American Horror Story | Crítica



Criado por: Brad Falchuk, Ryan Murphy
Com: Evan Peters; Sarah Paulson; Denis O'Hare; Jessica Lange; Kathy Bates; Emma Roberts; Taissa Farmiga
Gênero: Drama, Terror, Thriller
Duração: 45 minutos – 13 episódios
Lançamento: 2011

Quando ouvi o nome American Horror Story pela primeira vez, confesso que não dei muita bola, por algum motivo a Ryokobel de 2011 não conseguiu compreender e dar a devida atenção para uma das melhores séries de terror que já tive a chance de assistir. O problema era apenas um, naquela época eu ainda não tinha descoberto o maravilhoso mundo das séries, e como se não bastasse, ainda não tinha me encantado por descobrir histórias novas que fossem capazes de me fazer viajar por várias temporadas. Felizmente no ano de 2012, com o lançamento da segunda temporada dessa série maravilhosa, eu me vi instigada, curiosa e morrendo de vontade de conhecer toda a história por trás de um seriado que, de pouco em pouco estava conquistando fãs pelo mundo inteiro.

American Horror Story é uma série de terror/drama/suspense americana, criada por Brad Falchuk e Ryan Murphy. Juntas essas duas cabeças criativas e cheias de ideias insanas foram capazes de criar uma história mais absurda, bizarra, confusa e interessante atrás da outra. É verdade que nem sempre as fórmulas criadas por Falchuk e Murphy foram perfeitas e instigantes, mas o fato de que esses dois buscam inovar a partir de histórias reais, além de utilizarem muito bem várias fórmulas clássicas do terror, é incrível, para não dizer genial.

Uma das coisas mais legais desse seriado é que a cada nova temporada existe uma troca de cadeiras. Atores e atrizes trocam de papéis, desta forma, quem um dia foi malvado, psicopata, lunático ou um babaca completo, pode se transformar em um personagem bonzinho, simpático e agradável na história seguinte. Outra coisa muito legal no seriado é que ele mantém um elenco fixo ao longo das temporadas, porém novos atores também vão surgindo tornando a coisa toda muito mais instigante (Olá Lady Gaga!). E se você estava pensando que era só isso, ainda não acabou não. Cada nova temporada conta com um enredo diferente do anterior, dessa forma você não precisa assistir a primeira temporada para entender a segunda. É claro que acompanhar as histórias é um espetáculo à parte, mas o espectador sempre possuí a possibilidade de pular uma história caso não veja interesse naquela temática.


Na primeira temporada, American Horror Story nos levou para dentro de uma casa mal-assombrada, a Murder House. Acredito que é justamente por causa dessa primeira história que as pessoas são capazes de dizer se gostam ou não do seriado. Nessa primeira história os criadores usaram temas bem conhecidos do gênero, porém existe algo muito inovador em toda essa história. 

Os criadores foram felizes o bastante para criar uma mistura bem interessante de várias histórias e modalidades do terror, formando uma temporada interessante e com gostinho de quero mais. Em seguida nós somos direcionados para o Asylum, a segunda temporada do seriado. É aqui que Falchuk e Murphy mostram que o bizarro funciona, que extraterrestres, religiosidade, morte, assassinos e um hospício podem funcionar juntos e de uma forma brilhante. Tudo nessa nova história está muito bem conectado e pensado, a narrativa dá giros, vai ao futuro e volta ao passado, além de nos mostrar que os atores escolhidos sabem muito bem o que estão fazendo.

Com a chegada da terceira temporada iremos observar o ponto baixo do seriado. Em Coven nós iremos acompanhar uma irmandade de bruxas localizada na cidade de Nova Orleans. Não vou comentar muito para não estragar a surpresa para aqueles que ainda não assistiram essa temporada, mas já aviso que essa, dentre as três temporadas que eu tive a chance de conferir, é a pior história do seriado, e digo mais, alguns personagens foram muito mal elaborados, nem mesmo bons atores conseguiram salva-los.



Além destas histórias, nós também conheceremos um circo de horrores na quarta temporada, Freak Show e um Hotel na quinta temporada. Infelizmente, eu não consegui assistir a quarta temporada da série para poder comentar alguma coisa com vocês, e nem mesmo começar a acompanhar o desenvolvimento da quinta. Porém, ouvi dizer que a quarta temporada é uma das melhores já lançadas, batendo frente a frente com a Asylum, assim, acredito que a história esteja particularmente sombria, maravilhosa e eletrizante.

American Horror Story, apesar de ser popularmente conhecida como uma série de terror, é focada principalmente no terror psicológico, imersivo, daqueles em que você não consegue parar de pensar na história, nos personagens e em toda a confusão de eventos que passa em sua frente. Gostaria que o seriado tivesse bons sustos e momentos de pular no sofá?! Confesso que sim, porém, o que a série perde em sustos ela ganha em uma ambientação sombria e misteriosa, além conseguir criar algo fantástico à partir de histórias reais e elementos, cenas e fórmulas clássicas do terror. 

Tudo nesta série é muito bem pensado, conectado e moldado para te fazer criar teorias que não existem. A história irá te manipular, com o desenrolar dos episódios você será apenas um fantoche, alguém que luta para descobrir a verdade por entre os fatos confusos e deturpados. O fato de conseguir entrar e observar o contexto do seriado, criar teorias, se encantar e logo em seguida se decepcionar com personagens, ou amar personagens com apenas um olhar é maravilhoso. A série é completa, não será focada apenas no terror e suspense, em muitos casos ela te fará pensar, refletir, e também te emocionar!


O elenco de peso também não desaponta, poxa, Jessica Lange está presente em todas as temporadas. Todos os atores têm sua chance de brilhar, de mostrar suas qualidades, de mostrar que não estão brincando em serviço. É maravilhoso poder acompanhar um personagem secundário e bonzinho em uma temporada e na próxima, encontrar o mesmo ator na pele de um personagem principal extremamente complexo e mal. Outro fato bem interessante nos personagens criados é que, mesmo com pequenas distinções entre o bom e o mal, o preto e o branco, todos são extremamente humanos. Eles comentem erros, guardam segredos sombrios, se aliam com pessoas erradas, e apesar de muitas vezes discordar e odiar certas escolhas e atitudes dos personagens, nós não podemos deixar de concordar que todos eles são interessantíssimos, complexos, além agirem e pensarem com base em suas personalidades criadas, sendo assim, nenhum personagem foge ao seu propósito e nem mesmo ao que se espera que um personagem como aquele fizesse (com exceção das surpresas).


American Horror Story é uma série de terror e suspense atual, que sabe criar novas fórmulas, mas também consegue se utilizar muito bem daquelas velhas fórmulas que estamos tão acostumados a observar em filmes de terror. Aqui o lado psicológico prevalece e supera qualquer susto nos deixando boquiabertos com o desenrolar dos fatos. Com cenas gore, de violência, além de situações sombrias e pesadas, tudo é montado para fazer com que o telespectador penetre na narrativa, fazendo com que ele selecione seus personagens favoritos, crie suas próprias teorias além de sentir raiva, ódio e desejo de morte por personagens terríveis. Os atores fazem um belíssimo trabalho, os criadores são brilhantes, as histórias são complexas e cheias de nuances. E se tudo o que eu disse até agora não conseguiu te convencer... bom, então só me resta deixar-lhes com um pequeno conselho: "If you look in the face of evil, evil's gonna look right back at you".


41 comentários

  1. AHS é um seriado que gosto bastante, mas tenho que discordar de uma coisa porque o Coven foi a melhor temporada que teve (até consegui convencer minha mãe a assistir o que é um feito e tanto já que ela odeia esses paranauê domniaco) seguida de Murder House e eu odiei Asylum (pra mim, pelo menos, teve excesso de informação nessa temporada) e ainda não consegui terminar Freak Show a qual estava super empolgada por causa do palhaço, mas até onde vi não vi nada de mais. Estou pensando em começar AHS Motel qu estão dizendo que está muito bom, principalmente por causa da adição da Lady Gaga.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, tudo bem contigo ???
      Uma das coisas que eu acho muito, mas muito legal em American Horror Story é o fato de que, por cada temporada ser diferente e possuir elementos e histórias diferentes, cada pessoa irá curtir mais uma temporada do que a outra. Para mim, até agora, nenhuma temporada barrou Asylum, eu adorei ela por ser bizarra, por abordar tantos temas que eu adoro e até mesmo por possuir bastante informação !!!
      Preciso assistir Freak Show e Motel, estou super curiosa para essas temporadas, principalmente para Motel, quero ver a Gaga !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  2. Que medo, rsrsr, adorei o trailer, nem pisquei, a cara da Jessica Lange, já diz tudooo... muito bom, um terror bem diferente, pavoroso, rsrs, parabéns pelo post!!! Mil beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania, tudo bem contigo ???
      American Horror Story possui um terror bem diferenciado mesmo, a série se utiliza de muitas coisas que estamos acostumados a ver em filmes de terror e as utiliza de uma maneira diferente, as conecta com outras coisas e o resultado fica bem legal !!!
      Fiquei muito feliz por saber que gostou do trailer e da postagem, sempre fico contente quando vocês comentam suas opiniões por aqui e elogiam o que escrevi !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi!!!
    Amo muito AHS. Concordo plenamente sobre a terceira temporada. Para mim ela foi totalmente fraca em todos os sentidos. A minha favorita foi a Asylum, que amei e fiquei sem piscar a temporada toda. Essa nova também promete muito e está sendo muito boa até agora.
    Beijos!!
    Quer Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Ai nem me fale das temporadas que vieram após Coven, rsrsrs, eu preciso assistir mas ainda não consegui. Por sorte logo logo entro de férias e acho que vou conseguir me atualizar !!!
      Estou mega curiosa para conhecer a história de Freak Show e Motel !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá Ryokobel,

    Não gosto do gênero, mas sempre leio comentários positivos dessa série, parabéns pelo post....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ???
      Que pena que não é grande fã do gênero, mas é assim mesmo né, o mais legal é conhecer do que cada um gosta e sua opinião sobre os diversos gêneros de livros, filmes e séries !!! *-*
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da minha postagem, a opinião de vocês é muito importante para mim.

