Resenha: Um Vento à Porta

Título Original: A Wind in the Door - Time Quintet #2
Autora: Madeleine L’Engle
Ano: 2018
Editora: Harper Collins
Páginas: 224

A literatura infanto-juvenil encontra-se repleta de obras leves, simples, cuja narrativa graciosa encanta a mente em desenvolvimento de pequenos leitores, na mesma medida com que preenche um espaço no coração de leitores maduros. Porém, em casos mágicos e maravilhosos, histórias leves e acessíveis podem conter dentro de si uma profundidade inimaginável, mensagens essenciais que, infelizmente, muitos autores evitam abordar ou, quando ousam inserir ao longo de suas histórias, o fazem de forma rasa, perdendo a chance de atingir um dos maiores objetivos do ato de contar histórias.

Madeleine L’Engle demonstrou sua força e profundidade quando, juntamente à construção da narrativa de Uma Dobra no Tempo, inseriu mensagens elementares para a vida humana, indo além da mera aventura e jornada de uma personagem que, com seus defeitos e medos, enfrentou o universo em busca de salvar seu pai. 

O que encontramos neste primeiro livro não passa, porém, de uma breve demonstração da capacidade e talento da autora que, quando da construção de Um Vento à Porta, segundo volume da série, interliga de forma hábil uma história de fantasia e ficção científica às mensagens mais belas e essenciais que leitores em formação necessitam, não apenas para leituras futuras, mas para a própria jornada da vida.

"Não é só em galáxias distantes que acontecem coisas estranhas e ilógicas. A irracionalidade rasteja sobre nós de maneira tão insidiosa que mal percebemos."

Neste livro descobriremos, juntamente a uma desolada Meg, que a vida de Charles Wallace corre perigo devido a um mistério sombrio que ronda suas células. Como se não bastasse o estado de saúde que lhe aflige, o adorável e inteligente garotinho enfrenta a perseguição dos colegas de escola que, por não compreenderem suas diferenças e atitudes, tornam sua vida uma tortura constante.



Quando misteriosos dragões surgem nas proximidades da residência da família Murry, Meg, Calvin e Charles irão descobrir que a vida do garotinho corre perigo e encontra-se intimamente ligada ao destino de todo o universo. Agora Meg e Calvin deverão juntar-se aos mais inusitados seres para, em uma corrida contra o tempo, salvar a vida de Charles e impedir que misteriosos seres das sombras destruam o universo.

Mais uma vez Madeleine L’Engle demonstra ao mundo todo seu talento literário. Ao contrário do que vimos em Uma Dobra no Tempo, o segundo volume da série reduz a escala do universo às menores formas de vida, contudo, essa estratégia não reduz a grandiosidade da jornada, uma vez que, aqui descobriremos novos seres, contextos e mundos nunca antes vistos. Todos apresentados ao leitor através de uma mistura curiosa de fantasia e ficção científica.

Apesar de toda a aventura, desafios enfrentados pelos personagens e a própria missão para estabilizar o equilíbrio do universo, são as mensagens e alegorias presentes ao longo de toda a narrativa que realmente me conquistaram enquanto leitora. Em meio a uma escrita acessível e em um livro infanto-juvenil, a autora esconde mensagens que vão muito além da aceitação de quem verdadeiramente somos, seguindo para a aceitação do outro enquanto indivíduo, parte da humanidade e universo em si mesmo. O amor, uma vez mais, surge como a mensagem primordial, desenvolvida com tamanho cuidado que torna-se difícil não se emocionar quando da finalização desta leitura.


Um Vento à Porta eleva a série de Madeleine L’Engle a outro patamar, demonstrando a importância de narrativas bem construídas além da inserção de mensagens elementares para a construção e preparação da mente e personalidade de leitores e leitores em formação. Com a graça e beleza apresentadas ao longo do segundo volume dessa história, mal posso esperar para descobrir o que nos aguarda no terceiro capítulo dessa série que, pouco a pouco, vai conquistando meu coração.

Confira a série Uma Dobra no Tempo:

20 comentários

  1. Oi, Izabel.

    Eu diria que é uma nova aventura inusitada e, talvez, um pouco nojenta... Mas, que põe em risco a vida do Charles, e algo tem que ser feito, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, confesso que nem me liguei muito nas partes nojentas. XD
      Estava tão imersa nos acontecimentos que em diversos nem percebi "onde estava" !!!

      Excluir
  2. Tenho acompanhado este segundo livro desde que o sucesso do primeiro volume abraçou tantos leitores. A maioria das coisas que lia pelo mundo literário, eram positivas e quando o segundo livro foi lançado, a autora meio que se consagrou de fato.
    Amo enredos assim, jovens, ingênuos, mas mesmo assim, com uma carga emocional muito grande que é o ponto central não somente dos irmãos, mas de todos que fazem parte da história.
    Quero muito conhecer e ler os dois livros!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade de conferir essa série, te recomendo de todo o coração !!!
      Os livros são uma graça, repleto de mensagens, com uma escrita leve e, como se não bastasse, estão com uma edição maravilhosa !!! ^-^ Vale muitíssimo a pena !!!

      Excluir
  3. Oi Izabel,
    Estou lendo Uma Dobra no Tempo e te digo que a leitura está sendo bem diferente do que imaginei, principalmente com relação a escrita e narrativa, as quais demorei um pouco a me acostumar. Madeleine L’Engle conseguiu explorar a fantasia ao máximo e trouxe junto com ela observações a cerca do universo, seres e modo de viver e compreender as coisas. Há um peso bem grande sobre as escolhas dos personagens e considerando que são crianças é tudo mais impactante. Meg tem me irritado um pouco, pois suas reações diante de algumas situações são muito imaturas na maioria das vezes, mas é aí que tenho que parar para pensar que ela é muito nova e já carrega uma grande responsabilidade nos ombros. Estou curiosa para saber como tudo irá se desenrolar em Um Vento a Porta e como ir salvar o pequeno, mas notável, Charles Wallace.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, fiquei muitíssimo feliz com seu comentário !!! *-*
      Essa questão da Meg, de acordo com a minha percepção, deve ser encarada da forma como você encarou !!! Ela é muito nova, é totalmente compreensivo que tenha alguns momentos de mimimi, mas o mais bacana é ver que ela vai crescendo pouco a pouco, assim como um leitor mais novo que estivesse entrando em contato com esse livro pela primeira vez !!!
      Adorei saber que a obra te conquistou e espero que tenha a chance de conferir o segundo volume dessa série !!!

      Excluir
  4. Olá Izabel!
    A edição tá linda, eu ganhei Uma dobra no tempo e já inclui na meta deste mês pq eu estava ansiosa pra ler, já vou começar pra ler este tbm, não vejo a hora de conhecer a história e tbm a escrita da autora.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essa série te conquiste da mesma forma que me conquistou !!! Estou cada vez mais apaixonada por Uma Dobra no Tempo e mal posso esperar para por as mãos no terceiro volume dessa série maravilhosa !!! *-*

      Excluir
  5. Quero muito ler a trilogia, adoro infanto juvenil aparece muitas historias maravilhosas. Fiquei bem curiosa com esses mundos nunca antes vistos, adoro quando tem coisas diferentes nas historias, desperta mais interesse, ainda mais por ter mistério, essa aventura parece estar bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é um amor !!! Indico para todo mundo !!! XD
      Espero que tenha a chance de conferir flor !!!

      Excluir
  6. Ainda não li Uma dobra no tempo nem vi o filme, mas já vi que esta série terá 5 livros! E estão senod lançados um logo atrás do outro, pois o terceiro já vai lançar esse mês!
    Parece legalzinha a série, irei dar oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não consegui comprar o terceiro livro dessa série, mas pensa em uma pessoa morrendo de vontade de dar continuidade !!! XD
      Se tiver a oportunidade de realizar a leitura, não deixe ela passar !!!

      Excluir
  7. Olá, não sabia que Uma Dobra no Tempo possuía uma sequência, fato que me deixou ainda mais ansioso para me aventurar nessa fantasia deliciosa de L'Engle, que encanta tanto pelo enredo bem construído e original quanto pelas mensagens de aceitação e convivência interpessoal que deixa aos leitores. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma Dobra no Tempo, na verdade trata-se de uma série Alison !!! Ela é composta por cinco livros e a Harper Collins já lançou o terceiro volume. ;)
      Fico muito feliz por saber que se interessou pela história e espero que tenha a chance de realizar a leitura, vale muito a pena !!!

      Excluir
  8. Conheci o Uma Dobra no Tempo porque vi que ia virar filme. Como amante de filmes que sou, me interessei, mas gostaria de ler o livro primeiro. Não sabia que havia continuação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Uma Dobra no Tempo trata-se de uma série composta por cinco livros Giovanna !!! Eles estão sendo publicados por aqui através da Harper Collins e acredito que em breve teremos todos os livros publicados !!! \o/

      Excluir
  9. Olá!
    Acho essas edições lindíssimas!
    Conheci por conta do filme que foi lançado recentemente (percebi que as ideias referentes a qualidade do filme ficaram bem divididas).
    Li uma resenha sobre o primeiro livro e achei que a história poderia me dar uma grande viagem literária.
    Acho o fato da autora colocar no livro pontos ligados ao amadurecimento humano super legal, não se prendendo apenas na narrativa fantástica.
    Você é a segunda pessoa que diz o quanto esses livros foram bem construídos. Fiquei ainda mais interessada neles.
    Sabe me dizer se fecha em uma trilogia ou terá mais?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas edições são lindas mesmo né ?! *-*
      Uma Dobra no Tempo é uma série de livros Samanta !!! Ao todo teremos cinco livros que estão sendo publicados pela Harper Collins nessas novas edições. Acredito que em breve teremos todos os livros lançados, pois somente esse ano tivemos dois livros lançados !!!
      Espero que tenha a chance de conferir essa história maravilhosa.

      Excluir
  10. Gosto de toda essa ação no livro, principalmente que eles terão que salvar o universo. Nem sabia que teria/tem filme do livro mas achei bem legal a historia. Sou também muito amante de aventuras e essa não deixou de me agradar. Tenho muito interesse em ler os dois livros, achei fofo o amor estar em foco no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir essa série Mirian !!!
      Sou tão apaixonada por essa história que indico para todo mundo !!!

      Excluir