Resenha: Soul Rebel: Reviravolta

Título Original: Soul Rebel: Reviravolta
Autora: Kimberly Mascarenhas
Ano: 2016
Editora: Leya
Páginas: 400
Amazon - Saraiva

Olá, leitores do Estante Diagonal! Acredito que já conheçam um pouquinho do meu gosto literário e do que valorizo nas obras, o que nos leva para meus critérios de avaliação e construção de uma resenha. Estou trazendo isto à tona porque o livro do qual falarei hoje meio que confrontou esses pontos, desafiou meus conceitos e no final, infelizmente, me decepcionou.

Estudante de um colégio interno de freiras, Cassidy tem como mãe uma mulher que sofre de transtornos mentais e como pai um homem relapso que só paga as mensalidades da escola e nada mais. Como fuga da rigidez das regras do colégio ela se aventura em escapadas com sua melhor amiga Claire, como destino elas possuem boates e bairros perigosos, o importante é se divertir e dançar até os pés cansarem. Entretanto, é durante uma destas escapadas que ela conhece um cara barra pesada, se mete em confusão e precisa sair correndo para não ser pega e sofrer as consequências por seu ato impulsivo. Como se a loucura da noite anterior não fosse o suficiente, na manhã seguinte uma noticia terrível abala o mundo de Cassidy e a partir de então nada mais será como antes.

Prometo que irei tentar não entrar em detalhes e soltar spoilers em excesso, mas daqui para frente se você optar por seguir lendo é por sua conta em risco.

"— Eu não tenho nada, Mason. Nunca tive, na verdade. Por isso faço do "nada" o meu "tudo""

Cassidy tem apenas dezessete anos. Após receber uma noticia ruim, uma pessoa do passado de sua família irá a seu encontro e oferecerá um escape - que ela passe uma temporada em sua casa, longe dos problemas que a assolam. Como Deborah é uma desconhecida, Cassidy até hesita, mas por fim aceita, ao chegar lá ela se depara justamente com o filho de sua boa samaritana e o encontro entre ambos não é nada amigável e agradável, como resultado, Cassidy quer voltar para a escola imediatamente, por ser impedida acaba fugindo assim que encontra uma brecha e tal feito lhe custa outro trauma o que a traz novamente para o lar de Deborah, Mason e uma realidade criminosa, violenta e cheia de altos e baixos.



Reviravolta não me conquistou. Estou tentando encontrar palavras para descrever minha experiência de leitura e está difícil.

Primeiro vamos aos pontos fortes da obra, Kimberly possuiu uma narrativa envolvente, sua escrita é fluida e prende sim o leitor, mesmo que desde o início ele se incomode com algum aspecto do enredo, ela cria um suspense, um segredo que atiça nossa curiosidade e desperta nosso interesse em prosseguir lendo. O tema abordado é interessante, pode gerar várias vertentes bacanas e a autora acertou em alguns como por exemplo trazer alguém do passado de Mason para cutucar o casal protagonista, entretanto isto não foi o suficiente.

"Você também se tornou o meu vício, (...). E era isso o que ninguém conseguia entender. Ele aplacava todo o vazio da minha alma. Mason tinha o poder de ser a cura para o mal. Era capaz de controlar as batidas do meu coração. Ele era tudo o que eu sempre quis."

Infelizmente o romance não convence, Cassidy é uma jovem infantil, de personalidade forte e determinada, mas que toma muitas atitudes inconsequentes e ridículas, Mason é agressivo, cruel, arrogante e então...está todo doce apaixonado e mais uma vez volta a fazer idiotices, se comportando como uma criança mimada, egocêntrica que quer todas as suas vontades atendidas sejam elas boas ou ruins, sem se incomodar em ferir os outros. Eles vivem em pé de guerra, ficam se provocando, sem nenhuma justificativa aparente. Foi chato, cansativo e sem química nenhuma. Outro ponto que me incomodou foi a forma “natural” como a autora tratou alguns assuntos, como se aquilo fosse aceitável, normal e cotidiano.


Mesmo possuindo uma escrita fluida e uma narrativa envolvente, a autora peca na construção e desenvolvimento do enredo, se estendendo em superficialidades e não se aprofundando nas emoções e história central. Ela meio que se perde e sai correndo nos deixando sem espaço para respirar e digerir os acontecimentos. São muitas as pontas soltas, detalhes importantes que ficaram sem respostas ou qualquer indicio de que irão ser solucionados nos próximos volumes, principalmente por se tratar de “coisas” que deveriam ter sido vistas de imediato. Enfim, não irei me estender mais.

É realmente frustrante vir até vocês com uma resenha “negativa”, mas realmente não fui conquistada, a obra não me agradou e não sei se seguirei lendo a série. Mas, como sempre digo: o único modo de você descobrir se gosta ou não de um livro, é lendo-o, então, se for da sua vontade arrisque, quem sabe você a enxerga de um modo diferente do meu.

Até a próxima! Beijos.

30 comentários

  1. Biia!
    Até gosto de romances NA, mas que tenham coerência e mostrem uma certa evolução durante o enredo, não algo que suplante a morte da mãe e no mesmo dia já esteja na cama do cara que ela jogou bebida na boate…
    Imagino mesmo que seus questionamentos sejam corretos e espero que a autora perceba nos próximos livros uma forma de melhorar.
    Desejo uma semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudynalva.
      Exatamenteeeee, fico na torcida para que a autora encontre uma maneira de organizar o enredo e trazer mais coerência a ele.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Biia,
    Já vi muito a capa deste livro nas redes sociais, mas não fazia ideia sobre a trama. Personagens com atitudes imaturas e impensadas é uma das coisas que mais me incomoda em um livro, pois ai fica difícil me conectar com a trama quando não consigo me identificar com as atitudes dos mesmos. Soul Rebel promete algumas coisas interessante na sinopse, mas, acredito, faltou tato da autora em saber explora-las da melhor forma e poder conduzir uma história de sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gislaine!
      A premissa da trama é realmente muito interessante. O problema foi a maneira como a autora conduziu o enrendo e os personagens que não foram bem estruturado e desenvolvido.
      Encontrei várias resenhas positivas sobre a trama, então pode ser que se trate de ponto de vista.
      Beijos

      Excluir
  3. Em meio a tantos livros e lançamentos é sempre difícil escolher o que ler. Não desejo gastar tempo e dinheiro, que poderiam ser aplicados em um bom livro, com livros ruins, por isso vivo lendo resenhas!
    Assim, as negativas são tão importantes quanto as positivas! E sempre podemos pegar outras opiniões e "fazer uma média". :)
    Obrigada por compartilhar a sua experiência!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manu!
      Obrigada pelo carinho. Não gosto de fazer resenhas negativas, mas infelizmente essa obra me deixou enfurecida e não tive escolha.
      Beijos.

      Excluir
  4. Já tinha visto esse livro no Skoob mais não me interessei ~certo nem cheguei a ler a sinopse mais mesmo assim kk
    E depois que li a resenha só tiver certeza que fiz certo em não colocar ele na minha lista...quem gosta de fazer uma leitura e nele tem varias pontas soltas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angel.
      Exatamente. Eu até entendo que se trate de uma série, porém as pontas soltas são excessivas e não consigo ver maneira da autora solucionar muitas delas.
      Beijos

      Excluir
  5. Tão boas quanto resenhas que te fazem querer ler um livro desesperadamente são aquelas que te impedem de comprar um livro que não vai agradar! hahahaha
    Obrigada pela opinião sincera! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tália.
      Esse livro tem opiniões bem contraditórias. Li algumas positivas e outras que seguem a mesma linha que a minha. Confesso que quando a escrevi temi que a repercussão fosse negativa, mas procuro sempre ser o mais transparente possível e infelizmente este livro não me agradou.

      Excluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas confesso que já não tive muita vontade de ler ele. A história até parece ser interessante, mas acho que eu iria me incomodar muito com esse romance dos protagonistas (e pelo jeito também não vou gostar muito dos protagonistas). E acho que essas pontas soltas também iria me incomodar, eu até aceito deixar algumas pontas soltas, mas quando fica muita coisa em aberto, isso já me incomoda muito!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nem tinha ficado com vontade de ler. E agora tenho certeza de que esse é o tipo de livro que eu não iria gostar. A história eu já não achei muito interessante. E pelo jeito esses protagonistas não foram muito bem construídos, acho que eu não iria gostar deles! E é uma pena que a autora se perdeu, e que o final tenha deixado muitas pontas soltas.
    É legal saber que a narrativa da autora é boa, pelo jeito ela tem muito potencial, mas acho que esse livro não funcionou.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pamela. Pontas soltas realmente incomodam muitoooooooooo. E isso foi um dos grandes agravantes que me tiraram do sério, algumas delas ficou impossível de se explicar a não ser que a autora em algum momento dos próximos livros traga a tona o início deste. O enredo em si possui um temática interessante, mas ela pecou em alguns aspectos que pra mim são inaceitáveis.

      Excluir
  8. Nossa, ainda não tinha ouvido falar dele, mas não tive muita vontade de ler, nem a sinopse me convenceu, imagina o livro kkkkk
    Mas se tem uma coisa que me estressa são personagens imaturos e bipolares né, pelo que vc falou na resenha do mocinho, realmente não dá. Obrigada pela resenha sincera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Má.
      Sim, personagens bipolares me tiram do sério. Hoje amam, amanhã odeiam, do nada fazem uma idiotice e nós leitores precisamos engolir isso. Quando o enredo em si trás uma coerência e fatos que nos façam mudar de ideia ainda tudo bem. Mas da maneira como foi jogado realmente não convenceu.
      Beijos

      Excluir
  9. Que ena que a leitura não agradou, acho que também não gostaria, pois os personagens pra mim são estranhos e não conquistam o leitor e gosto de romance onde há química entre os personagens e não quando soa um romance sem graça, assim não da nem para torcer por eles. Só fiquei curiosa com esse segredo rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria.
      Penso como você, os protagonista precisam nos convencer e nos deixar torcendo pelo final feliz. E quando isso não acontece é muito triste.
      Os segredos são nossa perdição kkkkkkkkkkk

      Excluir
  10. Olá!
    Que livro interessante, apesar de algumas parte ser confusa para mim. A trama te envolve, te faz ler página por página para descobrir o mistério que há. Não sei se leria mas com certeza seria um livro interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lily.
      Exatamente, a leitura em alguns momento se mostra confusa. Mas a narrativa da autora é boa e devido a alguns segredos acabamos dando sequencia a leitura. Curiosidade é sempre um problema kkkkkkkkkkk O enredo em si é bem interessante, o que me incomodou é que alguns aspectos realmente não fui capaz de aceitar.

      Excluir
  11. Que pena que o livro não o agradou!
    Já tinha visto esse livro no skoob, porém não vi a sinopse!
    Jurava que seria mais um NA normal, com uma trama boa e um bad boy que no final se rende aos encantos da mocinha.
    Mas parece que me enganei! Odeio quando um casal não me convence. Quero química e quero coisas reais.
    Ele me pareceu bem interessante, mas acho que passo a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Herica. Quando li a sinopse eu tive essa impressão, que encontraria um NA comum e a verdade é que a autora até tentou criar isso, mas acabou se perdendo no meio do caminho. É importante frisar que essa é uma opinião muito particular, encontrei resenhas positivas sobre o livro. Então se ele te despertar o interesse não hesita não, se joga na leitura.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi, Biia!
    Que pena que a leitura do livro não é tão boa assim, realmente é muito complicado ler uma estória que tem tudo para dar certo e acaba nos decepcionado por uma má construção e desenvolvimento do enredo. Então infelizmente vou passar essa indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta.
      Realmente é bem triste ler algo com grandes expectativas e vê-las frustradas. A vida de leitor é sempre imprevisível.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Uma pena a leitura não ter sido completa e satisfatória.
    A premissa desse livro, não me chama a atenção, então, deixo passar a dica.
    Obrigada por sua resenha, sincera e muito bem escrita.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Biia,
    Já não tinha ficada interessada nesse livro, a premissa não me conquistou nenhum pouco, então agradeço essa resenha sincera e verdadeira, pois assim agora tenho a garantia de que não vou estar perdendo algo. O que mais me desanimou nessa história foi o casal em si, o relacionamento deles não convence mesmo, não tem química nenhuma. A Cassidy é bem imatura, isso reflete as atitudes da garota. Já a personalidade do Mason... Nem vou comentar. Outro ponto que achei bem negativo é a forma natural que a autora tratou alguns assuntos, tive a impressão de que ela romantizou onde não seria moralmente aceitável.
    Enfim, essa leitura não funcionaria para mim, deixo passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Se tem uma coisa que eu gosto é opinião sincera.
    E pelo que descreveu eu entendo seus motivos, também não concordo com a maneira que os autores abordam certos temas isso apenas da a impressão de que eles querem dizer que é normal e na maioria das vezes não é, os personagens me parecem ser chatos, odeio quando tenho a impressão de que estou lendo sobre crianças e não dois jovens, atitudes assim me dão nos nervos, mas enfim não acho que leria.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Olá Bia ;)
    Não conhecia o livro ainda, mas antes de ler sua resenha se eu visse só a capa e lesse a premissa, com certeza ia ficar com vontade de ler o livro!
    A escrita da autora parece envolvente mesmo, mas que pena que os personagens são assim tão infantis. Fiquei com medo da forma natural como ela aborda esses assuntos que você disse.
    Enfim, acho que depois dos seus comentários fiquei meio indecisa se leio ou não :/
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Confesso que pretendo arrisca nesta leitura, para poder tirar minhas próprias conclusões, até porque a trama possui característica que costumo gostar em uma obra. A estória possui uma narrativa envolvente, que nos surpreende em alguns pontos, principalmente sobre o passado dos personagens, do qual possui um passado conturbado, e juntos terão de lidar com está situação. Uma pena que a protagonista seja um pouco imatura, e espero que está situação mude no decorrer da obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Uma pena quanto temos que trazer uma crítica negativa.
    Não seria um livro que eu leria, pois premissa não me conquistou.
    Uma pena a autora não ter conseguido fazer um romance convincente!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bom?
    Que pena que o livro te decepcionou, eu não tinha vontade de ler ele, e a resenha só me confirmou que não perco nada com a leitura, não gosto de protagonistas que agem de forma infantil e que tomam decisões idiotas, isso me irrita muito, e gente chega desse clichê cara bad boy, que é todo durão se derreter rapidamente pela mocinha né.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir