Mamãe & Eu & Mamãe | Maya Angelou

Título original: Mom and Me and Mom
Autora: Maya Angelou
Ano: 2018
Editora: Rosa dos Tempos
Páginas: 175

Ao longo de muitos anos ouvi comentários sobre a força existente na figura de Maya Angelou. Ouvi exemplos de resistência, das batalhas que travou para conquistar seu lugar de direito em meio a uma sociedade que, ainda hoje, não é capaz de compreender que a cor de nossa pele não é fator determinante para indicar quem somos, como agimos, como devemos ser tratados, onde possuiremos livre acesso e onde nossa passagem será negada. 

Esse exemplo de mulher é muito mais do que alguém para nos guiar em meio as mudanças bruscas nos rumos da vida, ela é um nome importante para o movimento feminista, além de ser uma mulher negra que atingiu notoriedade em meio aos mais diversos ambientes artísticos, demonstrando a luta de uma legião que, assim com ela, encontraram mais empecilhos em sua jornada do que uma mulher branca encontraria.

Cantora, atriz, dançarina, ativista, cineasta, escritora e um exemplo de figura materna, Maya Angelou sempre acompanhou minha jornada pelo universo literário através de uma distância segura, porém, quando o momento se demonstrou propício, ela se apresentou com toda a força e luz existentes em seu ser e me encantou com sua escrita adorável e acessível, me fez derramar lágrimas por todo o sofrimento que a vida lhe afligiu, me fez reviver os desafios de sua vida e, acima de tudo, me fez acreditar que no fim, todas nós somos capazes de chegar onde esta louca e insana vida nos quis desde nosso primeiro suspiro.

"Ela havia me libertado de uma sociedade que me teria feito pensar que eu era a ralé da ralé. Ela me libertou para a vida. E, a partir daquele momento, tomei as rédeas da vida e disse: 'Estou com você, pequena.'"


Mamãe e Eu e Mamãe ressalta toda a força de Maya Angelou, mas consegue, em suas breves 175 páginas, ir muito além da biografia da autora que lhe deu origem, vindo a carregar consigo uma parte da vida de sua própria mãe, uma mulher tão forte quanto Maya, cuja personalidade cativante, conselhos preciosos, desafios diários e histórico peculiar não poderiam ser esquecidos por um mundo que, tantas e tantas vezes, se esquece das figuras que verdadeiramente deveriam transformar-se em seus exemplos.

A trajetória destas mulheres é delineada através de uma narrativa cativante e acessível, nunca escondendo, porém, as sombras que invadiram momentos específicos de suas vidas, as dores que marcaram sua história e os momentos de felicidade que preencheram seus corações e demonstraram que o amor é mais forte do que todo e qualquer desafio imposto pela vida ou sociedade.

A obra encontra-se repleta de lições, de mensagens para carregarmos por toda a vida, mas existe algo que permeia toda e cada página. A essência das palavras de Maya Angelou está baseada na relação entre mãe e filha. É o amor infinito de uma mãe que segura o filho pela primeira vez ou aquele que transborda após a construção árdua de uma relação entre mãe e filha, é a confiança existente entre as duas partes, a certeza de que, mesmo em nossas falhas e erros, teremos um porto seguro para o qual voltar e, em nossas conquistas, teremos alguém repleto de orgulho e carinho que nunca duvidou que que conseguiríamos. São os conflitos e as lembranças que guardaremos para o resto da vida, as discussões, os sonhos, alegrias e cada momento precioso que torna essa relação tão mágica e única.


Mamãe e Eu e Mamãe é uma homenagem a uma mulher forte que, em toda sua graça, luta e beleza auxiliou na criação de outra mulher forte. É o exemplo de narrativas reais que, ao serem separadas e interligadas novamente, destacam o poder que determinadas pessoas possuem na construção daquilo que somos ou viremos a se tornar. Maya Angelou é um exemplo de mulher negra e feminista e, para além da curiosidade que este livro pode gerar com relação a sua vida ou desafios que veio a superar, possibilitando que chegasse onde chegou, sua obra deveria apresentar-se como leitura obrigatória para todo ser humano.

20 comentários

  1. Oi, Izabel,

    Uma história como a da Maya - ainda mais tendo a mãe como base - merece ser reconhecida por sua real significância, pois é uma leitura de tamanha importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é realmente uma história que todos deveriam conhecer Daiane !!! Fazia muito tempo que queria ler algo da Maya e as expectativas foram mais do que atingidas, simplesmente amei esse livro !!!

