Blogueiros e Booktubers Contra o Bullying

Oi pessoal! Esta semana, vários blogueiros e booktubers se uniram para uma campanha bem legal e extremamente importante. A ideia é bem simples, todos nós falaremos sobre o tão terrível bullying

Usaremos não só esta semana, mas também o mês inteiro para discutir, debater e para quem se sentir confortável trocar experiências e dizer como podemos superar esta forma de abuso.

Assim como outras editoras, a Valentina está apoiando a campanha e a blogueira Lau Pacheco do Ânsia da Fala escolheu falar sobre Fale! um dos títulos da editora que tem o bullying como tema. 

Vale tudo, discutir o assunto nas redes sociais, criar posts informativos (assim como o nosso), postar vídeos e afins! A ideia é movimentar o mês inteiro e não só uma semana, afinal, o bullying é uma discussão que tem que ser feita sempre até não existir mais.

Convidamos todos vocês para participarem. Veja a programação dos blogueiros e as postagens no evento do facebook. Participe aqui no link!



Para quem procura mais livros que falem sobre o tema, além de Fale! eu colocarei outras dicas para vocês:


Fale! - Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?


Os 13 Porquês - Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.



A Lista Negra - E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


Antes que eu vá - Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.


Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Extraordinário - O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


E aí pessoal! Gostaram das indicações de livros? Conhecem mais livros que falem sobre bullying? Conta pra gente nos comentários! E se preferirem comentem suas histórias, vocês já passaram ou conhecem alguém que sofreu bullying?

43 comentários

  1. Adorei a iniciativa e é impressionante o material literário que fala sobre esse assunto, também... Na verdade, recentemente fiz um trabalho/pesquisa sobre isso e acabei descobrindo muitas coisas interessantes...
    Bom, de qualquer forma, minha contribuição para lista, Joi, é Yaqui Delgado Quer Quebrar a Sua Cara... Admito que o livro não é tão bom quanto A Lista Negra e os 13 Porquês, mas é muito bom *----*
    Bjs, Juh.
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm vi algumas resenhas desse livro Juh, me pareceu interessante, aborda o bullying de forma mais leve acredito.

      Excluir
  2. Muito legal a iniciativa!
    Dos livros que abordam o tema do bullying já li Os 13 porquês e O extraordinário.
    Pretendo ler A lista negra e Por lugares incríveis, achei super interessante os blogs abordarem o tema do bullying.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm quero conferir Extraordinário, tenho aqui mas nada de eu ler hehehe.

      Excluir
  3. Desses título eu só li Extraordinário, que é incrível, um livro mais do que emocionante!
    Mas estão na minha lista Antes que Eu Vá e A Playlist de Hayden, também.
    Esse tipo de livro desperta a atenção das pessoas para um problema que acontece todos os dias e precisa ser mais trabalhado!

    Beijos, adorei a iniciativa!

    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai, A Lista Negra tem tempo que esta na minha lista mas anda de eu ler, na realidade, leio poucos livros com a temática, mas pretendo conhecer mais ^^

      Excluir
  4. Que campanha bacana! Eu ainda não li nenhum desses títulos, mas pelo menos três deles estão na minha lista de "Quero ler"! Eu toparia participar da campanha, mas estou completamente enrolada com o BEDA, e não sei se daria conta de bancar mais um projeto este mês. Mas na próxima eu participo! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa! Infelizmente, esse é um problema ainda recorrente em nossa sociedade. Conscientizar as pessoas sobre os males que a prática do bullying pode causar é muito importante para o respeito às diferenças.

    Não li Extraordinário, mas conheço um garoto que fisicamente é igual ao personagem. Em determinado momento, ele já sofreu com comentários maldosos ou infelizes, porém, ao longo do tempo, provou que somos todos iguais quando o assunto é respeito.

    ligadoscinefilos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Cristiano, este é um assunto que necessita ser debatido, pois esta cada vez pior!

      Excluir
  6. Oii Joi
    Eu estou pensando em fazer um vídeo sobre o assunto, já sofri por bullying na infância :( mas superei, infelizmente algumas pessoas não né

    Desses livro eu já li A Playlist de Hayden e quero muito ler A Lista Negra.

    Essa campanha é muito boa, pois infelizmente a cada dia a pratica de bullying está aumentando e com isso mais casos tristes acontecem e muitas das vezes até suicídio.

    Beijoos
    www.blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss, infelizmente quase todos passamos, uns mais outros menos, porém isso já existe a um bom tempo, é sempre bom debater sobre!

      Excluir
  7. Tenho visto essa campanha em diversos sites e achei mais que importante, porque estamos falando de bullying, uma causa que apesar de ser tão abordada e discutida, sempre está na vida de muitos, infelizmente. Já passei por isso, mas hoje consegui superar, e é claro que estou participando e dando todo apoio.
    Exatamente neste dia estou lendo Extraordinário, e estou sentindo na pele de Auggie todo o preconceito que está passando.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa!
    O bullying realmente é um problema gravíssimo em todos os cantos do mundo, e as pessoas precisam aprender a parar com isso.
    Já li alguns destes exemplares e recomendo.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi!
    Gostei bastante da iniciativa, então foi por isso que vi vários blogs abordando sobre o tema.
    Bullying é um assunto bem complicado, eu tenho uma amiga que sofria bullying na infância e não sabia, fui eu que abri os olhos dela e disse que ela sofria bullying, ela teimou em acreditar, mas por fim resolveu acreditar em mim.
    Como sempre o Estante Diagonal está com um conteúdo incrível! Continuem assim.
    Beijinhos.

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Puxa nunca tinha visto alguém que se negava a acreditar mas deve acontecer =/

      Excluir
  10. eu adorei essa ideia, vi em alguns canais e blogs e achei tao lindo tanta gnt se juntando para ir contra, sabe?
    conheço de perto o bullying e sei o quao bosta eh!
    dos livros citados eu ainda nao li nenhum mas foi por falta de dinheiro msm para comprar pq eu to doida para ler!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes projetos são incríveis, é ótimo poder contar com bastante blogueiro para compartilhar a ideia ^^

      Excluir
  11. Ótima iniciativa. Esse assunto precisa ser abordado sempre. Hoje eu sei que sofri bullying na infância. Não tenho trauma nem nada. Mas lendo as histórias dos outros, lembro de ter passado por momentos parecidos. Mas graças a Deus, eu consegui me afastar das pessoas que me faziam sofrer e segui com a vida estando perto de pessoas que me queriam bem.
    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Joi, tudo bem? Também estou participando dessa campanha e do movimento Fale! contra o Abuso... acho sempre importante falar sobre o bullying, porque é algo sempre presente e infelizmente em alguns casos geram consequências desastrosas.

    Gostei das suas dicas e conheço todos eles, mas só li "Fale" que é absolutamente maravilhoso, "Por Lugares Incríveis" que também é perfeito e "Extraordinário" que é outro livro ótimo. Estou pretendo ler esse mês "A Lista Negra", "A Playlist de Hayden" e "Yaqui Delgado Quer Quebrar a Sua Cara".

    Outras dicas que eu te dou são "Por Que Indiana, João?" e "Ratos". Esse último eu sempre recomendo, ele não tem o bullying como assunto principal, mas é algo bem importante na história.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotei as dicas Rafa, lembrei também de Eleanor e Park, com certeza são todos ótimos livros e significativos!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Acho muito importante a abordagem desse tema em todos os lugares possíveis. Desses livros da lista, já li Os 13 Porquês e Extraordinário. Tenho muita curiosidade em ler A Lista Negra, Fale! e Por Lugares Incríveis. Adoro livros com esse assunto mais pesado.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Joi!
    Muito interessante a campanha! Da lista, só li Extraordinário e comecei, mas não terminei, Os 13 Porquês.
    Acho importante movimentar a internet para um assunto tão sério. Ótima iniciativa!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  15. Gostei demais da iniciativa, e que venham mais campanhas como essa, parabéns a editora Valentina e a blogueira Lau Pacheco, gostei de todos os livros indicados, já li OS 13 porques, e as resenhas de Extraordinário e Playlisten de Hayden, esses últimos pretendo ler, parabéns e beijos...

