Resenha: Maze Runner - Correr ou Morrer

Título Original: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Ano: 2010
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 426
Compre aqui

Correr ou Morrer é o primeiro livro da série The Maze Runner do autor americano James Dashner. Meu interesse sobre o livro surgiu no dia que soube que o mesmo viraria filme e após ver o trailer não resisti. Fiquei extremamente intrigada e acabei pedindo o box da série de dia dos namorados e eu ganhei. De começo, foi difícil não compará-lo a Jogos Vorazes, mas lendo apenas algumas páginas já constatamos que a história é muito mais do que isso e é digno dos seus próprios elogios, sem comparações. Mas ainda sim carrega a excitante temática de survivor, custe o que custar. Vamos conhecer um pouco então?

Thomas acorda. Ele que está dentro de uma caixa metálica em movimento e não se lembra de nada. Ao sair desta caixa, percebe que não está sozinho, ele é acolhido por mais garotos, todos com a mesma faixa etária e que logo lhe apresentam A Clareira, um espaço aberto onde vivem cercados por um labirinto gigante. Assim como Thomas os "clareanos" não se lembram como foram parar ali e nem o porquê. O pouco que sabem é quase nada.

As únicas coisas que sabem é que são observados pelo o que eles chamam de Criadores e que toda noite as portas do labirinto se fecham e pela manhã se abrem novamente. A cada 30 dias, um novo garoto é mandado e há dois anos, os chamados de "corredores" vão explorar o labirinto para procurar a saída, mas sempre voltando a tempo, antes que as portas se fechem. Parece ser uma tarefa fácil comparado ao tempo que estão lá, a não ser pelo fato que as paredes desse labirinto se movem todos os dias.

Nesta "sociedade" criada por eles, existe uma hierarquia e cada um tem sua função, Alby e Newt são os líderes ali e fica sobre a responsabilidade deles e ao pequeno Chuck mostrar o pouco que sabem da clareia para Thomas. Thomas sabe que de algum modo é diferente, ele sabe que já esteve ali e sabe que deve ser um corredor, por que só assim poderá ajudar o grupo. Sua chegada é importante, ele guarda informações ocultas em sua cabeça e sabe que isso é a chave para desvendar os mistérios do labirinto. Após sua chegada, coisas estranhas começam à acontecer, como alguns clareanos o reconhecendo sem saber por que e até a tentativa falha de seu assassinato.

Além disso, mais um fator altera a rotina corrida desses garotos, a caixa chega novamente, após dois dias da chegada de Thomas, mas dessa vez ele trouxe uma garota, Teresa a única do grupo. Thomas a reconhece apesar de não se lembrar de onde e sabe que ambos carregam uma ligação forte (tão forte que têm um jeito especial para se comunicar), mas ela trouxe uma mensagem com ela - está é a última e tudo vai mudar.


Thomas é um personagem teimoso e de personalidade forte e as poucas respostas que lhe são dadas não o satisfazem. Logo, ele acaba quebrando a regra número um do grupo - apenas corredores podem entrar no labirinto. Isso parece ser um delito pequeno, mas não, ele resolve entrar no labirinto justamente a poucos segundos das portas se fecharem, mas posso lhes garantir é por um motivo importante. 

Agora já está feito e de algum modo Thomas terá que arranjar um jeito de desvendar os segredos mais sombrios guardados em sua mente, nem que para isso tenha que passar por uma grande dor. E ele terá que correr… lembrar e correr muito, sem parar. Nunca algum clareanos voltou do labirinto para contar a história depois que os portões se fecharam, até a chegada de Thomas. Mas o que tem lá? Criaturas horríveis chamadas de Verdugos, que vivem nos corredores do labirinto a noite e apenas uma picada das suas garras pode ser letal.

O tipo de diálogo que os clareanos criaram nesta sociedade é intrigante, juntamente com seus hábitos estranhos, com este dialeto só deles, eu me peguei falando algumas dessas "gírias" mais de uma vez e isso é um ponto forte do livro depois do entendimento dessas palavras a história e muito mais fluida. 

Em Correr ou Morrer veremos muito pouco da distopia, é uma espécie de introdução da história e é claro, que quando terminamos o livro ficamos com aquela cara de tacho: OK tenho que pegar o próximo livro... agora. Quase nenhuma resposta é dada, nem ao leitor muito menos a Thomas e aos clareanos, mas acreditem isso não é ruim.

