[Se você gostou de...] Livros sobre depressão

Olá pessoas! Depois de meses sem voltar com esta coluna, eis que tive a oportunidade perfeita para trazê-la de volta. Após o lançamento e grande sucesso que está tendo a série da Netflix, Os 13 Porquês, resolvi reunir mais alguns livros que abordam os mesmos dramas adolescentes e também a depressão nesta fase.



A série trouxe à tona a discussão, algo que não deve cair no esquecimento. A depressão é ainda pouco debatida nas escolas e até dentro do convívio familiar. Hoje em dia, são inúmeros os casos de depressão que iniciam ainda na adolescência, fase onde há inúmeros fatores que podem contribuir para a condição depressiva. Os gatilhos são variados e o bullying em geral é o que mais agrava a situação, qualquer "brincadeira inofensiva" pode afetar os pensamentos, o comportamento e os sentimentos e bem-estar de uma pessoa vítima da depressão.

Espero que vocês curtam as dicas de leitura que separei para vocês e que estes livros contribuam ainda mais a disseminarem a informação. Acredito que muito mais do que a mensagem principal da série, estas histórias nos ensinam a ser pessoas melhores, nos alertam quanto a ser um "dos porquês" de uma pessoa depressiva. 


Lembrando que nem todos os livros abordam unicamente a depressão, outros assuntos também serão apontados e discutidos, cada um a sua maneira, com dosagens e peso diferentes. 


A Lista Negra (Jennifer Brown)

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

E se for você? (Renecca Donovan) - Resenha


Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano. Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida. Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa. Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?

Quem é você, Alasca? (John Green)


Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven)


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

O Último Adeus (Cynthia Hand) - Resenha

O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.

As Vantagens de ser Invisíveis (Stephen Chbosky) 

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Tem mais dicas para trazer pra nós? Não deixem de falar nos comentários, quem sabe faço uma segunda parte sobre dicas que envolvam estes assuntos! Até mais!

15 comentários

  1. Olá, nossa cada livro incrivel que você citou ai, eu já li "Quem e você Alasca" o livro e perfeito, a historia, a trama, tudo...e o livro "A lista negra" me deixou curiosa para ler ele, quando li a pequena resenha me deixou bastante curiosa pra saber a trama toda!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi
    Adorei a seleção com esta temática. As vantagens de ser invisível é maravilhoso. Juntaria a esta seleção o livro Juntando os Pedaços que também tem essa pegada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da postagem :) faço uma parecida no meu rs.
    De todos citados, o único que ainda não li foi "a lista negra". Os outros eu adorei!

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  4. Joi!
    O assunto é importante e até a Associação dos Médicos do Brasil está fazendo uma campanha sobre a depressão, porque em todo o mundo tem 52% da população com essa doença e aqui no Brasil 37%, é uma quantidade muito grande.
    Li apenas Por lugares estranhos, mas já anotei os outros para poder ler.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente essa acabou se tornando a doença do século, ainda estou à ler "E se for você?", todos os outros são excelentes livros e tratam de uma forma que dá importância mas sem um peso forte mostrando o quanto essa doença devasta as pessoas. Na minha escola mesmo, não faltam casos.

    ResponderExcluir
  6. Assisti o filme As vantagens de ser invisível mudei minha opinião a muita coisa, Quem é você Alasca apesar de todos esses citados ser tristes vale a pena ler cada um as vezes precisamos rever e tentar mudar muita coisa na nossa vida e esses livros tem muito a ensinar.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por O Último Adeus e indico ele sempre que posso <3 É muito maravilhoso!
    Acho super importante abordarmos a temática e enfatizar que não é feio/errado pedir ajuda.

    Ótimo post, Joi ♥
    Beijos,
    Flá Bergamin
    http://voceetaolivro.com.br

    ResponderExcluir
  8. Os livros devem ser bem interessantes pois todos passam uma lição para o leitor, o incentivo em conscientizar as pessoas sobre o assunto é muito importante. Ainda não li nenhum deles, mas tirando O quem é Você Alasca? pretendo ler todos os outros. As Vantagens de se invisível assisti o filme e estou assistindo Os 13 Porquês. O único livro que li sobre o assunto aborda suicídio foi Perdão, Leonard Peacock.

    ResponderExcluir
  9. Dessa lista eu já li Quem é Você, Alasca?, A Lista Negra e Os 13 Porquês (que não está na lista mas na foto, rs) e amei todos, principalmente A Lista Negra. Até hoje não superei esse livro.

    Beijos,
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Seu post ficou sensacional, querida <3 Gostei de ver As Vantagens de Ser Invisível aí também, é um livro muito legal e delicado na proposta. :) Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rachel! Achei o compartilhamento dessas postagens mega importantes! A informação se faz mais do que necessária. Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Oi, Joi!!
    Gostei muito da postagem ficou super legal!! Desses livros só li mesmo Os 13 porquês, mas tenho As Vantagens de Ser Invisível só que ainda não li!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. eu achei bastante interessante sua lista de livros
    meu único problema com a maioria deles, que não consegui terminar de ler, é que trata a doença como se fosse uma questão apenas de bullying disso e daqui, ou querem tentar entender o que se passa na cabeça de alguém que não sabe explicar.
    digo por experiência própria, de um modo geral eu não consigo terminar justamente por ver como as pessoas lidam com os "personagens", seja com pena ou não. sem saber que muitas vezes seu amigo está do mesmo jeito ou pior
    mas enfim... minha opinião que sei o que é isso e no final acho que fico com os cachorros...

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Ótimo post. Um assunto muito importante, com certeza. Não li nenhum desses livros, mas tenho Por Lugares Incríveis e O Último Adeus. Pretendo ler ambos. Espero gostar.
    Boas dicas, obrigada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Adoreii os livros citados eu já li o último adeus,por lugares incríveis e a lista negra que gostei muito sobre os assuntos abordados que normalmente é tabu.
    Recomendo o livro amor amargo da Jennifer Brown que vai falar sobre amor abusivo a mente de quem sofre isso para as pessoas pararem de julgar e começar a notar os sinais de quem sofre e ajuda-las.

    ResponderExcluir