Resenha: Encontros & Desencontros

Título Original: Encontros & Desencontros
Autora: R. Prieto
Ano: 2014
Editora: All Print
Páginas: 40

Foi uma grata surpresa receber um e-mail da autora Rosana Prieto com o convite de resenhar sua seleção de contos Encontro & Desencontros. Imediatamente aceitei o convite e não imaginava o que logo chegaria em minhas mãos.

Primeiramente, me surpreendi com a qualidade do livro, muito bem impresso, páginas amarelas de fácil leitura, logicamente que a escrita da autora contribui e muito. Rosana selecionou nove dos seus contos ecléticos para o seu primeiro livro e posso afirmar que todos são um misto de sentimentos, fui pega de surpresa e ao final todos me arrebataram.

O livro é curtinho apenas 40 páginas mas cada conto te toca e se aprofunda de uma maneira diferente e única. Em sua seleção a autora aborda muitos sentimentos como amor, medo, sofrimento, perda, desejos, angustias e horror, por vezes retrata o autoconhecimento do ser humano em suas dificuldades.

Não vou falar de todos os contos mas dois deles foram que mais chamaram minha atenção e os que mais me fizeram refletir, entre eles A Música e a A Vida. O primeiro, conta a história de um jovem que acabou se apaixonando por uma mulher pianista, ao passar todos os dias na frente de sua casa.

Dias melhores e piores sempre chegam, mas o mais importante é não desistir de crer na humanidade, na beleza e na música, porque disso há a grande inspiração para fazer as coisas mais simples. A Música, página 20

O segundo retrata a vida de um livro nos tempos de hoje, na era da tecnologia, e de como as pessoas tratam e destratam os livros atualmente, como eles ficam parados em suas prateleiras acumulando pó sem que nenhuma mão volte a folheá-los. Um verdadeiro tributo a literatura.

A vida é nascer e não nos lembrarmos de nada. Somos um papel em branco. Cada um escreve o seu próprio destino. Quando nascemos, temos que fazer um bom ou mal papel na sociedade. A Vida, página 21

Ao final, temos o conto Eu Queria a "Tippy" onde a autora conta um pouco da sua história quando pequena, quando queria a boneca Tippy e não podia ter. Foi impossível não lembrar de minha mãe. Minha mãe também teve uma infância pobre. Ela nunca teve a chance de ter a boneca que quis, nem a mais nova, nem a mais bonita, isso fez com que hoje, ela ame muito bonecas e não é à toa que tem uma coleção particular em sua casa.

Mas voltando ao conto, Eu Queria a "Tippy" acabou tendo seu reconhecimento merecido e acabou virando o conto premiado da seleção, ganhador do Prêmio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, em Quito – Equador. Não é para qualquer um heim?!


Senti muito veracidade em todos os contos da autora e os mesmos mostram que não estamos muito longe da realidade apresentada em Encontros & Desencontros, os contos são reais e tocantes, realmente falam no coração de quem lê! É uma pena que sejam apenas nove. Dito tudo isso é prazeroso demais saber que a autora Rosana acaba de ganhar uma nova fã!


E para compartilharmos mais dessa maravilhosa obra vamos sortear para aqueles que comentarem nesta resenha 1 exemplar do livro e 2 marcadores.

Não deixem de participar, o resultado sai dia 13/08. Beijos e Boa Sorte!


a Rafflecopter giveaway

67 comentários

  1. Já na torcida, curti a postagem.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi, tudo bem?
    esse livro parece ser muito bom mesmo. Eu não lia contos, mas comecei recentemente e estou amando. Tem várias histórias que conseguem ser lindas em tão poucas páginas.
    e claro que estou participando da promoção, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi!
    Sabe que nunca li um livro de contos?!
    Mas esse me chamou a atenção, ele é curtinho mas me deixou intrigada!

    Beijooooos Amoura!

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participa da promoção Raíssa quem sabe você não mata sua curiosidade ^^
      Beijos Joi

      Excluir
  4. Respostas
    1. Participa da promo Jessi, quem sabe você nao ganha e mata esta curiosidade ^^ Beijos Joi

      Excluir
  5. Oi, Joi, tudo bem?
    Achei a capa bonita, e de acordo com você, o conteúdo faz jus né?
    Claro que vou participar da promoção *-*
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi tudo bem, tão bom quando o livro conquista a gente né, não tenho costume de ler contos mas esse eu leria com certeza!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vale a pena viu Dani! Adorei os contos, com certeza leria mais!
      Beijos Joi

      Excluir
  7. Oie! Não conhecia o livro! Gostei da resenha! =D
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/promocao-de-aniversario-do-paradise_31.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/autor-parceiro.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Parece ser um livro bem bacana. Fiquei curioso!
    Bem legal o post.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi!
    Vim agradecer sua visita ao meu blog!
    Adorei o teu cantinho e que livro lindo hein!!!! Adoro contos! <3

    Seguindo o blog para acompanhar as postagens.
    Abraços!

    Pensamentos valem mais que ouro

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi, tudo bem?

    Achei a premissa do livro incrível. Eu não era muito fã de livros de contos, mas ultimamente tenho gostado desse tipo de literatura. Fiquei curiosa para saber mais sobre os contos, e achei bacana o fato deles serem reais - gosto demais desse tipo de escrita.

    Vou participar do sorteio :)

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  11. Joi, que incrível um livro sobre contos. Eu adoro contos em particular, me atrai pela diversidade de formas de assunto.
    Se não ganhar, ficarei triste, mas espero adquirir o livro assim como você. Ficarei na torcida.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou desejar sorte a vocês! é um livro incrível mesmo! Beijos Joi

      Excluir
  12. Eu ainda não conhecia esse livro, mas adorei!
    Amo livro de contos, então tenho certeza que vou adorar ler Encontros e Desencontros *-*

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  13. Oi Joi,
    Achei a proposta da autora bem interessante, mas como raramente leio contos e provável que não tenha a oportunidade de ler o livro tão cedo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler os contos :D
    Já tô na torcida do sorteio ^^
    haha

    bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi, tudo bem flor?
    Fiquei curiosa quanto aos contos. E que bom que você gostou deles. Na torcida pra ganhar o livro.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Amanda!
      Vou ficar torcendo aqui também hahaha! Beijos Joi

      Excluir
  16. Confesso que não sou muito fã de livros de contos, mas eu sempre dou uma chance porque cada autor tem a sua maneira de escrever e pode ser que eu acabei gostando.

    www.laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que vai gostar também! Os contos são tocantes mas mesmo assim rapidinhos!
      Joi

      Excluir
  17. Oiee ^^
    Eu também não sou muito fã de livros de contos, e não conhecia a autora/livro, mas a sua resenha me deixou curiosa. Por não curtir muito a leitura desse "gênero" acho que não compraria o livro, pelo menos não agora, mas adoraria ganhá-lo...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Joi!
    Não costumo ler contos, mas pelos elogios eu leria o livro dessa autora. =)
    Achei muito bacana também você fazer um sorteio! Boa sorte a todos!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pri! a cada dia tentamos melhorar por aqui =D
      Fico feliz em saber que tens acompanhado! Beijos Joi

      Excluir
  19. Gosto de ler contos, estou curiosa parar saber sobre esse livro, gostei muito da resenha haha.
    http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, adorei a resenha e fiquei super curiosa sobre esses contos. Acho que vou gostar do primeiro, porque música é uma das minhas paixões. To participando do sorteio!

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Só pelo nome já fiquei curiosa. Depois de ler sua resenha já estava desejando imensamente ler! Fiquei até feliz pelo sorteio, quem sabe eu não seja a sortuda da vez?

    ResponderExcluir
  22. Eu amo contos, com certeza vou participar dessa promoção! E fiquei super interessada no conto "A Vida", sempre tive vontade de escrever algo relacionado com essa temática de livro v. atualidade! *-* Parabéns pela resenha, Joi! Tem bastante sentimento nela! \o/ Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  23. Amo contos, fiquei bastante curiosa para ler, adorei a resenha.

    Beijos :*
    http://colecionadoresdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oiii
    Ah adoro ler contos e fiquei curiosa sobre o da pianista e o da boneca.
    Devem ser ótimos e amei a capa!
    Estou participando da promo

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    confesso que não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha. Parece ser bem interessante.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  26. Joooi,

    Que lindo isso. Primeiramente parabéns pelo sucesso. Sobre a resenha eu fiquei muito interessada em ler *-* Quero saber o que se passa nos contos.
    Já estou participando.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Joi, tudo bem?
    Parece ser realmente um livro maravilhoso viu! Adoro livros com contos, e pelos trechinhos que você deixou esses são ótimos. Uma pena serem tão pouquinhas páginas.
    Vou participar da promoção com certeza e espero ganhar!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  28. Li poucos livros de contos, e apesar de não ter tido uma experiência negativa
    confesso que sou bem resistente, não curto muito esse tipo de livro... Que bom que curtiu e que os contos são bons.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi minha primeira experiencia Del, e amei mas também não sei se seria uma leitura continua ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  29. Joi-sua-linda,
    Que resenha bela. Eu adoro contos. Sou contista também e sei o quão maravilhoso é este gênero literário, no qual o leitor é envolvido em diferentes contextos a cada conto lido. Eu gosto dessa dinamicidade, mas ao mesmo tempo acho-a incrivelmente peculiar. Eu diria que é mais fácil um contista produzir livros de enredos longos do que o contrário acontecer com tanta facilidade. Isso porque escrever contos exige uma sensibilidade e noção temporal muito característica deste tipo de gênero.
    Adorei saber que a autora produziu contos que a arrebataram! Eu mesma adoraria conhecê-los. <333 E já estou torcendo para ganhar na promoção, haha.
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Fran querida! Você conseguiu expressar exatamente o que se pode diferencias os contos de um livro etc. Eu como escrevo demais não sei se conseguiria, sempre penso...e depois? o que acontece? hahaha
      Te desejo boa sorte!
      Beijos Joi

      Excluir
  30. Olha eu não conhecia esse livro ainda. Mas eu gostei bastante do que você disse sobre ele, porque me deixou bem curiosa. Adoro livros de conto e tenho certeza que desse livro eu iria gostar também. O negócio que o mundo literário anda nos trazendo tantas novidades que esta acabando com os nossos bolsos hahahahaha....Mas enfim...Tem uns que valem a pena e esse livro me chamou bastante atenção. Vou procurar saber mais dele pela autora. Espero que continue fazendo muito sucesso querida. Se cuida e fica com Deus. Bjos

    E deseja um feliz dia dos pais para o seu Dady viu?!
    bjokas linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silvana! Realmente o mercado literário alem de concorrido esta carinho! é nisto que as promos do Submarino ganham! hahaha
      Obrigada pela visita!

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      Excluir
  31. Participando ♥

    a-book-devourer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Joi,

    Não conhecia o livro e apesar de não ler muito contos, fiquei curioso.....boa dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Hey!

    Nossa, curtinho mesmo o livro né? Deve deixar um gosto de quero mais! Kkkk A vida parece ser um conto sensacional, o tipo que todo leitor devoto vai amar. Espero que eu ganhe pra poder ler!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir