Resenha: Donnie Darko

Título Original: The Goal: An Off Campus Novel
Autor: Richard Kelly
 Ano: 2016
Editora: Darkside
Páginas: 254
Amazon - Saraiva

Você me chamaria de maluca se eu confessasse que nunca tinha ouvido falar de Donnie Darko? Porque eu só consigo me enxergar dessa forma por nunca ter visto esse filme. Ambientado nos 1980, com uma trilha sonora de arrepiar, um roteiro muito inteligente e nada pretensioso, meu lado cinéfilo está chocado por eu não ter visto esse filme antes. 

Antes de ler o livro, eu assisti ao filme. Afinal, o tradutor Antônio Tibau já começa falando que quem já viu, provavelmente, "não viu direito". Imagina eu? E foi vendo ao filme que algumas peças começaram a se encaixar em relação ao livro. O marcador de avião, o coelho, 28:06:42:12 e padrões psicodélicos que compõem o trabalho editorial de Christiano Menezes passaram a fazer todo o sentido. Mas já fica avisado que Donnie Darko não é nem de longe um filme que traz soluções óbvias e muito menos você encontra todas as respostas nesse livro. 

Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um jovem problemático que está no colégio, apesar de ter uma base familiar e condições financeiras boas. Além de acordar em lugares estranhos, o menino passa a ter encontros noturnos com um coelho gigante bastante bizarro. Frank, o coelho, profetiza que o final do mundo está próximo e vai acontecer em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. A partir daí, Donnie passa a fazer tudo o que Frank manda fazer. Inclusive, influenciado pelo coelho, ele passa a investigar sobre teorias de viagem no tempo.

"Bem... talvez alguém esteja tipo... te dando uns remédios para sonhar. E o sonambulismo... seja alguém te mostrando o caminho." - Gretchen (Jena Malone)


Apesar desse coelho tenebroso, acredito que tenha assombrado muitos sonhos das crianças dos anos 2000, eu não senti medo de verdade durante o filme. Ele é tão denso e trata de tantas questões que nem dá tempo de ficar com medinho. Já nos primeiros minutos do filme minha cabeça começou a rodar querendo entender o que estava acontecendo. Também não se trata de um filme realmente difícil, ele só exige atenção do expectador. 

Richard Kelly, autor e diretor do filme, fez um trabalho incrível com essa história. Quando você se permite enxergar além da excentricidade é possível ver temáticas muito pertinentes, como a ideia de destino/livre arbítrio e a noção de "mundo real". Além de ter todo os conflitos típicos do universo adolescente. Fica até complicado tentar listar tudo o que o expectador pode tirar desse filme, porque o próprio criador fez questão de construir um filme onde cada pessoa possa ter a sua própria teoria. Todos os personagens foram muito bem construídos e o roteiro foi construído de maneira que você realmente conhece cada um deles através de aprofundamento subjetivo (não sei se isso faz sentido). O ponto que eu quero chegar é que a possibilidade de debates sobre o filme se torna praticamente infinita. 

Na edição da Darkside, além de uma introdução feita pelo tradutor, temos um prefácio do ator Jake Gyllenhaal. Ele questiona a nossa cultura de passividade e a importância de questionarmos, e como o próprio personagem dele diz, "para mudar as coisas". E antes de chegar ao roteiro original, o leitor encontra uma entrevista feita por Kevin Conroy Scott com o idealizador de tudo isso, Richard Kelly. Então, não espere que o diretor revele todas as respostas nessa entrevista. Mas é possível conhecer mais sobre ele. Desde sua infância até suas influências, como Stephen King. A trajetória e formação no cinema até as dificuldades e um pouco dos bastidores do filme.

"Diziam: "Esqueça. Não vai rolar. Vocês são jovens demais. Você não se parece com um diretor". Você precisa lidar com isso e seguir em frente até a próxima reunião."


Ao meu ver, um dos pontos mais interessantes da entrevista é quando ele revela que o filme que é independente sofreu preconceito entre os independentes. Só porque ele conseguiu criar algo que saiu dos padrões normalmente relacionados a filmes dessa categoria trazendo atores conhecidos, como Drew Barrymore, e até efeitos especiais. Também fiquei impressionada em saber que ele só tinha 25 anos quando dirigiu o filme! E temos aí mais um ponto de discussão, as dificuldades de ser levado a sério no mercado cinematográfico com tão pouca idade. 

Eu poderia ficar horas aqui conversando com você sobre esse filme, esse livro e todas as teorias que eu criei. Eu poderia fazer um texto inteiro falando só sobre as personagens femininas dessa história! E outro sobre a trilha sonora... Não é atoa que esse filme tem um fandom tão forte. 

No final do livro ainda é possível encontrar outro "livro". A Filosofia da Viagem no Tempo foi escrito por Roberta Sparrow, personagem do filme conhecida popularmente entre os jovens da cidade como Vovó Morte. Esse livro ajudou Donnie a entender o que estava acontecendo e, talvez nessa parte, seja possível encontrar algumas respostas. Mesmo assim, o que aprendemos com Donni Darko é que nada é absoluto. Então, sempre questione!

Confira a crítica do filme:
1.Donnie Darko

23 comentários

  1. Oi, Nina!!
    Para falar bem a verdade essa é a primeira vez que vejo alguma resenha sobre esse livro, não assisti o filme e também não li o livro. Esse é meu primeiro contato com essa estória, e achei bem interessante. Fiquei bem curiosa com relação ao filme e achei bem caprichada essa edição do livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Lembro a primeira vez que assistir esse filme e pra fala a verdade eu não entendi nada...principamente o porque de um coelho grandão? Era muito estranho pra entender kk
    Depois a DarkSide lanço esse livro e na hora queria ler, mais queria assistir o filme de novo antes de começa a leitura. Certo ainda é estranho o coelho no filme mais ai já da pra entende pelo menos um pouco.
    Ainda não cheguei a ler mais pelo menos já tenho ele na minha estante, adoro os livros dessa editora uma capa mais linda que a outra (amo livros de capa dura) gráficos lindos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel, depois que ler o livro, vem aqui falar comigo. Vou adorar saber o que você achou da entrevista e das introduções. Acho que no final das contas o coelho é só uma fantasia bizarra de halloween mesmo, nada muito profundo ou com um significado oculto haha Como sempre a Darkside arrasou do trabalho gráfico <3

      Excluir
  3. Eu já tinha bastante vontade de ler esse livro, mas não sabia que tinha o filme também. Eu acho essa história super interessante, e mesmo não dando medo, eu tenho muita vontade de conhecer, e fiquei curiosa para saber quais são suas teorias. Estou com mais vontade ainda de ler o livro, e agora também quero muito ver esse filme.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o filme primeiro, Rafa. Tenho certeza se gostar, vai querer correr para o livro :)

      Excluir
  4. Não sabia que esse livro tinha filme, já estou a bastante tempo querendo ler esse livro. Acho a sinopse bem interessante.
    Vou assistir primeiro ao filme eu acho! Deve ser bem doido mesmo.
    E que edição maravigold é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo, Herica! Assista ao filme primeiro, tenho certeza que a sua vontade de ler o livro só vai aumentar :)

      Excluir
  5. Oi Nina,
    Eu só fui ouvir falar de Donnie Darko quando a Darkside lançou esta linda edição. Gosto de histórias que mexe com a imaginação do telespectador ou leitor, principalmente quando há a possibilidade de criação de diversas teorias para tentar explicar o enredo. O protagonista se deixa ser influenciado por um coelho (o que é muito estranho), mas vejo aí uma referência ao quanto os jovens (e adultos também) podem ser manipulados. Há muita veracidade no que foi proposto para o filme, mesmo isso sendo mostrado de forma peculiar.

    ResponderExcluir
  6. Estamos juntas amiga, pq tn nunca havia ouvido falar...hahahaha
    Conheci olhando o catálogo de livros da Darkside, mas mesmo assim, nem li a sinopse...kkkkk
    Era um dos poucos livros que ainda não havia tido vontade de ler da Darkside, mas agora fiquei, principalmente de ver o filme! Adoro livros favoritados! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu sempre vejo falar desse filme, mas nunca assisti. E tenho muita curiosidade, pois já vi os trailers e achei super estranho! Tenho essa edição da DarkSide, linda! Mas ainda não li. Em breve! Quero ler antes de assistir o filme.
    Adorei a resenha e a indicação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia nenhum dos dois! Adoro as edições da Darkside, mas raramente me interesso pelos livros.
    Gostei de saber um pouco sobre o filme e o livro!
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não assisti o filme e agora quero assistir rs. E depois ler o livro. Parece ser um filme interessante e diferente, deve deixar a gente se questionando, pois parece mexer conosco. Fiquei intrigada com esse coelho, qual o significado desses encontros com o personagem, deve ser legal cada um ter sua teoria, mas é bom ter alguém para discutir sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Já faz bastante tempo que eu vi esse filme, mas confesso que na época eu não tinha gostado muito dele... Mas agora estou pensando assistir novamente , acho que eu era muito nova na época que eu assisti e nem devia ter entendido direito kkkkk
    Essa história é muito interessante e muito boa! Acho que vou assistir o filme novamente e depois vou ler esse livro =)
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Nina!
    Até tenho o livro aqui para leitura, mas não o fiz ainda, porque pela primeira vez, quero assistir o filme antes do ler o livro, porque parece que podemos ter um entendimento melhor sobre os fatos e acontecimentos.
    Vou em busca do filme, valeu pela dica!
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não tinha conhecimento desse filme, eu até irei buscar para assistir. Uma história bem bissara é interessante, a forma de como é contada sobre o fim do mundo e os motivos disso é também fiquei me perguntando sobre o coelho e de onde saiu ele é porque tormenta os sonhos da pessoas dizendo que o mundo irá acabar, sempre há um motivo para isso. Gostei bastante e com certeza irei pesquisar.

    ResponderExcluir
  13. Já havia lido outras resenhas a respeito desta obra, e sempre me indicaram assistir ao filme primeiro, para depois se eu tiver gostado, adquirir o exemplar desta obra, que relata exatamente como o filme surgiu, e quais foram a opinião das pessoas na época numa dramaturgia que fugia dos padrões deste gênero. Confesso que em um primeiro momento não me interessei pela leitura, mas quem sabe futuramente mudo de ideia.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu conhecia o filme, mas não sabia que havia um livro haha
    Achei o filme uma mistura de umas coisas tão doidas que acabei gostando, apesar de só conseguir entender melhor depois que vi pela segunda vez.
    Não sabia que havia um livro, mas gostei bastante e já quero ler haha
    A darkside sempre arrasando nas edições!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Então me coloca nesse meio porque também ainda não tinha ouvido falar de Donnie Darko. Essa capa é aterrorizante, mas eu curtir bastante a premissa, gostei que comentou que quando vemos além da excentricidade a algo mais que a obra quer trazer, enfim.
    Adorei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nina,
    Sou mais uma do time de malucas que ainda não tinha ouvido falar do filme – e do livro – mas não há como não ficar interessada em conferir ambos. Que história mais intrigante e um tanto peculiar! Achei a proposta bem maluca e um pouco complexa, mas que desperta a curiosidade de conhecer melhor a história do jovem Donnie Darko.
    Vou tentar assistir ao filme esse final de semana ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Nina,
    Sou apaixonada pelo filme, clássico cult! Quando vi, já tinha ouvido muito falar, mas não esperava muita coisa, nem sabia muito bem do que se tratava. Já na metade do filme eu ainda não estava entendendo muito bem kkkkk Quando chegou no final, nossa! Fiquei maravilhada, lembro que assisti com meu namorado e nós dois começamos a formular teorias do que nós entendemos do final (e eu adoro filmes que me despertam isso), daí procuramos na internet, e não era nada do que havíamos discutidos kkkkk bom, faz parte né, depois que eu entendi, achei mais maravilhoso ainda! Uma obra prima, para mim! Estou doida com essa edição e doida para ler o livro também, se o filme já me conquistou, as expectativas estão muito altas para a leitura. Beijoss!

    ResponderExcluir
  18. Olá Nina ;)
    A Darkside sempre arrasa nessa edições, o livro parece lindo demais *-*
    Já conhecia Donnie Darko por cima, mas nunca me interessei muito em ler o livro ou ver o filme, até porque não gosto muito de filmes de "terror" haha mas como você disse que nem da tempo sentir medo, vou dar uma chance!
    Não fazia ideia de que o livro abordava o tema de viajem no tempo, e só por isso me interessei em ler, por isso adorei sua indicação!
    Enfim, adorei sua resenha e tenho certeza de que quando for ler o livro vou ficar que nem você, pensando e milhares de teorias para o que está acontecendo kkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Hahahaha somos duas então, porque eu nunca ouvi falar de Donnie Darko, até agora, hahahahah, o livro parece ser muito bom, gostei da resenha, e bacana essa coisa de viagem no tempo, tentarei ver o filme e quem sabe ele me encoraje para ler o livro, e realmente o coelho deve ter dado medo nas pessoas em 2000 e em alguns ainda hoje hahaha, eu por exemplo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir