Resenha: A Bruxa de Sapolândia

Título Original: A Bruxa de Sapolândia
Autor: André Alvez
Ano: 2018
Editora: Chiado
Páginas: 488
andrealvez.com.br

A Bruxa de Sapolândia é mais um livro do autor nacional André Alvez, relançado pela Editora Chiado.

O final da década de 60, em Campo Grande, Mato Grosso fora marcado pela existência da misteriosa Célia de Souza, uma estranha senhora que morava sozinha numa casa de madeira nas redondezas da Vila Afonso Pena. O local, marcado por tantos brejos, ficou conhecido como Sapolândia. Nos registros da cidade ainda são preservados os documentos que comprovam a trajetória de Célia, que vai desde a acusação de maus tratos contra as crianças que cuidava, a acusação de praticar magia negra. Depois da sua inesperada soltura, em 71, a figura de Célia de Souza simplesmente desapareceu.

Baseado nos mistérios desta história, André Alvez criou uma ficção de realismo fantástico. O livro reacende a chama de uma lenda urbana, que marcou uma geração e que continua até os dias hoje, impressionando e assombrando a imaginação daqueles que acreditam nos atos atrozes de uma estranha senhora, A Bruxa de Sapolândia.

Quem irá contar esta história para o leitor será o gato da bruxa, um animal encantado que hoje vive com Sofia, um ser envolto de poderes incompreensíveis que o ajuda com as relembranças e de Natanael, que vê na pintura uma forma de lidar com as sombras amigas que o acompanham. São para eles que o gato reconta a história de Célia de Souza, que desde cedo pareceu ser amaldiçoada por aqueles que deveriam ama-la.

"Minha dona não sabia que o mundo existia, imaginava ser tudo um pesadelo do qual não conseguia acordar. Seu nome era Célia e quando nasceu já tinha os cabelos compridos até a cintura e sete dentes, inclusive as duas presas."


Falar mais sobre a história seria estragar a experiência de leitura de muitos, mas é interessante saber que desde muito cedo, quando Célia ainda era uma criança, o autor irá apresentar ao leitor todas as etapas da construção da personagem, desde suas motivações e os propósitos que levaram Célia a se tornar a bruxa de sapolândia. Os maus tratos, sempre presentes em sua vida, a moldaram e a guiaram para receber a verdadeira reencarnação do mal. É a partir deste ponto que o autor irá inserir os primeiros elementos mágicos e brincar com a imaginação e medo do leitor.

Os personagens se destacam, ganham voz e instigam o leitor, nisso André Alvez dá um banho. Todos são igualmente envolventes, desde a bruxa até a indecifrável Sofia, personagem que inclusive recebe a única ilustração do livro. Porém, para mim, dois se destacam. Um deles é o intrigante Natanael, assim que finalizei a leitura mais eu queria e precisava saber mais sobre ele. O outro é simpático e gato de Célia. Ele te acompanha durante toda a leitura, sente e sofre com cada acontecimento do livro, é impossível não se apegar a ele. Também é inevitável não se sentir envolvida, aflita e preocupada com o destino de todas as sete crianças que um dia habitaram a casa de Célia. Ladim, Doralice, José Luiz, José Rosa, Davi... todos são personagens que ficaram ainda gravados na minha memória. 

O livro contém algumas cenas bem fortes, principalmente envolvendo agressão com crianças. Não é nada muito detalhado, mas se você é um pouco mais sensível quanto a isso, tome cuidado. Dá para classificar a obra como uma fantasia bastante sombria e regada a muito suspense, o cenário perfeito para um filme de terror. Há muitos elementos que contribuem para que a leitura seja rápida e instigante, com a formula que todo leitor de mistérios adora. 

Hoje em dia, 40 anos depois, a casa de Célia ainda se encontra de pé, arrepiando até os moradores mais céticos da região. A história moldada por tantos mistérios está agora eternizada na obra de André Luiz, que utilizou-se de todos elementos presentes e necessários para uma ótima história de bruxas. É incrível perceber o quanto o real e a ficção casam muito bem neste livro, o que acaba brincando com a imaginação do leitor. Aqui temos uma mulher que vive isolada em um pântano, com um gato peculiar, sapos, crianças, enfim... é fácil se envolver com a história ainda mais quando bem amarrada, cheia de misticismo e com um final tão misterioso.

André Alvez além de fazer um belo trabalho em dar vida novamente a esta lenda região, também faz uma ótima ambientação na obra. Ele segue dando a devida importância para o enredo central e também destaca as características da região na época, como a descrição dos brejos e a realidade da mineração, atividade ainda explorada por muitos que sonhavam em uma vida melhor. Sem dúvidas, Campo Grande está muito bem representado em A Bruxa de Sapolândia, não só pela história criada, regada de mistério e crueldade belamente construída, mas por apresentar um recorte importante da região, não é à toa que o livro foi apoiado pela Fundação de Cultura do Estado.

Fica o convite para que vocês façam esta leitura e que também conheçam a história real que inspirou este livro. Eu tenho certeza que este livro irá envolver todo o tipo de leitor, pois convenhamos, histórias criadas a partir de fatos e mitos regionais são ainda mais interessantes. Posso afirmar que com a leitura de A Bruxa de Sapolândia me vi presente na Rua Dracena, envolvida pelos mesmos pés de bananeiras existentes no terreno de uma pequena e velha casa de madeira, na mesma terra lamacenta onde três crianças foram encontradas em covas rasas. Boa leitura e sintam-se tão envolvidos quanto eu fiquei.

17 comentários

  1. Nossa Joi, fiquei encantada com sua resenha, preciso desse livro pra ontem, acredita que eu nunca tinha ouvido flar dle? Eu amei conhecer, amei essa capa, espero ter uma oportunidade de ler pois me chamou bastante atenção.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joi.

    O que torna o livro com um toque horripilante e, pra mim, curioso, é por ele ser baseado em uma história existencial.

    Mesmo sendo um livro um tanto quanto assustador, não consigo deixar de ficar fascinada, pois ler tudo sob o ponto de vista de um animal, pra mim, é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha transmitido isso Daiane, espero que você tenha a oportunidade de conhecer a Bruxa de Sapolândia :)

      Excluir
  3. Oi Joi,
    Adoro lendas urbanas, pois na cidade que moro existem várias e sempre curti escutá-las sendo contadas em suas diferentes versões. A Bruxa de Sapolândia trás uma realidade adaptada, mas, acredito, com os nuances da história real. De uma forma peculiar o autor atiça a imaginação do leitor, começando pelo narrador de quatro patas e leva a leitura para algo mais profundo ao explorar a personagem Cecília, através de sua personalidade e sentimentos, fazendo dela a mais real possível. Os mistérios que a obra trazem (mesmo sedo mais pesados e sombrios ou até mesmo cruéis) me deixaram curiosa para fazer essa leitura e poder conhecer a escrita de mais um autor nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito bom Gislaine, se tu curte a temática, tenho certeza que será uma ótima experiência pra ti! Beijos e obrigada pela visita viu?

      Excluir
  4. Tem um bairro na minha cidade apelidado de "Sapolândia", e o povo de lá odeia isso.rs É uma região baixa, que alaga até hoje, então o coaxar dos sapos é constante.
    Por isso admiro cada vez mais a nossa literatura nacional. Parecem presentes diários quando a gente se depara com uma resenha assim, como se fosse a história da vizinha aqui do lado de casa.
    Essas lendas urbanas, típicas de interior, engrandecem nossa cultura, trazem uma nostalgia gostosa a quem já anda velhinho(a), como eu, e traz esse ar gostoso aos mais novos!
    Quero muito conhecer a história da Bruxa e dos demais personagens!
    Capa lindíssima.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Quero agradecer a resenha da Joi, excelente ao apontar aspectos da história sem nunca fugir do tema principal. Agradeço também os comentários. O livro está à venda no meu blog: andrealvez.com.br

    Abraços longos.

    André Alvez

    ResponderExcluir
  6. Do mesmo autor do delicioso O Santo da Cicatriz, a bruxa da SAPOLANDIA tem um toque de terror e suspense, um livro que instiga o leitor a não parar. Parabéns pelo excelente trabalho e corram para adquirir, simplesmente maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  7. Engraçado que estes dias estava procurando um livro com história real para ler prum desafio de leitura, e aí me aparece esse! hahaha
    Achei bem legal, não conhecia, nem o termo sapolândia.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei bem curiosa com o livro, ainda mais por se tratar de uma historia real, eu não conhecia a historia. Adoro mistério e esse esta recheado, desperta o interesse do leitor. Por ter crianças, deixa a leitura mais delicada ainda mais que tem maus tratos, isso me deixa muito angustiada, mexe com as minhas emoções.

    ResponderExcluir
  9. Olá, além de entregar ao leitor uma trama extremamente bem construída e que abusa do suspense, o autor ainda faz uma homenagem ao Brasil contemplando uma lenda regional e a tornando de conhecimento geral para as novas gerações. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi!
    Não conhecia o autor, mas tenho percebido que a Editora Chiado está publicando vários livros de autores nacionais, e muitos no seguimento de literatura fantástica.
    Gostei bastante do livro ser baseado em uma lenda urbana, acho importante utilizarmos e expandirmos a nossa cultura. o fato do gato da bruxa contar a história também é um diferencial.
    Gostei da resenha, deu vontade de ler mesmo!
    Obrigada por essa indicação, vou olhar agora mesmo no skoob os valores.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma passadinha no site do autor Samy, tenho certeza que você vai curtir!

      Excluir
  11. Um livro contado a partir de um gato eu não conhecia. Também não sabia sobre o livro, mas não sou tão fã de Lendas Urbanas então acho que o livro não seria de meu agrado. Porém pode ser que eu mude de ideia então vou manter em mente para pelo menos dar uma chance.

    ResponderExcluir
  12. An-nyong-se-ha-yo!
    Amo histórias que se passam no Brasil, me faz ficar mais próxima à história. Um livro com lendas e com suspense é uma ótima pedida para o próximo mês... JÁ QUERO!

    ResponderExcluir