Resenha: Emily the Strange - Os Dias Perdidos

Título Original: Emily the Strange – The Lost Days
Autor: Rob Reger
Ano: 2011
Editora: Galera Record
Páginas: 274
Compre aqui

Em algum momento de sua vida você deve ter se deparado com uma figura peculiar, diferente, que se destacava do padrão ao qual estamos acostumados a observar todos os dias. Possivelmente, você se deparou com essa figura estranha em camisetas, mochilas e até mesmo livros, mas talvez nunca tenha reconhecido a personagem por trás do rosto de poucos amigos. 

Muito mais do que uma personagem de camisetas, histórias em quadrinhos, graphic novels ou série de livros, Emily the Strange é um ícone para aqueles que não se encaixam, para os diferentes, é uma voz destacando a diversidade e até um pouquinho de contracultura.

Em seu primeiro livro Emily surge como Lacraia. Não, você não leu errado. Sim, o nome dela é Lacraia, pelo menos durante um breve período de tempo. Tudo começa quando nossa personagem principal se encontra sentada no banco de um pequeno parque, parque bem mal cuidado por sinal, ele só tinha uma arvore! Tudo o que ela sabe é que não sabe de nada sobre sua vida e não é capaz de lembrar qualquer detalhe sobre seu passado ou quem foi antes de chegar ali. Sem saber o que fazer ou para onde ir, ela segue para o café El Dungeon, localizado na pequena cidade de Blackrock, e lá encontra pessoas estranhas que podem ou não esconder algo interessante.



Não demora muito para que Lacraia descubra aspectos peculiares de si mesma, como o fato de que ela sempre é capaz de perceber quando algo precisa de concerto, ou então, como ela pode se dar tão bem com quatro gatos pretos que moram nos fundos do El Dungeon. Partindo desse ponto a narrativa irá seguir para que o leitor, juntamente com Emily... Perdão, Lacraia, descubra o que está acontecendo, o que houve com sua memória, porque todos na cidade de Blackrock são tão estranhos, qual é o mistério por trás de tantos mistérios e, porque a fundadora de Blackrock parece tanto com ela.

Os Dias Perdidos é um livro razoavelmente curto, com uma escrita acessível, leve e direta, mas ao mesmo tempo, com a cara da personagem principal. Toda a narrativa é descrita através do olhar de Emily, em formato de diário, sendo assim, encontraremos sua própria maneira de ver o mundo, sua forma de se comunicar e as gírias que usa, além de diversos desenhos, fotos e cartas anexados às páginas, garantindo ao leitor uma edição impecável e linda.  A obra, além de possuir uma narrativa fluída, se apresenta de forma a fisgar o leitor pelos mais diversos aspectos, seja pelo mistério, ou pelas risadas. Dessa forma, não é arriscado afirmar que, muito mais do que agradar o púbico infanto-juvenil, ele também agrada leitores com 24 anos nas costas!


A história é simples, porém bem arrematada, deixando o leitor curioso e instigado do início ao fim – mesmo um leitor que já tenha conferido a obra antes, como foi o meu caso. O mistério iniciado no início da trama cresce conforme a personagem desvenda pequenos segredos sobre si mesma e a cidade em que se encontra, levando assim a narrativa a algo maior do que a simples perda de memória. Além disso, o autor se preocupou em lançar ao leitor somente a quantidade necessária de informações, fazendo com que o mistério seja mais difícil de ser desvendado e garantindo a melhor experiência com o livro até o fim da leitura.

Emily the Strange é uma personagem adorável, única e diferente, o tipo de personagem capaz de encantar jovens e adultos. Conhecer ou não a trajetória da personagem, ser ou não fã de sua personalidade, não chega a interferir na experiência do leitor. O livro se fecha em si mesmo, garante que mesmo aqueles que nunca ouviram falar em Emily sejam capazes de se encantar por ela. A série iniciada com Os Dias Perdidos já possuí dois livros lançados no Brasil, espero ver o terceiro por aqui em breve, e têm tudo para se tornar uma queridinha de leitores estranhos de todos os estilos e idades!

