Atômica - Crítica

Atomic Blond

Lançamento: 31 de agosto de 2017
Com: Charlize Theron, James McAvoy, Sofia Boutella, Bill Skarsgård, John Goodman
Gênero: Ação, Espionagem

É 1989, final da Guerra Fria, dias antes da queda do Muro de Berlim. Este é cenário que Lorraine Broughton (Charlize Theron), uma agente disfarçada do MI6, está sendo enviada para recuperar um dossiê muito importante, a lista de nomes com agentes duplos. Especialista em fuga e evasão, proficiência em coletar dados de inteligência e combate corpo a corpo, Lorraine conta com as melhores habilidades para executar sua missão.

Atômica é um filme de espionagem, que instiga, entretêm e alucina o público com todas suas cenas de ação bem executadas e coreografadas. Aliás, o longa conta com um dos melhores planos sequencias que já tive o prazer de prestigiar neste ano e tenho quase certeza que vai demorar até que outro filme desbanque isso. A direção é de David Leitch, que já trabalhou no ótimo John Wick e também como dublê durante anos. David sabe o que é ação e aqui ele conduz uma história complexa, mas cheia de facetas e surpreendente.

Com uma classificação indicativa de 16 anos, o longa é regado de violência e isso você percebe logo nos primeiros minutos quando vê isso estampado no corpo da protagonista. Tudo é muito visceral. Não pensem que estamos diante de outra Mulher Maravilha, pelo contrário, Lorraine apanha e muito, mas se levanta para bater também. É incrível como a personagem se vira com o que tem ao seu alcance para enfrentar homens que as vezes, aparentam ter o dobro do seu tamanho.  


O visual neon de Atômica faz jus à época, cores marcantes e vivas contrastando com a atmosfera fria, medida e escura, assim o longa recebe um equilíbrio na narrativa dosada entre os flashbacks de Lorraine e o presente. Sem dúvida, uma ferramenta genial quando bem utilizada, pois serve como um respiro para as cenas de ação. A trilha sonora é um tributo aos anos 80 e estrelas como Queen, George Michael, David Bowie entre outros gênios acompanham a desenvoltura de Lorraine durante sua missão.

Charlize dispensa qualquer tipo de comentário e acredito que agora, com Atômica, ela tenha firmado sua presença no gênero. A atriz dá um show de atuação, sua entrega ao personagem é crível e não é à toa que ela já tenha ganhado um Oscar por tal feito. Charlize entrega tudo que Lorraine é, ela é fria, forte e imponente, mas que também imprimi outras nuances da personagem com a mesma energia. A profundidade da personagem abalada pelo tipo de vida que resolveu seguir também é sentida pelo público. James McAvoy como David Percival também entrega diversas nuances dúbias de um agente que já está a muito tempo em sua posição e que precisou atuar como manda a maré de uma Berlim que tem suas próprias regras. Sou suspeita para falar dele, mas eu achei sua atuação incrivelmente ótima e digno de receber mais destaque.



O tom ambíguo do longa contribui para o desfecho surpreendente. Desde o início somos jogados em meio a um conflito de interesses, onde ganha poder quem colocar as mãos na lista de nomes primeiro. É por isso que a missão de Lorraine é tão importante e perigosa, também para ela. Muito está em jogo e não saber em quem confiar faz com que todos os personagens sejam passiveis de traição. Fórmula que só os bons filmes de espionagem sabem usar e Atômica soube e ainda fez mais. 

Atômica é um ótimo filme que se passa num recorte histórico importante, quem aprecia isso juntamente com todos os elementos que citei acima, com certeza está diante de uma obra grandiosa e que causa o impacto necessário para chamar a atenção. Ótima direção, montagem, mixagem, fotografia e ótimas atuações, quando um elenco de peso recebe o apoio de uma ótima produção, só poderia ser sinônimo de sucesso, ainda mais quando estrelado por Charlize Theron que não cansa de provar seu valor dentro e fora das telinhas. Charlize está dentro da fatia de atrizes que não utilizam dublês para suas cenas de ação, então obrigada mulher por este filme! Clique aqui e saiba do que estou falando.

O filme é a adaptação da HQ The Coldest City, de Antony Johnston e Sam Hart que em breve será lançada pela Darkside Books aqui no Brasil.

20 comentários

  1. Olá!
    Uma resenha sobre filmes é incrível, sempre aumento mas a lista de filmes da mesma forma que os livros. Gostei bastante desse filme, tem uma premissa maravilhosa, muita ação e etc., são coisas que gosto bastante e com certeza amarei esse filme é também a mulher ser protagonista, se mostra forte e que também pode bate de frente com alguém maior que ela, gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Que filme mais legal! Ainda não tinha ouvido falar nele!
    Adoro saber mais sobre a Guerra Fria e tenho certeza que já vou gostar!
    As cores das cenas faz realmente jus a época, gostei bastante do contraste. Sempre assisto filmes de ação e se você falou que é um filme bem coreografado, já vou assistir hoje a noite mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava com bastante vontade de ver esse filme, mas não imaginava que ele fosse tão bom assim. Eu adoro a Charlize Theron, ela realmente é uma atriz muito boa, e adorei saber que ela fez um ótimo trabalho nesse filme. E eu também gosto muito desse cenário, e acho que vou adorar a trilha sonora!
    Com certeza vou ver esse filme logo que lançar :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu estou ansioso pra ver esse filme, mas a patroa não é muito chegada à filmes de ação, então ainda estou na fase de negociações, mas tenho fé que vou convencer ela! Sua resenha me deixou com mais vontade ainda, pelo trailer eu tive a impressão de ser um bom filme, e sua análise confirmou!

    Abraço!

    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Joi!!
    Nossa que trailer é esse!! Adorei tudo nele, sem dúvida não vou perder esse filme de jeito nenhum, e espero ansiosa a publicação do livro pela a Darkside, que certamente vai fazer um livro incrível!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já assistiria esse filme, mesmo não sabendo do enredo, pela atriz, pois admiro muito seu trabalho.
    Agora, sabendo que o filme é muito bom, já fiquei certa de que vou gostar muito!
    O trailer está fantástico e só aguça a vontade de ver.
    Ótima crítica. Obrigada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse filme, eu tinha visto algumas coisas sobre ele no twitter mais como foi pela DarkSide achei que era só mais um dos seus livros ^^
    Pelo trailer acho que ele é muito bom e com a sua avaliação sobre ele deve ser mesmo...então com certeza irei assistir e caso eu gosta estarei esperando o lançamento do livro para ler também :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei!
    Ainda não tinha visto nada a respeito desse filme, nem o trailer. Agora já sei o que assistir no próximo fim de semana! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi,
    Nossa! Não sabia do lançamento desse filme, como assim? Adoro filmes de espionagem e adoro ainda mais filmes com cenário histórico das grandes guerras, então já dá pra saber que fiquei bem empolgada em assistir esse filme. Parece ser uma história complexa e bem trabalhada, com muitas cenas de ação. Vou dar uma conferida na trilha sonora, que pelo jeito está impecável.
    Vou aguardar o lançamento do livro pelo Darkside ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi.
    Essa é a primeira vez que vejo falar do filme, porém já estou super curiosa para ler,m principalmente por ele ter ai um certo recorte histórico, adorei as cores vivas e pelo pouco que descreveu sei que irei desfrutar desa obra.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Ah que legal, ainda não conhecia. Obrigada pela indicação, amei o trailer, assistirei com certeza 😄

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse filme (e nem sabia dos quadrinhos). Mas já fiquei bem interessada nele. Achei essa história muito boa, e adorei o trailer. E eu gosto bastante da Charlize Theron, e amei saber que ela atuou muito bem no filme. Já quero muito assistir =D
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  13. Joi!
    Tive oportunidade de acompanhar o final da Guerra Fria e a derrubada do muro de Berlim e ver que o filme remete a essa época e traz um enredo de ação e espionagem fabulosos, me deixou com a maior vontade de assistir,
    Sem contar que amei os atores e com trilha sonora dos ano 80, época da minha adolescência, nem dá para deixar passar, né?
    Valeu a dica.
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Que filme que dá vontade de assistir logo de cara. Incrível que só fiquei sabendo dele através do lançamento de livros da Darkside...rsrsrsrs
    Quero muito ver logo!

    ResponderExcluir
  15. Oii Joi ;)
    Não conhecia o filme ainda (não sei como), mas adoro a atuação da Charlize.
    Gostei que o filme se passa logo após a guerra, e espero que essas cenas de ação sejam boas mesmo haha
    A fotografia do filme parece linda, que legal essa iluminação e cores fortes e vivas, como você disse!
    E que demais que a caveirinha vai lançar a HQ que inspirou o filme, eles estão arrasando nos lançamentos... com certeza quero ver o filme é a HQ já foi para a minha lista!
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. E a primeira vez que me deparo com a indicação deste filme, na verdade nem nunca tinha ouvido falar, e até que gostei desta premissa, até porque se passa em um momento histórico muito importante, e outro ponto e que a trama me pareceu ser muito bem construída, com atores empenhados durante a atuação, cenas de ação bem introduzidas e desenvolvidas. Por isto pretendo sim assistir a este filme.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não estava sabendo do filme, vou querer assistir ainda mais com esses elogios e essa mulher de fibra e guerreira já gostei da personagem e da atriz que pelo visto se saiu muito bem no papel. Como adoro ação fiquei curiosa com as cenas. Parece que foi tudo muito bem elaborado de forma que agrada o público.

    ResponderExcluir
  18. Só de ver trailer, já dá vontade de assistir. Não conhecia a filme.
    Adoro a atuação da Charlize, e pelo visto mais uma vez ela conseguiu nos surpreender novamente.
    Gostei muito de saber que é uma adaptação HQ, e que vai ser lançada pela DarkSide.
    Anotei a dica.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oiieee,
    Eu não sou muito fã de filme de ação, mas de vez em quando é bom né, meu namorado ama e tenho certeza de que Atômica é uma ótima pedida, tentarei ver o filme em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  20. Foi, sem brincadeira, um dos melhores filmes que eu assisti esse ano. Eu não sabia o que estava melhor: a trilha (insana!), a Charlize (deusa) ou o maravilhoso do McAvoy (*suspira).
    Ótima crítica!

    www.resenhasdiferentonas.com

    ResponderExcluir