Resenha: O Cemitério

Título Original: Pet Sematary
Autor: Stephen King
Ano: 2013
Editora: Suma de Letras
Páginas: 424
Compre: Saraiva - Amazon

Hey, Ho! Lets Go!

A família Creed acaba de se mudar para uma pequena cidade do Maine. O novo emprego de Louis, na universidade da cidade, possibilitou que ele, sua esposa Rachel, sua filha Ellie e seu caçula Cage se estabelecessem em uma bela casa colonial, porém, apenas com um pequeno problema, perto demais de uma rodovia perigosa.

Na primeira visita que a família faz pelos arredores da casa, eles conhecem seu simpático vizinho, o Sr. Jud Crandall. É este senhor que apresenta a família Creed, o "Simitério" de Bichos, um cemitério mantido há gerações por crianças da cidade. 

Mais a frente deste, existe um outro e antigo cemitério indígena que parece ter força própria e vontade. O local atrai pessoas fragilizadas pelo luto, com a promessa sedutora de trazer quem quer que tenha sido enterrado ali de volta a vida. Este segredo é contato pelo velho Crandall e para Louis, a história não parece nada além de uma velha história de terror de um senhor de idade, porém, após o gato de sua filha, Churchill, ser atropelado na rodovia, trazer o gato de volta a vida através do cemitério indígena acaba virando uma opção, tudo para que a filha não lide com a morte tão cedo.

A inspiração para tal obra, se fez através da experiência pessoal do autor com sua família, quando também se mudou para uma casa no Maine que beirava uma rodovia. Em uma mesma situação, o gato da família também fora atropelado e o mesmo foi enterrado em um cemitério para bichos das redondezas. Após isso, King escreveu o primeiro manuscrito de Pet Sematary para depois ficar engavetado por anos. 

" -O solo do coração de um homem é mais empedernido, Louis murmurou o moribundo. - Um homem planta o que pode... E cuida do que plantou."

É quase impossível introduzir este livro com tão poucos spoilers, pelo menos sem aqueles dos quais eu acho essenciais de serem evitados para que o leitor tenha uma boa experiência de leitura. Mas eu prometo que tentei ao máximo. O Cemitério tem tantos pequenos nuances de mistério, que qualquer detalhe que possa ficar de fora desta resenha será essencial para que esta leitura seja incrivelmente perturbadora e aterrorizante para o leitor.


Essencialmente, O Cemitério é um livro sobre perdas e a linha tênue que existe entre a vida e a morte. Sobre o luto, e o principal, sobre aceitação. Passamos a vida inteira, com medo da morte e também não falamos sobre ela, afinal, apesar de ser uma certeza humana, ninguém quer morrer. A forma como a dor e loucura caminham lado a lado com o luto, neste livro, é extremamente bem retratada pelos personagens, cada um à sua maneira. Cada um deles tem uma história em particular sobre sua relação com a morte, excluindo, talvez, o pequeno Cage, que é apenas um bebê.

Os elementos sobrenaturais do livro se encaixam de forma precisa na trama, causando não só o desconforto e colocando a prova o ceticismo do nosso protagonista que é médico, mas também a do leitor que passa a criar diversas teorias para o que está acontecendo na vida de Louis e sua família. Os acontecimentos do livro acontecem numa crescente, a história evolui com o tempo e sem pressa. Até que os primeiros vestígios de terror apareçam na obra de King, até, enfim, chegar ao grande clímax do livro que é o final. Sem dúvidas, as últimas 50 páginas do livro são de tirar o fôlego.



Esta história já foi adaptada para o cinema em 1989 com o título de Cemitério Maldito no Brasil. No original, Pet Sematary também serviu como inspiração para a música hit da banda Ramones, do qual o autor, Stephen King, é um grande fã. Inclusive, há diversas citações de músicas da banda ao longo da narrativa de O Cemitério. 

Como este foi meu primeiro contato com o autor, devo ser o mais sincera possível em descrever minha experiência de leitura. Me venderam como se O Cemitério fosse um dos melhores livros do autor, o que me preocupou bastante ao fim da leitura, pois eu não fui atingida totalmente pelo terror. Porém, devo isso ao fato de já conhecer detalhes sobre a história e sobre o desfecho da trama, talvez isso tenha influenciado na minha opinião final. A verdade é que o livro em si é interessante, envolve o leitor, mas não surpreende e nem amedronta por completo.



A narrativa do autor também me pareceu cansativa. Stephen King é prolixo e o seu desvio de consciência constante, me fez pensar que diversas partes do livro poderiam ser facilmente excluídas da obra final. Estes pontos são claramente, opiniões minhas, o que não tira em nada o mérito da obra. Este não será meu último contato com o autor, pretendo sim, ler mais obras dele e tenho certeza que uma delas há de me fisgar, só preciso escolher uma história que mecha um pouco com os meus medos.

É como falam, o livro pode não ter me agradado totalmente, mas pode perturbar outro leitor muito facilmente. O me deixa tranquila é que a obra foi discutida em um clube de leitura e outras pessoas acabaram tendo as mesmas impressões que eu. Mas reitero, sei do peso do nome do autor e sei da quantidade de obras que ele leva com seu nome. Por este motivo, O Cemitério não foi uma experiência inválida para mim, pelo contrário, foi a primeira porta aberta para o mundo fantástico e terrível de Stephen King.

