Resenha: Le Chevalier e a Exposição Universal

Título Original: Le Chevalier e a Exposição Universal
Autor: A. Z. Cordenonsi
Ano: 2014
Editora: Avec
Páginas: 192
Compre aqui

Paris está prestes a hospedar a grande Exposição Universal. Projeto verídico, autorizado por Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, que o autor André Cordenonsi soube explorar muito bem em sua aventura steampunk.

A tecnologia a vapor é presente em todo o livro e bem elaborada. Em meio a população, é natural encontrar drozdes, seres mecânicos que servem como fiéis companheiros. A forma, e espécie difere, mas todos carregam os mesmos aspectos da personalidade de seus donos. A disputa de interesses na Europa é grande e o crescimento da França como uma potência, acarreta uma guerra inesperada. A espionagem é valorizada, e qualquer pessoa pode ser suspeita de traição. Em 1867, a poucos dias de seu começo, um brutal assassinato acontece e o imperador francês e a própria Exposição Universal estão ameaçados.



A Bureau de Paris resolve usar seu melhor espião para o caso. Le Chevalier, o espião sem nome, promete desvendar todos os mistérios desse acontecimento, e juntos embarcaremos com nosso protagonista, seu fiel amigo Persa e também a curiosa Juliette em uma caça envolvente, reveladora e emocionante.

A. Z Cordenonsi está de parabéns por toda sua pesquisa histórica. O autor conseguiu encaixar e criar em cima de um importante acontecimento, enfeitando da maneira que a obra steampunk permite, explorando inventos e também pontuando artistas que existiram, e tudo isso engrandece a leitura, que por sinal, é rápida, inteligente e até rebuscada, nos proporcionando uma imersão adequada para a época. Mas lhes garanto nada exagerado.


Le Chevalier promete entreter leitores ávidos, que gostam de uma aventura "a la Sherlock" e também conquistar novos fãs do gênero. Com a leitura é possível se divertir, mas também se envolver com toda ação do livro, fazendo com que o mesmo não fique de maneira alguma monótona.

Os personagens também são carismáticos, e até conseguem sobressair-se em relação ao protagonista. Persa, o "reclamão", rouba a cena com suas tiradas hilárias. Quando a dupla está em apuros conheceremos a sedutora e misteriosa Alexandra (ela não em convenceu) assim como Juliette uma criança astuta e inteligentíssima. 

Uma história criada com uma notória dedicação merece uma edição à altura e que atenda tudo que o livro proporciona. Nisso, a editora Avec acertou em cheio. A edição está lindíssima, com fonte e diagramação de tamanho ideal, capítulos separados e também notas de rodapés quando necessárias. Um mapa de Paris também está incluso e ao final também podemos encontrar as ilustrações criadas por Diego Cunha, que dão um rosto para cada personagem.


Eu adorei a leitura e recomendo para quem procura uma aventura que mistura realidade com ficção, em meio a investigações e espionagem. O livro parece pertencer a uma série e com certeza veremos mais de Le Chevalier, de sua personalidade discreta e destes carismáticos personagens em muitos acontecimentos históricos. Se vale como dica, deixem suas zonas de conforto e conheçam um gostoso steampunk nacional.

13 comentários

  1. Oie
    Curti muito este livro e adorei as ilustrações. Quero ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A diagramação está belissima, as imagens maravilhosas,gostei da historia envolvendo emoção e mistério,me interessei bastante, vai pra minha lista de leitura...beijos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi!

    Steampunk é tudo de bom! Eu tenho um aqui na estante que é a coisa mais linda, da Saída de Emergência. Um amor de livro, de capa, de diagramação, de tudo. Muito lindo, como esse da sua resenha!

    Abraços Joi, Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Divana, recomendo é bem divertido conhecer algumas invenções hehehe

      Excluir
  4. Helloo, Joi! Tudo bem?!
    Eu li muito pouco steampunk, mas eu gosto ainda assim. Quando vi essa diagramação arrasadora na resenha vim correndo para ler sobre a obra porque eu definitivamente tenho um fraco por isso. Acho que o gênero é interessante e aborda temas e situações que gosto bastante de conhecer. Também gosto quando ás vezes a leitura é rebuscada e o livro é bem estruturado quanto ao que o autor estudou para escrever.
    Fiquei bastante curiosa para ler essa obra, só murchei um pouco no final quando li que era uma série, tenho preferência por livros únicos na maioria, mas ainda assim a obra me atrai!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Alana, parece ser uma série sim, porém acredito que traga histórias pontuais, do tipo, Sherlock entende? Então ele serve como leitura única também :) Pois este livro, tem sim, um final.

      Excluir
  5. Hey, em primeiro lugar quero agradecer tua visita a meu blog, mesmo eu estando meio ausente. Em segundo, sei que devia ler a resenha antes de comentar, mas esse livro em especial não quero ler NENHUMA resenha antes de realizar a leitura rs, comprei aqui na minha cidade, no lançamento e tem autógrafo e foto com o autor e tudo <3 , feliz com as obras sendo produzidas pelo pessoas daqui... Assim que ler eu volto pra dizer o que achei e comentar tua resenha :*

    www.monicadk.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha tido a oportunidade de conhecer o autor Mônica, boa leitura e obrigada pela Visita!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei a capa dele, eu não conhecia a obra, confesso que fiquei bem curiosa agora. Adorei conhecer, vou deixar ele na minha lista de desejados *--*

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Taí um livro que eu gostaria de ler ainda esse ano. Achei bem interessante tudo o que você abordou sobre o livro, mas acho que contexto histórico em que se passa é o que mais me chamou atenção. Amo me teletransportar para essas épocas passadas e saber mais sobre como eram os costumes naquela época. Anotei a dica. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando encontramos elementos da história nos livros. EU adoro e recomendo a leitura!

      Excluir
  8. Olá Joi,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, a capa me chamou atenção logo de cara e a sua resenha me deixou super curioso, gosto do gênero, vai para a minha lista de desejados.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz com isso Marco, espero que tenha a oportunidade de conhecer. Abração!

    ResponderExcluir