Resenha: O Projeto Rosie

Título Original: The Rosie Project
Autora: Graeme Simsion
Ano: 2013
Editora: Record
Páginas: 320
Compre: SaraivaAmazon

O livro de hoje eu adquiri através de uma troca no Skoob, mas eu já o conhecia através de algumas resenhas e já estava interessada na história, mas na verdade, acho que a gente nunca sabe bem o que esperar de um livro, algumas vezes a sinopse é incrível, mas a leitura não é tão agradável e em outras nos surpreendemos com quanto o livro mexeu conosco.

E esse foi o caso de O Projeto Rosie. A história começou singela, até um pouco parada. O personagem principal já é desde o início envolvente, porém no primeiro capítulo nada demais acontece. Eu já estava achando que iria me arrepender da leitura quando algumas coisas começaram a acontecer e de repente me vi completamente envolvida. Vamos a resenha!

Don é um chato! Certinho demais e extremamente metódico, ele confia na ciência para encontrar a mulher perfeita. Para isso ele cria o Projeto Esposa, um questionário detalhado com todos os critérios necessários para ajudá-lo a filtrar a candidata perfeita para o cargo. Para ele a mulher perfeita não pode ser fumante, não podem se atrasar e nem usar muita maquiagem e este é exatamente o perfil de Rosie. Rosie será a mulher que provará a Don que a mulher ideal para ele jamais se estabelecerá por fórmulas prontas, mas sim, unicamente pelo amor.

Don é um personagem super engraçado, ele tem um jeito todo robótico, até meio calculista. Mas ao mesmo tempo ele se importa bastante em não magoar ninguém com sua falta de jeito com as pessoas. Ele tem uma vida regrada, cheia de horários e manias, mas quando Rosie aparece no escritório dele e invade sua vida, os horários e manias são deixados de lado, por mais que Don não se dê conta disso.



O livro tem um ritmo bem gostoso de seguir, a trama não é difícil e complicada, na verdade é algo bem tranquilo e divertido. Don narra a história em primeira pessoa e é muito interessante saber como a cabeça dele funciona. Acho que se O Projeto Rosie, fosse narrada por Rosie eu ia morrer de raiva das atitudes dele, mas quando sei como ele pensa minha reação é outra.

Devido algumas subtramas do livro relacionadas a Rosie, os dois personagens vão se envolvendo em várias situações e Don não se dá conta de que fica cada vez mais difícil se afastar da atrapalhada Rosie. E ele não entende o que é amar alguém, por isso é tão interessante ver a transformação e amadurecimento desse personagem.

A mensagem que tirei do livro é basicamente a de que não é possível encontrar uma pessoa perfeita, que se adeque a todas as suas necessidades. O amor vem de lugares inesperados e sabemos quando é verdadeiro porque amamos até os defeitos da pessoa.

Outro ponto legal é que este é um romance narrado por um personagem masculino, o que nos dá uma perspectiva diferente, já que a grande maioria dos romances lançados, são narrados pelo personagem feminino da história. Talvez, na verdade esse detalhe não seja assim tão diferente, mas é legal que isso aconteça. Assim como, Graeme Simsion, que os autores criem narradores homens para demonstrar que eles também têm sentimentos. De maneira geral, O Projeto Rosie é divertido e emocionante, regado de um humor inteligente. É um romance que te conquista aos poucos e que ao final você se sente muito bem de tê-lo conhecido.


Resenha postada originalmente por mim no O Outro Lado da Raposa

17 comentários

  1. Esse livro parece ser uma delícia de ler, acho que no amor não tem uma fórmula secreta ou a pessoa perfeita, acho que no máximo, podem ter lugares ou métodos que facilitem o encontro à pessoa amada, gostei também por mostrar que quando sentimos algo por alguém, acabamos mudando, mesmo que inconscientemente. Essa capa achei super fofinha, vi também a nova que está no mercado agora, mas com toda certeza preferi essa.

    ResponderExcluir
  2. Raíssa!
    Acredita que nunca tive muita vontade de ler esse livro, porque cada vez que lia alguém falando sobre o don o achava o maior chato do mundo, porém lendo sua resenha e sabendo que o livro é até divertido, fiquei com vontade de fazer a leitura, até tenho ele na minha estante e espero poder ler o mais breve possível.
    Valeu!
    Bom final de semana!
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é chato, ele é metódico. hahahahaha Mas é engraçado esse jeito dele..

      Excluir
  3. Nunca tive vontade ler esse livro, a história parece ser tão chaaaaaata.....mas que bom que gostou...A ideia me parece ser bem legal, mas não sei se leria algum dia
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raissa!
    Já faz um bom tempo que li esse livro, mas me recordo como foi diferente a experiência de ler esse gênero narrado pelo personagem masculino. Don é um cara bem chato mesmo, mas que nos cativa com seu jeito certinho. Gostei muito do contraste de personalidade entre ele e Rosie e da forma como um aprende com o outro. Estou com O Efeito Rosie aqui em casa e louca para ler!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é tão fácil encontrar romances narrados por personagens masculinos...

      Excluir
  5. Olá Raissa! A capa desse livro é uma gracinha e parece ser um daqueles livros leves, mas deliciosos! Não me lembro de já ter lido um romance narrado pelo protagonista masculino antes. Parece ser uma experiência interessante. O Don me pareceu mesmo ser um cara um pouco chato, mas ao mesmo tempo adorável (embora, pela discrição, me pareceu que ele tem um pouco do espectro Asperger). Deve ser interessante ver um cara super metódico se descobrir apaixonado por uma garota totalmente diferente da idealizada e ainda por cima atrapalhada! Não é mesmo possível encontrar a pessoa perfeita, e se fosse, não teria graça! Super beijo!

    ResponderExcluir
  6. Poxa vida só eu não achei o Don chato, sempre vi esse livro e nunca deu um "estralho" para querer lê-lo, mas agora vou atrás, essa história com alguém que lembra o TOC conseguindo deixar as regras pelo sentimento ficou muito cativante, ainda mais com a resenha

    ResponderExcluir
  7. Li esse e achei um amorzinhoo de leitura ....inevitável ler sobre Don e não imaginar o Sheldon (TBBT) ..estou ansiosa para ler a continuação do mesmo "Efeito Rosie"

    ResponderExcluir
  8. O fato de ser narrado por um homem realmente me intrigou bastante. Os melhores quando se apaixonam são os certinhos e controlados pq ficam totalmente perdidos rsrs Não tive a chance de ler mas está na minha lista a muito tempo rs tava na cara que o projeto de mulher perfeita não iria dar certo rsrs

    ResponderExcluir
  9. Já li muitos comentários desse livro e fiquei curiosa pra ler, por ser narrado por um homem o que difícil e por a historia parecer muito divertida e parece ter uma trapalhadas dos personagens, deve deixar o leitor pensando sobre o assunto, sabemos que ninguém é perfeito todos temos defeitos, alguns fáceis de aceitar e alguns bem difíceis rs, mas quando se ama tudo parece ser mais fácil.

    ResponderExcluir
  10. Também achei bem curioso o fato de ser um romance narrado por um personagem masculino, não li e confesso que não é um livro que me chamou muito atenção pela capa ou pela história... mas lendo a resenha fiquei curiosa e vou tentar ler pra ver... talvez eu goste.

    ResponderExcluir