Resenha: Soldier - Leal até o fim

Título Original: Soldier Dog
Autor: Sam Angus
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 248
Compre aqui

Estava mega ansiosa para essa leitura. Gosto muito de livros e filmes de cachorros, e mais ainda histórias sobre a primeira e segunda guerra mundial. Juntando os dois em um só livro então? Perfeito! Quando o livro chegou, estava com outras leituras em andamento, e acabei o deixando para depois. Com a correria dos meus dias, demorei a pega-lo novamente. Porém, quando peguei, durou 2 dias. Exatos dois dias foram necessários para eu ler esse livro. Adorei cada detalhe, e agora vou contar para vocês um pouquinho (só um pouquinho) para que vocês saibam do que se trata!

Stanley é um garoto de 14 anos, que mora com o pai, a quem chama de Da, em Longridge, na Inglaterra. Sua mãe, a quem chamava de Ma, morrera há alguns anos antes, e seu irmão mais velho, Tom, foi enviado para a guerra. O ano é 1917, ápice da primeira guerra mundial. Stanley e Da vivem em um rancho, onde treinavam cavalos e cachorros de sangue puro, e os levavam a competições. Agora na guerra, todos os 23 cavalos sangue puro de Da foram levados, e ele não vê mais sentido em nada.

"No início, Da ficou em silêncio. Em seguida, sua tristeza se transformou em raiva, seus longos e ameaçadores silêncios sendo interrompidos por repentinos ataques de fúria, enquanto seu amor por Stanley mudava para indiferença e, depois, para um doloroso desprezo."


A cadela premiada da família, Rocket é única a quem Da ainda pode treinar, e levar nas competições. Assim, mostra-se justificado o pavor que Stanley sentiu ao notar que o portão da casa havia ficado aberto. Rocket havia fugido. O pai fica furioso, e Stanley passa os dias na rua procurando Rocket. Certo dia a cadela surge na casa novamente, Stanley imagina que agora o pai poderia voltar a ser o mesmo de antes, mas as coisas só pioram. Da, trata com indiferença, tanto a cadela como o filho. Alega que nunca mais Rocket será a mesma, pois agora já esteve com cachorros vira-latas, e logo terá filhotes “ciganos”. 

Constantemente Da afirma que irá afogar todos os filhotes assim que eles nascerem, e o pavor de Stanley só aumenta. Ele aprende com a sua professora Lara Bird, tudo o que pode sobre cachorros e seus filhotes, inclusive lendo livros sobre o assunto. O grande dia chega, e os pequeninos estão nascendo. Três fêmeas nascem, e depois de 20 minutos, algo está estranho. Há um filhote nascendo com as patas primeiro, e quem ajuda no parto deste filhote, é Da. O filhote nasce fraco e logo não esta respirando. Stanley insiste, e após reanima-lo, a cãozinho, único macho, começa a se desenvolver, forte e saudável.


Com seis semanas de vida, Da resolve colocar todos os filhotes para adoção, menos o pequeno Soldier, que os ciganos não quiseram! Após alguns dias, Stanley acorda cedo para partir de casa, já que tem certeza que Da irá afogar Soldier na primeira oportunidade. O pavor toma conta do garoto, quando ele não encontra Soldier, e nem o pai. O rastro deixado pelo pai, é claro: ele afogou Soldier.

Stanley não podendo mais viver no mesmo ambiente do que aquele homem, que era seu pai, resolve ir embora. Ele se alista para o exército. Mentindo a idade, ele facilmente entra, já que a baixa nos soldados é constante no auge da guerra. No exército, Stanley logo vê a oportunidade de tornar-se adestrador de cães, e seu trabalho mostra-se primordial na guerra, e na capacidade de salvar inúmeras vidas humanas. 

"...tudo tão facilmente legível que Stanley se surpreendeu ao sentir um lampejo de afeto por esse gigante brincalhão desajeitado."


Não me xinguem! Eu realmente contei apenas o que está na capa do livro! Apenas com mais detalhes! Eu amei essa história, a maneira como foi contatada. Lembrar que Stanley tinha apenas 14 anos quando se alistou, chega a dar um aperto no peito, pois com certeza histórias parecidas com a dele, ocorreram. Ver a evolução dele, o amadurecimento, tudo é incrível. De jovem tímido, a uma coragem sem limites. O amor aos cachorros norteando o seu dia a dia.

