Depois de quase três anos no meio literário, depois de criar um ritmo bom de postagens aqui no blog, e depois de, finalmente, iniciar o nosso canal (já se inscreveu?) Agora, como uma (quase) veterana, posso ver melhor o outro lado.
Antes eu era a novata, e quando cheguei fui abraçada por muitos blogueiros, muitos que ainda mantenho uma forte amizade. Atualmente eu consigo ver muitos blogueiros começando, outros dando um tempo, diminuindo o ritmo, e outros, até parando. Eu acredito que isso faça parte, como qualquer atividade, e isso age como um ponto positivo para a renovação de opiniões na literatura.
O problema de "alguns" desses novos blogueiros (e isso eu foi enfatizar bem, pois muita gente faltou na aula de interpretação de texto), é que estes novos blogueiros já começam errado. Começam pelas motivações erradas e é isso que causa a irritação de quem já está, há anos, fazendo isso. O querer para ontem, resultados que, às vezes, demoram para se conseguir (e eu não falo apenas de parcerias com editoras).
Blogueiros que têm poucos meses de idade e não lidam bem com uma recusa de parceria. Blogueiros que aceitam (ou na maioria das vezes, solicitam) toda e qualquer parceria com autores independentes, para depois, não conseguirem honrar, desrespeitando totalmente o trabalho desses autores. Blogueiros que só querem números, e por fim, blogueiros que simplesmente não conseguem transmitir uma opinião simples, coesa e argumentativa para uma leitura.
E eu não vi isso acontecer apenas uma vez. Vi e vejo acontecer diversas e diversas vezes no meio literário.
Uma dica para estes novos blogueiros, ou para as pessoas que ainda pensam em criar um veículo literário, seja ele o formato que for. Faça isso por amor, por paixão, por gostar de trocar ideias, por gostar de conhecer pessoas e principalmente, de interagir com elas. Por gostar de compartilhar gostos e provar outros.
Para quem não sabe, os blogueiros literários são os mais desvalorizados da blogosfera. Nós não ganhamos nada para isso (a grande maioria não, mas pouco a pouco alguns vêm ganhando oportunidades e isso é fantástico!), a não ser livros. Porém, como sabemos, livros não pagam contas, portanto, muito provavelmente, muitos blogueiros literários que talvez vocês conheçam, trabalham com outra coisa paralelamente.
Aceite que um blog que já está online há anos, vai sim, ter mais oportunidades. Será visto e reconhecido pelas maiores editoras muito antes do que aquele blog com apenas meses de idade. Não me entendam mal, a hora de cada um vai chegar e espaço para todos há, eu conquistei o meu, no meio de tantas feras que hoje são meus amigos. Hoje estou aqui, fazendo o possível para passar o melhor da literatura para nossos leitores.
Claro que existem novos blogs que, nossa! Como são maravilhosos, que fazem um ótimo trabalho, com um baita diferencial. E eu sou apaixonada por vários deles ♥ Isso só prova que lugar para todos há, então, faça o seu cantinho ser especial.
Claro que existem novos blogs que, nossa! Como são maravilhosos, que fazem um ótimo trabalho, com um baita diferencial. E eu sou apaixonada por vários deles ♥ Isso só prova que lugar para todos há, então, faça o seu cantinho ser especial.
Então, se você está fazendo um bom trabalho...go on, faça o seu melhor que os frutos vão chegar, seja o diferencial, CRIE o diferencial, pois se os seus objetivos forem rasos e só deseja ganhar livros por um trabalho meia boca, você será apenas mais um, no meio de tantos e bons e vai acabar sendo esquecido.
Oi. Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei ler sua postagem!
Eu sou blogueira literária há um ano e meio, e é claro, ainda não tenho um destaque como o da "Estante Diagonal" e tantos outros blogs legais que encontramos por aí, mas, diferente de "alguns blogueiros" eu não ligo pra isso, pois, assim como você disse eu sei que tem espaço pra todo mundo e que obviamente é o tempo que torna seu blog maior e com mais credibilidade. Infelizmente vi muuuiitos blogueiros xingando editoras por não conseguir parcerias e achei isso uma baita falta de educação porque é claro que essas editoras (principalmente as maiores) irão escolher blogs maiores e com mais anos de vida para divulgar suas publicações, não é mesmo? Outra coisa que me irrita, e olha que meu blog é pequeno, são blogs que surgem com o único intuito de ganhar livros de graça... Eles não devem saber, mas, dá na cara esse tipo de blog!
Na época em que criei o meu blog estava passando por um momento difícil, e meio que pra fugir dos problemas peguei a ler bastante e daí resolvi compartilhar com outras pessoas o que eu lia, e então, meio que fiquei viciada nesse mundo da blogosfera e o que era uma distração se tornou pra mim um trabalho sério, mesmo que não ganhando nada com isso. Se tenho vontade de parcerias com editoras e bons números? Sim, é claro! Porém, tenho que dar o melhor de mim e o tempo dirá se conseguirei ou não.
Parabéns pelo seu trabalho, sempre que sombra um tempinho dou uma passadinha por aqui ;)
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oinnn obrigada Diane! E sim, vc entendeu bem meu ponto. Eu fico muito chateada com o surgimento de blogs APENAS para conseguir livros. Tipo... Oi? E bem como tu disse, é um vício tudo isso daqui e cada vez tem mais amor envolvido ♥
ExcluirObrigada pelo carinho e com certeza vou dar uma passada no seu ^^
Gostei bastante desse texto! Eu não me considero uma veterana, mas estou a mais de dois anos e meio criando conteúdo para o blog, e as parcerias começaram a aparecer a apenas um ano, quando as pessoas começaram mesmo a acompanhar e a achar minha opinião sobre os livros "relevante". Ainda tenho muito chão pela frente, mas é algo que eu faço porque gosto, e porque realmente quero compartilhar minha opinião e, o mais importante, saber a de outras pessoas acerca dessa ou daquela história. É uma interação importante e que me deixa feliz (acho que entende o que estou querendo dizer). O que eu percebo é que muitos desses blogs que acabam, ou que começam já querendo alcançar o topo, realmente partem das motivações "erradas", equivocadas, melhor dizendo. Assim como qualquer coisa na vida, as oportunidades vêm através de muito trabalho, dedicação, e um pouquinho de sorte também KKKK E antes de escrever para outras pessoas, pensando nelas (o que, claro, é essencial na formação de um público cativo), o bacana é escrever para você mesmo, fazendo do blog um espaço seu. Acho que falta ver os "filhos digitais" (como diria a Nerdiva), como um cantinho especial para nós mesmos, e não apenas uma forma de ganhar livros de graça ou esse ou aquele brinde. Realmente gostei muito do seu texto! Um beijo : *
ResponderExcluirwww.fleurdelune.com.br
Obrigada pelo carinho Lettícia. Penso igual como você, o cantinho tem que ser nosso, nos agradar, casar exatamente com o que pensamos. Compartilhamos o que lemos por que amamos, e só ♥
ExcluirOi, achei legal da sua parte tocar nesse assunto. Eu mesma comecei em fevereiro a lidar com essa coisa de blog, e o que você disse é a mais pura verdade. Eu sempre gostei de ler e infelizmente não tenho tantas pessoas a minha volta que compartilhem desse mesmo gosto, então por conta disso, decidi criar o blog para ter um cantinho onde eu poderia expor minha opinião e ainda poder falar com outros que amam livros assim como eu. Mesmo tendo pouco tempo já deu para perceber que manter um blog é mais trabalhoso do que eu imaginei, e se você não faz isso por amor, mas movido por outros interesses, realmente não vai dar certo. Blogs grandes e já estruturados me dão um grande apoio sempre vendo o que eu postei e falando alguma coisa. Acho muito bacana da parte deles, por que é neles que eu me inspiro. Esse novo mundo que a internet proporciona tem espaço para todos, e já vi gente querendo derrubar (sim, as pessoas estão nesse ponto)blogs que, como você disse, tem mais oportunidades.
ResponderExcluirAcho que as pessoas já deveriam saber que as coisas são assim, e que isso é normal. Você não entra em uma empresa como porteiro e em uma semana vira presidente. Isso leva tempo e dedicação.
Gostei muito de ver alguém abordando esse assunto.
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor
Obrigada Pri, e é como dizem né? Malandro tem em qualquer ramo, e no nosso, mesmo não remunerado, também tem! Amor, tempo e dedicação, com esta receita vamos longe! Beijos
ExcluirJoi sua linda.
ResponderExcluirVocê conseguiu trazer de uma maneira muito calma e direta tudo o que eu, em meus quatro anos de blog venho pensando, remoendo e matutando.
É verdade que o início da vida do que hoje eu chamo de meu blog, não foi um período muito ativo e nem mesmo cheio de conteúdo bacana e coisas legais. O blog surgiu com vontade, mas pouquíssimo conhecimento e direção, foi com o tempo que eu descobri o formato que queria e os focos que pretendia tomar. Mas acredito que o mais importante de tudo é que eu sempre quis compartilhar minhas ideias e minhas descobertas com as pessoas, sempre tive muito amor (apesar de no começo pouca direção) pelo que fazia, e embora todo blogueiro queria leitores queridos e comentários bacanas, minha visão nunca foi alcançar esse patamar, mas sim ter coisas para compartilhar.
Você sabe melhor do que ninguém que até hoje eu não consegui firmar nenhuma parceria com editoras, e sabe, as vezes eu fico triste sim, mas quando paro para pensar vejo que talvez aquele não era o meu momento, talvez seja melhor assim, esperar um pouco mais, crescer e amadurecer um pouco mais. Nunca foi meu objetivo viver de parcerias, e sempre me vejo frustrada e nervosa quando vejo outros blogueiros iniciantes querendo tudo para ontem. Além disso, o que mais me irrita é o fato de que muitas vezes eles não se esforçam, não tentam e almejam o céu sem mesmo pingar um pouco de suor.
Adorei o seu texto por ser um toque bacana, uma chamada de atenção, e a visão de alguém que já foi iniciante e agora está aí mostrando o seu valor !!!
É difícil pra caramba cuida de blog, rsrsrs, precisa de carinho, dedicação, amor e trabalho duro, mas ao meu humilde ponto de vista, se pelo menos uma pessoa ler (ou assistir) nosso conteúdo, curtir e se identificar, já é objetivo alcançado. ^^
Beijinhos
Hear the Bells
Olá, concordo muito com a sua ideia, tenho o blog a mais ou menos um ano e só eu sei o quão duro eu dou para editar fotos, corrigir o texto, publicar e divulgar, mas eu faço isso por amor, eu desde pequena sempre fui muito comunicativa então pra mim o blog foi uma salvação, é ótimo ver o quão diferentes e iguais as pessoas podem ser.
ResponderExcluirEu também vejo blogs recém-criados, com menos de semanas dizendo que vão desistir porque os números não sobem.
Emfim, amei seu post e concordo com tudo o que você disse.
http://idealizandolivros.blogspot.com.br/
Parabéns a todas as blogueiras que já estão nessa estrada há algum tempo e boa sorte apara quem está iniciando, realmente o seu ponto de vista foi muito importante, o caminho é árduo e demora sim para um trabalho como o de vcs serem reconhecidos, amo muito o Estante Diagonal.Beijos...
ResponderExcluirNossa, muito legal sua postagem, Joi!
ResponderExcluirConcordo com você. O meu blog ainda não está ativo, mas estou trabalhando muito offline nele e como dá trabalho! Se não fosse pra fazer com amor e vontade de fazer essa troca de conhecimento, sinceramente eu já teria desistido. Mas a verdade é que mesmo que ainda não tenha nada concreto no ar e haja muitas incertezas, eu estou apaixonada pelo trabalho que estou desenvolvendo e creio que no tempo certo o meu trabalho irá aparecer, e enquanto, vamos trabalhando por fora pra ganhar o nosso pão de cada dia e crescer para trazer mais e mais conteúdo de qualidade para os nossos leitores.
Super beijo! Adoro o blog de vocês!
:*
www.icherryit.com
Lançamento em Outubro de 2016.
Arrasou!!! Concordo com tudo!!!
ResponderExcluirNada mais a declarar!
Bjks
Excelentes as tuas colocações e assino embaixo. Pretendo iniciar a blogar nessa área, por amor aos livros, então venho acompanhando alguns blogs. O teu está muito bacana, muito bem escrito, visual show. Enfim, tudo de bom! Parabéns pelo teu trabalho. Que continue com essa qualidade toda.
ResponderExcluir