Resenha: O Poder do Eu Te Amo

Título Original: O Poder do Eu Te Amo
Autor: Marcos Piangers
Ano: 2018
Editora: Belas Letras
Páginas: 84
Amazon - Saraiva

Em 2016, o jornalista, Marcos Piangers escrevia pela primeira vez sobre o poder do amor em sua coluna na Zero Hora, um jornal de Porto Alegre. No finalzinho do ano passado, ele postou este mesmo texto em seu canal no YouTube, o vídeo chamado O poder do "Eu Te Amo". Sete meses depois a Belas Letras, transformou este vídeo em um livro, como uma forma de aproximar mais as pessoas dessas três palavras que amedronta, mas que se provam tão necessárias em nossas vidas.

Eu nasci numa família cheia de amor, de modo que falar "eu te amo" para alguém, nunca foi um problema. Existia sim, todo nervosismo e expectativa de falar estas palavras pela primeira vez, mas de fato isso sempre foi uma coisa muito fácil pra mim. Quando fiquei adulta, lidei pela primeira vez com a dificuldade de algumas pessoas em expressarem e falarem sobre seus sentimentos e passei a cogitar que, talvez, eu fosse uma exceção. 

Infelizmente vivemos numa época onde é legal ser durão, esconder seus sentimentos. Ser adepto de sentimentalismo é visto como algo piegas, brega... sei lá. O nosso olhar sobre a vida precisa ser mais otimista, por isso sempre fiz de um trecho da introdução desse livro como meu lema de vida. Ter um "coração mole", ser uma "manteiga derretida" e falar abertamente sobre o amor, nunca foi um sinal de fraqueza, mas sim de uma coragem pura e absoluta. Seja com um amor, com minha família ou com uma amizade, eu sempre me entreguei de corpo inteiro.



No texto de Piangers, o autor comenta sobre e destaca várias pessoas próximas a ele e o que o "eu te amo" significou para cada uma delas. Pelos olhos de sua filha mais nova, podemos perceber o quanto, com tão pouca idade, ela já entendeu do poder deste sentimento e como expressar isso é tão importante. Por outro lado, compreendemos a dificuldade que o sogro do autor tinha em expressar seus sentimentos. 

O texto apesar de curto nos faz refletir. Pode nos transformar, encher nossos corações e pode até influenciar. A mensagem viaja pelas páginas desta edição preparada com todo o carinho pela editora e a arte é de Fabio Haag. De fato, nessas páginas contém um simples lembrete, um abraço. O suficiente para que entre a correria do dia a dia das nossas vidas atarefadas e atreladas de compromissos, reservemos um tempinho para o poder que contém aqui. 

O amor é assim e falar sobre ele é a forma mais verdadeira de transmitir o que realmente sentimos para aqueles que nos rodeiam, sejam amigos, parceiros, família. Este pequeno livro, fala sobre as transformações que o poder do eu te amo pode causar e a forma como retribuímos aquilo que recebemos. Eu sei que para alguns falar sobre o amor nunca será uma tarefa fácil, mas sentir-se amado é a melhor sensação que existe, portanto, nunca deixe de expressar seus sentimentos.


Este livro pode ser o primeiro passo para você, que deseja se libertar do peso dessas três palavras. Presenteie, compartilhe, retribua estas palavras. Eu tenho certeza que ele irá tocar profundamente qualquer pessoa, pois nunca é tarde para começar a amar e falar "eu te amo", as vezes isso é tudo que uma pessoa precisa ouvir.

12 comentários

  1. Oi Joi,
    Conheço o Marcos Piangers, mas não o conheço como autor. Vejo o quanto seus livros surpreendem os leitores, pois ele transforma palavras simples em textos cheios de lições e reflexões. Eu nunca fui uma pessoa muito boa em expressar os sentimentos (e não faço isso para parecer durona nem nada) e achava estranho, ao mesmo tempo em que achava corajoso, algumas pessoas conseguirem dizer eu te amo muitas vezes ao dia. Gostei que o livro aborda o sentimento por perspectivas diferentes, pois a conexão com o leitor será mais intima e diria até certeira. Por ser gaúcha fico muito feliz em ver um autor do RS ter reconhecimento por seu trabalho e melhor ainda receber indicação de suas obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o Piangers como radialista, mas agora venho acompanhando muito mais a carreira dele como autor. E ele tem se saído bem né?

      Excluir
  2. Oi, Joi.

    É sublime a forma como, objetivamente, o autor apresenta aspectos rentáveis e motivacionais, sobre o contexto dessas palavras significativas.

    Eu, particularmente, sou uma dessas pessoas que têm dificuldades em demonstrar e falar abertamente sobre os meus sentimentos. Sobretudo, sobre o "Eu te amo".

    É algo muito reverso, e não se isso, um dia vai mudar, mas eu gostaria de reverter esse 'quadro'.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo Daiane, ficarei aqui torcendo para que passe a ser mais fácil tudo para você ^^

      Excluir
  3. O grandão que pode ser o homem mais doce do mundo se você puder para ouvir ele falar por cinco minutos!
    Acompanhava o trabalho dele na tv, por isso não foi muita surpresa este reconhecimento do agora também, autor!
    Espalhar o amor, não importa a quem e nem quando!
    O mundo precisa de mais amor, mais união e nada melhor do que a gente levar uns puxões de orelhas as vezes, para acordarmos e fazermos isso!
    Espero poder ler e ter este livro de otimismo e amor!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Interessante o autor falar sobre esse assunto que é fácil para muitos e difícil para muitos também, mas é uma frase que faz toda a diferença quando dita, é que muitos tem dificuldades em expressar seus sentimentos, acho que o livro deve ajudar a melhorar nesse quesito. Fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana esse vídeo, ainda não tinha visto. Eu te amo é mesmo uma expressão poderosa e que pra alguns é bem difícil de expressar e acho sim que a facilidade de dizer e ouvir eu te amo vem das gerações mais novas e ele até fala isso no vídeo através de algo que ele viveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito da obra dele é baseado em suas vivencias, acredito que seja por isso que muita gente se identifica com o trabalho dele.

      Excluir
  6. Eu amo tanto esse vídeo, a história da filha dele é tão <3 esse tema é muito importante, é tão louco ver como o eu te amo é comum para uns e para outros é quase um tabu.
    Por anos eu também não era acostumada a falar eu te amo para minha família, as vezes falava para amigos de pouco tempo mas para a família me sentia receosa. Ainda bem que consegui superar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que passou a ser mais fácil pra você Luana! Beijos

      Excluir
  7. Oi Joi!
    Adorei conhecer esse livro, para mtas pessoas flar sobre o assunto ´pe tão fácil, mas na hora da prática...
    Gostaria mto de ler e conhecer mais a obra do autor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi, nunca ouvi falar do autor nem do livro. Concordo que na sociedade atual é importante as pessoas saberem a importância de dizer Eu te amo, principalmente para sua família. É ótimo quando a família tem o costume de se expressar, sem reservas.

    ResponderExcluir