      Beijinhos

      Excluir
  5. Olá Ryo, tudo bom?
    Ai, AHS, é uma série que atingiu seu apíce já e caiu, caiu MUITO desde Coven, só espero que Hotel não decepcione como foi Coven e Freak Show, só isso
    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Telemaco, tudo ótimo e contigo ???
      Como ainda não tive a chance de assistir Freak Show e Hotel (Motel) não posso falar sobre essas duas temporadas, mas não gostei do que vi em Coven. Achei que a história tinha muito mais potencial e que os criadores não souberam aproveitar o que tinham em mãos ... :/
      Estou torcendo para curtir Freak Show e Hotel !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi!
    Adoro essa série.
    Eu não assisti essa temporada do hospício, e nem o circo de horrores, pois nao gostei muito, mas a das bruxas e principalmente a da casa mal assombrada foram incríves.
    Vou deixar acumular alguns dessa Hotel e assistir tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, tudo bem ???
      American Horror Story é tudo de bom né ?! *-*
      Que pena que não se interessou pela Asylum, essa foi a minha temporada preferida até agora, sou apaixonada por esse história !!!
      Ainda preciso assistir Freak Show e Hotel, mas já ouvi comentários positivos com relação as duas, então estou ansiosa para começar a assistir !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Acho que sou a única que ainda não assistiu essa série. Por dois motivos, primeiro gosto de deixar juntar várias temporadas e assistir de uma vez. Acho mais legal fazer um maratona, kkkk
    Segundo, cadê tempo? Tá, já sei, o que eu faço da meia noite às seis??? Simples atualizo o blog e leio, kkkkkk Bom, pelo menos nos dias de insônia.
    Mas pelo que vejo dos comentários e das postagens, essa série parece ser bem legal. Ela está na minha fila de espera.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, tudo bem contigo ???
      Flor, eu conheço uma pessoa que é igualzinha a você, no sentido de gostar de deixar acumular algumas temporadas para então começar a assistir uma série. Minha mãe faz isso, rsrsrs, já estamos acumulando várias séries porque ela se recusa a assistir sem ter várias temporadas, rsrsrs. E quem sofre sou eu. XD
      Mas quando você tiver um tempinho assista sim a American Horror Story é uma série ótima, vale super a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Eu assisto várias séries e ainda não tive muita curiosidade de começar a assistir essa. Mas confesso que ela parece ser bem interessante e acabou me deixando curiosa.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem contigo ???
      Que pena que ainda não teve a oportunidade para começar a assistir American Horror Story, mas se algum dia você estiver com vontade e tiver curiosidade, eu super recomendo a série !!!
      É uma série ótima, e o ponto positivo é que ela sempre se renova a cada temporada, assim você não precisa se preocupar de assistir na ordem, pode assistir aquelas que te interessarem mais !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Oieee!!
    Eu já ouvi falar da série, mas nunca vi direito o primeiro episódio pois eu estava vendo sozinha e não tive coragem de terminar de ver hehe!!
    E a diva da Lady Gaga está na quinta temporada! To querendo ver só por causa dela kkkk
    Adorei o post!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Géssica, tudo bem ???
      Fiquei super feliz por saber que gostou da minha postagem, a opinião e o feedback de vocês é super importante para mim, valorizo muito o que vocês comentam por aqui !!!
      Flor, você precisa dar uma chance para American Horror Story, é uma série maravilhosa, e o mais legal é que cada temporada possui uma história diferente, assim a gente não enjoa e pode assistir na ordem que preferir !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oii!!
    Estou adorando essa semana do terror. Confesso que tenho um pouco de medo de assistir filme de terror e ainda não tive coragem de assistir American Horror Story, mas quem sabe eu me animo e assisto.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara, tudo bem contigo ???
      Sei que essa minha resposta está aparecendo bem atrasadinha, rsrsrs, mas fiquei muito feliz por saber que você curtiu a semana do Horror aqui no Estante Diagonal !!! Gosto muito dessa semana, ela possui um espaço especial no meu coração, por isso, saber que vocês também curtem me deixa super feliz !!! ^^
      Espero que algum dia você assista American Horror Story, é uma série maravilhosa, e apesar de estar ligada ao terror, confesso que ela não me dá muito medo não, rsrsrs. Mas isso vai de pessoa para pessoa né ?! XD

      Beijinhos

      Excluir
  11. Oii! Eu não sou fã de séries e nem de terror, então o post não foi tão interessante assim :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, tudo bem ???
      Nossa, flor, que pena que não se interessou muito pela postagem ... :/
      Mas acontece né ?! Cada um de nós possui um gosto, gêneros que nos agradam mais que outros, e para ser bem sincera, essa é uma das coisas que eu mais curto, assim podemos conhecer mais opiniões sobre diversos temas !!!

      Beijinhos

      Excluir
  12. Eu comecei a assistir AHS super empolgada, e tive meu ápice com a segunda temporada. Depois acho que a coisa meio que caiu de nível, e na última temporada, do Freak Show, não sentia nada nada de medinho. Já agora com a nova, Hotel, estou novamente empolgada e achando que pode retornar a ser um ótimo show do gênero!

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, tudo bem contigo ???
      Sabe flor, eu nunca senti medo em nenhuma das temporadas que assisti de American Horror Story, algumas me prenderam mais que outras e me surpreenderam e fizeram com que meu queixo caísse, rsrsrs, mas medo nunca senti. Mesmo em Asylum, que é a minha temporada preferida até agora, em me senti mais tensa para saber o que aconteceria do que com aquele medo de levar susto sabe, hahaha.
      Mesmo assim, ainda considero a série como uma série de terror e tenho que concordar com você que a série caiu sim. Ainda não tive a chance de assistir Freak Show e Hotel, mas estou super ansiosa para as duas, espero gostar !!!
      Fiquei feliz por saber que em Hotel as coisas estão melhorando novamente, essa série têm muito potencial, eles não podem deixar que ela perca o pique !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. Sempre tive medo de ver AHS, mas saber que se trata mais de terror psicológico do que sustos e momentos de não conseguir olhar para a TV, talvez me façam dar uma chance para ela.
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauricio, tudo bem ???
      Espero que você consiga dar uma chance para American Horror Story, garanto que a série não irá te desapontar. Apesar de possuir altos e baixos, ainda é uma série ótima que merece ser assistida !!! *-*
      A sim, e não esquece de me contar o que achou depois que você assistir essa série !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Olá!!
    Essa serie é muito boa, mais assisti apenas as 2 primeiras e não vi mais, e tinha até me esquecido dela em emi a tanta seriei eu assisto, foi bom ser lembrada irei voltar a assistir.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, tudo bem ???
      Fiquei feliz por saber que já assistiu algumas temporadas de American Horror Story, adoro saber que vocês também assistiram/assistem as séries que eu comento por aqui !!!
      ^^

