Autor: Mick Wall
Ano: 2017
Editora: Planeta
Páginas: 288
Amazon - Saraiva
Como já vem escrito na própria capa, Foo Fighters Learning to Fly é a biografia definitiva de uma das bandas de rock mais importantes do cenário musical atual. O livro faz uma trajetória desde o início da carreira do vocalista, guitarrista e líder da banda Dave Grohl até o momento atual da banda Foo Fighters.
Sou fã da banda desde que eu tinha 14 ou 15 anos. Desde a primeira vez que vi Dave em cima de um palco, pulando e berrando no microfone foi amor à primeira vista. Algumas pessoas se surpreendem quando digo que essa é, sem dúvida, minha banda favorita porque eu gosto de muitos estilos diferentes de música. Porém, acompanho o Foo Fighters há muito tempo e sou completamente apaixonada pelas músicas, apresentação ao vivo e, claro, pelo próprio Dave Fuckin*** Grohl! Infelizmente nunca tive a oportunidade de ir a um show deles, até porque a banda se apresentou poucas vezes no Brasil. Mas através do livro de Mick Wall fui capaz de conhecer mais a fundo como tudo começou e os caminhos que levaram Dave a pegar firme com a nova banda.
O autor já anuncia de imediato que o livro focará mais no Dave em si, pois afinal de contas ele foi quem criou a banda e esse sonho sempre foi dele. Tanto é que o primeiro álbum ele gravou completamente sozinho, a guitarra, a bateria, o vocal. Tudo foi ele quem escreveu, produziu e gravou em um estúdio. Só depois do primeiro álbum já finalizado é que Dave foi atrás de outras pessoas para integrar a banda. Por este motivo analisar a trajetória dele, desde seus primeiros passos no mundo da música, passando por seu período no Nirvana, até chegar aos dias de hoje é tão importante.
E a partir da descrição de Mick podemos perceber como o Nirvana influenciou Dave em cada decisão que ele tomou com o Foo Fighters para não cometer os mesmos erros e se manter sempre com o pé no chão. Além do fato de ele ter se tornado seu próprio empresário e sempre ficar atento a cada detalhe sobre sua banda e sua carreira. Dave se tornou um dos grandes nomes no meio musical, principalmente no rock contemporâneo.
Outro ponto interessante do livro é que ficamos sabendo em detalhes como foi a criação das músicas mais emblemáticas da banda e o quanto Dave lutou para se distanciar da imagem de baterista do Nirvana e se estabelecer como vocalista e líder do Foo Fighters. Querendo ou não, todos ainda o associam muito com sua antiga banda, mas Dave deixou claro que superou o triste falecimento de Kurt Cobain e seguiu em frente com sua carreira.
Também conhecemos mais de perto sua personalidade leve e engraçada, sem deixar de lado a seriedade quando necessário. Como ele mesmo já disse - você não se torna o maior astro mundial de rock sendo um cara legal. O que nos dá uma ideia de que para gerar um negócio como o Foo Fighters é preciso ter pé no chão e pulso firme.
Falando um pouco sobre a parte editorial e gráfica do livro, acredito que a Planeta fez um ótimo trabalho, tanto com a foto da capa, quanto com as fotos que vão bem no meio do livro e que ilustram a carreira de Dave e a trajetória do Foo Fighters em seus momentos mais simbólicos. Por tanto, para aqueles que são fãs de música e/ou fãs do Foo Fighters recomendo muito a leitura. O autor fez um ótimo trabalho de pesquisa e teve o cuidado de manter a cronologia dos acontecimentos para que o leitor sempre se situe bem na leitura.
Nascia em 1994 a banda que emplacaria diversos hits desde sua criação, transformando-se em um sucesso internacional e inegável. Foo Fighters - Learning to Fly é um livro com grandes ensinamentos para os iniciantes no meio musical e nostálgico para os apreciadores que tiveram a oportunidade de acompanhar o Nirvana e o início do Foo Fighters. Os fãs com certeza ficarão satisfeitos, assim como eu fiquei.
Olá!
ResponderExcluirNão sou muto fã da banda, conheço poucas músicas mas as poucas que eu conheço eu amo. <3
Adoro quando lançam uma biografia de uma banda, porque mesmo que não seja uma banda que eu conheça muito, tenho certeza que isso deixa os fãs muito felizes (:
Isso aconteceu comigo quando lançaram a biografia da banda McFLY, que é minha banda preferida (:
Beijos
Olá,
ResponderExcluirNão sou fã da banda e nada de rock, porém o livro que contém a biografia deles são em interessante a forma de conta como eles deram início a tudo isso, é claro para quem é fã com certeza irá amar.
Olá!!
ResponderExcluirGosto muito da banda, especialmente da Musica Learn to Fly. Tenho certeza que os fãs da banda vão pirar com esse lançamento.
É sempre bom saber mais sobres os artistas que a gente gosta. Tenho certeza que deve conter vários fatos legais sobre a banda.
Bjos!
Raíssa!
ResponderExcluirSou cria do Rock and roll, nascida nos anos 60, portanto, não tem como não conhecer e saber um pouco da tragetória do Dave, desde o tempo do Nirvana.
O que mais me interessou pela leitura do livro, é ver como ele conseguiu se desvencilhar de baterista do Nirvana e criar uma nova banda sucesso no mundo todo.
“Como eu não tenho o dom de ler pensamentos, eu me preocupo somente em ser amigo e não saber quem é inimigo. Pois assim, eu consigo apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria por mim o mesmo.” (Desconhecido)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/