eu leia também, acho que vou gostar muito. Já adicionei à minha lista de leitura. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Jessica. Tenho certeza que você vai amar, já que adora um chick-lit. Depois me conta a sua experiência! beijos

      Excluir
  6. A capa desse livro é tão amorzinho! <3 Ele está aqui na estante esperando a vez dele e a cada resenha que leio fico mais animada. Eu também não curto muito histórias narradas em terceira pessoa, mas tenho lido tantos livros assim que estou até me acostumando.


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias narradas em terceira pessoa sempre dão um ar de distanciamento, né? Mas também estou nessa me acostumar. Claro que sempre vou preferir a primeira pessoa que me faz vestir a pele do personagem :)

      Excluir
  7. Amei tudo neste livro, a história a capa, as cores, parece ser muito lindinho!!! Está na minha wishlist já! ^^

    ResponderExcluir
  8. Não dei muita atenção pra esse livro quando vi porque o gênero é um que raramente leio. Mas até que a história parece divertida e gostosa de ler. O personagem do Sebastian me deixou curiosa. Adoro odiar um homem assim e ele parece que não facilita. Achei divertido esse negócio da fanfic. Haha, imagino só como ficou isso, ainda mais considerando a relação desses dois.
    Se for mesmo um bom livro pra rir deve valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, ele é mais do que uma ótima pedida para dar umas boas risadas!

      Excluir
  9. Olá, a protagonista é o tipo de personagem que o leitor simpatiza logo de cara e começa a torcer por um final feliz. Fiquei muito interessado em ler a obra, ainda mais por amar o gênero, Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler, Alison. E não esquece de vir aqui me falar o que achou. Vou adorar saber como foi a sua experiencia de leitura :)

      Excluir
  10. Tenho vontade de ler esse livro devido aos comentários positivos.
    A capa é linda e a história parece ser também. Não senti empatia pelo Sebastian, mas senti pela Posy *-* leitora de romances que nem eu.
    Pretendo ler esse livro logo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois passa aqui no Estante para me dizer se gostou mesmo, Nay. Vou esperar!

      Excluir
  11. Quero ler esse livro, que responsabilidade a personagem carrega em salvar a livraria e os empregos dos funcionarios. Fiquei curiosa com a fanfic do Sebastian confesso que não gosto desse nome para personagem pois os que li nenhum prestava rs. A leitura parece ser gostosa e a personagem conquista o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos até um pouco de aulas de empreendedorismo hehe Uma delícia de leitura!

      Excluir
  12. Olá!
    Esse é um dos poucos romances que eu leria. Parece ser uma leitura bem leve e divertida. Ideal para ler após ler algo pesado. Esse livro parece ser muito fofo e nos deixar com saudade assim que terminamos de ler <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Nati. Ele é ótimo para dar uma relaxada :)

      Excluir
  13. Olá,

    Quero muito ler esse livro, desde que saiu já coloquei na lista de leituras.
    Fico feliz que tenhs gostado.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja na sua listinha! Depois vem me contar como foi sua experiência, Jess. Beijos!

      Excluir
  14. Olá.
    O livro parece remeter a uma leitura leve e divertida! Ótimo para intervalos daquelas leituras mais pesadas.
    Linda sua resenha, me motivou a conhecer mais desse livro.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Márcia. Fica dica de opção depois de uma leitura mais densa ;)

      Excluir
  15. Oi Nina,
    Com certeza herdar uma livraria deve ser incrível para Posy, mas isso não significa viver de leituras, pois as responsabilidades virão e ela vai ter que aprender a lidar com elas. Sebastian, não tenho dúvidas, será a arrogância em pessoa, um personagem para odiar, mas que no fundo espero amar até o final da leitura. Algumas coisas são bem clichês e previsíveis na trama, mas fazem sentido dentro da proposta da autora. Tenho que dizer que a capa está linda e, mesmo não sendo do gênero que gosto, acho que pode ser uma leitura gostosa de se fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gis. Concordo com tudinho! Ele é muito bem escrito e segue bem o que promete :)

      Excluir
  16. Nina!
    Bacana ver que e cada livro, um dos funcionários da livraria será protagonista.
    A capa desse livro é linda e colorida mesmo, gosto de tudo que é colorido.
    Ter de levantar a livraria novamente e ainda lidar com o neto da ex-dona, deve ser estafante para ela.
    Humor mais sutil é gostoso de ler.
    Nossa! Que bacana ela citar tantas autoras clássicas, é de pirar mesmo.
    Ai que delícia ver que parece um local aconchegante.
    Que horror um protagonista machista e ainda assim a autora consegue tirar algo de bom dele.
    Adorei a dica.
    Um maravilhoso final de semana!
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Realmente deve ser o máximo morar em cima de uma livraria.
    Eu não conhecia este livro, mas após ler sua resenha super me interessei em ler ele, simplesmente adorei o título da série, Livraria dos Corações Solitários, e adorei saber que os demais livros irão contar a história dos outros personagens, adicionei este livro em minha lista de leituras e espero ler ele em breve, sem dúvidas irei gostar da história.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Quem não amaria mora em uma livraria? Eu com certeza queria!
    Eu já li varias resenhas desse livro e tem uma essência maravilhosa, a história é incrível e imo a autora querer que nos leitores se identificasse com a personagem, com sua relação ao livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Lily. Essa identificação de amor pelos livros é enorme nesse livro!

      Excluir
  19. Eu estou doida pra ler esse livro! E confesso que o que mais me atraiu nele foi o título e essa capa. Mas a história dele também parece ser muito legal. Gostei de saber que o livro é bem divertido, e acho que vou gostar bastante dos protagonistas. Só não sabia que era uma série, e agora já estou ansiosa pelo lançamento do próximo também :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos todas ansiosas, Rafa!!! Espero que você possa ler logo :)

      beijos

      Excluir
  20. Gostei muito da resenha esse livro sem dúvida é um excelente chick lit! Adoraria ler esse livro!! A capa também é muito fofa!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  21. Amei desde a capa atè a resenha e preciso, necessito ler esse livro desesperadamente, poia amo històrias que falem de bibliotecas e livrarias. E o nome da sèrie é perfeita. Espero que os demais livros sejam tão legais quanto esse.

    ResponderExcluir
  22. Oi Nina,
    Só por se tratar de uma livraria já ganha muitos leitores. Achei bem diferente a premissa, além da busca pela salvação da lviraria sinto que um romance pode surgir entre Posy e Sebastian.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi! Nunca li nenhum Chick Lit, mas esse parece ser muito gostosinho para começar! Afinal, se passa em uma livraria e acredito que todos aqui sonham em ter uma também hahaha Fiquei curiosa em relação ao final da história! Quero saber de Posy vai conseguir manter a livraria! Beijoss

    ResponderExcluir