      Beijinhos

      Excluir
  15. Gostei que não precisa necessariamente assistir a primeira temporada para ver a segunda, isso facilita um pouco, não precisa uma maratona tão grande para se atualizar.

    A temporada mais sem graça, que me nos me chamou a atenção foi a das bruxas, não sei, esse tema me parece um pouco infantilizado. Já a ado hotel foi a que mais me chamou a atenção, acho que dá muito pano pra manga.

    Vou ver se assisto algo sobre a série (se não achar muito pesado,kkkk), mesmo que fora da ordem, acho que esse tipo de terror psicológico é o que mais assusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, tudo bem contigo ???
      Fiquei bem feliz por saber que se interessou pela série, espero que consiga dar uma chance para ela, garanto que ela não irá te desapontar !!!
      Como ainda não tive a chance de assistir Hotel e nem Freak Show, não posso comentar sobre essas histórias, mas adorei o que vi em Asylum (minha temporada preferida) e Murder House, e já não curti muito Coven ... Mas por serem temas tão diferentes temos temporadas para todos os gostos, e isso é ótimo !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  16. Apesar de ser super medrosa, amo esse seriado. Acompanho desde a primeira temporada, aka a melhor kkk, Nunca esqueço do Tate, foi um personagem que me marcou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      O Tate também foi o personagem que me marcou na primeira temporada, para ser super sincera, foi por causa do Evan Peters que eu fiquei com vontade de assistir as outras temporadas !!! E com as outras temporadas me apaixonei pela Sarah Paulson e pela diva Jessica Lange !!! *-*
      Não têm como não se encantar com o Tate né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Eu vi AHS pq meu marido assistia, mas só vi a primeira temporada, o resto ainda não vi, mas me pergunto o que é a Jéssica Lange nesse seriado? Diva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem ???
      A Jessica Lange arrasa né ?! Confesso que quem me fez querer continuar assistindo a série foi o Evan Peters, mas a partir da segunda temporada eu me encantei por outros atores e hoje me surpreendo com cada novo personagem que eles recebem !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  18. Quando vi essa série na tv não dava muita fé a ela não. Mas depois fui me encantando com os personagens. Cada cena de horror incrível. Principalmente das irmãs siamesas. Muito bom a semana de terror que você está mostrando aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth, tudo bem contigo ???
      American Horror Story é uma série maravilhosa não é mesmo ?! É uma série que sempre indico para quem curte terror com uma história bem bolada e personagens incríveis !!!
      Fiquei super feliz por saber que você curtiu a postagem e a Semana do Horror !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  19. Serie muito boa bem feita e inteligente bons personagens e maquiagem ate agora me agradou muito cada episodio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helio, tudo bem ???
      Fiquei super feliz por saber que também assiste essa série, ela é boa mesmo né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  20. Adoro essa série!! Amei a primeira e a segunda temporada e tb achei a terceira bem fraquinha...
    Deu uma desanimada e ainda não assisti à 4ª temporada, mas parece que ela foi muito boa, entõ acho que está na hora de colocar os capítulos em dia.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika , tudo bem ???
      Fiquei tão feliz por saber que também assiste e gosta de American Horror Story. Adoro saber que outras pessoas também assistem e curtem as séries que compartilho por aqui !!!
      Assim como você, preciso me atualizar com a quarta temporada, estou super curiosa !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  21. Assisti AHS apenas até a temporada do circo dos horrores, depois disso a Netflix a tirou do pacote. Queria tanto ter assistido os episódios onde Lady Gaga participa.

    ResponderExcluir