O Circo Mecânico Tresaulti | Genevieve Valentine

Título Original: A Tale of the Circus Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine
Ano: 2016
Editora: DarkSide
Páginas: 320
Compre aqui

O Circo Mecânico Tresaulti é uma fantasia steampunk escrita pela autora Genevieve Valentine. A primeira versão do livro foi lançada em 2013, e neste ano, a DarkSide trouxe para todos os leitores uma edição limitada, linda, de luxo. Assim como a primeira edição, traz as ilustrações do artista Wesley Rodrigues, responsável por todas as artes internas do livro e também uma carta exclusiva da autora para os leitores brasileiros.

Foi através da edição de luxo e acabei tendo a grata experiência de conhecer a trupe circense. Um grupo que viaja sem rumo certo em um mundo pós-apocalíptico devastado pela guerra. O objetivo do circo é simples, levar a alegria para o resto da população, que como podem, seguem vivendo.  Em meio as viagens, de cidade a cidade, que conheceremos os ricos personagens inseridos nesta história. 

Quem organiza o circo é Boss, uma valente mulher que recebeu o dom de reviver os seres através de peças mecânicas. É assim que ela "monta" sua trupe, digamos, sua família. Através de uma narrativa muito bem amarrada e diferente, Genevieve utiliza de todas as ferramentas das narrativas em primeira, segunda e terceira pessoa ao longo do livro. Teremos várias visões do contexto e assim, vamos tecendo a história de cada um dos personagens, a maneira como cada um chegou até o circo, suas motivações e até suas inseguranças.

Um desses personagens é Little George um menino que ainda não recebeu "presente" algum de Boss, mas que mesmo assim, tem uma responsabilidade grande com o circo. Grande parte da visão do leitor será adquirida através dele. As mulheres dessa história também merecem um espaço especial nessa resenha, são todas personagens fortes e de personalidades marcantes. Eu poderia até dizer, que são Boss, Elena e Bird que comandam o circo e a história.

A trupe do circo ainda é humana, mas ainda têm vantagens diante o restante da população, mas tudo bem, afinal... é para isso que eles estão ali, para distrai-los, alegra-los. Só que aos olhos do governo, quando achados e usados ao seu favor, os seres de Boss são vistos como uma vantagem promissora na guerra. É através desse principal conflito que será desenvolvida toda a história.

Sem dúvidas, O Circo Mecânico de uma forma geral, fala sobre relacionamentos humano, a forma que o homem se comporta e diversas situações na vida. O lado bom e o mau se gladiando durante a vida. É um livro com uma história simples, sem grandes surpresas, mas que se destaca pela forma que é contada. A leitura, que a princípio pode ser um pouco arrastada, é fundamentada quando chegamos no meio para o fim, quando percebemos que cada pedacinho daquele começo é essencial para a conclusão.

A autora é direta ao ponto e até mesmo, antecipa a história. Ela faz o melhor para trazer e levar o leitor conforme a narrativa necessita, pode-se dizer que os capítulos até conseguem ser poéticos quando precisam. Ela não se apega a parâmetros, com capítulos com apenas um parágrafo e outros com páginas e páginas, é assim que ela conta esta trama, indo e voltando no tempo, construindo a time-line dos acontecimentos.

O livro também te proporciona muitos momentos de reflexão e até me rendeu algumas analogias sobre a vida. Me remeteu a quatro sentimentos em especial. A esperança de uma nova vida, tanto para quem visita o espetáculo (numa terra devastada) e também para os integrantes, que por seus motivos acabam procurando o circo (ex-soldados e refugiados). A lealdade que todos dentro do circo têm um com outro, mesmo com suas indiferenças e por último, liberdade e confiança.

O Circo Mecânico é uma indicação certa. Para quem gosta de se aventurar por novos horizontes e também para aqueles que gostariam de sair de vez da sua zona de conforto, o livro merece uma chance. Só recomendo que não leiam apressadamente, eu fui degustando, pouco a pouco. Assim funcionou comigo, mas isso não quer dizer que seja uma regra. Concluo afirmando que Genevieve escreveu um livro sensível, com personagens grandiosos e sonhos arrebatadores. Conheçam, afinal, o circo tem que continuar.

10 comentários

  1. Oii Joi

    Só essa capa e todo esse trabalho bem feito já vale a pena ter esse livro! Estou tentando sair da minha zona de conforto, achei a história diferente intrigante, um pouco mágica. Não sei porque me lembrou um pouco a Fantastica Fabrica de Chocolate (ok, eu sei que não tem nada a ver, mas deve ter sido pela capa ...haha). Deixo anotado, quem sabe eu encontre esse livro por ai, adoraria conferir essa história

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joi!
    Eu estou babando nessa edição, mas ainda não posso adquiri-la #todoschora
    Lendo sua resenha, percebi que a história na minha cabeça era completamente diferente
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Esse livro realmente é maravilhoso, a capa está extraordinária, quero muito comprar...beijos...

    ResponderExcluir
  4. :O :O Que edição linda!!!!
    Parece ser incrível, vou adquirir assim que possível!
    Bjos
    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro ainda na edição anterior, que por sua vez já achei muito bonita. Na verdade foi o primeiro livro da darkside que li e gostei muito da premissa da história.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi!!

    Vi que postou a resenha, mesmo na correria precisava muito conferir, pois adquiri um exemplar desta lindeza também!
    Ainda não li nada do estilo steampunk, mas gosto desse clima e misturado a fantasia, meu gênero favorito, creio que será uma ótima experiência pra mim também.
    Eu amo livros que abordem os relacionamentos entre as pessoas e também a reflexão na leitura, geralmente esses livros ficam na memória e na lembrança e se tornam inesquecíveis pra mim. Que bom que curtiu a leitura, agora me animei totalmente pra pegar ele em breve!!

    Amei a resenha e as fotos ficaram um arraso.
    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Joi!
    Depois de muito tempo, voltei.
    Eu tenho a primeira edição da DarkSide aqui em casa e pretendo ler o quanto antes... Apesar do tempo e de estar babando por essa edição linda linda linda.
    Abraços! Saphy

    ResponderExcluir
  8. Oi Joizinha, tudo bem ???
    Eu nem acreditei quando vi que você já tinha finalizado a leitura do Circo Mecânico e escrito a resenha aqui no Estante Diagonal. Como sou apaixonada por livros diferentes, por indicações nem tanto conhecidas, por histórias como essa, tinha que aparecer aqui e conferir tudo o que você tinha para falar sobre esse livro.
    Definitivamente a edição de luxo é maravilhosa. Estou aqui babando, com os olhos brilhando ao ver todo o carinho demonstrado nessa obra. A Darkside realmente sabe nos trazer uma edição fantástica, é de encher os olhos !!!
    Não conhecia a história do livro ainda, mas achei muito interessante. Gosto de livros que nos fazem pensar, refletir sobre nós mesmos e o mundo. Com toda a certeza desse mundo, assim que tiver a chance irei ler esse livro !!! *-*

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro e a cada resenha que eu leio essa vontade aumenta mais e mais... ^^

    Ótima resenha. Parece-me que a DarkSide entrou no mercado de livros fantásticos para fazer história!!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  10. Só por ser um livro da Dakside eu já estou morrendo de vontade de ler e agora essa vontade só aumentou pois amo a temática steampunk.
    Já coloquei na listinha de próximas aquisições ^^

    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir