Serraria Baixo-Astral | Lemony Snicket

Título Original: The Miserable Mill
Autor: Lemony Snicket
Ano: 2002
Editora: Seguinte
Páginas: 175

Pobre leitor, após a leitura de três árduos livros, repletos de obstáculos e infortúnios, é com tristeza que lhe aviso que, não será no quarto livro de Desventuras em Série que a sorte dos irmãos Baudelaire irá mudar. 

Mais uma vez encontraremos os órfãos lutando por suas vidas e seu futuro, descobriremos os inusitados disfarces do Conde Olaf e, perceberemos a falta de responsabilidade de adultos responsáveis. No quarto livro da série acompanharemos os desafios de Violet, Klaus e Sunny através de uma narrativa que, apesar de possuir elementos semelhantes aos três livros anteriores, destaca a utilização de uma fórmula repaginada, encantando o leitor e permitindo que este mantenha a curiosidade com relação ao destino dos órfãos mais desventurados da história da literatura de ficção.

Em Paltryville, cidadezinha afastada e esquecida por tudo e todos, existe uma serraria – um estabelecimento voltado para o corte e processamento de madeira, o leitor deve conhecer, eles cortam árvores e as transformam em madeira que é destinada para as mais variadas funções. A Serraria Alto-Astral será a casa e também local de ofício dos pobres irmãos Baudelaire. Ali eles trabalharão dia após dia, não receberão qualquer remuneração por seu esforço – o que classifica, caro leitor, um típico trabalho escravo. Os irmãos nem mesmo receberão alimento suficiente para suprir suas necessidades diárias. E tudo isso acontece sob os olhares ambiciosos de adultos que deveriam ser os responsáveis por sua segurança, felicidade e educação."Por mais que se esforçassem, não conseguiam acreditar que fosse uma coincidência haver em Paltryville uma casa com a forma exata da tatuagem do Conde Olaf."



A serraria e seus donos, porém, serão o menor dos problemas na nova situação em que os órfãos se encontram. Próximo ao estabelecimento encontramos o consultório da Doutora Orwell, a misteriosa especialista em globos oculares. Ela esconde um segredo, mas talvez, esconda também uma recepcionista que pretenda concretizar algo muito mais diabólico do que marcar novas consultas em sua agenda.

Desventuras em Série pode ser cansativa quando conferimos um livro logo após ter finalizado a leitura do anterior, mas percebi que ao deixarmos um período de tempo considerável entre uma leitura e outra, seremos capazes de aproveitar ainda mais a experiência e desafios dos três protagonistas dessa história. 

O tempo torna-se necessário pois, embora apresente a escrita irônica, divertida e cativante de Lemony Snicket, nos primeiros quatro capítulos da série, com leve divergência no quarto livro, observamos uma fórmula repetitiva que pode cansar leitores maduros ou perceptivos, que gostam de mudanças nas narrativas e enredos para diversificar a lista de leitura.


Serraria Baixo-Astral e suas pequenas alterações na fórmula clássica de Lemony Snicket, toda a perseverança e criatividade dos órfãos Baudelaire e a escrita adoravelmente pessimista, educativa e irônica do autor conquistam mais uma vez os leitores que retornam para a história. A obra nos mantém curiosos e ansiosos pelos próximos acontecimentos, mas, não sem antes estabelecer um breve período longe da história. Que é para continuar amando!

Confira a série Desventuras em Série:
1. Mau Começo
2. Sala dos Répteis
3. O Lago das Sanguessugas

20 comentários

  1. Mesmo já tendo visto as duas temporadas da série, sou doida pra começar estes livros. Mas sabe, ganhei os quatro primeiros volumes em um blog e o primeiro?? Não veio :/
    Acabei ficando com apenas três livros, segundo, terceiro e quarto. Pedi o primeiro, mas ainda não chegou e nem sei se chegará.
    Acompanhar a vidinha nada fácil deste órfãos é algo fantástico,mas ainda não perdi as esperanças de poder ler todos!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito ?! E agora, já conseguiu receber os livros ?!
      De qualquer forma vou ficar aqui torcendo para que consiga iniciar a leitura dessa série tão amadinha !!!

      Excluir
  2. Oi Izabel, sobre essa história se não me engano só vi o filme, mas acho as resenhas da série de livros bem bacana, não sei se seria uma leitura para agora, mas vou considerar teu conselho sobre ler com um certo espaço de tempo entre um livro e outro pra não tornar a história maçante ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dica de deixar o tempo passar entre a leitura de um livro e outro da série é a melhor coisa Lili !!! Como eles seguem uma estratégia muito parecida, pelo menos até este volume, ler num fôlego só reduz bastante a aquela agradável experiência de leitura, rsrsrs.
      Tirando isso é uma série que merece ser lida, e espero continuar trazendo as resenhas desses livros para vocês, mesmo que demore um pouquinho, hehehe

      Excluir
  3. Oi Izabel!
    Vi apenas o filme, tentei acompanhar a série mas por falta de tempo abandonei, mas assim que der qro retomar...
    Sobre os livros, eu pretendo ler qdo surgir oportunidade tbm, as capas são lindas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é uma gracinha, apesar de um tanto quanto sombria, rsrsrs. Estou gostando do direcionamento até agora !!!
      Quanto aos livros, espero que tenha a oportunidade de iniciar a leitura, essa é uma história que vale a pena ser lida. ;)

      Excluir
  4. Oi, Izabel,

    Eu não sei nada a respeito dos livros anteriores, mas a carga dramática e pesada é mais bem nítida nesse volume, por ir ao encontro de um tema difícil e cruel.

    Esse toque de realidade presente no livro dá mais vigor e uma atenção especial, pois essa aventura é uma das piores que um personagem precisa passar.

    Então, vemos que autor soube manusear cada linha tênue do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pude perceber ao longo da leitura destes quatro volumes é que o autor segue uma estratégia bem parecida em todos os livros, o que pode incomodar um leitor maduro, mas isso também não pode ser classificado como um defeito, é só algo que pode atrapalhar a leitura !!!
      Mesmo assim, sinto que as coisas vão ficar cada vez mais sombrias e confusas daqui pra frente ... resta conferir os próximos volumes para descobrir né ?! XD

      Excluir
  5. Bel!
    Imagino que seja triste e desolador ler, livro após livro, todo sofrimento dos irmãos e nesse parece que é ampliado porque além do Conde Olaf, ainda tem o tal de Senhor que parece ser pior do que ele...Afffffffeeeee!
    Uma ótima semana!
    “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de todos os livros possuírem esse aspecto sombrio, desolador, de uma situação com fundos de verdade, foi aqui que senti um baque maior Rudy !!! Talvez a própria atmosfera mude um pouco daqui para frente. Se for me embasar pelo seriado, acredito que as coisas vão ficar cada vez mais difíceis de digerir !!!
      Mas vamos aguardar as próximas resenhas para descobrir né ?!

      Excluir
  6. Nunca li os livros de desventuras em série, meu sonho é comprar o box! hahaha
    Tb não acompanhei a série da Netflix, apenas vi o filme há muuuitos anos atrás! hahaha
    Nem lembro de todas as desventuras que os irmãos passaram... hahaha
    Muita vontade de ler que fiquei agora! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O box dessa série é um amorzinho só né ?! Eu estou comprando, ou recebendo, os livros todos separados, mas pouco a pouco vou lendo tudo !!!
      Espero que tenha a chance de conhecer a trajetória desses irmãos de perto !!!

      Excluir
  7. Eu estava pensando nisso se essas historias não ficam um pouco cansativas por causa das repetições, mas é interessante saber o que o vilão vai aprontar dessa vez e seus disfarces rs. Ainda não li nenhum livro e nem assisti a série, mas sei como os órfãs sofrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os volumes cansam um pouco Maria, principalmente se lidos um atrás do outro, rsrsrs. Mas já percebi que se dou um tempo entre uma leitura e outra, consigo aproveitar melhor a história !!!
      Agora preciso dar um jeitinho de pegar o próximo volume para descobrir o que virá a seguir. ^-^

      Excluir
  8. Acompanho a série da Netflix e já assisti ao filme baseado nos livros, mas a vontade de conhecer a história original se mantém intacta. Apesar de ser uma série longa, acho que o tom de aventura e ironia que se estende através dos livros acaba por manter o leitor preso e atento à trama. Acredito que dar um tempo entre os livros possa ser uma boa estratégia para não tornar repetitivo o processo de conhecer as histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série da Netflix é uma graça né ?! Apesar de estar ficando cada vez mais sombria !!! Oo Porém, já estou percebendo que os livros também seguem para um caminho um tanto mais pesado, então acredito que o seriado segue fiel, rsrsrs

      Excluir
  9. Eu assistir à primeira Temporada que teve da adaptação desses livros e eu também assistir o filme que fizeram com o din Kerry Mas eu ainda não tive oportunidade tempo e paciência para ler os livros coisa que eu venha me impondo a muito muito tempo pretendo sim ler este livro até o fim do ano apesar do livro parecer um pouco repetitivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui torcendo para que tenha a chance de conferir essa série Carolina. ;)

      Excluir
  10. Oi, Izabel. Queria ter conhecido essa série quando era mais nova, acho que teria gostado bastante, hoje em dia não sei se gostaria de ler essa série, primeiro pelo tamanho, segundo por causa da temática um pouco mais infanto-juvenil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a ler esses livros quando era bem nova, mas na época não tinha como comprar os livros, hehehe, então só consegui dar continuidade agora. Apesar do publico alvo, é uma trama bacana de se acompanhar, desde que não se leia tudo de uma vez. XD

      Excluir