Resenha: Os Três

Título Original: The Three
Autor: Sarah Lotz
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Páginas: 393
Compre aqui

Quando esse livro foi lançado, confesso que fiquei extremamente ansiosa para conhecer a misteriosa história por trás destas páginas com bordas pretas. Não vou mentir ou tentar contornar, sou muito exigente quando os assuntos são histórias de terror e suspense, por ser uma amante assumida os gêneros, acredito que sempre espero o melhor possível das mentes criativas que criam histórias e mais histórias capazes de nos assustar e prender a atenção. 

Como se não bastasse, minha exigência aumenta ainda mais quando minha curiosidade para com o livro é grande e as expectativas estão nas alturas. Por esse motivo, imaginem como eu estava quando recebi esse gracioso livro pelo correio, enviado pela querida Joi, que leu meus pensamentos e sabia que morreria para conhecer essa história! Infelizmente, toda aquela curiosidade foi recompensada com um livro mediano, que conseguiu se salvar apenas com a presença de um bom final. Minha decepção para com essa história foi tão grande, que senti que fazia parte da tripulação de um dos aviões que caíram dos céus, pertencentes ao livro que comentarei com vocês hoje.

“De jeito nenhum. Não são reais. Não podem ser reais. Ela não consegue ver os olhos deles, os rostos são glóbulos totalmente pretos que permanecem chapados e imóveis enquanto a luz atrás floresce e morre. ”

Os Três se inicia através de uma narrativa instigante em terceira pessoa. Logo no começo do livro nós conhecemos a americana Pamela May Donald, que se mudou para o Japão a fim de trabalhar e, principalmente, reatar a relação com sua única filha. No dia em que Pamela embarca no avião, aquele que a levaria para se encontrar com sua tão amada filha, a aeronave sofre um terrível acidente. 

Minutos depois de decolar, o avião caí. Ironicamente, a aeronave caí nas proximidades da famosa Aokigahara, também conhecida como Mar de Árvores ou Floresta do Suicídio. Se o acidente em si já não fosse trágico o suficiente, apenas duas pessoas sobrevivem a queda. Um deles é um menininho japonês chamado Hiro, e o outro sobrevivente é a própria Pamela, que se mantém ligada ao nosso mundo apenas o tempo suficiente de compreender com clareza a situação em que se encontra, e gravar uma mensagem em seu celular.


Como se essa primeira premissa já não fosse suficiente para nos deixar, no mínimo, curiosos. Logo depois de conhecer o destino trágico de Pamela,descobriremos que o avião japonês não foi o único a cair naquele dia. Outros três aviões também caíram dos céus, e o pior de tudo, todos os acidentes aconteceram de maneira trágica e misteriosa, deixando, com exceção de um acidente, apenas um sobrevivente. 

Dos escombros das aeronaves destruídas, surgem crianças sem família, com traumas enormes, e... totalmente diferentes daquelas que um dia embarcaram no avião. O primeiro é Bobby, proveniente da aeronave caída nos Estados Unidos. A segunda criança é Jess, proveniente do avião que caiu em Portugal. A terceira criança é Hiro, o garotinho japonês que sobreviveu e encontrou Pamela no meio dos escombros. Porém, o quarto avião se transforma em uma incógnita para nossa história, pois em nenhum momento, mesmo após o início de uma caçada longa e desgastante, fora encontrado qualquer sobrevivente.

“Era como... como se um monte de cimento tivesse sido injetado nas minhas veias. Fiquei olhando durante séculos. Aquela coisa estava sentada frouxa, imóvel, olhando para as mãos. E então falou: O que você fez, Paul? Como pôde deixar essa coisa entrar aqui? ”

Assim que descobrimos o triste fim de Pamela, o livro se transforma em outro livro. Nesta história que tinha tudo para dar certo, Sarah Lotz nos surpreende com uma enorme quantidade de textos, escritos em primeira pessoa, por pessoas ligadas direta ou indiretamente ao acidente, suas vítimas e seus sobreviventes. Dentro de Os Três nós encontramos um livro escrito pela autora fictícia Elspeth Martins. E foi justamente nesse ponto que o livro me perdeu. 

Como mencionei antes, a grande maioria do livro foi escrito de maneira a nos apresentar o livro escrito por Elspeth, autora que se dedicou a descobrir tudo o que podia sobre os acidentes dos quatro aviões. Porém essa personagem brilhante vai além, ela nos mostra toda a atenção da mídia para com as três crianças, nos apresenta o caos que a mensagem de Pamela May Donald causou no mundo todo, e principalmente, na congregação de que fazia parte em sua pequena cidade nos Estados Unidos. 

Elspeth nos mostra o caos que o mundo virou por causa desses quatro acidentes, e destaca, de pouco em pouco, os mistérios por trás de tudo isso. A partir do momento em que entramos no livro de Elspeth, serão textos e mais textos, relatos de pessoas que mantiveram contato direto com as três crianças, comentários de psicólogos, policiais, padres e prostitutas, que possuem importância elevada ou mínima para que possamos entender essa história. Desta forma Os Três se apresenta como um pequeno documentário em texto. Fórmula que ficaria interessantíssima, caso fosse virar um filme, porém, para uma história que deveria nos causar no mínimo angústia, a narrativa foi morna do começo, ao quase fim.


O que estou tentando dizer, através de minhas palavras confusas, é que a ideia da autora é maravilhosa. Acredito que esse foi o primeiro livro que li em que o autor se utiliza de diversas histórias reais (no sentido de que foram apropriadas de nossa realidade), foi capaz de criar uma história interessantíssima e bem formulada, e ainda por cima demonstra diversos personagens e histórias que se cruzam muito bem. Porém, ao utilizar o formato de "documentário", a autora nos afasta da história, nos tira o elemento mais interessante do terror e suspense, que é justamente o fato de que com esses gêneros podemos sentir angústia, aflição e um pouco (ou muito) medo. Outra coisa que me decepcionou muito não foi apenas o fato de observar tudo de longe, sem conseguir sentir tudo o que a história poderia proporcionar, mas sim ver que a autora possui uma escrita maravilhosa que poderia ter sido melhor explorada, caso ela escolhesse outra fórmula de contar sua história.

“Acho que eles não imaginavam que um pastor de cidade pequena poderia estender as mãos até o mundo lá fora e causar a encrenca que causou. Ou talvez eles tenham se preocupado com a hipótese de acontecer alguma grande tragédia se tentassem fechar o negócio dele. ”

Mas esse livro não é feito apenas de decepções, com as últimas 100 páginas a narrativa se mostra espetacular. É o final que salva toda a obra. E muito mais que isso, foi justamente a guinada na narrativa que conseguiu me prender ao livro. A medida em que o final se aproxima, Sarah Lotz volta sua atenção para uma personagem especial, e se utiliza de uma narrativa maravilhosa para nos deixar ansiosos pelo que vem a seguir. Somente com o eminente final, me vi sofrendo por entender bem o que tudo aquilo significava. E imaginem a minha alegria ao encontrar uma das famosas fórmulas de terror bem ali, esperando por mim. Essa fórmula foi usada lindamente e isso salvou a leitura.

Como não sou de ferro, preciso destacar aqui outro ponto que agiu como um balde de água fria. Encontrei, durante toda a narrativa, a temática da religião católica e de seus costumes e crenças. Não me levem, e nem me entendam mal. Religião pode SIM nos proporcionar boas histórias, mas para que isso aconteça, elas precisam ser extremamente bem pensadas e arquitetadas, caso contrário, se tornam apenas mais uma narrativa que aborda o mesmo tema para criar uma história de terror. Ao inserir essa temática no livro, a autora conseguiu deixar diversos personagens cansativos, e assim, seus relatos se tornavam quadrados, repletos de convicções religiosas. É verdade que virei os olhos, muitas vezes, para o que lia, tamanha era a minha indignação com certos relatos. Assim destaco, existem histórias maravilhosas baseadas em teorias e crenças religiosas?! SIM, porém esse tema é muito batido, e se não for bem utilizado, esgota-se com facilidade.


Ao final, Os Três é um livro que nos instiga por sua história misteriosa, nos preenche com hipóteses e ideias, nos faz pensar em sua história por dias e dias, porém, um livro não é feito apenas de um bom final e de uma ideia interessante. É preciso habilidade e uma fórmula bem estruturada para inserir o leitor ao universo criado. Como disse antes, a ideia da autora foi muito interessante, não tiro o mérito dela, porém, ao se utilizar de uma fórmula inovadora a autora nos tirou o que os livros de terror e suspense possuem de mais especial, que é justamente a imersão na história, aquela sensação de fazer parte de tudo, sentir medos e aflições. Por esse motivo o livro me perdeu, mas ainda sim, não posso negar sua ótima e fascinante história.

“Mesmo sem a mensagem, tudo acaba do mesmo modo. ”

34 comentários

  1. Bel, quando vi que tinha postado a resenha, vim correndo conferir.
    Eu gostei muito, mas muito mesmo desse livro.
    Antes eu estava com muita expectativa sobre a história, então li resenhas logo depois do lançamento e vi muitas pessoas não gostando do que foi escrito. Então baixei as minhas expectativas e resolvi ler só quando "chegasse a hora", que eu estivesse preparada para ele: um documentário. E quando essa hora chegou, eu li e amei cada pedacinho dele.
    Abraços! | Blog Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Divana, tudo bem contigo ???
      Fiquei super feliz por saber que você já teve a oportunidade de ler Os Três e que gostou da leitura !!! Eu tinha várias expectativas com relação ao livro, mas ao contrário de ti, não tinha lido nada sobre ele antes, fui apenas pensando que era uma leitura de arrepiar, rsrsrs, mesmo tendo me decepcionado bastante com certos aspectos do livro, eu gostei da leitura. O livro não foi o que eu esperava, mas não deixei de aproveitar !!! XD
      Fiquei feliz por ver seu comentário aqui, adoro saber a opinião de vocês sobre os livros que comento !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Essa livro foi a minha maior frustração literária!
    Infelizmente odiei o final, mas a leitura como um todo ainda valeu a pena!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia, tudo bem ???
      Sério ?! Nossa, que pena que o livro não foi tudo aquilo que você esperava, mas acontece né ?! Nem sempre vamos gostar de todos os livros que lemos, mas o importante é tentar tirar o melhor de cada experiência !!!
      Confesso que eu adorei o final, ele é um final clássico de terror, conseguiu me conquistar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Ainda não conhecia o livro, mas achei o enredo interessante, mesmo vc dizendo que autora se perdeu um pouco, mas me deixou intrigada, vou ler, pois fiquei curiosa com o final e a capa está bem diferente, beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, tudo bem ???
      Fiquei feliz por saber que você ficou curiosa com relação a Os Três !!! Apesar de algumas decepções, e de não ter curtido muito bem alguns detalhes, eu achei que a leitura valeu a pena, nunca tinha lido um livro como esse, valeu para descobrir como era !!! ^^
      Espero que goste do livro, e não esquece de me contar o que achou depois que ler !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Que pena que o livro contém tantas partes que não agradaram :/ também fiquei bem em dúvida quanto ao que esse livro tinha a acrescentar, e sempre me pareceu um suspense assim superficial, nada puxado pro terror intenso. Acho que livros assim devem ser lidos com cautela, e ainda assim, os pontos que você detalhou parecem bem cansativos mesmo

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Paixão ao Entardecer", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, tudo bem contigo ???
      Sabe, acredito que o meu maior problema com esse livro foi o fato de que fui "com muita cede ao pote", rsrsrs, esperava demais dele e também não sabia nada sobre ele, por isso acreditei que iria encontrar um livro cheio de terror, o que não encontrei.
      Mas apesar de tudo, não nego que a leitura tenha sido interessante, o livro foi algo totalmente novo para mim, e mesmo não tendo curtido tanto, achei alguns aspectos bem interessantes !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  5. Dei uma desanimadinha agora, porque a tempos namoro esse livro. Sabe aquele que você olha, pega e quer, mesmo não sabendo direito sobre o que é, mas nunca leva? Pois é, sempre faço isso com ele. Quero ver se compro nessa black friday pra tirar minhas conclusões.

    E a premissa sendo bacana, é uma pena que a autora não tenha conseguido manter a trama interessante o tempo todo.

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Você conseguiu descrever muito bem como eu era com relação a esse livro, sério, você explicou direitinho !!! XD
      Também não sabia muito bem como ele seria, sobre o que seria, conhecia apenas a premissa básica e olhe lá, acho que por não saber muito bem como o livro seria, esperei muito dele e depois me decepcionei um pouco ...
      Mas recomendo a leitura, as vezes você pode acabar gostando do livro muito mais do que eu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oiee!
    Eu já tinha ouvido falar deste livro e estava até pensando em comprar, mas agora nem estou mais com vontade de ler. Não curto muito livros do tipo documentário, eu tenho que entrar na história e sentir na pele para gostar.
    Ainda bem que vi sua resenha antes de comprar, mas, talvez eu leia algum dia se eu acabar ganhando de alguém.
    Beijinhos!!

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Géssica, tudo bem contigo ???
      Que pena que minha resenha acabou fazendo com que você mudasse de ideia com relação ao Os Três, mas fico feliz por ter esclarecido alguns pontos que te mostraram se iria curtir esse tipo de leitura ou não !!! Sempre tento ser sincera em minhas resenhas, comentar o que achei do livro, mas também, na medida do possível destacar alguns elementos importantes na história ou na escrita, isso pode fazer com que alguém curta ainda mais o livro ou o deixe de lado né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oii Bel!!
    Eu vi outras resenhas desse livros e as pessoas parecem estar gostando dele..
    Não sou muito o tipo que lê estórias assim e nem tenho experiência nesse gênero, então não sei dizer se ele é legal..
    Mas acho que não leria não.. haha

    Beeijoo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa, tudo bem ???
      Flor, tenho que confessar que sempre fiquei bem no escuro com relação a esse livro. Não sabia nada sobre ele quando iniciei a leitura, a única coisa que eu sabia era a premissa básica, e mesmo assim já levei minhas expectativas lá em cima, rsrsrsrs
      Pena que não é o tipo de leitura que você curte. Mas é assim mesmo né flor ?! E pra ser sincera, acho isso uma das coisas mais legais na literatura, conhecer a opinião de todo mundo !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  8. Olá Bel, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e gostei de ler a sua resenha.
    Mas confesso que não faz o meu estilo literário favorito.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larisse, tudo ótimo e contigo ???
      Fiquei super feliz por saber que gostou da minha resenha flor !!! Gosto muito de saber a opinião de vocês sobre os livros que comento por aqui, e também sobre as resenhas que escrevo, o feedback de vocês é super importante para mim !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Olá!!
    Nossa fiquei frustrada agora, eu imaginava uma coisa muito diferente, mais vi que não é bem o que eu pensava, e vejo muita gente dizer que é um dos melhores terrores em seus tops e lendo sua resenha vejo que não é isso tudo, mais quem sabe eu leia um dia.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem ???
      Se você que ainda nem leu o livro já ficou frustrada imagina eu, hahaha. Brincadeiras à parte, o livro não é de todo ruim, mas não me arriscaria a adiciona-lo na lista de livros de terror que mais curti, até porque vi pouquíssimo terror nele. Existem muitas fórmulas utilizadas no terror, mas o livro pecou pois não foi capaz de fazer o leitor entrar naquela atmosfera de terror sabe ?!
      Mesmo assim, não deixo de recomendar o livro, vai que você gosta né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Esse livro pelo que já li gera muitas opiniões contrárias (alguns gostam outros não). A história em si parece bem interessante e tenho curiosidade para ler sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauricio, tudo bem ???
      Confesso que nunca li outras resenhas sobre esse livro, mas acredito que seja verdade mesmo. Pela forma como o livro foi escrito, é amar ou odiar, rsrsrs.
      Espero que consiga conferir o livro, não esqueça de me contar o que achou depois que ler tá ?!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Não é bom criar muita expectativa com um livro, quando faço isso geralmente me decepciono.

    Fiquei com um negócio ruim de ler essa resenha hoje que fala de queda de avião tendo caído um hoje.

    Fico assustada com esses terrores com crianças, acho que é mais assustador do que qualquer outra coisa. Acho que a premissa desse livro é magnifica, pena que a autora deixou um pouco a desejar nos pontos que você descreveu, já imagino como esse lance da religião pode ter ficado massante. Mesmo assim estou bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, tudo bem ???
      Fiquei feliz por saber que está curiosa para ler o livro, mesmo não tendo gostado tanto quanto achei que fosse gostar, eu recomendo a leitura. É um livro que vale a pena ler, mesmo que seja para conhecer uma forma de narrativa diferente !!!
      Flor, com relação as crianças, apesar de o livro possuir algumas cenas bem típicas do terror, não é nada muito tenso, rsrsrs.

      Beijinhos

      Excluir
  12. Nunca fui muito fã do gênero, mas só o fato de envolver acidentes de avião me deixou bastante interessada. Não tinha visto falar desse livro antes, vou dar até uma olhada nos preços. Pena, que você achou um livro mediano, mas como não tenho muita experiência com o gênero, pode ser que eu goste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Fiquei feliz por saber que se interessou pelo livro. Espero que consiga realizar a leitura e que goste da narrativa.
      Apesar de não ter curtido o livro como pensei que gostaria, achei a experiencia bem interessante, nunca tinha lido nada parecido com esse livro, por isso foi algo novo para mim, mesmo com os pontos negativos !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  13. Olá!!
    Já havia visto o livro outras vezes, mas esta é primeira resenha que leio. Adorei o enredo, o suspense envolvendo os acidentes e os poucos sobreviventes, porem, me pareceu uma narrativa meio confusa, mas ainda assim me deixou bem interessada na obra.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara, tudo bem ???
      No início a narrativa é um pouquinho confusa mesmo, até porque os textos são todos fragmentados, os personagens estão separados em histórias paralelas e isso dá um nó na cabeça, rsrsrs, mas depois que você se acostuma com o ritmo da leitura e vai avançando na história, tudo fica mais fácil e bem explicadinho !!!
      Fiquei feliz por saber que está interessada pelo livro, espero que tenha a oportunidade de realizar a leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Eu não consigo ler livro "morno" que vai me ganhar no final....se a coisa não tá boa e eu não tenho como saber que o final vai BOMBAR eu nem leio. Esse eu não leria
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem ???
      Sei como é flor. Mas faz parte né, cada um tem um gosto, e por sorte temos livros para todos os gostos !!! Infelizmente, esse livro não foi tudo o que eu esperava, achei que ele seria algo totalmente diferente do que foi, mas mesmo assim, achei a experiência, mesmo com todos os pontos negativos, bem interessante.
      No final, vai de cada um mesmo, mas recomendo a leitura, as vezes você pode se surpreender !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  15. Estava ansiosa pra ler este romance de terror. Ouvi dizer que é ótimo. E havia até planejado de o ler ainda este ano. Mas agora estou na dúvida. Não esperava que fosse como você menciona aqui. Muito decepcionante isso. Vou pensar mais um pouco, se vou ler ou não.
    Beijos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Se você possui vontade e curiosidade com relação ao livro, eu acho legal dar uma chance para ele !!! As vezes ele te surpreende, confesso que ele não foi tudo o que eu esperava, estava com as expectativas nas nuvens quando comecei a leitura, mas logo vi que não era o que eu esperava. Mesmo assim, por ser um livro com uma escrita diferente, acho que vale a pena, pelo menos você pode tirar a dúvida se iria gostar ou não !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. Esse livro foi uma das minhas maiores decepções literárias... Esperava tato dele, mas foi um banho de água fria. A narrativa não conseguiu me prender, achei a leitura monótona e arrastada. Tá certo que no final melhorou um pouco, mas não foi suficiente para salvar a história.
    Pra mim esse formato de livro não me agradou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika, tudo bem ???
      Eu achei que o maior problema com relação a Os Três foi justamente o formato em que ele foi escrito. A narrativa da forma que está distancia demais o leitor, deixa as coisas um pouco confusas e não permite que se crie aquela atmosfera de terror que é tão legal. Mas apesar de ter sido uma decepção, dentre as leituras que fiz esse ano, ainda acho a experiencia válida, nunca tinha lido nada do tipo, por isso achei interessante conhecer esse formato !!!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Oláá!!!😊
    Nunca li, não tem cá em Portugal, MAS quero ler. Muitas pessoas desistem da leitura só porque "nós" blogueiros falamos um pouco mal do livro e isso tá errado.
    A minha personalidade tende a dizer que eu não sou toda a gente e que devo melhorar/piorar/diferenciar... Essa capa consumiu-me, mesmo com o teu comentário.
    Espero que essa autora melhore, para teres mais uma experiência e para dessa vez te encantares.

    Bjos, Magui 😍😍
    http://livros-com-oculos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magui, tudo bem ???
      Fiquei muito contente com teu comentário !!! Espero que consiga ler o livro e espero que tenha uma ótima experiência com a leitura dessa história. Apesar de não ter gostado tanto assim desse livro, acho que é algo que devemos dar uma chance, as vezes podemos nos surpreender né ?!

      Beijinhos

      Excluir