13 comentários

  1. Oi Joi, eu tenho vontade de ler alguma coisa do tio King e embora esteja com o livro Mr Mercedes aqui em casa, ainda tenho umas leituras pra fazer antes. Vou adicionar esse na minha listinha (que a cada dia está maior :O) porque acho que vou gostar.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oii Joi, amei sua resenha, estou lendo It no momento do Stephen , e pretendo ler O Cemitério, acho que irei gostar.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Joi!
    Apesar de ser conhecido como o mestre do terror, muitos dos seus livros tem mais suspense do que terror verdadeiro, acredito que os primeiros livros dele sejam mais aterradores.
    Já assisti o filme, porém não li ainda esse livro dele e pelo visto, tem outros bem melhores que deveria ter começado por eles.
    Mas, King é King em qualquer livro, o verdadeiro mestre...
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Joi!
    Eu já li muitos livros do King e esse foi o que menos gostei. Não achei tão assustador como alguns dizem.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não fiquei com vontade de ler esse livro, pois ele parece ter um tom meio de terror sabe, e eu sou bem medrosa.
    Eu nunca li nada desse autor, pois sempre ouvi dizer que todos tem temática de terror, então, prefiro me resguardar rs
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joi!
    Eu ainda não conhecia esse livro, então adorei saber um pouco sobre ele através da sua resenha!
    Eu só li até hoje um livro do King, que foi Sob a Redoma e com essa obra também, assim como você, não senti o terror, apesar de já terem me avisado que o terror não seria um grande forte, mas esperava um pouco mais pela fama do autor, sabe? Mas acho que é isso, ele tem fama mas ela não se adequa a todos os seus livros que na minha opinião alguns acabam sendo para públicos diferentes, acho interessante pois parece que ele não segue uma fórmula como muitos autores atualmente fazem. No momento não leria O Cemitério, acho que seguirei na busca de outro título para ser a minha próxima leitura do autor.

    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  7. Lendo essa resenha me deu um misto de curiosidade e medo, só essa capa já conseguiu me deixar arrepiada.
    Quem sabe um dia eu tente ler (a luz do dia, num campo florido, jamais de noite sozinha em casa haha)
    Gostei muito da resenha, beijos!

    http://capricati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi!
    Eu já li alguns livros do Stephen King, mas O Cemitério ainda não foi um deles. Todo mundo também me fala que é super assustador, mas estou esperando para tirar minhas próprias conclusões. Embora, nenhum livro do King que eu tenha lido até hoje tenha me trazido a sensação de estar lendo uma história realmente horripilante, mesmo o autor sendo conhecido como o rei do terror. Nesse ponto acho que o contemporâneo de King, o britânico Clive Baker tem tramas muito mais amedrontadoras (embora tenha muito gore também!). Acredito que talvez, o terror nas tramas de King estejam mais focados no suspense e expectativa que vai provocando no leitor ao longo da história, mesmo quando evoca elementos sobrenaturais. Ao menos foi essa impressão que tive baseada nos livros dele que li!
    Eu amo Ramones, mas não sabia que a letra da música Pets Sematary tinha sido baseada no livro, o que me deixou ansiosa para lê-lo! E sim, é comum o desvio de consciência constante e divagações na escrita de King, mas nada que perca totalmente o foco original! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Stephen nunca li por puro medo... agora saber que esse livro em especial é cansativo desanimou total. Até achei interessante por ser inspirado em algo que ele viveu, mas não leria

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito da forma de escrita do Stephen King, sempre bem detalhista... Esse foi o primeiro livro que eu li do autor (8 anos atrás) é um dos meus favoritos.Também já assisti o filme é sempre quando escuto a música dos Ramones (Pet Sematary) lembro da história. Realmente ler King é um pouco complicado nem todo mundo gosta pelo excesso de detalhes que ele coloca, sendo que se torna uma leitura cansativa é demorada.

    ResponderExcluir
  11. Bom King é King, mas eu como não fã de terror, até que me interessei, mas esse é o engraçado é um terror "puxado" bastante ao suspense. Uma obra ótima, mas grande dele(960pgs.)é Under the Dome (aproveitando o que foi que ocorreu na 2ª temp. que a qualidade livroXsérie desceu a ladeira). Bom, agora já sei um suspense dele leve pra ler ou recomendar

    ResponderExcluir
  12. oie
    faz tempo que eu não leio nada do king e o filme tb assisti a um bom tempo atrás e não lembro mais dos detalhes
    te entendo quando você diz que não há surpresas é um dos motivos que empacam as minhas leituras
    você começa a ler e meio que perde metade das surpresas por causa das adaptações, quanto ao fato dele ser prolixo já notei que varia tem livros sim livros não...
    mas o king é king e sempre vale a pena conferir

    ResponderExcluir
  13. O primeiro livro que li do autor também achei cansativo, tinha muitos detalhes. Mas depois li outros e gostei bastante e pretendo ler mais rs. Não sabia que esse livro foi inspirado em uma experiencia pessoal dela, que interessante. Gostei por ter sobrenatural e mistérios que adoro, deve deixar o leitor refletindo sobre a questão da morte e como é difícil aceitar uma perda.

    ResponderExcluir