Resenha: O Lago das Sanguessugas

Título Original: The Wide Window
Autor: Lemony Snicket
Ano: 2000
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 184
Compre aqui: Saraiva - Amazon

É com o coração pesado que hoje, venho escrever estas palavras e informar possíveis leitores desinformados que, não, esta não é uma série de livros onde os finais felizes imperam e os vilões pagam por todos os crimes cometidos. Irei compreender caso esse tipo de leitura não agrade o leitor, por isso sinta-se livre para buscar algo mais alegre e encantador, porém, é meu dever, juntamente com o próprio Lemony Snicket, mostrar para o mundo as Desventuras em Série dos três irmãos Baudelaire.

Em O Lago das Sanguessugas acompanharemos um novo capítulo na vida de Violet, Klauss e Sunny. Desta vez os irmãos se dirigem para o Lago Lacrimoso, local onde está localizada a residência de sua tia distante, Josephine. O que parecia ser uma fase alegre e interessante para os órfãos, logo se mostra complicada e maçante, uma vez que tia Josephine possuí medo de todo e qualquer objeto, medo de sair de casa, medo de situações que podem tirar sua vida e medo do Lago Lacrimoso, localizado logo abaixo de sua casa e lar de sanguessugas terríveis que levaram seu amado marido durante um belo dia ensolarado.

A nova tutora dos irmãos Baudelaire não era tão interessante e emocionante quanto o querido tio Monty, porém os recebeu de braços abertos e estava fazendo o possível para ensinar gramática as crianças. Lembrem-se porém, que essa não é uma história feliz. Não irá demorar para que nosso terrível vilão descubra o paradeiro das crianças e coloque em prática um plano para deixá-los sobre seus cuidados e tomar toda a sua fortuna.


O terceiro livro da série segue, com algumas modificações aqui e ali, a mesma fórmula dos dois primeiros. A escrita de Lemony Snicket continua leve, bem-humorada nos momentos certos, educativa quando deve ser e agradavelmente direta. Uma das coisas que transforma Desventuras em Série em algo mais, é a leveza com que o autor descreve todos os infortúnios dos órfãos. A qualidade da escrita é mantida e mais uma vez rouba a cena.

Porém o motivo pelo qual a nota desta obra sofreu uma redução, é o fato de que, além da escrita maravilhosa do autor, apenas outro elemento salva a história de cair na mesma fórmula apresentada nos anteriores. 

Nos dois primeiros livros os irmãos são direcionados para seus tutores e, uma vez acostumados com sua nova situação, sofrem nas mãos do Conde Olaf. O mesmo se repete aqui, com a diferença de que, quando a história já estava ficando batida, o autor muda o foco e nos transporta para uma pequena aventura. O terceiro livro é muito mais direcionado a aventura dos irmãos no Lago Lacrimoso, a emocionante corrida contra o tempo, do que o enfrentamento direto do terrível vilão. Ainda assim, se assemelha aos anteriores e por esse motivo, alguns leitores (como foi o meu caso) podem perder um pouco do encantamento pela obra.


O Lago das Sanguessugas agrada tanto quanto os dois primeiros livros da série, porém, ao apresentar características semelhantes, perde o elemento novidade, motivo pelo qual perdeu um ponto de nota. Apesar de minha experiência com esse livro, acredito que o próximo volume apresentará uma nova fórmula, novos mistérios relacionados a história, além de uma mudança de direcionamento. Isso, com toda a certeza, trará mais brilho e encantamento para os tristes infortúnios dos irmãos Baudelaire, e é o que me faz querer continuar conhecendo os segredos desta série.

Confira a série Desventuras em Série:
1. Mau Começo
2. Sala dos Répteis
3. O Lago das Sanguessugas
4. Serraria Baixo-Astral

18 comentários

  1. Oi Izabel
    Quero muito iniciar Desventuras em Série. Realmente fica cansativo quando o autor mantém a mesma fórmula para todos os livros, espero que o quarto lhe renda mais surpresas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha, tudo bem contigo ???
      Como li praticamente seguidos os três primeiros livros da série, pude perceber as características similares entre as obras, a fórmula de: trocar de tutor, o descobrimento dos disfarces do Conde Olaf, as aventuras para fugir dele. Isso me incomodou um pouco, mas acredito que o quarto livro irá mudar um pouco, por isso estou mais animada !!! Vamos ver onde isso vai dar !!!

      Excluir
  2. Izabel!
    E acredito que a fórmula não mudará até o final...
    As crianças continuarão sofrendo na mão do Conde Olaf, mas como são inteligentes, conseguem sempre se safar, mesmo após todos os sofrimento.
    Não é à toa que é Desventuras, concorda?
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva, tudo bem ???
      A característica de sofrer nas mãos do Conde Olaf, de serem perseguidas por ele e precisarem encontrar formas de se safar realmente não me incomoda, já esperava por isso quando iniciei a leitura. O que me incomodou foi que os três primeiros livros seguem a mesma trajetória: a mudança para uma nova casa, com um novo tutor, o aparecimento de Conde Olaf (com ou sem disfarce), a perseguição e tentativa de fuga. Essa mesma trajetória não me surpreendeu, pois já tinha visto antes ... Mas acredito que o quarto livro trará uma dinâmica um pouco diferente, por isso estou animada !!! XD

      Excluir
  3. Acredito que as crianças continuarão sofrendo até o final da série, mesmo assim os irmãos são bem fortes e inteligentes conseguindo um pequeno tempo de escanço das garras do tio, a série é excelente acho que vale ser lida até o final.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem ???
      Sendo Desventuras em Série, não espero nada mais do que sofrimento e perdição nessa história, rsrsrs. Minha crítica se dirige a fórmula usada e reaproveitada em três livros. É mais ou menos como as comparações entre Jogos Vorazes e Rainha Vermelha, ou Divergente, e outras tantas distopias que eram febre até um tempo atrás. São elementos que se repetem e acabam nos cansando. ;)
      E fique de olho por aqui que em breve a resenha do quarto livro deve aparecer !!!

      Excluir
  4. Oi, Izabel!!
    Esses pobres irmãos sofrem muito infelizmente!! Ainda não li nenhum dos livros mas só pelas resenhas que li da série da para ver que eles não tem sorte na vida!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Desventuras em Série é puro sofrimento, rsrsrs, mas por incrível que pareça é uma história maravilhosa de se acompanhar !!!
      Espero que tenha a chance de ler os livros algum dia. ;)

      Excluir
  5. eu quero muito começar essa série, mas quando começa a usar a mesma formula em todos os livros não só fica cansativo, como muitas vezes eu acabo deixando de lado a leitura
    espero que o próximo livro traga novidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem contigo ???
      Se tiver a oportunidade de iniciar a leitura dessa série agarre-a com todas as suas forças. Os livros são maravilhosos e, apesar de os três primeiros possuírem uma fórmula muito parecida, acredito que o quarto vai mudar um pouco, estou curiosa para descobrir o que vêm a seguir !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Quero ler, mas tenho esse receio de ficar repetitivo, pois acredito que em todos os livros eles vão continuar fugindo do vilão,espero que nos outros tenha diferencial, assim da mais animo para ler. Nossa que tia essa dos irmãos tem medo de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem ???
      Ainda não peguei o quarto livro para ler, mas acredito que nele ocorrerão algumas mudanças na fórmula do livro, por isso estou bem curiosa para começar a leitura. Depois que ler volto aqui para compartilhar com vocês !!! ;)

      Excluir
  7. Olá, bom eu vi já muitas vezes sobre essa serie, além do mas eu me lembro te visto um filme bem antigo sobre esse livro, essa trama...eu não sei se leria porque acho que ficará muito repetitivo, os personagens fugindo do vilão e se aventurando em outras aventuras diferente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Desventuras em Série possuí uma premissa que se estende por todos os livros, porém, espero encontrar uma fórmula um tanto diferenciada nos próximos livros. Afinal, se for igual Scooby Doo a gente teria um treco né ?! Mesmo sabendo que Scooby Doo é muito legal !!! XD

      Excluir
  8. Oi.
    Gostei do filme, mas ainda não me decidi por assistir a série ou ler os livros.
    Talvez em outro momento.
    A resenha está ótima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem contigo ???
      Se quiser tirar melhor a dúvida, já tem resenha da série da Netflix aqui no blog, quem sabe você não se anima a começar a assistir e depois parte para a leitura dos livros !!! ^-^

      Excluir
  9. Gostei muito do filme, e uma amiga leu a série e disse que adorou, confesso que tenho adiado bastante apesar de achar a arte dos livros muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, tudo bem contigo ???
      Estou aqui torcendo para que dê uma chance para a série de livros !!! Vale muito a pena ... mesmo com as minhas críticas de leitora chata, hahaha.

      Excluir