Resenha: Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor

Título Original: Ten Things I've Learnt About Love
Autor: Sarah Butler
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 254
Compre aqui

Olá Leitores! Recentemente a Joi me mandou um dos lançamentos da Novo Conceito, Dez Coisas que Aprendi Sore o Amor. Eu já tinha ouvido falar nele, e já fizemos um post com as primeiras impressões sobre a obra aqui, mas sinceramente não sabia o que esperar! O título e as resenhas que li me davam uma vaga ideia do que seria a história. Mas acabei me surpreendendo depois que li.

Alice acaba de voltar para casa após saber que seu pai está muito doente. Ela voltou para uma casa que nunca sentiu que fosse sua, seu lar. Ela sempre foi diferente de seu pai e suas irmãs, tanto fisicamente como em qualquer outro sentido. Ela sempre se sentiu melhor longe de casa, de onde fugia constantemente. Sua mãe morreu quando ela era muito nova e ela sempre achou que a culpa disso fosse dela.

Daniel caminha pelas ruas de Londres há trinta anos, desde que foi deixado pela mulher mais incrível que ele já conheceu em toda a sua vida. Ele tem uma filha que nunca conheceu, mas que procura todos os dias. Ele procura deixar "pistas" na cidade, na esperança de que ela as encontre.

A única coisa que esse dois personagens parecem ter em comum é o hábito de fazer listas de dez coisas que os deixam tristes ou felizes. Como disse anteriormente eu não sabia muito bem o que esperar desse livro. Todo mundo que leu disse ter se emocionado, mas a sinopse não parecia tããoo emocionante assim. Então comecei a ler. O livro tem um ritmo bom, apesar de o começo não ter grandes acontecimentos.
Somos primeiramente apresentados à vida de Alice e Daniel, separadamente.

Alice está triste por causa da doença do pai e só consegue ficar voltando ao passado, lembrando das coisas que fazia quando era criança. Ela nunca sentiu que pertencia àquela família e sempre fugia de casa ou da escola. Na verdade, fez isso até depois de adulta, tanto que antes de seu pai adoecer ela estava na Mongólia. Não fazia muito que ela havia terminado um relacionamento de três anos e ela ainda pensa muito no ex-namorado. Juntando tudo isso, ela se vê perdida quanto ao que fazer de sua vida.

Já Daniel está perdido faz tempo. É um homem solitário, que vaga pelas ruas. Ele também se recorda muitas vezes de sua vida anterior, quando namorava uma bela mulher. Descobrimos por cima como ele foi parar nas ruas, mas quando o foco é ele, o que mais vemos é a saudade que ele sente da filha, mesmo sem nunca ter conhecido ela.

O foco principal do livro é o relacionamento das pessoas, principalmente o amor entre pai e filha. Em como a vida não segue o curso que planejamos e, em como mentiras podem afetar a vida de alguém. É um livro muito tocante. Não tem grandes reviravoltas, mas nos faz pensar e refletir sobre nossa própria vida. Outra coisa que me marcou foi a forma como as pessoas que não veem outra alternativa, a não ser viver na rua, são tratadas. Como se fossem invisíveis ou indesejáveis. Isso me emocionou muito em alguns momentos.

O final não foi o que eu pensei que seria. Mas que a autora quis mesmo manter o foco da história no decorrer e não no desfecho. Não é um livro para quem gosta de enredos cheios de reviravoltas e acontecimentos marcantes, mas sim para uma reflexão sensível e sincera sobre a vida.

25 comentários

  1. Oi Raíssa, tudo bem?
    Eu sempre achei que esse livro era um romance qualquer, mas pelo visto estava enganado.
    O que mais me interessou na sua resenha foi sobre essa vista de pessoas que morram na rua por opção, realmente deve ser muito tocante.~
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu acho que é a primeira vez que vejo sobre esse livro. Confesso que só pelo título dele e pela capa, eu julgava ser algo bem clichê, mas pelo viso me enganei, gostei bastante da proposta dele. Vou colocar em minha lista de desejados ♥

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi, achei a proposta do livro bem inovadora, vale a pena a leitura.

      Excluir
  3. Oi Raíssa, tudo bem?
    Coloquei a resenha desse livro no blog por esses dias.
    Como você também não sabia muito o que esperar da leitura, mas ao fim me senti fisgada pela escrita da autora. Por sua habilidade e criatividade no desenvolvimento do enredo.
    Ótima resenha flor.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, assim como a Rai e vc comentaram fiquei super instigada em conhecer a leitura, espero fazer isso em breve. Bjs Joi

      Excluir
  4. Já tinha lido qualquer coisa acerca deste livro ou talvez visto algum video de alguma menina a falar sobre ele, já não me recordo bem, mas parece ser o tipo de livro que eu gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu tenho esse livro. Mesmo tendo lido várias resenhas (todas positivas) ainda não sei o que esperar do livro. Seu ponto de vista foi bem interessante, mas pretendo ler nesse fim de ano para poder ter minhas próprias impressões (e espero que sejam positivas como as suas).

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Raissa!
    Tô namorando esse livro faz um tempo, sempre leio tanta coisa legal sobre ele.... mas ainda estou com medo. Normalmente, tendo a me decepcionar com livros muito bem quistos por todos, rs.
    Mas ainda assim pretendo lê-lo!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br | @pausaparapitacos | facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raíssa!
    Não conhecia a obra, ando por fora das novidades, mas de fato ela não me chamou atenção assim no primeiro momento. Entretanto, acho que tem muito de interessante nesse desenvolvimento de relações, achei bacana.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sofia, o livro debate o relacionamento de pai e filha, mas nas minhas impressões que eu resenhei aqui do primeiro capítulo eu não havia captado isso.

      Excluir
  8. Já li sobre esse livro e está na minha lista de preferidos há algum tempo, muito curiosa com a história, gostei dos personagens e da capa.Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Oi Raíssa! Ainda não havia me interessado por esse livro... Mas a sua resenha me deixou curiosa!! Vou pesquisar mais sobre no Skoob. :)
    Estou passando para dar as boas-vindas à Retrospectiva Literária!! \o/ Agora falta pouco... :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre fiquei com um pouco de curiosidade para ler esse livro, mas pelas resenhas que já vi por ai acabei me desanimando, mas ao ler a sua, me despertou uma certa curiosidade para lê-lo, estou querendo dá-lo uma chance em 2016.

    Abraços,
    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que a resenha tenha te influenciado positivamente Gabriel, espero que consiga ler este ano ^^

      Excluir
  11. Olá! Não conhecia o blog, mas achei lindo! hahahha
    Estou vendo várias resenhas positivas sobre esse livro, mas não é muito meu estilo de leitura, mas quem sabe não dou uma chance à ele? hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já tinha visto a respeito desse livro, ele parece ótimo mesmo.
    Fiquei com ainda mais vontade de ler.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Realmente a capa de Dez coisas que aprendi sobre o amor chama bastante a atenção. Curti bastante a história e a construção dos personagens criados pela Sarah Butler, essa união de qualidades e defeitos que os personagens possuem, incluindo a solidão, foram cativantes. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Captou a essência do livro Lara, obrigada por seu comentário! Bjs

      Excluir
  14. Amei a resenha e me apaixonei por essa capa <3
    Já tinha visto uma resenha em vídeo dele, mas não fiquei tão interessada no momento porque estou eu uma ressaca literária e procurando livros realmente AVASSALADORES kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas achei um tema legal para ler em um momento mais reflexivo da vida.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixii para sair de ressaca tem que ser algo bem despreocupado né?! Realmente uma leitura mais reflexiva, às vezes, não ajuda!

      Excluir
  15. Eu quero muuuito ler! Andei procurando alguns livros em lançamento para os "Amigos Cultos" (isso mesmo, culto) de fim de ano e me deparei com este. Adorei a resenha, irei ler com certeza.
    Adormecidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauu adorei a ideia de amigo culto! Faremos em nossas próximas edições! =D Beijos

      Excluir