18 comentários

  1. Izabel!
    ainda não me deparei com Emily no mundo literário.
    Gostei muito da premissa desse livro, onde ela não se lembra de quem é e porque foi parar nesse lugar, e, gostei também de ver que o livro é escrito em forma de diário, trazendo uma visão bem pessoal da protagonista e nos fazendo embarcar em como desvendar todo mistério que envolve Lacraia.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudunalva, tudo bem contigo ???
      Fico muito feliz por ter sido capaz de te apresentar a Emily !!! Ela é uma personagem muito querida, além de diferente, e merece ser compartilhada !!! ^-^
      Com certeza o formato de diário auxilia muito na conexão com a personagem, inclusive, a torna ainda mais querida !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi Isabel! Eu era muito fã da Emily Te Strange quando era adolescente, ontem mesmo encontrei um botton perdido nas minhas coisas. Ela é mesmo um ícone para aqueles que não se encaixam (como sempre foi meu caso). Mas, eu não fazia idéia que também existiam livro com a personagem e fiquei bastante empolgada e instigada com sua resenha. Parece ser um livro muito interessante, com cartas e fotos anexadas, além de ser em forma de diário e tem uma capa linda! Fiquei com muita vontade de ler e também de me mudar para Blackrock já que lá todos são estranhos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que já conhecia a Emily e que se identifica com ela !!! Ela é uma personagem muito querida e carismática, tem um espaço especial no meu coração, não poderia deixar de compartilhar um pouquinho dela aqui no Estante Diagonal !!!
      Que bom que gostou de conhecer suas aventuras em livros. Tenho certeza de que irá curtir as aventuras dela, apesar de ser um infanto-juvenil, é uma obra que agrada até os leitores mais velhos !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Imaginei um terror com essa capa... Me parece uma fantasia kkk e a LAcraia me pareceu muito interessante. Gostei das ilustrações e ser curtinho não torna cansativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara, tudo bem ???
      Como a Emily possuí um estilo meio gótico (eu acho, rsrsrs), um tanto diferente do padrão, a capa expressa bem o jeitinho da personagem. E olha, essa capa ficaria lindona para um livro de terror !!!
      Fiquei feliz por saber que se interessou pelo livro. Como é uma obra infanto-juvenil, ela é bem fácil de ser lida e não é nada cansativa !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Socorro que livro maravilhoso, tem uma história chamativa, não é um livro grande e pelo visto não tem informações desnecessárias, odeio livros que narram absolutamente tudo mas no final não dizem nada.

    criaturacrista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer, tudo bem ???
      Dias Perdidos é um livro maravilhoso !!! Vale muitíssimo a pena ser lido !!!
      E é como você disse, aqui não temos informações desnecessárias, está tudo explicadinho e interligado, a leitura é bem leve e agradável !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Já conhecia a Emily the Strange mas, desconhecia os livros... parece ser um livro agradável,fiquei interessada na história... e a capa e a arte do livro são bem bonitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que se interessou pelo livro da Emily !!! É uma leitura leve e agradável, se tiver a chance de ler, recomendo muitíssimo a obra !!!
      E vamos combinar, essa capa está maravilhosa né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Ilustrações ótimas, que bom que o autor soube dosar o volume certo de infos. e em forma de diário com certeza dá uma ótica mais profunda da história. Mas será que dá uma "uni-visão"(perspectiva única) da história? É... só comprando e lendo, ter que esperar o bolso encher um pouco para te-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicolas, tudo bem ???
      A obra inteira é narrada pela própria Emily, uma vez que é ela quem escreve no diário, porém, e aqui posso estar indo para uma direção da qual não tenho certeza, acredito que o livro proporciona uma visão diversa da história. Certos elementos, pelo menos penso assim, vão um pouco além da visão da personagem.
      Espero que consiga conferir a obra, tenho certeza de que ela irá te agradar !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  7. eu não conhecia a emily, mas achei bastante interessante o livro e amei os desenhos e a capa tb
    sem falar que fiquei curiosa em descobrir o que aconteceu com ela
    mais um para a minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem ???
      Fiquei aqui super feliz por saber que se interessou pela história da Emily !!! ^-^
      Espero que tenha a chance de conferir essa obra, tenho certeza de que ela irá te agradar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Achei bem intrigante esse livro, fiquei me questionando porque todos da cidade são estranhos, porque ela não se lembra entre outras coisas, a leitura deve ser daquelas que deixa o leitor ávido por respostas, adorei que é cheio de mistérios e que são difíceis de desvendá-los gosto assim rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem ???
      Reli o livro para escrever essa resenha e, tenho que confessar, o mistério permaneceu tão obscuro quanto da primeira vez que li !!! Achei isso um trunfo da obra, uma vez que, mesmo lembrando de algumas passagens, consegui aproveitar o livro como se fosse a primeira vez que estivesse lendo !!!
      É uma leitura que vale muitíssimo a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Adoro o estilo da Emily!Olha os gatinhos da capa...morri.
    Nunca li,mas adoraria ter essa oportunidade,ela já me conquistou *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen, tudo bem contigo ???
      Os gatinhos da Emily são uns amores né ?! *-*
      Espero que tenha a oportunidade de conferir a obra, tenho certeza de que irá gostar !!!

      Beijinhos

      Excluir