Resenha: Um Sedutor sem Coração

Título Original: Cold-Hearted Rake - The Ravenels
Autoras: Lisa Kleypas
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Amazon - Saraiva

Kathleen já enfrentou a própria cota de dramas familiares e quando finalmente se casou com Theo pensou que havia encontrado nele o amor que tanto almejava. Com grande decepção aprendeu que a gente só conhece verdadeiramente um homem quando mora com ele. Grosseiro, dono de um humor intragável e extremamente teimoso, o odioso marido teve o fim que mereceu três dias depois de subir ao altar. Agora viúva, a jovem tem sobre si responsabilidades inimagináveis, afinal cuidar das três cunhadas com uma pequena pensão em uma propriedade caindo aos pedaços parece ser o fim e qualquer esperança que ela poderia ter é extinta com a chegada dos primos de Theo, dois sedutores incorrigíveis que jamais tiveram uma responsabilidade na vida.

Devon Ravenel está no auge da sua vida, sua única obrigação é se divertir com o irmão, deitar com tantas mulheres quanto conseguir e beber até cair ao final da noite. A última coisa que quer é se responsabilizar pelas obrigações do finado primo, um homem detestável que nunca o agradou. Seus planos são claros, vender a propriedade, se livrar das dívidas deixadas no testamento e voltar à vida confortável de libertinagem. Mas ele não contava com a presença hostil da bela viúva deixada pelo primo. A jovem mulher o instiga e o afasta na mesma proporção e a vivência diária ao lado dessa explosão de hormônios o deixará cada vez mais indeciso.

"Conheço muitos fatos científicos sobre o coração humano, e um deles é que é muito mais fácil fazer um coração parar de bater em definitivo do que evitar amar a pessoa errada."


Kathleen sabe que Devon é o exato tipo de homem que destrói a reputação das jovens e corações femininos por onde passa, ela sabe que deveria manter-se afastada, mas quanto mais luta para ser indiferente mais aqueles lindos olhos a atraem. A arrogância dele faz surgir nela emoções nunca antes sentidas e manter o período de luto parecer ficar mais difícil a cada dia que passa ao seu lado. Devon não consegue entender como o primo conseguiu encontrar uma mulher tão bela e sensual quanto Kathleen, ele não consegue parar de imaginar o corpo ardente que se esconde sob aquelas pesadas roupas pretas e quanto mais ela o repele, mais ele a quer, como nunca quis nenhuma outra mulher na vida. Ambos sabem que não deveriam se envolver, mas o coração é incontrolável, ainda mais quando você nem lembrava que tinha um.

Os romances de época costumam ter um apelo emotivo único, já que desenvolvem em nós aquele desejo incontrolável de usar vestidos pomposos, dançar em bailes grandiosos e ser cortejadas por condes tão sensuais quanto controladores. Nessa história em específico, o enredo foge do clichê - mocinha virgem procura marido na temporada. Embora nossa protagonista seja sim uma moça virgem, ela é uma mulher madura e viúva que só quer cumprir com seu período de luto em paz. Ficar aos beijos com o primo do falecido e odioso marido é algo imperdoável, mas que fica mais difícil resistir a cada dia que passa. Todo esse desejo virtuoso de se manter fiel à um homem que nunca amou é admirável no início da trama, e apesar de se tornar extremamente irritante em alguns momentos, deixou a história ainda mais charmosa e envolvente.



Se há um empecilho real que de certa forma impede o casal de ficar juntos em um primeiro momento, nessa história o temos muito bem construído. Longe daqueles exageros muito utilizados por autores da atualidade, onde os protagonistas não assumem seu relacionamento por mero drama adolescente, em Um Sedutor sem Coração você encontra uma história profunda e intensa sobre as marcas negativas do abandono. É perceptível o cuidado da autora ao dar vida a seus personagens, cada um deles traz uma carga dramática e emocional dignas de uma pessoa real e seria inconcebível não criar empatia ante a frieza de Kathleen. Seria mentira se eu dissesse que gostei dela desde o início, na verdade, até a considerava o único ponto negativo na trama bem desenvolvida por Lisa Kleypas, mas ao entender um pouco mais sobre seu passado e motivações, fica claro que ela é uma protagonista complexa.

"Mesmo se você não me quiser. Mesmo se escolher não ficar comigo. Estou lhe dando todo o tempo que me resta. Eu lhe juro que deste momento em diante jamais tocarei em outra mulher ou darei meu coração a alguém que não você. Se eu tiver que esperar sessenta anos, nem um minuto será desperdiçado, porque terei passado todo esse período amando você." 

O romance tem vários traços de Orgulho e Preconceito, e uma cena em particular fez meu coração tremer nas bases. Impossível não relacionar o momento, quando temos uma mulher sob uma chuva torrencial, lutando contra a lama pesada na barra do vestido e um homem orgulhoso demais para admitir preocupação, mas que não pensa duas vezes antes de se arriscar no mau tempo para resgatá-la… sabe quando você está lendo e segura a respiração por um breve momento sem perceber? Foi exatamente assim que me senti quando eles finalmente se encontram e braços poderoso erguem nossa mocinha do solo e a colocam na segurança de um abraço apertado. Eu amo como essa cena simples e tantas outras conseguiram me envolver.



Mas a semelhança com esse clássico de Jane Austen termina por aí, já que ao contrário do Sr. Darcy, Devon não tem classe alguma, pelo contrário, ele se torna mais e mais vulgar enquanto se apaixona, como se o amor o deixasse selvagem. Em contrapartida a esse seu lado mais voluptuoso, vemos o amadurecimento gradual do protagonista, enquanto abraça mais e mais responsabilidades para proteger todos aqueles que o ensinaram a amar. E aqui precisamos mencionar mais um ponto positivo da escrita da autora, toda a riqueza de detalhes com que descreveu os mais diversos personagens que deixaram a leitura ainda mais interessante. Mais do que uma simples história de amor, o que você encontra ao ler essa obra, é uma novela cheia de altos e baixos que o instiga do início ao fim. Você termina o último capítulo não querendo dizer adeus ao enredo e agradece silenciosamente quando lembra que esse título é o primeiro de uma série.

24 comentários

  1. Sou apaixonada pelos romances de Época da Lisa
    Quando soube que seria lançada mais uma série dela já entrou direto na lista.
    Tenho altas expectativas nesse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle,
      Pode ir sem medo nessa história. Estou encantada com a Lisa e com o enredo tão encorpado que ela criou nesse livro. Espero que goste.
      Obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  2. Oi, Natasmi.

    Acho que de certa forma, a Kathleen chegou pra mudar os aspectos da vida de libertino do Devon, como ele a encara, seus pensamentos... Mudar essa vida de libertinagem que ele leva, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane,
      Ainda bem mesmo que ele mudou, e o legal é que ele não se ressente por isso.
      Em determinado momento da trama ele analisa a vida que leva agora por causa dela e vê que está feliz como nunca esteve antes. Um amor guria :)
      Obrigada por comentar ♥

      Excluir
  3. Não abro mão de ler um bom romance de época de forma alguma. Ainda mais se ele vier com um roteiro bem diferente dos tradicionais. Não trazendo a mocinha ingênua e bobinha, mas uma mulher mais madura, mesmo que nos momentos de paixão, se torne ainda uma menina(gosto muito disso).
    Devon parece seguir a linha dos cafajestes..rs e é outro ponto positivo!
    O livro já está na lista de desejados e espero ler o quanto antes.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, no calor da paixão ninguém sabe direito o que tá fazendo mesmo, adoro hahahahhahah
      Acho que essa versatilidade na protagonista, só prova o quando ela é real, como qualquer uma de nós, que somos várias em uma ♥

      Excluir
  4. Olá Natasmi!
    Eu tive meu primeiro contato com a escrita d autora há pouco tempo e amei, estou louca pra ler ostras obras dela e este livro com toda ctz já está nos meus desejados, o enredo parece ser lindo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Estamos na mesma situação, já que foi minha primeira experiência com a autora e estou apaixonada. Não vejo a hora de ler a sequência, em breve resenha aqui no blog ♥

      Excluir
  5. Olá, quero voltar a ler romances de época pois faz tempo que não pego um dos bons para ler, e Um Sedutor Sem Coração parece ser a escolha certa. Gosto da maneira pela qual a autora conduz a narrativa, sendo que o ponto mais positivo é o tratamento dramático que a autora dá à protagonista em frente ao luto com o qual mesma está passando. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison,
      Espero que tenha voltado, os romances de época tem uma charme único e sempre mechem com nosso coração romântico. Leia também "Codinome Lady V", tenho paixão nesse livro, espero que aceite a recomendação ♥

      Excluir
  6. Nunca li nenhum livro da Lisa, sempre ouço muitos elogios. Adoro um romance de época, e embora também não tenha lido Orgulho e Preconceito, acredito que ter uma semelhança em alguns pontos deve ser bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tália,
      Se você gosta de romance de época, certamente vai amar a escrita doce e delicada da Lisa.
      Não é só química, os casais dela realmente se envolvem sentimentalmente e você consegue perceber isso enquanto acompanha a trama ♥

      Excluir
  7. Parece ser uma leitura bem agradável ainda mais por ser diferente, do que vemos por aí, deve ser uma historia mais madura, embora o personagem parece ser bem chatinho e implicante, mas conforme ele vai se apaixonando pela personagem ele vai amadurecendo, então deve acabar conquistando o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Eu me surpreendi e muito com a história, justamente por essa maturidade do enredo.
      A gente vê um titulo desse e já pensa que é mais do mesmo, no fim foi uma grata surpresa ♥

      Excluir
  8. Ao ler essa resenha senti bem a essência do livro. Esse romance de época me parece encantador e ja fico curiosa para saber o desenrolar dessa paixão entre Kathleen e Devon , também conhecer os personagens e seus passados. Não canheci nenhuma obra da Lisa ainda mas sempre vejo falarem bem de suas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian,
      Obrigada pelo carinho ao ler a resenha, fico feliz que ela tenha te passado um pouco do que é essa história maravilhosa. E tenho certeza que você vai amar a Lisa tanto quanto eu ♥

      Excluir
  9. Oi Nat!
    AAA eu sempre acho que essas capas são sempre iguais kkkk
    Como dito em resenha anterior, preciso conhecer uns romances de época, já que não tenho contato.
    Bjokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna,
      As capas se parecem mesmo hahahha, mas qual romance não é assim né, mesmo os atuais, que sempre retratam um casal se agarrando na capa, ou homens e mulheres seminus em imagens sensuais >D
      Sobre os romances de época, você deve se aventurar sim em um gênero que ainda não conhece, pode acabar se surpreendendo ♥

      Excluir
  10. Sou apaixonada por capas de romances de época, são lindas e suaves de se olhar. Curto muito o estilo e é òtimo ler as resenhas de livros que queremos ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Verdade, com uma capa linda dessa, fica impossível não querer ler e conhecer um pouco mais da história ♥

      Excluir
  11. Confesso que não sou adepta de romancees, de época nunca tive contato. Pretendo em breve começar uma série da Quinn, e depois vou experimentar a escrita da Lisa Kleypas. Ótimo saber que o livro termina com um gostinho de quero mais e que tem semelhanças com a escrita da Jane Austen .

    Ps. acho as capas dos livros dessa autora um arraso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta,
      Só li verdades hahaha, as capas da Lisa sempre são muito maravilhosas mesmo, na verdade, umas das mais bonitas do gênero. Eu já gosto bastante de um romance de época, mas confesso que nos últimos tempos, estou mais e mais envolvida nessas tramas cheias amores proibidos ♥

      Excluir
  12. Os dois personagens tem personalidades totalmente diferentes, isso é uma boa combinação para a trama, pois do inesperado, surge algo de bom, um grande amor. Acho que através de diferença de ambos, um pode ajudar o outro. Uma boa trama, para quem adora um bom romance!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que os opostos se atraem e isso nunca foi tão verdade como nessa história.
      Gosto muito dessas relações, ela se tornam mais envolventes e diferentes enquanto o casal tenta lida com tudo o que está ocorrendo com eles naquele momento ♥

      Excluir