Corra! - Crítica

GET OUT

Lançamento: 18 de maio de 2017
Com: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener, Bradley Whitford.
Gênero: Suspense, Thriller

Primeiramente, peço desculpas pelos meses de ausência, mas, às vezes, precisamos de um período para nos adaptar as mudanças que a vida nos traz, e esse foi um desses momentos para mim. Voltei às resenhas em grande estilo, para o Especial Oscar que fazemos todos os anos e retornei para falar deste gênero que eu amo, tanto para filme, livro ou série, que é o suspense.

Confesso que fiquei um pouco surpresa quando vi que Corra!,  lançado no primeiro semestre de 2017, estava concorrendo ao Oscar. Não me entendam errado, é um filme maravilhoso, mas não é o tipo de filme que costuma concorrer, e mais ainda – ganhar – um Oscar.

Chris Washington (Daniel Kaluuya) é um rapaz negro que inicia um relacionamento com uma moça caucasiana de olhos verdes, Rose Armitage (Allison Williams). Há pouco mais de quatro meses de relacionamento, a jovem convida Chris para conhecer seus pais, que moram no interior. Chris, acostumado com o estranhamento que gera por namorar uma jovem branca, pergunta a Rose, se ela avisou a sua família que ele é negro, que logo mostra-se incomodada por Chris pensar isto da família dela e diz que todos na sua família "votariam no Obama novamente se fosse possível." 


Assim, o casal parte para um final de semana no interior e neste trajeto já acontece o primeiro de muitos incidentes estranhos. Além disso, como se não bastasse, Chris é vítima de um gesto racista do policial que atende ao chamado, mas é bravamente defendido pela namorada.

Rose nunca deu motivos para que Chris se sentisse constrangido, por isso, o rapaz imaginava que os familiares seriam igualmente cordiais. Porém, chegando na casa, Chris começa a perceber que havia algo estranho, mas justamente pelo motivo contrário: todos foram simpáticos e animados demais. Os pais de Rose são médicos, o pai, vivido por Bradley Whitford é neurocirurgião e a mãe, vivida por Catherine Keener é psiquiatra. O irmão, Jeremy Armitage (Caleb L. Jones), é o mais estranho de todos e transforma o primeiro jantar de Chris na casa dos sogros em algo extremamente desconfortável. 

O estranhamento de Chris aumenta, ao constatar que todos os funcionários da casa são negros, e parecem extremamente felizes com a posição que ocupam. Apesar de todos esses sinais, somente após os convidados da festa de final de semana começarem a chegar, é que Chris percebe que definitivamente tinha algo muito errado em toda aquela situação. Mas o que realmente seria tudo isso?

Não posso – e não irei! – falar mais nada sobre a história, pois este é o tipo de filme que temos que ir dissecando aos poucos. Desde que assisti ao trailer de Corra!, eu lembro de ter ficado bastante curiosa, porém, apenas com a divulgação dos indicados ao Oscar que levei aquele empurrãozinho necessário para conhecer esta trama. O que posso dizer é que eu adoro esse gênero de suspense/thriller, e amei cada detalhe desse filme. A história é sobre racismo, sim, mas de uma maneira diferente. Esse filme me lembrou muito de Os Outros (2001), que não tem nada a ver a história em si, mas compartilham do mesmo clima de suspense e apreensão no decorrer do filme, a explosão de informações e ação no ato final te prendem e são capazes de te deixar sem ar. 

Quanto as atuações, achei a de todos os atores muito boas e convincentes. Kaluuya consegue transmitir com muita precisão aquele sentimento de não estar se sentindo confortável com determinada situação, mas que mesmo assim continua sendo simpático e sorridente. Além disso, consegue mudar de tranquilo para apreensivo com uma naturalidade incrível. Keener é sempre incrível e consegue passar uma tranquilidade e agir estranhamente no segundo seguinte, percorre diferentes emoções com extrema maestria, característica de uma ótima atriz com certeza. Os atores que fazem os funcionários da casa, Betty Gabriel – como Georgina - e Marcus Henderson – como Walter, são um show à parte. Não posso entrar em maiores detalhes, mas estão incríveis.



Em suma, eu achei Corra! um filme com um roteiro fantástico, fazia tempo que um suspense não me prendia tanto e não é à toa que está sendo indicado ao Oscar, o diretor Jordan Peele fez um ótimo trabalho. Agora, mantendo os pés no chão, sinceramente eu acho que Corra! não vai ganhar o Oscar de melhor filme, pois como eu disse antes, não por ser ruim ou algo do tipo, apenas por não ser o tipo de filme que costuma ganhar. Para quem gosta deste gênero, não deixe de assistir, pois este filme está fazendo história representando um gênero e uma abordagem completamente diferente na premiação mais aclamada para filmes.

7 comentários

  1. Ainda não consegui entender até hoje o fato deste longa estar entre os indicados. Também concordo que não é ruim de forma alguma, só não faz o estilo da Academia.
    É um terror psicológico do início ao fim e a gente fica num total clima de agonia o tempo inteiro.
    As atuações estão incríveis e o cenário, idem.
    Concordo que não tem nada para ganhar não..rs mas que vale a pena ver, isso vale!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Assisti "Corra!" logo quando estreou. Que filme! Veio para desconstruir a forma que a população encara o terror.
    O terror são os outros, o terror é o racismo, a intolerância.
    Adrenalina foi a mil com esse filme.
    Ps. não entendo como concorreu na posição de comédia em algumas premiações.

    ResponderExcluir
  3. esse sem dúvidas é um dos meus preferidos e achei merecido todo o reconhecimento que ele teve.
    pelo que eu vi é a primeira obra do diretor. e ele se saiu muito bem.
    é o filme que mais ganhou premios no ano de 2017 com o total de 53. e eu fiquei muito feliz ao saber disso.

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus.. teus comentário mostram ser um baita filme quando do nada tu diz que nao vai falar mais nada?? Como assim?? ahahahahaha Eu entendo e agradeço por nao dar nada de spoiler. Lendo me pareceu ser um baita suspense até pq nao tinha visto o trailer então a historia é totalmente nova para mim. Certo que entrou pra lista.

    ResponderExcluir
  5. Ainda fiquei um pouco confusa em relação com o Rogério desse filme porque sinceramente me pareceu muito um suspense com drama mas eu gosto muito do fato do filme tem uma abordagem diferente sobre o racismo na qual a namorada do cara defende ele de várias formas ao longo de todo processo de duração do filme Eu vou dar uma conferida nele depois Porque para mim todo filme do tipo é válido Sério que tu não vai falar mais nada a respeito do filme Meu Deus eu Normalmente quando vejo um comentário sobre o filme eu vou logo assistir Ele é bem raro ver um trailer de filme

    ResponderExcluir