Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

Título Original: The Ocean in The End of The Lane
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Amazon - Saraiva

Aos 40 anos e de volta a sua cidade natal, o nosso protagonista, que não tem seu nome mencionado, percebe que tinha se esquecido de tudo que vivera ali. Esquecera da sua melhor amiga e parceira de uma de suas maiores aventuras e também da fazenda Hempstock. Tocado pela saudade, ele resolve visitar o seu passado e voltar a casa no fim do caminho, ao lago onde ele encontrou o seu primeiro oceano.

Aos 7 anos de idade, o narrador desta história vira seu quarto receber um novo hóspede e sua mãe voltar a trabalhar. Os tempos eram difíceis e tais mudanças eram necessárias. Tempos depois, o minerador que sempre fora muito estranho aos olhos do menino, acabou cometendo suicídio não muito longe de sua casa, no carro da família. Tal fato despertou forças de outro mundo e coisas terríveis passaram a acontecer. O menino, com seus olhos de criança, percebeu que apenas ele poderia resolver isso.

Esse é mais um livro que me deixou sem palavras e eu nem sei como começar essa resenha. Até agora eu não tive muitas experiências com livros de fantasia, pois a maioria das minhas leituras são de romance, chick lit ou young adult.  Então está mais do que comprovado o quanto é bom quando decidimos sair das nossas zonas de conforto. Isso porque eu me surpreendi maravilhosamente com esta leitura.

"Adultos seguem caminhos. Crianças exploram.”


Neil Gaiman explora a mente infantil do personagem e cria um universo fantástico, cheio de possibilidades e sem nenhuma certeza de nada. Você fica se perguntado se as coisas que o garoto vê e os personagens que interagem com ele são realmente reais ou se é tudo invenção dele. Para se aproveitar essa história ao máximo, é necessário que a pessoa tenha a mente aberta e não espere entender tudo logo de cara. Em O Oceano no Fim do Caminho não existem verdades concretas, cada um interpreta de um jeito e não adianta ficar buscando muita lógica, afinal de contas, é uma criança de sete anos quem está narrando.

Acho até que quando abrimos nossa mente e voltamos a pensar igual a quando éramos crianças, acabamos aproveitando bem mais a leitura. Histórias assim estimulam muito a nossa imaginação e nos transportam para quando tínhamos a idade do personagem e inventávamos mundos novos. Éramos felizes com muito pouco. Bate aquela saudade de resgatar o que já foi perdido, nostalgia pura!

Nunca tenho muito a dizer quando me impressiono tanto com um livro, o que é engraçado e de certa forma frustrante. Só posso recomendá-lo a todos que quiserem viajar nas lembranças de uma crianças e suas aventuras em um mundo mágico e cheio de possibilidades. O Oceano no Fim do Caminho é o típico livro que se pode ler diversas vezes e sempre tirar algo de novo da leitura, um livro onde a imaginação e a realidade se misturam para contar uma belíssima história.

6 comentários

  1. Raíssa!
    Nunca li nada do autor, mas já li muita resenha favorável sobre outros livros.
    Amo literatura fantástica e confesso que fiquei um tanto intrigada com sua resenha, pois fala das aventuras imaginárias, ao tempo que de personagens nostálgicos… Uma mistura estranha.
    Quero mesmo poder avaliar.
    Desejo uma ótima semana!
    “A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fascinada pelas letras do Neil. E ainda me surpreendo com a proeza que ele tem de partir para universos que a gente nem imaginava que ele tinha capacidade.
    O autor consegue escrever sobre tudo e qualquer gênero, sempre mantendo o nível alto de suas histórias e enredos.
    Ainda não tinha visto este livro,mas já quero muito poder me aventurar também com os personagens!!
    Vai para a lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto de ler gêneros diferentes de vez em quando, acho que é bom mudar um pouco.
    Eu já li esse livro a algum tempo, e gostei bastante dele. Achei essa história super diferente, e com esse livro eu me surpreendi ainda mais com o autor. Realmente é até difícil falar de um livro que eu gosto tanto, é difícil mostrar o quanto eu gostei do livro haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro muito de livros que são narrados por crianças, porque vemos uma inocência pura, uma saudade daquela nossa infância. A trama me pareceu bem interessante e um pouco confusa, mas já fiquei desejando em ler.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do autor, embora seja bem elogiado. Estranho o protagonista tem ter um nome mencionado, parece ser um livro intrigante, onde não sabemos distinguir o que é real ou não isso deve despertar um interesse na obra ainda mais pra mim que adoro fantasia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raíssa, tudo bem?
    Não sabia que este livro era de fantasia... hahaha
    Nunca li nada do Neil Gaiman, mas sempre interessei em ler, principalmente Deuses Americanos. Porém esta resenha me chamou muita atenção, pois o jeito que vc fala e sem dar muitas informações faz a gente ter curiosidade! hahaha

    ResponderExcluir