Resenha: O Sincronicídio

Título Original: O Sincronicídio
Autor: Fabio Shiva
Ano: 2013
Editora: Caligo
Páginas: 520
Compre aqui

O Sincronicídio é o romance policias de estreia de Fabio Shiva. O livro inicia com uma série de misteriosos assassinatos que ocorrem na cidade de Rio Santo, Brasil. Apenas um policial parece apto para desvendar o caso.

O inspetor Alberto Teixeira é o herói do livro e protagonista, por este motivo ele está marcador para morrer. Spoiler?! Não. Com sabemos?! Quem nos conta é o narrador da história, que inicialmente não se identifica. 

Mesmo sendo um "pequeno" calhamaço, toda a história de O Sincronicídio se passa em apenas um dia, e juntos ao protagonista, somos guiados por uma conclusão com diversas tipos de interpretações, uma história forte e pesada que nos desafia, que literalmente coloca em xeque o leitor. A nossa imaginação leva a muitas possibilidades e isso é o que mais engrandece o livro.

“E foi assim que descobri que a inocência é como a esperança. Sempre resta um pouco mais para se perder.”

Embarcando no mistério que envolve o livro do início ao fim, o leitor mergulha na mente humana, um lugar negro e ainda desconhecido capaz de muitas coisas. Juntos ao caso, vamos conhecendo o protagonista e sua psique, é nesta parte que o autor explora e mistura, psicologia, teorias, culturas, sexo e tudo que o imaginável permite, passamos por todo o turbilhão de lembranças que o Inspetor Teixeira possui.


Confesso que todo o enredo é um tanto complexo. Um exemplo disso é o primeiro capitulo de número 51. Curioso né? Fabio inova e impressiona com sua criatividade, imaginação e sem dúvidas, inteligência. O autor conta a história através do "passeio do cavalo" (técnica usada no xadrez onde apenas a peça se move pelo tabuleiro), juntamente com os 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações. Tudo isso até chegar ao seu objetivo, o xeque mate e sua grande descoberta. Complicado?! No começo pode ser, mas apenas lendo o livro para entendermos toda esta construção que o autor arquitetou.


O Sincronicídio é um livro que te dá espaço para imaginar, e isso foi o melhor do livro para mim. A trama toda passou na minha cabeça como deveria funcionar, se pudesse dar uma dica, daria uma: fique atento a todos os detalhes. Sem dúvidas é um livro fora do normal, que me deixou abismada com seu desfecho. Trata-se de um enredo onde coisas "inimagináveis" acontecem, e com isso se faz original e único até o momento. Por todas suas 520 páginas eu me vi presa a história, uma conquista para poucos livros. Recomendo a leitura!


Sobre o autor:

Fabio Shiva nasceu em Salvador, Bahia. Desde a adolescência entrou em contato com a escrita de contos e poemas. Já trabalhou como ghost-writer em livros de astrologia, revisor, além de ter exercido diversas profissões. É co-autor do livro de literatura / filosofia MANIFESTO – Mensageiros do Vento. Publicou o romance policial O Sincronicídio: Sexo, Morte e Revelações Transcendentais, em 2013, pela Caligo Editora.
Para saber mais, acesse: Facebook

12 comentários

  1. Livro de um baiano! Que alegria, gente! Claro que vou ler para prestigiar meu conterrâneo!
    Muito bom poder acompanhar isso! <3
    Já estou ansiosa pra começar a leitura!
    Luci
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
  2. Autores nacionais!!
    Que alegria ver esses autores crescendo.
    Gostei muito dessa capa.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Fazes em por ler livros nacionais.
    Também tenho de ler livros portugueses, mas a minha paixão são livros estrangeiros <3

    Bjos, Magui
    http://livros-com-oculos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Feliz por mais um livro nacional, boa sorte ao escritor e me pareceu um livro bem complexo, a capa tem uma uma imagem bem forte, a diagramação parece ser boa, deixou um mistério no ar, rsrsrs, gostei muito, vou ler com certeza.Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente Vania :)

      Excluir
  5. Caramba! Parece ser muito bom, e ainda é nacional!

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi! Nunca tinha lido um livro com esse gênero policial antes, mas até porque nunca tive a oportunidade e os livros nem sempre me chamaram a atenção. Mas com O Sincronicídio foi diferente. É um livro que realmente me intriga, com todos esses acontecimentos inesperados acontecerem em apenas um dia. Esse mistério todo no ar. Confesso que fiquei curiosa em relação a isso e ao seu desfecho.
    Espero conseguiu lê-lo logo ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei desse ponto Deborah, o fato de tudo acontecer em um dia deixa tudo mais interessante.

      Excluir
  7. Pela capa eu achei que fosse um livro de terror e não romance policial, nunca li um livro de romance policial e eu não gostei muito da estória desse livro,mas pela sua avaliação acho que para quem gosta desse estilo de livro deve gostar.

    ResponderExcluir
  8. Uhu autor é do meu estado <3 Que capa legal achei que fosse alguma coisa de serial killers ou algo assim kkkk gostei bastante!

    ResponderExcluir