    ResponderExcluir
  16. Acredito que, como tu mesma disse na postagem é indispensável falarmos sobre o assunto, afinal, ele esta em toda parte e muita gente sofre por conta dele, o que é no mínimo triste. Já tive uma experiência nada agradável durante a minha infância, e felizmente isso me permitiu criar uma personalidade mais resistente e destemida. Mas sabemos que nem sempre as consequências são positivas, e por isso é tão importante exterminar esse tipo de atitude. Adorei as indicações de livro, acho que a literatura aborda o assunto de uma maneira sutil, que alerta sem julgar, o que também é necessário. Muitos deles eu já li, e simplesmente amei a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Patrini, de algum jeito todos nos já sofremos, porém existem pessoas que absorvem mais ou menos! Que bom que superou ^^

      Excluir
  17. Oi Joi
    Que lindo projeto. Infelizmente o bullyng é uma realidade na vida de muitas pessoas. Foi na minha e sofri muito na época, mas consegui superar graças a ajuda de minha família, amigos e minha fé. Já li alguns dos livros indicados e sou louca para ler A lista negra. Não me recordo de um outro título que aborde o assunto, mas acho super importante conversarmos a respeito e mais bacana ainda os autores tratarem disso na literatura.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Lary, quanto mais compartilhamos a ideia mais o assunto é debatido e mais pessoas procuram ajuda!

      Excluir
  18. Otimas dicas de livros sobre o assunto e principalmente foi um excelente assunto que escolheram pois ultimamente tenho visto muitos casos de bullying e acho interessante que os autores falem sobre isso em seus livros

    ResponderExcluir
  19. Super apoiado essa campanha! Bullying é um bichinho q vai corroendo a pessoa as poucos até ela não aguentar e acontecer tragédias q todo mundo ja ouviu uma pelo menos.
    Dos livros que postou ja li extraordinário e que livro e esse? Simplesmente perfeito, ganhei ele e li sem saber de nada! Me coloquei mtas vezes no lugar dos personagens q sofrem calado.
    Bela e importante campanha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso ler ele Suzzy, lembro que comprei pelas maravilhosas indicações, mas depois acabei deixando =/

      Excluir
  20. Adorei a iniciativa e acho muito importante falar sobre um assunto tão sério. Bullying não é brincadeira e não deve ser tratado como tal. Essa é uma campanha muito nobre.

    ResponderExcluir
  21. Tem o livro "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo", de Mar'Junior. No site ciaatoresdemar.com vc conhece o projeto antibullying mais eficaz do país (eleito pela imprensa e educadores).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuu obrigada pela dica Patrick, vou dar uma olhada com certeza e até inclui-la em postagens futuras!

      Excluir
  22. Amei a linda iniciativa.
    Já li alguns livros citados acima e posso dizer que eles são encorajadores e inspiradores. Extraordinário e Os 13 Porquês mudaram a minha vida e o meu jeito de pensar de forma impressionante. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que estes livros são capazes de proporcionar momentos assim. Que duram a vida toda!

      Excluir
  23. Da lista de indicação eu só li A Playlist de Hayden e caramba que livro bom, mas a maioria dos outros livro eu já conhecia e e alguns eu ainda pretendo ler. A companha é muito boa e tem um foco muito importante o bullying tem cada dia mais tornado a vida de muitos jovens difíceis fazendo-os até desistir da vida e não há nada mais triste do que alguém que perde a vida por causa de um idiota que acha que as pessoas não tem sentimentos!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir