Resenha: Pensei Que Fosse Verdade

Título Original: What I Thought Was True
Autora: Huntley Fitzpatrick
Ano: 2016
Editora: Valentina
Páginas: 333
Compre: SaraivaAmazon

Gwen Castle sonha com o dia que sairá da ilha onde cresceu e terá uma nova vida, longe da divisão de classes sociais que enfrenta, dos problemas de sua família e, principalmente, de seu desastroso histórico amoroso. Porém as coisas nunca acontecem como gostaríamos, por isso o passado de Gwen volta para lembrá-la de seus erros e péssimas escolhas. Ela acaba percebendo que nem tudo na sua vida é um desastre completo e que algumas coisas são mais simples do que enxergamos de início.

Mais um livro da Huntley Fitzpatric pelo qual eu me encantei. Há quase um ano eu resenhei Minha Vida Mora ao Lado e eu amei. A escrita da autora é bem simples e faz com que realmente acreditemos que aquela história poderia muito bem ter acontecido de verdade. Ela descreve as pessoas e as situações de um jeito bem palpável. Eu sei que sempre se lê esse tipo de coisas em resenhas, mas a escrita da autora é simples e ao mesmo tempo muito convincente. 

Os personagens não tem aquele ar perfeito como às vezes encontramos em alguns livros. Na verdade cada um tem seu jeito peculiar, alguns mostrando de cara seus sentimentos, outros escondendo o que pensam, só deixando vir tudo à tona no final. E você se surpreende com eles, achando que tinha sacado cada um, até que eles fazem algo inesperado.

Filosofando aqui, assim é a vida e as pessoas que conhecemos. Achamos que entendemos a personalidade de alguém, até que essa pessoa faz algo que nos surpreende. Até mesmo alguém de nossa família, que julgávamos conhecer tão bem a ponto de prever suas atitudes.



A história começa simples, como mais um young adult qualquer, nos apresentando os conflitos de uma jovem que está prestes a se formar no ensino médio e lida com as questões normais como o que cursar na faculdade, o que fazer após se formar no ensino médio, como sobreviver ao verão encarando o garoto que quebrou seu coração no passado. Esse tipo de coisa. Mas então somos surpreendidos pela responsabilidade e altruísmo de Gwen, em como ela sempre pensa em todo mundo antes dela mesma, em como ela é cuidadosa com seu irmão mais novo, Emory e se preocupa com o futuro dele.

A família de Gwen não tem muito dinheiro, então ela e o primo, Nic, tiveram que começar a trabalhar desde muito cedo. Eu consigo entender como ela consegue ser tão madura, porém, mesmo com esse jeito responsável e preocupado ela ainda é apenas uma adolescente com os sentimentos à flor da pele, que comete erros e percebe que a vida ao seu redor está mudando e que as coisas não podem ser como sempre foram.

De modo geral o livro fala sobre decepções amorosas, mudanças, transformações, amadurecimento e entender que crescer é uma coisa constante na vida de todo mundo e que não podemos ficar para sempre estagnados na vida do que jeito que ela é agora. Todas as coisas precisam mudar para evoluírem e é assim o curso da vida.


Sem mais filosofias, acho que deu pra perceber que eu gostei bastante do livro e que ele acrescentou bastante no meu repertório né? rs. Então eu recomendo a leitura para quem gosta de um bom young adult que tem muito mais a oferecer do que apenas um romance entre adolescentes.


Resenha em Vídeo

7 comentários

  1. Oi, como vai? Gostei bastante de saber que a autora nos traz problemas reais mas de uma maneira simples e cativante. Não a conhecia, mas fiquei bem animada para ler o livro depois.
    Um beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a oportunidade acho que não vai se arrepender! :D

      Excluir
  2. Olá Raissa! Eu não conheço nenhuma obra da autora, mas sua resenha me deixou bastante empolgada! Gosto de YAs que vão muito além de um simples romance e trazem alguns pontos de reflexão para os leitores ao longo da trama. Adorei saber que a protagonista, mesmo sendo tão jovem tem que lidar com tantas questões além de passar por transformações e amadurecimento. E é sempre bom ler livros em que os personagens não agem como se fossem pessoas perfeitas durante toda a narrativa! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Ai, parece ser exatamente o tipo de história que eu gosto, adorei a resenha <3

    www.estranhanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
  4. Depois de ter lido minha vida mora ao lado, disse que leria todos os livros da autora publicados no Brasil, suas histórias são ótimas, com personagens cativantes, envolventes, e como mesma disse, ela retrata coisas reais, fáceis de ser ver por ai, e isso deixa a leitura ainda mais gostosa. Quero muito ler esse livro, e espero adquiri-lo ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  5. Raíssa!
    Faz um bom tempo que não leio um bom livro YA, andei cansada dos adolescentes, mas esse me parece que trouxe uma evolução para personagem e fiquei curiosa em acompanhar as mudanças pela qual passa e também, li outro livro da autora que gostei muito e fico na esperança de esse seja tão bom quanto...
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quero muito ler Minha Vida Mora ao Lado e não sabia que esse livro era da mesma autora, ainda não tinha me interessada por essa historia, mas lendo a resenha tenho que ler, gostei muito dos temas que autora trata e principalmente a profundida de sua escrita, a Gwen logo me conquistou, e já na resenha estava torcendo para dar tudo certo com ela, esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir