Autor: Thomas B. Allen
Ano: 2016
Editora: Darkside
Páginas: 274
Compre aqui
Exorcismo é a obra do autor e jornalista Thomas B. Allen de 1994, revisada em 2000, que vai trazer a verdadeira história por trás do bestseller e clássico do cinema, O Exorcista. A obra, basicamente, trará relatos de uma família norte americana baseado no diário de um dos padres jesuítas que ajudaram no exorcismo de um garoto de 14 anos em 1949.
Tudo relacionado a exorcismos na igreja católica, é sigiloso, ou seja, os diários foram por muitos anos privados, assim como os próprios padres não podiam falar sobre assunto. Mesmo com a falta de informações, o autor William Peter Blatty lançou o livro O Exorcista em 1971. Apenas 40 anos depois, que Thomas B. Allen conseguiu ter acesso aos diários e lançou a primeira edição de Exorcismo. O Exorcista e Exorcismo são duas obras completamente diferentes.
No livro conheceremos a família Mannheim e o menino Robbie (nome fictício), um garoto de 14 anos que acaba de sofrer a perda de uma tia bastante próxima. A tia, bastante espiritualizada quando ainda viva, presentou o garoto com a famigerada tabua ouija, jogo onde brincavam por horas juntos. Após a morte inesperada da tia, Robbie começa a apresentar sintomas fora do normal e se comportar de maneira estranha, além disso, eventos incomuns começam a acontecer pela casa da família e lesões aparecem pelo corpo da criança.
Após procurarem a ajuda médica e pastores, sem êxito a família vai à procura de outra orientação religiosa e neste ponto temos uma discussão bastante interessante no livro. Mesmo que luteranos, a família acaba procurando a igreja católica, por só ela executar exorcismos. Logo seremos apresentados ao padre William Bowdern e seu assistente, o padre Raymond J. Bishop, que escreveu os tais diários e que ajudou a família.
Para aqueles que esperam de Exorcismo um livro ainda mais aterrorizador que o clássico, sinto muito informa-los que este não será o livro indicado para isso. Por ser não-ficção, o livro permeia muito mais o âmbito jornalístico do que qualquer outra coisa. Nos aprofundaremos nas burocracias da igreja, as hierarquias de poder dentro dela e em todo o processo que qualifica um caso, ou não, como a de uma possessão demoníaca. Na presença do garoto, Bowdern faz uma série de descartes antes de ter certeza do "diagnostico" e mesmo assim, em nenhum momento a informação é claramente resolvida.
Talvez, a dúvida constante tenha contribuído para que eu achasse que a leitura de Exorcismo tenha sido extremamente arrastada. Existem lacunas vazias na narrativa do livro, o que intriga o leitor. Acabou que eu duvidei de muitos dos relatos que li. É difícil aceitar que durante dias e dias, o menino tenha sofrido com tamanha negligencia dos familiares. São tantos fatos incoerentes que não poderia coloca-los aqui, mas também, entendo que estamos falando de uma história que aconteceu há anos, então, compreendo qualquer ruído que exista.
Deixando isso de lado, sendo um relato diário dos acontecimentos, infelizmente a leitura beira a monotonia. Teremos exorcismo no dia um, exorcismo no dia dois, exorcismo no dia três, cama mexendo, o menino gritando e tudo isso repetidamente. Então, parece bizarro, mas no quarto exorcismo você já trata o fato com normalidade. Thomas B. Allen tentou preencher estes momentos com estudos históricos e religioso, mas acabou não funcionando para mim.
Ao final teremos, finalmente, o diário do padre Raymond J. Bishop na integra e a decepção aumenta quando concluímos que tudo nele é exatamente o que já lemos nas páginas anteriores. Sinceramente, o formato que o livro não me atrai, acho que funcionaria melhor se o autor se preocupasse apenas por mostrar, enfim, os diários que ficaram por tantos anos em sigilo e fizesse seus comentários em cima deles.
O trabalho da Darkside cumpre com o papel de atrair o leitor, ainda mais tendo em sua contracapa uma tabua ouija exclusiva. Na edição também existem informações adicionais relevantes, como o posicionamento da igreja e dos médicos diante um caso desses, neste ponto, o autor acerta em cheio ao se aprofundar, já que não é o tipo de notícia que vemos nos jornais. Ao final também há as fontes e a bibliografia que Allen utilizou em seu dossiê.
De qualquer maneira, o fato de ser um relato do que realmente aconteceu, contribui para que Exorcismo seja uma leitura válida. Na medida do possível, é uma leitura intrigante e que deve agradar os mais curiosos. Porém, por outro lado, por ser de esfera religiosa, contendo rezas e passagens bíblicas, pode ser um livro para poucos.
Concluo que qualquer acréscimo de conhecimento é interessante, ainda mais sobre exorcismo, assunto que após anos continua sendo mantido sobre panos quente pela igreja. O que posso dizer é que não é à toa que o livro de Thomas B. Allen é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Sendo um relato imparcial dos acontecimentos, fica a cargo do leitor acreditar no que realmente aconteceu no caso Robbie Mannheim, que por anos foi recebido com descrença e ainda sem explicação.
Eu não sou fã desse tipo de histórias, mexe muito com o nosso psicológico. Um primo distante foi assistir o exorcista(sei que são histórias diferentes) e ficou sem dormir por 7 dias, só imaginando ter visto algo.
ResponderExcluirO relato parece ser chato mesmo. Abraços.
Tenho coragem de ler não
ResponderExcluirNem o filme eu vi sem me cagar todo kkk
Oi.
ResponderExcluirVocê tem realmente muita coragem hem, eu sinceramente não leria de forma alguma, essa coisa toda ligada ao terror ja não me agrada em livro não, principalmente quando há crianças enfim definitivamente não é um livro para mim.
Boa Noite.
Não gosto muito de ler livros que envolvem exorcismo, acho que este é meu limite para livros de terror.
ResponderExcluirUma pena o livro não ser tudo aquilo que promete.
Interessante o livro trazer o posicionamento da igreja e dos médicos em um caso.
A edição parece realmente linda e assustadora com esta tabua ouija, nunca vou ter coragem para usar.
Oi.
ResponderExcluirQue pena o livro não ser mais emocionante! Gostei muito do filme e tinha boas expectativas para com a leitura. De qualquer forma, irei ler, mesmo que a título de curiosidade e informação, pois eu tenho um exemplar na estante. A capa está linda, como todos DarSide!
Ótima resenha, obrigada. Beijos.
Tem uns assuntos interessantes como os da igreja e suas burocracias dá para saber mais e diretamente de um padre, mas acho que o livro deve ser chatinho, pois quando li na resenha exorcismo no dia um... já me desanimei.
ResponderExcluirAcho que nem o livro eu tenho coragem de ler! kkkk
ResponderExcluirJá assistir o filme e ele é um dos poucos que fiquei com medo. Eu estava bem animada para ler o livro, mas até fiquei um pouco desanimada depois de ler algumas resenhas.
ResponderExcluirAcho que meu interesse é mais pela diagramação do que pela história em si, bjs!
Refúgio Da Ju
Esse é um livrocque estava foida pra ler. comprei na pré venda, com muita expectativa e me decepcionei bastante... Não sou de abandonar uma leitura, mas faz muito tempi que ele está encostado lá na estante. Muito monótono e arrastado. Esse livro não funcionou pra mim...
ResponderExcluirEstou doida para ler esse livro mais criar coragem que é bom nada, espero ansiosa para poder comprar e ler!!
ResponderExcluirPretendo comprá-lo e lê-lo, espero não me decepcionar, desde pequena sou fascinada por coisas sobrenaturais, até gosto de livros assim, mas são os tipos de leituras que eu vou lendo ao longo do tempo, não me forço a terminar tão rapidamente.
ResponderExcluirMinha Fuga da Realidade ♥
Oi!!
ResponderExcluirJá faz muito tempo que assisti o filme que infelizmente não lembro mais do final!! Mas sem dúvida quero muito ler esse livro!! A Darkside fez um lindo trabalho ao lançar esse livro.
Beijoss
Sempre achei que este livro era super assustador,por isso nem procurava saber muito dele.Lendo a resenha pude perceber que o intuito do autor não é assustar mas sim informar e explicar algumas coisas que antes não eram permitidas pela ingreja.Beijos.
ResponderExcluirAchei que esse seria um livro aterrorizante e por isso não tinha muita vontade de ler. Mas ele tem um ritmo mais lento e com cara de texto jornalistico mesmo. Ao menos vi muita gente falando coisas assim. Acho que desse jeito seria mais legal pra mim, mesmo que tenha uma forma meio arrastada de leitura.
ResponderExcluirEsse é um dos melhores que já assisti. Ler ainda não tive oportunidade. Mas espero conseguir ainda esse ano. Espero que seja ainda mais fantástico do que o filme.
ResponderExcluirBeijos.
Sou da mesma opinião do Rafael Bang :Tenho coragem de ler não
ResponderExcluirNem o filme eu vi sem me cagar todo kkk
Sou medrosa e grito até lendo livro de suspense... P mim não dá mas o livro é bonito, a capa e as ilustrações são muito bem feitas.
Joi!
ResponderExcluirNem consigo imaginar um livro com o tema tão forte, beirar a monotonia, deve ser muito mal escrito.
Adoro o tema e por isso fiquei triste.
"O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!