      Excluir
  2. Parece ser uma historia linda, claro que tirando a parte do sofrimento. Mas pelos ensinamentos e a inspiração que passa para muitas pessoas, mulheres assim são grandes exemplos de força e dedicação. É uma historia que emociona e deixa lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquele livro para guardar no coração e indicar para todo mundo !!!
      Realmente, Maya e sua mãe são exemplos maravilhosos de mulheres que lutaram para atingir seus objetivos e superaram as dificuldades à sua própria maneira. São vozes que precisamos conhecer !!!

      Excluir
  3. Bel!
    Adoro biografias e se são de mulheres fortes e guerreiras, deve ser uma leitura aprazível e enriquecedora.
    Lição de vida tanto da Maya como de sua mãe, em tempos onde a mulher e negra, não tinha sua capacidade reconhecida.
    Quero ler.
    “.A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito, muito feliz por saber que quer ler esse livro Rudy !!!
      Essa é uma indicação que pretendo seguir oferecendo para todo mundo pois o livro realmente abre nossos olhos e permite que modifiquemos nossas ações !!!
      Aprendi muito e me encantei muito com a Maya !!!

      Excluir
  4. Já tinha lido o nome da mulher forte em muitos lugares, mas só havia dado uma passadinha breve na vida deste exemplo.
    Não sabia deste livro e estou encantada com tudo, desde título, capa, sinopse e resenha.
    Adoro biografias, ainda mais quando a vida de alguém pode nos ensinar coisas tão importantes.
    Vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa desse livro é a coisa mais amada do mundo né ?! *-*
      Também já tinha ouvido falar, e muito, da trajetória de Maya Angelou, mas só fui conhecer sua escrita por meio desse livro e tenho que dizer, que surpresa maravilhosa !!!
      Leitura recomendadíssima !!!

      Excluir
  5. Oi Izabel, o livro mesmo curto parece trazer uma grande história de vida de uma grande mulher e achei a resenha bem legal e empolgada e imagino que a leitura tenha sido bem marcante ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa leitura atingiu todas as minhas expectativas e foi além !!!
      É aquele livro que te marca mesmo, ainda mais se considerarmos tudo que já percorremos e ainda precisamos modificar na nossa sociedade !!!

      Excluir
  6. Gente, em que mundo eu vivo que nunca ouvi falar de Maya Angelou? Parece uma mulher tão marcante, com uma trajetória daquelas que trazem ensinamentos e que todo mundo deve ler né? Irei pesquisar mais sobre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa sim Tália !!! Uma parte importante das resenhas é justamente apresentar para vocês nomes que muitas vezes não são tão conhecidos assim, mas merecem ser ouvidos !!!
      A Maya é um grande exemplo de mulher, tenho certeza de que irá se encantar por ela !!!

      Excluir
  7. Oi Izabel!
    Eu conhecia só por nome, nunca tinha lido nd sobre Maya Angelou, que bom ler uma resenha bacana como esta, s me deixou com vontade de conhecer mais sobre ela, espero ler em breve esse livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito, muito feliz por saber que se interessou pela obra e vida da Maya Aline !!!
      Esse livro é uma ótima porta de entrada para conhecermos um pouquinho mais dessa mulher incrível, tenho certeza de que irá gostar !!! ;)

      Excluir
  8. Apesar de não curtir muito o gênero biográfico, acho que existem figuras que merecem ser conhecidas e que, quanto mais descobrimos a respeito, mais admiração ganhamod. Maya é uma dessas figuras. Este é um livro que, além de toda a questão do conhecimento e da curiosidade sobre a vida da protagonista, desperta no leitor emoções fortes e marcantes, sobre diversos temas e sobre a importância das relações que criamos ao longo da vida, o quanto elas podem influenciar nossa própria personalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso !!!
      Apesar de já ter ouvido falar da Maya e de conhecer pequenos fragmentos de sua trajetória, foi com esse livro que me encantei verdadeiramente por quem ela é e o que representa !!! Com certeza se transformou num exemplo para toda a vida !!!

      Excluir
  9. Oi, Izabel! Essa história parece ser muito emocionante e recheada de ensinamentos. Acho que deveria ser lido por todas as pessoas, por se tratar de um relato da vida de pessoas que sofreram tantos preconceitos. Mas, apesar de ficar com vontade de conhecer, não sou muito adepta às biografias, só consigo imaginar que esse enredo daria um filme e tanto, concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que a vida da Maya daria um filme incrível !!! Digno de Oscar !!!

      Excluir
  10. O livro Parece ser bem emocionante por tratar essa questão dos relacionamentos entre mãe e filha interessante e me lembrou muito o livro Laços de Família da Clarice Lispector

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada da Clarice, mas já fiquei feliz por saber que fez essa assimilação !!! Clarice Lispector é um nome importante que também precisa ser lembrado !!!
      Temos aí duas mulheres incríveis para conhecer !!!

      Excluir