Resenha: Na Escuridão da Mente

Título Original: A Head Full of Ghosts
Autor: Paul Tremblay
Ano: 2017
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 262

Existe uma casa, localizada em um agradável bairro familiar, onde os vizinhos são próximos e as crianças brincam nas calçadas, que presenciou eventos inimagináveis para a maioria dos moradores. Esta casa encontra-se abandonada, perdida no tempo e no espaço, em uma busca desesperada pela oportunidade de abrigar novamente uma família e, com sorte, ser a garantia de boas lembranças e risadas fáceis, além de seguir por um caminho diferente do vivenciado por seus antigos donos. 

Quando, quinze anos depois, a única sobrevivente da família Barrett retorna para a residência que é seu maior trauma da infância, da mesma forma como foi a responsável por transformá-la na adulta que é, fantasmas e segredos ressurgem com o único intuito de contar a verdade sobre o que realmente aconteceu ali.

A família de classe média, composta por uma mãe trabalhadora e preocupada, um pai recém desempregado e possivelmente machista, além das irmãs Marjorie e Merry, morava em uma residência de dois andares em um bairro familiar. A perda do emprego afeta o patriarca de forma considerável, fazendo com que este se torne irritadiço e volte suas esperanças para a fé que, durante muito tempo esqueceu, na santa igreja católica. Marjorie, a irmã mais velha, cujas histórias encantavam a pequena Merry, passa a apresentar comportamento distante, suas histórias se tornam sombrias, suas atitudes geram desconforto na irmã mais nova e trazem consigo a preocupação dos pais. Enquanto Merry possuí posição privilegiada como observadora das mudanças na casa, a mãe trabalha como nunca para manter a rotina da família, o pai se volta para a igreja como nunca antes, e Marjorie começa a ter surtos nunca antes vistos.

"Mamãe se deitara ao meu lado. Eu chorava histericamente e perguntava sem parar o que havia de errado com a minha irmã. Ela esfregara minha testa e mentira para mim, dizendo que tudo ficaria bem."

A irmã mais velha passa a se consultar com um terapeuta, porém, a cada dia ela parece piorar cada vez mais. Seu comportamento se torna cada vez mais estranho e sombrio, como se algo ou alguma coisa estivesse controlando seu ser e transformando sua vida da pior maneira possível. Não demora muito para que o pai a leve para uma conversa com o padre de sua mais nova congregação, o que direciona a família para, através da enorme preocupação do padre que só queria ajudar, a uma equipe de televisão. Esta, por sua vez, surge com o intuito único e verdadeiro de divulgar a ação de um demônio que age sob o corpo e alma de uma jovem garota de quatorze anos. 

Na Escuridão da Mente possuí uma proposta instigante. Trata-se de uma história construída com o intuito de estabelecer a velocidade perfeita - tirando as tristes exceções - para ótimo aproveitamento do leitor. Além é claro, de destacar-se por sua narrativa bem amarrada e repleta de reviravoltas capazes de fazer com que toda e qualquer teoria seja arremessada pela janela a todo e qualquer momento. Isso tudo, por conta da sagacidade do autor. 

Ao mesmo tempo, ouso dizer que esse livro não se trata, necessariamente, de uma história de terror. É verdade que se aproveita de elementos do terror clássico, possuindo cenas dignas de cinema e um enredo com pé no sobrenatural. Porém, a real sacada do livro, seu maior trunfo, não está na apresentação de elementos próprios à histórias de terror, mas sim na criação de algo capaz de gerar confusão e dúvidas no leitor, fazendo com que não pare de virar as páginas até ser capaz de descobrir a verdade por trás dos fatos.

Apesar de apresentar uma trama principal, ligada aos eventos que acontecem no passado, extremamente bem montada e amarrada, o livro se perde e desanimada por forçar novos formatos e quebras na narrativa. A presença de postagens de um blog ligado ao programa de televisão que foi produzido de maneira a estar voltado para os eventos vivenciados pela família Barrett, nada acrescenta ao enredo além de pouquíssimos detalhes e a terrível quebra na curiosidade do leitor. Justamente quando a trama ganha força e prende a atenção, são inseridas as postagens, gerando frustração e distanciamento de uma trama imersiva e adoravelmente misteriosa.

Na Escuridão da Mente se apresenta como uma história de terror, porém, sua força está no fato de que no final, a obra é muito mais voltada para um thriller misterioso e cheio de reviravoltas, do que algo capaz de assustar o leitor. Além de apresentar os segredos e desafios de uma família de classe média, a trama possui em sua essência uma reflexão pertinente acerca do perigo crescente ao não se tratar, ou mesmo perceber, doenças cerebrais nos membros de uma família. A narrativa desenvolve-se de maneira a destacar a ignorância, olhares cegos e como indivíduos podem se aproveitar da falta de percepção de uma família em pedaços. É uma pena que o título original não foi mantido, pois, ao chegarmos ao fim desta história, nossa única certeza é de que os fantasmas realmente vivem em nossas mentes.

36 comentários

  1. Como gosto de livros de terror e histórias com reviravoltas, fiquei interessada em ler este livro, uma pena o autor ter colocado postagens de um blog, justamente quando a história estava mais interessante, que acaba frustrando o leitor, mas mesmo assim fiquei curiosa para conferir esta história, e adicionei este livro em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariele, tudo bem ???
      Fiquei muito contente por saber que se interessou pelo livro, espero que tenha a chance de conferir a obra. Já estou curiosa para saber o que vai achar !!!

      Excluir
  2. Olá!
    Nossa, 😱Que livro !!
    Nunca li nada do autor e realmente não costumo ler esse tipo de livro, não é meu gênero. .
    Mas esse livro parece ser incrível ! Uma história e tanto ..
    Acho que vou dar uma chance ao livro ..

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Estou aqui torcendo para que consiga conferir a obra, e não esquece de depois me contar o que achou viu ?! Quero muito saber a opinião de vocês com relação a essa história !!!

      Excluir
  3. Olá!!
    Adoro esse tipo de gênero, mesmo não o lendo com tanta frequência como eu gostaria.
    Gosto muito de histórias com reviravoltas que te deixam totalmente surpreso.
    Mesmo que tenha alguns problemas de narrativa, desejo lê-lo. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem ???
      Também gosto muito desse estilo de livro, mas percebo que com a correria dos dias, e os tantos lançamentos que vou adicionando na minha lista, as vezes deixo alguns gênero de lado, rsrsrs. Espero que tenha a oportunidade de conferir essa obra !!!

      Excluir
  4. Não sou lá muito fã de terror e coisas com sobrenatural que me botam medo xD
    Mas o livro parece legal por esse tom de dúvidas que deixa. Achei interessante. Ele tem cara de ser bem escrito e instigante, que faz a gente virar as páginas tentando entender e isso fica gostoso de ler.
    Mas tem algumas coisas que podem incomodar. Achei estranho esse negócio das postagens e que essas coisas não acrescentem muito pra história.
    Não sei se leria pelo jeito da trama, mas pra quem gosta de umas coisas assim ele tem seus lados positivos, apesar dos negativos. O jeito é pegar e ir na sorte né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, tudo bem ???
      A história central desse livro é realmente instigante. Fiquei curiosa com tudo o que estava acontecendo, e não queria deixar o livro de lado, rsrrs, mas as postagens de blog de que falei acabam quebrando o ritmo da leitura sabe ??? Na minha opinião mais atrapalham a história do que acrescentam alguma coisa, mas é claro que essa é minha opinião. XD

      Excluir
  5. Olá!
    Estou em um clima de leitura de livros de terror e thrilers mesmo, então acho que essa indicação veio para mim hahaha
    Entendo que tem seus lados negativos, mas acredito que seja uma leitura muito boa apesar disso. Adoro histórias com reviravoltas, então a dica está super anotada (:
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalí, tudo bem contigo ???
      Fiquei aqui super feliz por saber que a indicação chegou na hora certa !!! Já estou torcendo para que tenha a oportunidade de conferir essa obra, não esquece de me contar o que achou, depois que realizar a leitura tá ???

      Excluir
  6. Olá, adoro livros que nos fazem criar várias teorias para tentar desvendar o que vai acontecer, e por conta disso já estou curioso para ler a obra, ainda mais por conter um toque de terror. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison, tudo bem ???
      Espero que tenha a chance de conferir essa obra. Não esquece de me contar o que achou, após terminar a leitura !!! ;)

      Excluir
  7. Eu adorei a capa. De vez em quando eu leio uns thrillers psicológicos e lendo a resenha eu realmente pensei que fosse. Adoro mistérios e quando o autor deixa o leitor confuso em relação a trama.
    Acho que não pode faltar os elementos principais do terror e pelo que eu vi na sinopse, tem isso. Fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com a Marjorie.
    Obrigada pela indicação. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane, tudo bem ???
      Se você gosta de obras que te deixam confusa, com reviravoltas que fazem com que toda a sua certeza seja questionada, esse é um livro ótima para ler. Apesar de ter encontrado alguns elementos que "atrapalharam" minha leitura, gostei bastante da trama principal e acredito que ela irá fisgar vários leitores !!!
      Espero que tenha a oportunidade de conferir essa obra !!!

      Excluir
  8. Infelizmente, esses enredos sobrenaturais, cheio de mistério, não me atraem muito em um livro.
    Até assisto séries com essa pegada, mas na hora de ler, acabo não conseguindo aproveitar!
    A obra em questão, parece mesmo ser instigante e nos deixa bem curiosa pra conhecer seu desfecho.
    Mas no momento, não leria não. Quem sabe no futuro?
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline, tudo bem contigo ???
      Te entendo perfeitamente. Alguns gêneros simplesmente não brilham aos nossos olhos né ?!

      Excluir
  9. Oi.
    Que ótima resenha e indicação! Adoro esse estilo de leitura, que você fica preso no mistério e tem um fim que surpreende. Já fiquei muito, muito curiosa! Na lista de desejados, com certeza.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Espero que tenha a chance de conferir essa obra. Não esquece de me contar o que achou, após realizar a leitura !!! ;)

      Excluir
  10. Eu já li esse livro, mas confesso que não gostei muito não. Achei ele meio bobinho e não deu nem um pouco de medo. Eu também achei que o livro tem uma proposta bem instigante, mas pra mim realmente não funcionou muito bem :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, tudo joinha ???
      Medo é uma coisa muito relativa né ?! E além disso, o estado em que estamos, e o local em que nos encontramos quando da leitura de livros de terror e suspense influenciam muito na nossa experiência de leitura. No final, a experiência de leitura vai além do livro, dependendo muito do próprio leitor !!! ;)

      Excluir
  11. Oi, Izabel!!
    Gosto muito de filmes, séries e livros de terror, então assim que comecei a ler a resenha fiquei bem animada em conhecer mais sobre essa estória, e mesmo sabendo que esse livro e mais indicado para um thriller fiquei com vontade de ler essa estória!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Espero que tenha a chance de conferir essa história, já estou curiosa para saber o que vai achar !!!

      Excluir
  12. Nunca li um livro de terror que desse medo. Acho difícil de passar este sentimento através da leitura. Até prefiro quando o foco não é o terror e sim um suspense!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      O gênero do terror já começa sua empreitada de tentar convencer e fisgar o leitor, ou até mesmo espectador, no próprio nome. Já compramos ou iniciamos a leitura de um livro de terror inclinados a esperar sustos, medo, ou algo relacionado, sem falar que medo é algo muito relativo né ??? Então imagine o desafio que o gênero não enfrenta ?! XD
      Por isso que, mesmo com minhas críticas, defendo o terror com todas as minhas forças, pois além de amar, sei dos desafios que enfrenta !!!

      Excluir
  13. Oi Bel,
    Gosto quando o autor quebra com minhas teorias, porém não fiquei tão instigada a ler esse livro. Uma pena que foram usados elementos narrativos que nada agregaram.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha, tudo bem ???
      Que pena que não se interessou pela obra, mas te entendo perfeitamente, alguns livros simplesmente não conseguem nos instigar né ?!

      Excluir
  14. Este livro tem uma premissa muito boa, uma pena que a forma como o autor a lhes desenvolveram não foi tão bem construtiva, mas ainda sim, e possível perceber que em alguns momentos a estória chegou a seu ápice, já que houveram muitas revira voltas. No momento este livro não me chamou a atenção, mas quem sabe futuramente eu resolva dar uma chance, e talvez me surpreenda.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana, tudo bem ???
      Confesso que algumas estratégias utilizadas na construção desse livro me deixaram um pouco desanimada, principalmente as postagens de blog, na minha opinião, a história ficaria melhor sem elas, hehehe. Mas a trama principal é muito boa, e foi isso que salvou o livro, pois ela consegue deixar o leitor na dúvida sabe ???
      Quem sabe no futuro você não se reencontre com essa obra e sinta curiosidade de conhecer a trama ???

      Excluir
  15. Oi! Já li muitas resenhas negativas a respeito desse livro, e por isso não sei se leio ou não. Fiquei curiosa para saber o que realmente está acontecendo com Marjorie e ta causando os surtos. Uma pena que o livro se perde e desanima. Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, tudo bem ???
      Confesso que ando bem perdida com relação as opiniões de outras pessoas com relação aos livros que tenho resenhado por aqui. As coisas andam tão corridas que as vezes nem sei onde minha mente está, hahaha. Mas se pudesse te dar um conselho, diria para, se sentir que vale a pena, dar uma chance ao livro, vai que ele te surpreende né ?!
      As vezes as resenhas negativas nos atrapalham um pouco, apesar de conseguirem abrir nossos olhos para possíveis falhas. No fim, tudo depende do leitor !!!

      Excluir
  16. Olá!
    Que livro intigante, a trama dele faz você se arrepiar todinha. A historia e bem interessante, tem algo paranormal na trama e também envolve religião algo bem curioso esse fato. Não tinha conhecimento do autor mas a forma que ele escreveu o livro e bem interessante e bem curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem ???
      Fiquei feliz por saber que se interessou pela obra, espero que tenha a chance de conferir essa história !!!

      Excluir
  17. Izabel!
    Infelizmente achavam que quem tinha esquizofrenia, tinha um pacto com o demônio, coisa totalmente errada.
    Que pena que o ritmo do livro é mais lento e ele nem é tão assustador, tornando o livro mais um suspense psicológico que terror, entretanto acredito que, pelo final insperado e por gostar muito dos livros que trazem doenças psicológicas, vale a pena conferir a leitura.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva, tudo bem contigo ???
      Apesar de minhas críticas, você conseguiu entender bem o que senti com relação ao livro !!! A trama principal é tão bacana, e as reviravoltas e teorias são tão interessantes, que isso "salva" o livro sabe ??? Gostei dele por ter visto essa boa trama principal, caso contrário, teria sido mais crítica, hahaha

      Excluir
  18. Oi Izabel,
    Na escuridão da mente pode ser aquele livro que irá lançar o leitor em uma trama incrível ou o fará abandonar o gênero. As lembranças de Merry sobre o acontecido são de uma criança e, nesta fase a compreensão dos fatos é diferente de quando se é mais maduro. Então fico imaginando se o que é narrado pela protagonista, realmente aconteceu da forma que ela descreve ou da forma como foi passado para os telespectadores do programa. Eu não tinha interesse neste livro, mas os temas abordados me chamaram atenção. Fiquei bem intrigada sobre a verdade da história e o que aconteceu com Marjorie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Eu não posso falar sobre uma informação crucial com relação a essa história, pois poderia estragar totalmente sua visão e experiencia com o livro, mas existe algo que irá acontecer somente no final da obra, que mudará um pouco a sua visão com relação a Merry, rsrsrs.
      Fiquei feliz por saber que curtiu a ideia do livro, espero que tenha a chance de realizar a leitura !!!

      Excluir