Resenha: Perto o Bastante para Tocar

Título Original: Close Enough to Touch
Autora: Colleen Oakley
Ano: 2017
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 350 

Jubilee possui uma condição médica rara, ela é alérgica a pessoas, ao seu toque mais especificamente. Uma doença que demorou para ser diagnosticada e que quando detectada passou a machucar ainda mais. A jovem se viu levando uma vida difícil, vista como uma esquisita, por vezes como um desafio e os anos que deveriam ter sido marcados por experiências lindas, foram se transformando em pesadelos.

Existem livros que chegam na hora perfeita para tocar diretamente no nosso coração. Histórias tão recheadas de significado e reflexões que se tornam mais que uma mera leitura. Livros capazes de alcançar o leitor aqui deste lado e abraçá-lo. Perto o Bastante para Tocar é exatamente assim.

Jubilee é inteligente, uma grande curiosa e entusiasta, após um evento assustador no ensino médio, aos dezessete anos, tomou uma difícil decisão, algo que talvez não tenha sido sua melhor escolha, mas que pareceu a única possível para o momento. Ela se escondeu do mundo. Trancou-se em sua casa por nove anos, sem jamais colocar os pés para fora. Toda sua vida foi construída via internet, seu contato com o mundo exterior fora cortado e para ela tudo bem, era assim que deveria ser e pronto e é quando outra reviravolta acontece e ela precisa mudar toda sua rotina e maneira de viver mais uma vez. Nada aqui é fácil, e os desafios estão apenas começando e vê-la desbravar cada obstáculo é lindo.

"E acontece que nem todos os presentes são feitos para durar para sempre."


Quando ela sai de sua zona de conforto e precisa encarar o desafio de ir além, é angustiante, tememos a cada segundo, mesmo sem perceber passamos a sentir suas inseguranças, aflições e dúvidas. E talvez isso ocorra devido a carga emocional, as muitas reflexões e a maneira primorosa com a qual os personagens foram criados. Não apenas Jubilee foi desenvolvida com maestria, tendo cada diálogo meticulosamente bem planejado, mas também Erik que surge na trama de maneira intensa, que carrega problemas cotidianos, reais – divórcio, filha adolescente e um filho adotado. E é aí que conhecemos Aja, um garotinho surpreendente que mesmo tendo pouca voz na narrativa consegue embaralhar nossas emoções e nos tocar.

Eu não sei como você interpretou essa leitura, mas para mim ele foi muito mais que um romance, mais que uma história sobre uma jovem enfrentando uma alergia que a distância das pessoas e do mundo no qual está inserida. Foi um grito, um clamor da autora para atrair nossa atenção sobre a redoma que temos construído ao nosso redor. Em como temos nos distanciados cada vez mais uns dos outros, deixando de manter relacionamentos físicos e investido nos virtuais. 

É fácil não se importar, não sentir falta e ignorar quando se tem algo em abundância, mas e se isso te faltar, se for arrancado de suas mãos, se te for negado, proibido? A vida é uma caixinha de surpresas, passa tão rápido, talvez a autora esteja nos convidando a acordar, nos desafiando a sair para fora de nossas caixas e aprender verdadeiramente a viver.

"[...] tiro os olhos dela, apago o abajur e fico deitada no escuro, mas, à medida que o sono toma conta de mim, a verdade entra no meu cérebro. A verdade de que talvez algumas coisas sejam maiores do que o medo da morte. Como o medo de nunca mais ser olhado do modo como Erik estava olhando para mim. Como, durante aquele segundo inteiro, fui a única pessoa que importava."



Colleen Oakley me surpreendeu absurdamente, seu enredo é fluido, muito bem pensado e planejado, nenhuma palavra aqui é jogada ao acaso, tudo se encaixa. Ela foge do convencional e nos oferece um desfecho agridoce, que nos deixa sem saber exatamente como receber aquilo e apesar de termos nossos corações em conflito, nos encantamos e entendemos que tudo bem, que a vida é aquilo.

Eu não sei como te convencer a ler este livro. Sendo honesta nem sei como explicar o quanto ele é especial, só posso afirmar que amei, sorri muito ao longo das páginas, mas também me emocionei absurdamente. E se não fosse por seu enredo incrível, teria me apaixonado pelas muitas referências literárias, várias obras que foram mencionadas ao longo dos capítulos e tiveram vários trechos analisados com carinho.

Perto o Bastante para Tocar é uma experiência única de leitura, que irá te tocar de alguma maneira, que irá te fazer refletir e se encantar com suas muitas reviravoltas. Tudo sobre esse livro é intenso, delicado e arrebatador e com certeza vai muito além de minhas palavras. Leia! Parabéns a Bertrand Brasil pela edição linda. Beijos, até a próxima!

17 comentários

  1. Oi, Bia. Esse livro está na minha lista de desejados a um tempo, só esperando uma oportunidade para ser comprado. Ler essa resenha me deixou ainda mais animada com a leitura, saber que você gostou e que achou a história especial (que é o que eu achei que seria desde antes de ler essa resenha) só pela sinopse já me sinto cativada. Adorei a resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooiii Júlia. Fico muito feliiiiz em saber que ajudei a atiçar sua curiosidade. Esse livro é lindo, muito especial de verdade. É uma obra para entreter e questionar o leitor. Amei a sutileza da autora e a maneira como construiu o enredo. Vale a pena a leitura.
      Beijooooos

      Excluir
  2. Que resenha maravilhosa!!! Tenho dado uma olhada neste livro já tem um tempinho, mas de fato, não havia lido ainda quase nada a respeito.
    Essa redoma que todos nós temos nos colocado, é algo bem assim realmente.
    Seja por medo, seja por comodidade, o tocar o outro tem sido cada vez mais raro. E muitos de nós, já vivem essa vida virtual ao invés da dura realidade.
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooiiii. Exatamente, temos nos recolhido, nos ausentado e buscado essa "solidão", a verdade é que nem nos damos conta do quanto estamos afetados pela era digital e sacrificando as relações "reais". É uma leitura especial, que nos faz pensar <3 Beijoooooooooooos.

      Excluir
  3. Acho muito bonita a capa deste livro, que bom que a autora te surpreendeu, e que o enredo da história é fluído, muito bem pensado e planejado.
    Após ler sua resenha acabei ficando muito curiosa para ler este livro, pelos seus comentários ele parece ser muito bom, então pretendo ler Perto o bastante para tocar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Biia.
    Quero muito ler esse livro. Vi várias resenhas positivas sobre ele e depois de ler a sua fiquei com mais vontade de lê-lo.
    Gosto bastante de romances, e gosto bastante quando a história faz você refletir sobre as pequenas coisas, que são muito importantes, mas ninguém dá muito valor. Acho que esse livro é perfeito para isso. Terminar a leitura e fazer uma reavaliação do que é importante.
    Espero ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Biia!
    Gosto quando podemos ter mais de uma perspectiva, como aqui com os pontos de vista de Jubilee e Erik, fica uma visão mais ampliada.
    E se dá para dar umas boas risadas, acho maravilhoso, gosto de texto hilários.
    Termos de nos colocar no papel das pessoas ou aqui no caso da protagonista, é importante para termos uma noção de todo sofrimento e dificuldade porque ela passa.
    E ainda com uma ótima escrita, só posso desejar fazer a leitura.
    Desejo um ótimo domingo!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Eu já ouvi falar do livro Antes de Partir dessa autora, mas não cheguei a ler ele ainda. Agora já fiquei interessada nesse livro também. Eu achei esse enredo realmente bem diferente da maioria dos livros que leio, e me chamou muito a atenção. Parece ser uma história incrível, e adorei saber que você gostou tanto assim do livro. Com certeza vou ler ele também, acho que vou adorar essa história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie!!
    Morro de vontades de ler os livros da Collen, mas ainda não li nenhum. Eu adorei a sua visão do livro e pela resenha eu concordo totalmente. Hoje em dia ser "feliz" nas fotos das redes sociais é mais importante do que ser feliz na vida real.
    Espero poder ler o livro em breve.
    Beijos!!
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa um amorzinho. ♥
    www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma historia muito linda e comovente, deve ser muito difícil para a personagem tanto tempo sem sair de casa, me coloquei no lugar dela e nem consegui me imaginar nessa situação. Concordo as pessoas estão muito virtual, cada vez o contato pessoal esta ficando de lado infelizmente. Fiquei curiosa com as referências literarias gosto muito para pegar dicas de livros.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia este livro. Comprei o Antes de Partir da autora, pois a sinopse me interessou muito. O mesmo aconteceu agora. Já que que esta será uma autora para eu ficar de olho! Obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
  11. Parece bem interessante, vou colocar na minha lista! ;)

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia! Parece uma história bem emocionante mesmo. Todo livro que envolve alguma condição física traz uma carga sentimental maior, nos toca mais, e acredito que seja esse o caso. Eu achei a proposta meio ficcional demais e não me senti muito atraída a ler, mas admito que deve render uma boa leitura e algumas lágrimas, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar desse livro e que deixou com muita vontade de ler. A condição da personagem chama muita atenção, pois fico imaginando como seria ter alergia as pessoas. Jubilee terá que enfrentar muitos desafios se quiser viver como todos nós, buscar alguma forma de burlar sua condição e se aproximar das pessoas. Espero que ela consiga e quando eu tiver oportunidade, quero ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Biia.

    Acho que para a Jubilee, foi um desafio e tanto sair de casa, ter uma vida normal como as outras pessoas, encarar o mundo mesmo.

    Ver o desenvolvimento (convivência) dela durante toda a história, deve ser fantástico.

    E também deve ser um desafio para o Erik ter esse novo envolvimento (mesmo que seja pouco a pouco), após ter passado por tantas coisas na vida.

    ResponderExcluir
  15. Eu confesso que eu fiquei muito impactado a como a história desse livro é divertido e interessante você conhecer condições que afetam pessoas principalmente aquelas que são muito raras e a dessa protagonista me chocou muito porque ela tem certa forma uma alergia a sociedade Mas eu não fiquei muito interessada no romance de base dessa história mas eu vou dar uma chance a esse livro visto que os dilemas da protagonista me chamaram atenção

    ResponderExcluir