Resenha: Fera

Título Original: Beast
Autora: Brie Spangler
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Páginas: 383

No mundo em que vivemos hoje ser diferente nem sempre te proporciona um tratamento privilegiado. Dylan sabe exatamente como é isso. Com quinze anos de idade ele já tem 1,98 de altura, pêlos pelo corpo inteiro e não é exatamente o modelo de aparência que as pessoas definem como "bonito". Além disso, as pessoas vivem o subestimando por sua aparência, sempre sugerindo que ele seria um ótimo jogador de futebol americano, sem nunca perguntar se ele ao menos gosta do esporte. 

Um dia sua escola muda o código de vestimenta e proíbe o uso de bonés, o que deixa Dylan transtornado, já que o boné era uma das maneiras que ele usava pra se "camuflar". E é nesse momento de desespero que ele sobe no telhado de casa para pegar uma bola e acaba caindo de lá e quebrando a perna. O médico ortopedista desconfia que ele não tenha caído por acidente e o manda para um grupo de apoio para pessoas que se machucam de propósito. 

É nesse grupo que Dylan conhece Jamie, uma garota linda que chama a atenção dele desde o primeiro momento. Os dois conversam bastante e acabam se aproximando, entretanto, o que Dylan não desconfia é que Jamie não é uma garota comum. Ele acaba descobrindo um fato sobre Jamie que muda completamente sua perspectiva sobre ela e acaba se afastando. Porém, não demora muito para que Dylan perceba que seus sentimentos por Jamie já são muito fortes e que não será tão fácil manter distância.

"Gostaria de poder acordar e ser alguém diferente. Só por um dia."



Fera, não é bem o que nós esperamos de uma releitura de A Bela e a Fera. É muito melhor! O tema principal gira em torno do assunto "aparências" e como as pessoas que não seguem exatamente o "padrão" aceito pela sociedade, acabam sofrendo. Na maioria das histórias que já li, principalmente em romances, os protagonistas sempre eram super atraentes. Então foi uma experiência muito interessante ler um livro narrado pela perspectiva de um protagonista que não gosta de sua aparência e claramente não recebe o mesmo tratamento que pessoas bonitas recebem. 

Analisamos como somos ligados na aparência e julgamos as pessoas conforme o exterior, sem antes tentar entender melhor o que se passa na cabeça delas. Fomos condicionados a ser assim pela mídia e pelas pessoas ao nosso redor, por isso é um exercício diário pensar duas vezes antes de julgar alguém nem sem ao menos conhecer um pouco a pessoa.

Mas voltando aos personagens, conheceremos melhor Jaime antes de saber sobre o aspecto incomum dela. E, pelo menos para mim, depois que descobri essa informação sobre ela, Jaime não mudou nem um pouco. É até estranho o jeito como as pessoas já te classificam por uma característica sua e nada mais do que você seja ou faça importa. Desta forma é lindo acompanhar a maneira que Dylan lida com suas incertezas e preconceitos até perceber o que realmente importa.



Quanto ao trabalho gráfico realizado pela Seguinte, achei a arte da capa incrível, assim como o trabalho de revisão e diagramação do livro. Fera é de tamanho pequeno e confortável para manusear. Na parte de trás, podemos encontrar um marcador destacável lindo, mas eu decidi não usá-lo para não "estragar" a edição. Além disso, contamos com um glossário com alguns termos relacionados ao tema LGBT e até o contato de alguns centros de apoio, informações super valiosas, principalmente para o público alvo do livro. 

Apesar de em alguns momentos eu ter achado que o ritmo dos acontecimentos estava um pouco mais lento do que eu gostaria, de modo geral a história de Fera me conquistou, assim como os personagens. Me fez perceber que todos nós temos as nossas questões que precisamos lidar todos os dias, então não vale a pena só ficar sentindo pena de si mesmo. A vida é cheia de coisas boas e ruins e cabe a nós encontrar a melhor maneira de lidar com tudo.

Por fim, recomendo a leitura para quem gosta de histórias que abordem questões mais complicadas, mas que ao mesmo tempo mantenha uma linha firme de narrativa, sem se perder na mensagem que quer passar.

19 comentários

  1. Um tema bem visado hoje em dia né? Acho bem importante e legal retratarem esses assuntos, principalmente em um livro.
    Devemos respeitar as diferenças (tanto interna, como externa), tanto nossas, como as dos outros.
    Fiquei bem animada para ler a obra e saber como vai ser o desfecho dos dois personagens.
    Parece ser uma história bem emocionante e envolvente. E a edição está maravilhosa.
    Espero conferir em breve!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Ao ler o título me veio a cabeça " mais um romance onde o cara deve ter cicatrizes e de achar feio .." mas o enredo me surpreendeu ♡
    Um livro que fala sobre aceitação e superação ♡

    Adorei!
    Já anotei na lista porque sei que vou amar !!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Raíssa :)
    Já tinha visto o livro e vi comentários bons sobre ele.
    Adorei conhecer essa premissa do Dylan e o preconceito que ele sofre, a baixa autoestima, etc. Que bom que no livro ele conhece alguém pra dividir as coisas. Não sei o que a Jamie tem que fez ele se afastar, mas fiquei curiosa.
    Realmente a capa está linda *-*
    Obrigada pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
  4. Olá, acredito que já sei o que o protagonista descobre sobre Jamie, mas vou confirmar minhas teorias quando tiver a obra em mãos. Adoro livros que contém críticas sociais implícitas e o assunto aqui DEVE ser mais discutido, pois não devemos ter vergonha de nossa aparência. A autora está de parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Geralmente gosto muito de releituras de contos de fadas, esta história é um pouco diferente da história convencional de A Bela e a Fera, mas aparenta ser muito boa, achei legal a história abordar a relação da aparência, realmente as histórias geralmente trazem personagens bonitos, depois de ler sua resenha, simplesmente fiquei muito curiosa para ler este livro, adicionei ele em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que este não e um momento pelo qual me interessaria por este livro, pois não costumo gostar muito de releituras, mas vejo que esta estória foge um pouco do convenciona, o que já me chamou a atenção, outro ponto que me chamou a atenção foi fato de retratar a vida pelos seus pontos positivos, e negativos, nos quais iremos passar, mas que não devemos abaixar a pessoa, e sim seguir enfrente nos aceitando, em vez de sentir pena de si mesmo.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Adoro releituras. A capa está linda, o que certamente é um ponto forte. O livro parece ser muito bom, espero não me decepcionar. É ótimo que você tenha gostado, pois quero muito lê-lo. Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da resenha e adorei essa releitura da Bela e a Fera. O livro sem dúvida trás um tema bem interessante e necessário para ser debatido. Com certeza esse livro entrou na minha lista de desejados.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Raíssa!
    Mais uma releitura do conto A Bela e a Fera que tanto amo.
    E que udança feita pelo autor, trazendo a essência da Fera e vários questionamentos que devem mesmo ser discutidos, principalmente entre o público mais jovem, para entender melhor determinadas questões que ocorrem e para discutir a questão do preconceito e da diversidade das relações.
    “Bendito seja eu por tudo o que não sei, gozo tudo isso como quem sabe que há o sol” (Fernando Pessoa)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo o conto de A Bela e a Fera e adoro ver releituras de contos assim, então é claro que o livro me chamou atenção.
    E parece tão diferente! Ainda mais por essa Fera. Adorei esse negócio das aparências no livro porque parece que pega umas coisas bem atuais e isso gera muitas reflexões mesmo, coisas que valem a pena parar para pensar.
    A história parece deixar umas mensagens boas então. Só por isso já deu mais vontade ainda de ler. Tá parecendo muito legal ^^

    ResponderExcluir
  11. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro. Eu adoro o conto de A Bela e a Fera, e adoro tudo relacionado ao conto. Achei legal o assunto principal do livro gira de torno de "aparências", e acho que vou gostar bastante da história. E fiquei curiosa pra saber o que ele descobre sobre a Jamie. O livro já está na minha listinha :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Estou bastante animada para ler esse livro. Amo A Bela e a Fera e por ser uma releitura já me interesso. Gostei muito da forma como a Fera é simbolizada no livro, pela aparência e diferença entre as pessoas.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Que bom saber que sua leitura foi positiva. Gostei da indicação, pois geralmente as releituras desses contos famosos, são muito interessantes. Gostei do enredo e já me senti cativada pelos personagens.
    Tomara que consiga ler em breve!
    Linda resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Quero ler, parece ser diferente como mencionado por não ter um galã como personagem e trás boas lições sobre julgamentos em relação as pessoas, pois isso acontece e muito na realidade julgamos e somos julgados. Fiquei curiosa em saber o desenrolar da trama e como os personagens vão se aceitar.

    ResponderExcluir
  15. Já vi várias resenhas deste livro e sempre me interessam, são todas positivas no geral!
    ps.: Nunca destacaria um marcador do livro tb....hahahaha
    Beijosss

    ResponderExcluir
  16. Oi Raíssa,
    Realmente uma releitura bem diferente. Adorei que é na perspectiva de quem sofre o preconceito na pele. Eu também não destacaria o marcador kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi! Esse livro ta na minha listinha de desejados a tempos! Todas as resenhas que leio a respeito são positivas. Achei super bacana a autora ter abordado um tema tão importante de uma forma mais leve. To muito curiosa para saber o final da história! Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Quando li a resenha desse livro, fiquei pensando nas situações que muitos passam por isso, principalmente hoje em dia. Eu até pensei que seria mais um conto da a bela e a fera, mas não foi totalmente diferente. Nele envolve preconceito com a aparencia de alguém ou até se a pessoa é diferente, são fatos que muitos sofrem com isso e querem ser aceito na sociedade. Gostei bastante do livro e quero muito ler ele.

    ResponderExcluir
  19. Não gosto muito de temas assim mais complicados, pois sempre acho que o final vai ser triste e eu vou ficar o dia inteiro pensando no assunto. Esse livro por enquanto vou evitar.

    ResponderExcluir