Entrevista: Ricardo Henares

Hoje venho apresentar a obra de estreia e a entrevista que fizemos com o autor Ricardo Henares. Os Guerreiros do Norte, primeiro volume da saga O Conquistador Nórdico já se encontra em pré-venda e está sendo lançado pela Chiado Editora. O livro apresentará ao leitor uma ficção fantástica com personagens marcantes e batalhas épicas em uma época violenta. Conheça mais sobre o livro e a entrevista exclusiva que fizemos.


Estamos entrando em uma época brutal e violenta, onde impérios eram forjados por meio do aço das espadas de seus guerreiros. Povos de diferentes etnias cultuavam seus próprios deuses e o mundo estava mergulhado em caos e sangue. Kshar, Northland, Volthar E Volga, os reinos onde habitam os filhos de Ymir, o deus nórdico do gelo, reinos que sempre foram inimigos entre si, porém Richardson tinha a missão de se tornar rei, e mais ainda, de unir povos inimigos em um único objetivo: tornarem-se uma única e grande nação nórdica. No entanto, Richardson vai muito além disso, crente de que Ymir o predestinara a conquistar o mundo, ele parte em uma cruzada brutal e violenta contra o mundo civilizado.


Compra em pré-venda aqui!


Olá Ricardo, tudo bem? Primeiramente, você pode se apresentar para os leitores do Estante Diagonal? 

Olá, primeiramente é um prazer estar aqui no Estante Diagonal, meu nome completo é Ricardo Damião Henares, tenho 38 anos de idade, moro em São Paulo Capital, sou casado e tenho uma filha que completa 11 anos neste mês, adoro ler, escrever e praticar esportes. 

1 - Como surgiu a vontade de ser escritor e antes disso, como foi sua relação com a literatura? 

Desde criança eu sempre observei minha mãe, ela gostava muito de ler e de escrever, inclusive quando eu era criança, me lembro que ela escreveu um livro, porém não chegou a publicá-lo. Lembro que eu ficava horas quieto vendo minha mãe escrever, acredito que de certa forma isso tenha me despertado interesse para a escrita. Depois veio a fase escolar onde começaram trabalhos escolares baseados em leituras, curiosamente nesta fase da minha vida, eu estava com uma dificuldade imensa somada a falta de interesse para ler, após a quinta série tive duas professoras que me ajudaram muito voltar a sentir gosto pela leitura. 

Já na fase adulta sempre li bastante livros de autoajuda e motivacionais, já que a muitos anos trabalho exercendo funções de liderança, também li muito sobre o assunto. Gosto muito dos romances e aventuras dos livros de Bernard Cornwell e Conn Iggulden que são sensacionais. 

2 - Você tem algum autor/autora ou livro preferido que de alguma maneira te inspirou a escrever? 

Eu não diria que tenho um autor ou autora de minha preferência, acho que já me entreguei na resposta anterior, eu gosto de alguns autores em especial, Bernard Conwell, autor de Crônicas Saxônicas, gosto muito de Conn Iggulden, autor da saga O Conquistador entre outras, gosto muito dos livros de liderança de Jhon C. Maxwell. Acredito que de certa forma todos me serviram de inspiração. 

3 - De onde veio a ideia de escrever O Conquistador Nórdico?  

É curioso, mas tudo começou após ter por repetidas vezes o mesmo tipo de sonho, comecei a escrever o que eu conseguia me lembrar dos sonhos que eu tinha, percebi que aquilo poderia se tornar algo mais do que um sonho, poderia se tornar algo que eu pudesse compartilhar com outras pessoas em forma de um livro. Depois, quando comecei a escrever, as ideias começaram a fluir na minha cabeça e tudo começou a tomar corpo. 

4 - Quanto tempo levou este processo? Desde a ideia inicial, o processo de escrita até ser finalizado. 

Demorou muito, eu comecei e escrever em 2012, escrevi basicamente metade do livro até 2013, onde eu parei e fiquei até 2015 sem escrever, no final deste ano eu voltei a escrevê-lo, porém tinha pouco tempo para fazê-lo, ficava noites sem dormir e no dia seguinte ia trabalhar com muito sono. Em setembro de 2016 eu tinha finalizado o processo de escrita. 

5 - O que o leitor pode esperar deste livro? Fale um pouquinho sobre ele. 

Os leitores podem esperar por muitas batalhas, estratégias militares, conspirações, criaturas, histórias de coragem e personagens marcantes. 

Gosto de deixar bem claro de que se trata de uma ficção, não contendo nenhum comparativo com os fatos que ocorreram na realidade, são países fictícios e cidades fictícias. 

Os povos do norte eram denominados como bárbaros pelo restante do mundo, eram desacreditados e constantemente invadidos por reinos mais poderosos, porem um rei consegue unificar esses povos, e acredita ser escolhido pelo Deus deles a dominar o mundo, assim começando uma grande cruzada contra outros povos, onde realmente os nórdicos vão surpreender a todos por sua determinação e estratégias militares, tendo o rei nórdico como uma figura central de toda a trama, onde irão se deparar com conspirações, criaturas, romances, tragédias e muitas conquistas. 

6 - Tem planos para que O Conquistador Nórdico se torne uma trilogia ou uma série? 

Sim, na verdade a ideia inicial de O Conquistador Nórdico, é que seja uma história contada em quatro livros. 

7 - A mitologia nórdica é o pano de fundo do seu livro, como foi construir uma história com esta base? 

Ao contrário do que muitos possam imaginar a mitologia nórdica não está presente no livro, apenas tentem imaginar como um mundo em que eu recriei, diferentes países e culturas. 

O que os leitores vão encontrar em relação a cultura dos povos nórdicos está relacionado ao Deus deles que na história criada por mim se trata de Ymir, onde o coloco como Deus nórdico do gelo, eu não trabalhei com a mitologia nórdica neste livro, até porque não menciono Odin, Thor, Freya ou outros Deuses nórdicos, assim como não coloco Njordcomo uma figura mitológica, tem sim um Niord na história, mas se trata apenas de um personagem do núcleo principal. 

Até mesmo por se tratar de uma ficção, um mundo recriado, eu não trabalhei em nada a mitologia nórdica. Mas podem sim esperar muitas aventuras e histórias de coragem e muitas batalhas. 

8 - Deixei um recado para os leitores do Estante Diagonal:

Bom primeiro gostaria de agradecer a oportunidade que estou tendo aqui no Estante Diagonal, de poder estar falando sobre "O Conquistador Nórdico", livro 1: "Os Guerreiros do Norte", e posso dizer que vocês vão gostar e se surpreender com este livro, acredito que não apenas os fãs deste gênero de literatura, mas acredito que no geral quem gosta de leitura irá se surpreender. 

Gostaria de deixar também um grande abraço a todos que acompanham o Estante Diagonal, e para todos que se interessarem, podem entrar em contato comigo pela internet, através da página no facebook, O Conquistador Nórdico e também o meu site.


Ricardo Henares, nasceu em 25 de outubro em São Paulo Capital, onde vive desde então, estudou no colégio Aracy Leme da Veiga Revanche e posteriormente se formou como técnico em plásticos pela escola SENAI Mario Amato. Agora se dedicando a arte da escrita com seu primeiro livro intitulado "Os Guerreiros do Norte", o primeiro volume da saga "O Conquistador Nórdico".

22 comentários

  1. Que legal Joi!
    Bacana a história ter surgido de um sonho sonhado várias vezes. Nunca ouvi falar de escritores que escreveram livros dessa forma.
    Confesso que não leio muito esse tipo de livro, mas eu fiquei com vontade. Estou começando a ler mais ficção.
    Abc

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante , fiquei curiosa pela história !

    ResponderExcluir
  3. Joi!
    Como gosto de entrevistas, porque podemos conhecer um pouco mais sobre o autor e sobre seu processo criativo.
    Fiquei de quaixo caído em ver que nada tem de mitologia nórdica no livro e sim um mundo criado pelo autor, fantástico ver o poder criativo.
    Desejo muito sucesso!
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que incrível poder conhecer melhor este autor, e sua obra, e como foi escrever este livro, e como tudo começou de um sonho o que me deixou bastante chocada, pois e algo incomum. Outro ponto e que ele demorou alguns anos para poder terminar de escrever a estória e imagino que isto deve ter sido algo que lhe fez amadurecer durante a produção, e que não e algo que vem da noite pro dia. Amei esta entrevista, e já quero ter a oportunidade de ter esta obra em mãos.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia obra, nem autor ainda. Foi muito bom conhecer um pouquinho sobre ambos com essa entrevista.
    A história da obra parece ser bem marcante e com um certo diferencial. Apesar de não ler muitos livros do gênero em questão, fiquei bem curiosa.
    E gostei de saber também sobre o processo de criação de histórias, que parece ser bem demorado para todos os autores mesmo.
    Vou anotar o nome do livro aqui na minha listinha e espero ter a oportunidade conhecer essa história em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Que legal a premissa desse livro, achei bem interessante. E ver que o autor também gosta de Bernard Conwell foi bem legal. Sou viciada nessa série das Crônicas e também gosto de ver umas coisas com mitologia nórdica, batalhas e coisas assim. Achei legal saber como o livro surgiu. Sonhos que viram livro, ahh quem já não teve essa ideia? É bacana pensar que a história surgiu de um sonho. Ter o livro em mãos depois deve dar uma sensação muito louca!
    E levou um tempinho pra escrever, mas assim dá pra ver que foi algo trabalhoso e é legal pensar que ele não desistiu.
    Tomara que a história seja boa! Gostaria de ver mais dela, acho que iria gostar de ler ^^

    ResponderExcluir
  7. Sempre é bom conhecer novos autores da literatura brasileira, gostei muito da entrevista e fiquei bem curiosa em conferir a história do livro, mas gostaria de ler alguma resenha sobre o livro, para conhecer um pouco mais sobre a história dele!
    Sucesso ao autor!

    ResponderExcluir
  8. Olá, como sou fã de tramas mais voltadas pro medieval, já me interessei pela obra. Espero ser surpreendido e ficar ávido pelo próximo volume. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá !
    Adorei o autor ele é bem simpático !!!
    Que legal saber como ele teve a ideia do livro, em sonhos .. incrível !!
    Sucesso Ricardo !!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da entrevista é bom conhecer o autor e saber como surgiu a vontade de ser escritor e a ideia da historia essa parte é a que mais desperta a minha curiosidade e achei legal ter partido de um sonho insistente rs.

    ResponderExcluir
  11. Que bacana! Adoro ver brasileiros desenvolvendo trabalhos legais, principalmente ficção, fantasia e mundos criados! Adoro! hahaha

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ricardo é super simpático <3
    Demorou bastante pra escrever o livro, o que indica que fez bastante pesquisa e teve bastante cuidado na hora da escrita, o que já me deixa ainda mais interessada em ler <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Que bacana essa entrevista. É muito bom ter a oportunidade de conhecer um pouquinho de um autor e suas escritas fabulosas. Com certeza terá uma carreira de sucesso.
    Espero poder conferir o seu livro, pois achei muito interessante.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Joi,
    Adoro acompanhar entrevista com autores, ainda mais quando não conheço a obra. Isso permite ao público uma mair aproximação ao autor e a compreender as ideias por trás de seu trabalho. Ricardo Henares já conseguiu me chamar atenção ao criar uma fantasia, gênero que, particularmente, amo ler. A mitologia nórdica sempre trás muitos elementos e gostei de ver que o autor explora bastante todos eles com batalhas, estratégias e criaturas. O mais legal da entrevista, para mim, foi saber do processo de escrita e um livro bem construído requer dedicação e, neste caso, alguns anos até sua finalização. Desejo boa sorte ao Ricardo e muito sucesso em sua publicação.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Que legal por conhece um autor novo, para mim é incrível o seu trabalho nesse livro, tem algo que gosto muito a fantasia. É sempre bom pode conhecê-lo melhor e com certeza quero conhecer sua escrita. Que tenha muito sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia o livro, nem o autor. Gostei de conhecer um pouco do autor, e o livro dele parece ser bem interessante. Mas não é o tipo de livro que eu gosto de ler :/
    Mas eu desejo sucesso ao autor :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante de conhecer o Ricardo Henares!! Não conhecia esse livro mas adorei a premissa dele e espero que o livro faça muito sucesso!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Apesar de livros com batalhas não serem os meus preferidos, fico feliz quando um autor nacional desenvolve com perfeição um livro tão dinâmico e com ideias de continualidade. Isso mostra quanta qualidade tem no Brasil. Desejo ao autor muito sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Oi Joi!
    Adoro mitologia nórdica, com certeza o livro chamou minha atenção. Achei super interessante que o início do livro se deu através dos sonhos do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Joi! Adorei a entrevista! Li a resenha dessa obra aqui mesmo no blog e quero muito ler (apesar de ter achado a capa horrível ahaha) Beijoss

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    Amei a entrevista! Espero muito poder ler esse livro em breve. Já está na minha wish list.
    Aliás, 4 livros???
    Como eu amo séries, pode ter certeza que esse é outro ponto positivo para mim. Adorei, Bjos!!

    ResponderExcluir