Trata-se de um livro cheio de ação, reviravoltas, momentos emocionantes, e até engraçados! Ri, chorei muito! Fiquei com o coração apertado ao terminar o livro, e ver que tais fatos foram baseados em algumas histórias reais de guerra emociona demais. Fico pensando naqueles bichinhos lindos correndo em meio as saraivadas de balas, e fico pensando, que salvaram muitas vidas humanas, tudo pelo amor que sentiam pelos seus mestres e adestradores.




Espero que esse livro venha a se tornar um filme, pois com toda certeza vai ter uma legião de fãs (muita gente não gosta de ler, mas curte os filmes!). Eu com certeza vou ser uma dessas fãs! Já virei fã de Sam Angus, e ela pode escrever receita de bolo, que eu vou ler! Espero que gostem, e quem já leu, deixa nos comentários a sua opinião! 

XO, 
Enjoy.

42 comentários

  1. Oi!
    Adoro livros que envolvem bichinhos! Mas esse parece ser meio triste e mesmo assim eu leria. Enquanto eu ia lendo a resenha pensei mesmo que deveria virar um filme! Amei as fotos e ele já está na minha lista de leitura.
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/2015/11/resenha-ate-que-eu-morra-amy-plum.html

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, muito bem explicadinha!
    O olho do cachorro humilhou o meu kkkkk

    Tem post novo no meu blog.

    www.laizfonseca.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lili, tudo bem?
    Soldier está na minha lista de desejados desde o dia que eu soube do seu lançamento. Primeiro eu me apaixonei pela sua capa, depois pela sinopse e após ver algumas resenhas, percebi o quanto eu iria adorar em ler esse livro.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto outras resenhas de Soldier, mas sem me interessar muito ao ler a sua bateu aquela vontade de ler pra saber mais sobre a história desse garoto tão corajoso e seu companheiro, mas principalmente pra saber como os dois escaparam dessa
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachorros são lindos e sempre nos surpreendem com suas atitudes. Recomendo a leitura é linda!

      Excluir
  5. Ei Lili!
    Tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre esse livro, e todas elas me deixam cada vez mais animada!
    Tão lindo... tão sensível!
    Ao mesmo tempo, tão complexo...
    Eu quero!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br | facebook.com/pausaparapitacos | @pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  6. Oii Lili!
    Eu acho esse livro muito triste! haha
    Mas acho que leria sim, se surgisse a oportunidade.
    Apesar de eu não ser tão fã de livros que abordam a guerra, quando envolve animais eu não resisto! haha

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai, já eu fujo de livros com cachorros, me emociono demais, mas pela resenha da Lili parece realmente muito bom e apaixonante!

      Excluir
  7. Oi...
    Estou louca para ler esse livro ! Ouvi dizer que tem uma história linda .
    Quado ler quero muito estar dentre os fãs do livro , assim como você .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu adoro livros com cachorros, sempre são histórias bonitas e esse ainda envolve guerra, tenho muita vontade de ler e ainda não vi nenhuma resenha negativa dele, o menino de 14 anos na guerra deve fazer o leitor sofrer.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Denise, quando vi a Lili falando que o menino tinha apenas 14 anos fiquei chocada!

      Excluir
  9. Oi Lili!

    Livros + pets = choro na certa.
    Quando estava lendo e soube que também se tratava da guerra, meu coração já apertou aqui! OMG, quero ler, mas já sei que vou chorar tanto, que vou sofrer ao ver os dois sofrerem, mas que também vou sorrir muito quando os dois estiverem nos momentos mais felizes juntos...
    Ai, os pets são muito <3<3<3 e quem cuida merece todo o bem do mundo, e muito mais!
    Linda resenha, linda mesmo!

    Abraços! | Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Livros com cachorrinhos me fazem chorar na certa! Nunca tive coragem de ler Marley e Eu, nunca assisti Sempre ao seu lado e nem li nada sobre, não tenho coragem. Sua resenha tá ótima, parabéns 😘
    Blog Menina da Livraria

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tá lá na minha listinha de desejados do skoob, mas, a lista é grandeeee haha'

    Blog Coisas de Jana

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Preciso ler esse livro, simplesmente maravilhoso! Já sei que vou chorar só porque o caozinho morreu afogado! Livros que tratam de guerra sempre têm fatos reais, um pouco romanceados, verdade, mas sempre reais.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Fiquei com vontade de ler esse livro. Sou apaixonada por cachorros. O meu livro favorito até o momento é Marley & Eu. Eu quase molho o livro de tanto chorar no final do livro mas tudo bem, mesmo assim é o meu favorito daqueles que eu não dou, não vendo e não empresto a qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lara, eu ainda não li este livro e nem vi o filme. Por que meu noivo apenas me contou a história e eu chorei. Não aguento, sou muito sensível!

      Excluir
  14. Olá, vim visitar =)
    primeira vez que vi e li sobre o livro, a capa é linda, e a estória emocionante, quero lê com certeza!
    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  15. Li e achei sensacional o livro, a história, os personagens... Tudo. É difícil não se apegar aos personagens, ai eles me aparecem com cachorrinhos e aí eu simplesmente me entrego porque não vai haver jeito mesmo de se esquivar kkk. Linda resenha, parabéns!
    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oie

    Amo estórias sobre guerras e amo cachorros, sua resenha foi ótima e me deu vontade de ler o livro, parabéns!

    Arthur-literandototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gosta de exatamente as mesmas coisas que nossa querida resenhista Lili, ela adora ambos, resultado? Amou o livro ^^

      Excluir
  17. Oie,
    mesmo este não sendo meu estilo preferido de leitura tb gostei bastante do livro. Achei muito fofo.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amo livros de cachorros, mas não muito quando envolvem competições e coisas assim, mas mesmo assim leria, parece ser bem legal. Aliás, adorei a resenha, as fotos ficaram muito legais!

    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há competições flor, é um livro sobre a segunda guerra e os cães soldados ^^

      Excluir
  19. Esse livro deve ser a fofura em pessoa. Principalmente pra quem tem animais. Infelizmente não é meu tipo preferido de leitura. Um dia, quem sabe...
    Adorei as fotos e essa diagramação da NC está linda
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente quem ama animais deve achar a leitura interessante mas ao mesmo tempo, assim como eu, também triste. Eu me emociono demais =/

      Excluir
  20. Olá,Olá.

    Não conhecia essa leitura, achei a edição linda. Sua resenha me conquistou, fiquei com vontade de ler!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente Rebeca :)

      Excluir
  21. Amo esses livros com animais, são tão emocionantes!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e confesso que a premissa não me agradou muito, pois não é o tipo de leitura que faço com frequência. Contudo, o livro não me parece ser ruim, apenas o gênero que não me agrada.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. OIE, tudo bem?? MEU DEUS! Eu necessito desse livro! Eu também amo essas histórias das Guerras, e eu fiquei mega curioso com essa sua resenha! Quando você escreveu que o Stanley tinha se alistado com 14 anos, eu fiquei tipo ''Como assim cara??! EU tenho 14 anos, é como se fosse eu indo pra guerra!'' rsrsrsr!

    Abraços =)

    Só Mais Um Palpite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuu somos dois Daniel, achei esta parte no minimo intrigante, um gancho para iniciar a leitura!

      Excluir
  24. Ooiiiii...
    ai gente chorei...que livro e esse...que so a capa me emociona...a historia e realmente incrivel...ele foi muito corajoso em se alistar pro exercito...espero que ele tenha um final feliz...otima resenha e dica....beijocas....

    ResponderExcluir
  25. Que linda capa, linda resenha... Nossa depois de tudo isso o pai dele teve essa coragem de fazer isso com o cão? : (
    Quanta coragem a do garoto, ora inocente cuidando de cães, ora se alistando no exército para fazer o que sua inocência não deixou: o gosto por cães!
    Curioso pelo final!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Vitor, falou tudo em seu comentário, sem dúvidas Soldier é uma história marcante.

      Excluir
  26. Parece lindo! Pelo título achei que seria uma história semelhante a do filme "Sempre ao seu lado", mas pelo jeito não tem muito a ver. Gosto bastante de livros que envolvem a época de guerras pois tendem a ser bem emocionantes e esse parece não fugir à regra!

    Tami
    Gaveta Abandonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami nem me fala desse livro, foi o único de cachorros que vi e passei muito mal, sou muito sensível!

      Excluir
  27. Já li outras resenhas sobre Soldier, mas a sua está maravilhosa, cheia de detalhes, fiquei alegre e triste ao mesmo tempo com a história, amo animais, a capa está linda demais.
    Beijos...

    ResponderExcluir