O livro cumpre com seu objetivo, desde do início prende a atenção do leitor, os capítulo são curtos e sempre terminam com aquele "Q" a mais, o que faz que o deslizar das páginas simplesmente aconteçam sem você perceber. A história é extremamente original então como disse lá em cima, esqueçam qualquer tipo de comparação com outra série. As revelações dos fatos são incríveis e acreditem, pouco previsíveis. 

Na trama, recuperar a memória não é o mais importante, a necessidade da sobrevivência grita mais alto. Pode ser que a recuperação da memória não seja tão agradável assim não é mesmo? O passado pode revelar muito sobre a vida de Thomas, mas será que ele aguenta as consequências disso? Veremos mais sobre isso nos próximos volumes da série, que são: Prova de Fogo, A Cura Mortal e Ordem de Extermínio.

A primeira adaptação chegou nos cinemas em 2014, confira o trailer aqui.

91 comentários

  1. Joi, você não faz ideia o quanto quero ler este livro. E de preferência antes da estréia do filme.
    Acho até bom você falar bem dele, que voltou minha vontade de lê-lo. E agora serei obrigado a comprar hahaha

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha joi =D
    Parabéns pelo sucesso do blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, eu queria muito ler ele, mas só soube da existencia dele por causa dos trailers que são bastante comentados. Vou querer primeiro ver o filme e depois ler o livro, sei lá esquizitice minha.

    Beijos, Amanda.
    http://ripleyentenderia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe mas o importante é ler, antes ou depois não deixe de conhecer esta historia!
      Joi

      Excluir
  4. Por mais que o final da série seja mais ou menos, é perfeito. Leia prova de fogo logo, você irá simplesmente devorar

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é INCRÍVEL! Traz um mistério sem igual. A única distopia que encontrei que chega perto de THG...

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatriz.santosblogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clara, tudo bem? estou gostando bastante é bem diferente ^^ só pelo fato de ser narrado por um menino!
      Beijos Joi

      Excluir
  6. Só vejo resenhas positivas desse livro, mas nunca tive vontade de ler!
    Adorei a dica e a sua resenha incrível!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rízia mas nao deixe de conferir o livro e o filme prometem! Joi

      Excluir
  7. Olá Joi...
    Nossa, ouvi falar do filme que vem por aí, mas não sabia que era de um livro.
    Pelo que você descreveu na resenha, que está maravilhosa, o livro é muito bom e fiquei ainda mais curiosa em conhecer essa história.

    Beijoooos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma conferida no trailer Fer você vai adorar e ficar bem intrigada! Joi

      Excluir
  8. Oi Joi,
    Nossa só de ler a resenha já me deu arrepios, quando você fala que os dois tem uma maneira especial de se falar.. Ui hahaha
    Mas agora fiquei curiosa sobre esse livro!

    Beijos

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem bacana a maneira que os dois se comunicam mas não espere nenhum explicação disso nesse primeiro livro! hahha

      Joi

      Excluir
  9. OI Joi, resenha maravilhosa! Até mesmo eu que não curto muito ler distopias, fiquei mega interessada!
    Vou assistir ao filme com certeza, mas quanto ao livro, vou esperar mais um pouco, pra ver se me animo. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi,
    Eu não sou muito fã de distopias, então não fiquei tão interessada pelo livro, mas vou tentar conferir a adaptação para ver o que acho.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla tudo bem? eu adoro distopias então já viu né?! Amei! hahaha Joi

      Excluir
  11. Já ouvi ótimas opiniões sobre esse livro, mas estou mais animada em ver o filme do que ler a série.

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo trailer já vi que vou amar, mas o livro foi igualmente intrigante. Adorando!
      Joi

      Excluir
  12. Assim como você fiquei louca pelo livro depois de ver o trailer!
    Já comprei, só falta tempo de ler mesmo, rs!
    Espero conseguir ler antes da estreia *-*

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  13. Estou, simplesmente, apaixonada.
    Fiquei super curiosa por esse livro do qual nunca havia ouvido falar antes. Quero muito lê-lo *-*
    Juro que vou comprá-lo! Aí venho aqui dizer o que achei.
    Obrigada pela dica.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse tipo de livro! E, após ler a resenha, a vontade de sair de casa agora e ir a um livraria comprar é imensa! hahhaha
    Beijinhos ♥
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é isso Hellen hahaa o livro vale a pena te garanto! Beijos Joi

      Excluir
  15. Eu quis muito ler quando lançou, agora já passou um pouco a euforia, mas ainda é um dos desejados sim, sempre vi falarem muito bem dele...

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/07/sorteio-de-um-diario-da-serie-diario-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van! é maravilhoso espero que consiga ler antes da estreia ^^ Beijos Joi

      Excluir
  16. Oi Joi!
    Apesar de não ser muito fã de distopias quero muito ler Correr ou Morrer. Espero poder ler antes da estreia do filme para assim poder compará-los. Adorei a resenha!

    Beijos.
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica tudo bem? Obrigada, espero que consiga ler sim! Joi

      Excluir
  17. Adorei a resenha, esse livro já está na minha lista a um tempo, e espero ler logo :)

    Beijos :*
    http://colecionadoresdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler também Ana! é super bom hahaha. Beijos Joi

      Excluir
  18. Oii Joooi!
    Meu box de Maze Runne chegou esses dias! mas estou com taaanta coisa na fila que vou deixar para depois, ainda mais que li um resenha esses tempos que me deu uns spoilers... AAH. detesto!
    mas vou ler antes da estréia do filme, META! Principalmente porque quero ver o lindo do Dylan e ver o filme sem ler o livro é horrivel! haha

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha poxa resenha com spoiler não era! Uma pena...mas espero que leia antes da estreia =D Beijos Joi

      Excluir
  19. Já vi bastante gente falando desse livro. Tenho interesse em lê-lo.
    Parabéns pela resenha.

    Segui seu blog. (=

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  20. Não botava muita fé nesse livro não, mas sua resenha e o fato de estar saindo o filme me deu muita vontade de ler agora kkkk
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda, que bom que a resenha conseguiu te influenciar positivamente =D

      Joi

      Excluir
  21. Oiee ^^
    Também postei a resenha do maze hoje...kkkk'
    Enlouqueci quando vi o trailer, só faltei chorar *-* estou super mega doida para ver o filme.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    não conhecia o livro.
    Pela capa e título acho que não compraria, mas gostei da resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Joi!
    Nossa, eu quero muito esse livro! Todas as resenhas que já li sobre ele são positivas e a premissa é ótima nos deixa empolgados para conhecer a história. Nem estava sabendo do filme, agora preciso ler logo o livro antes de assistir. :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia antes da estreia Rafa! é maravilhoso! Beijos Joi

      Excluir
  24. Quero muito ler esse livro, por conta da filme. Assim que der vou comprar ele. Curti a resenha quero saber mais sobre o thomas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Hey Joi, eu já disse que amo suas resenhas? haha',
    achei super completa a resenha, e como das outras que cheguei a ler sobre o livro, tive a mesma vontade de sempre que é ler ele haha,' muito bom mesmo;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida ^^ espero que leia realmente é ótimo! Beijos Joi

      Excluir
  26. Oi Joi,

    A sua resenha está um espetáculo, parabéns!

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha, vi o trailer ontem. Mas, decididamente a sua resenha me arrebatou para ler esta obra e como tenho gostado de distopias, esta com certeza é uma indicação para a minha pequena enorrrrme lista de desejos. rsrsrs.

    Aproveito para agradecer a visita ao meu blog. Estou seguindo você no FB e no Blog.

    Beijos
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oio Tania obrigada! Sinta-se a vontade de voltar sempre que desejar viu?! Beijos Joi

      Excluir
  27. Ei Joi, tudo bem?

    Fato 1) Eu estava sumida. Foi mal, amiga. Viajei a trabalho e esses dias tem sido meio corridos. To cheia de comentários pendentes, mas nunca posso deixar de passar aqui, né?
    Fato 2) Acabei de descobrir o que V&R quer dizer. OBRIGADA
    Fato 3) To doida pra ler esse livro, ÇOCORROOOOOO

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainn Obrigada Kel, vindo de você não sabe o quanto é especial! Uau não sabia dessa curiosidade sobre a editora viu? Amei!

      Leia logoooooooo! hahaha

      Beijos Joi

      Excluir
  28. Oi Joi, tudo bem flor?
    Vi o trailer do filme quando fui assistir ACEDE, e fiquei muito curiosa. Me parece aquele tipo de livro em que os personagens precisam ficar em alerta o tempo todo. Dica mais do que anotada, e espero poder conferir o livro em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler em breve também Amanda é maravilhosa a distopia de James! Beijos Joi

      Excluir
  29. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Pretendo ler antes da estreia, vamos ver se dá tempo :\

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna tudo bem? Da sim a leitura é tão fluida que rapidinho você termina! Beijos Joi

      Excluir
  30. Oi, adorei seu blog!
    Quanto a esse livro, eu só fiquei sabendo da existência dele quando vi o pessoal comentando o trailer do filme. Parece muito bom, e é um livro que certamente iria me agradar. Mas por hora, espero pelo filme, pra depois talvez pegar ele, quando a fila diminuir um pouco.

    De qualquer forma, gosto de livros com capítulos curtos, são ótimos pra quando se está com pouco tempo. Aí a qualquer momento dá pra fazer uma pausinha e ler um pouco sem grandes problemas.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago adorei te receber por aqui! Realmente capítulos longos são tãooo cansativos! hahha Obrigada pela visita e volte sempre viu?!

      Joi

      Excluir
  31. Tô com ele aqui para ler, Joi! Roendo as unhas enquanto, mas fazer o quê, tem que respeitar a ordem de leitura kkkk Amei seu resenha, pena que o livro perdeu uma notinha, mas espero que os próximos respondam as suas perguntas! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero Tici!!! =D Leia logo hahaha você vai amar. Beijos Joi

      Excluir
  32. Eu estou muito curioso quanto a esse livro; parece ser excelente. A premissa dele é ótima. Preciso ler antes de assistir ao filme.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo Marcos é sensacional tenho certeza que vai gostar! Beijos Joi

      Excluir
  33. Oi Joi, tudo bem?

    Eu também me interessei pelo livro assim que soube que ele viraria filme. Na realidade, quando eu vi o trailer já adorei a história e soube que queria ler a saga. O problema é que ando tão sem tempo para ler uma série nova... Ainda assim, vou ficar de olho porque sua resenha me deixou curiosa.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Pah o objetivos das minhas resenhas é isso, instigar o pessoal a ler ^^ Assim que tiver um tempinho leia! Beijos Joi

      Excluir
  34. Olá, minha flor!
    Eu tenho este livro aqui e ainda não o li, acredita? :( E acho que não dará tempo de lê-lo antes de assistir ao filme, mas não tem problema… Eu posso assistir e ler depois, pois não sou muito ligada a esse tipo de sequência. O importante é que este livro vale a pena e merece todos os elogios que recebe (rs). Espero me sentir envolvida pela história assim como você! Mas acho que o livro deve ser muito tenso, não é? :O
    Adorei sua resenha, como sempre!
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran o livro é bem envolvente e principalmente intrigante ansiosa pelo próximo! Joi

      Excluir
  35. Oi eu ainda não tenho o livro e não li,confesso que me atrai bastante pois é o tipo de leitura que curto bastante.
    Imagino o que seria ser colocado numa caixa e depois acordar num labirinto para achar a saída,e agora com o filme para estourar nas telinhas vai ser ótimo.

    ResponderExcluir
  36. Realmente a história é extremamente original. Durante a leitura, eu ficava querendo desvendar os enigmas, compreender tudo o que estava acontecendo, mas o (pouco) que imaginei não chegou nem perto da realidade. Como você disse, é tudo pouco previsível. Gostei demais do livro e estou ansiosa para os próximos volumes (e para o filme com Dylan Lindo, claro) *--*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna! hahha exatamente é tudo que senti assim como você lendo Correr ou Morrer, e eu amei! Ansiosa pelo filme e pelos próximos também!
      Beijos Joi

      Excluir
  37. Eu também li por causa do trailer, fiquei com essa sensação a principio de que era muito parecido com JV mas depois, cara esse livro me fez ficar elétrica para saber o final e o final da série o que eu preciso dizer que me desagradou... não curti. Vou comentar isso na resenha do último livro. ¬¬"

    Gosto do fato do pessoal não idolatrar o Thomas quando ele chega, ele é só mais UM um NOVATO e não vai chegar querendo botar ordem na bagaça. Ele tem que conquistar e se provar. O que não vamos muito em outros livros geralmente.

    beijos!
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayyyyyyyy querida! Realmente e eu adorei o fato de ser uma narrativa masculina adorei.

      Ainn nem me fala sobre o final, quero ler os próximos em breve para assim discutirmos!
      Beijos Joi

      Excluir
  38. Oi Joi!
    Nossa, estou louca para ler esse livro! Quero ler desde antes de ficar sabendo do filme... Vou tentar ler antes da estreia para poder comparar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim Sora e depois volta aqui para a gente conversar sobre ^^ Joi

      Excluir
  39. Nossa eu quero muito ler este livro !!! E meu interesse por ele foi exatamente como você disse, eu só me interessei depois que descobri que o mesmo viraria filme !!!
    Com relação ao detalhe dos personagens da clareira possuírem um dialeto próprio, isso também acontece em Laranja Mecânica, onde existe o dialeto nadsat. Quem sabe o autor não se inspirou nessa ideia para elaborar o dialeto presente no livro ?
    Mais uma vez adorei a sua resenha, me deixou ainda mais ansiosa para ler !!!
    Beijinhos

    http://www.ryokobel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel leia sim você vai adorar, eu vi o filme de Laranja Mecânica a muito tempo e lembro pouco, preciso fazer esta releitura, mas o livro esta caríssimo!

      Por enquanto vou ter que esperar =/
      Beijos Joi

      Excluir
  40. Eu li esse livro há um tempo e agora estou relendo, primeiro por causa do filme e segundo porque eu quero ler os outros (que ainda não tinha quando eu li na primeira vez). Esse livro é realmente MUITO bom e merece ser lido.
    Realmente, no início dá pra comparar com outros livros, mas depois você percebe que é bem diferente...rs
    Amei a resenha!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani é bem original e só por isso a saga já ganhou pontos comigo! Amei. Beijos Joi

      Excluir
  41. Nossa que resenha maravilhosa.
    Fiquei com muita vontade de ler essa história, tanto que fui adicionar ele no skoob
    Parabéns.

    Beijos Fer
    http://www.matoporlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fer! Leia assim que tiver a oportunidade vale cada página! Joi

      Excluir
  42. Eu não vejo a hr de ler este livro, e o trailer é realmente maravilhoso. Adorei sua resenha Joi, só não sei muito o que falar sobre ela, pq como sempre, você me conquistou para ler o livro e me deixou sem palavras, sério. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess! Obrigada! Espero que tenha a oportunidade de ler o livro em breve! Joi

      Excluir
  43. Olá Joi!
    Eu até hoje não li jogos vorazes e sempre ouço falar super bem desta série Maze Runner e por algumas vezes estive prestes a comprar mas acabei deixando para depois já que a fila de leituras está imensa. Mas ainda não descartei as possibilidades.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não descarte Márcia, ambas Correr ou Morrer e Jogos Vorazes são maravilhosas e são dignos de todos os elogios ^^

      Joi

      Excluir
  44. Oi, Joi!!

    Já tinha ouvido falar muito do livro. Senti mais ainda agora pela sua resenha a empolgação que as pessoas têm com ele. Só que acho que não o leria agora.. estou tentando ler séries de distopia por vez. Ainda estou para terminar Divergente (falta só Convergente) e depois passo para Jogos Vorazes. Sei que ele não é "tão" distopia (mais introdução), pelo que você disse, mas fica pra mim como o clima de uma. Quem sabe mais pra frente leio? De qualquer forma, a premissa parece interessante. :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo Vivian que assim que tenha a oportunidade leia Maze Runne é igualmente boa, quisá melhor que Divergente hehehe sairá um pouco da zona que tem como protagonista mulheres! Beijos Joi

      Excluir
  45. Eu curti bastante a história. Achei o começo meio parado e demorei um pouco pra me envolver mas depois, nossa, adorei! A primeira vez que eu ouvi falar em Maze Runner foi numa entrevista com a Elizabeth Banks. Ela comentou que leu o livro e alguém falou que se ela tinha gostado dele, deveria ler Jogos Vorazes. Daí ela leu e virou fã e 'exigiu' ser a Effie quando soube do filme hahuaehuae.
    O trailer tá sensacional! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau não sabia desta historia, já amei! Que máximo ela ter se identificado tanto com a personagem, que é a cara dela! Beijos Joi

      Excluir