Resenha: Tudo Nela Brilha e Queima

Título Original: Tudo Nela Brilha e Queima
Autora: Ryane Leão
Ano: 2017
Editora: Planeta
Páginas: 192
Amazon - Saraiva

Vou começar essa resenha uma pouco as avessas. Ao invés de eu apresentar do que se trata o livro primeiro, eu já quero deixar bem claro o quanto esse livro é maravilhoso em muitos aspectos - que serão explicados ao longo da resenha. Ryane Leão nos diz mais do que muitos livros em poucas palavras. Tudo Nela Brilha e Queima é uma seleção de poemas autorais de Ryane Leão que falam sobre empoderamento feminino e negro. 

Não é atoa que o subtítulo do livro é "poemas de luta e amor". A autora escancara verdades e não tem medo falar de temas polêmicos fazendo fortes críticas a nossa sociedade. Entre os temas trabalhados na poesia de Ryane está o preconceito e relacionamentos abusivos. Suas palavras acabam se tornando uma fonte de força para as mulheres - principalmente, mulheres negras - continuarem lutando.

E nem tudo nela só "queima", a autora também traz uma série de poemas sobre as múltiplas formas de amor. Com certeza, os meus favoritos são os que envolvem a valorização do amor próprio que todas nós devemos cultivar. Se não fosse suficiente essa série de poemas incríveis, o livro conta com ilustrações lindas de Laura Athayde. As imagens se misturam com o significado dos poemas e se tornam um conjunto que elevam ainda mais o livro como um todo. 

mulher de luta
o beijo dela
tinha gosto
de liberdade


Tudo Nela Brilha e Queima é o livro de estreia de Ryane Leão, autora nacional negra, professora e poeta. Mas antes do livro, suas palavras começaram a ser espalhadas pela cidade de São Paulo através do projeto Onde Jazz o Meu Coração. Nele a autora cola cartazes pela cidade tornando o espaço público também um lugar de reflexão.

Só peço que você tome cuidado para não engolir o livro de uma vez só. Por mais tentador que seja querer absorver todos esses poemas de uma vez, durante a leitura, separe um tempo para refletir verdadeiramente sobre tudo que a autora nos propõe a refletir. Deixe as palavras de Ryane Leão brilha e queimar dentro de você.

repetirei quantas vezes 
for preciso 
que sua casa
é você mesma

14 comentários

  1. Iniciativa bacana fazer um livro para ler e refletir, pois as vezes deixamos de nos valorizar devidos aos obstáculos da vida, mas nunca devemos desistir de lutar pelo que acreditamos, chega de preconceitos, pois todos somos iguais!! Quando eu tiver oportunidade, quero ler!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina.
    Não leio muitas poesias, mas gostei muito das que você trouxe nesse post. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre as outras poesias.
    Adorei as ilustrações. São lindas.
    Não sabia que ela tinha o projeto Onde Jazz o Meu Coração. Acho que já vi alguns cartazes espalhados em SP. Essas frases realmente nos faz refletir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nina. Apesar de nos fazer refletir, não gosto muito de poemas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. que resenha maravilhosa, nina. eu coloquei meu coração nesse livro e fico feliz que deu pra sentir. tava lendo o que tu escreveu e lembrei de um pedacinho que eu digo que a escrita estanca a ferida de quem escreve e de quem lê. é o que eu tenho sentido com esses poemas e o que tantas mulheres tem me falado sobre eles. identificação é movimento e movimento é revolução. obrigada por isso.

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por poesia e mais ainda, por projetos simples, mas que de uma maneira especial, tentam levar poesia a mais e mais pessoas. Tive contato com o que a autora fazia, já tem um tempinho, o lance de espalhar letras pela cidade. E adorei tudo que vi e li.
    Concordo que o livro tenha que ser lido devagar, gota a gota,diariamente!
    É beleza e simplicidade demais!
    Perfeito!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Um livro desses minha gente, uma resenha dessas!!!!!
    Obrigada mundo!
    O título do livro já tinha me chamado a atenção, a capa... Após ler sua resenha eu simplesmente NECESSITO dele.
    Estou adorando ver a força da escrita feminina, abordando diversas situações, servindo como arma contra uma sociedade hipócrita e macista.
    Literatura é vida!!!!
    Esse vai passar na frente de toda a minha lista de desejados.
    Aproveito para indicar "Outros Jeitos de Usar a Boca" e "O Martelo".

    ResponderExcluir
  8. Não sou de ler poesias, mas essas parecem ser simples e tocar o leitor de uma forma que o deixa pensando sobre o que leu, então despertou minha curiosidade e por falar de empoderamento feminino e negro é interessante e diferente. Muito legal os poemas estarem espalhados pela cidade assim chega a muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Nina!
    Amo poesias e vendo que a autora além de tudo é uma artista, tenho certeza que os poemas são sensíveis e profudos.
    E quando fala de amor, não tem como não nnos encantarmos, concorda?
    Já anotei aqui, valeu!
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. A ideia do projeto Onde Jazz o Meu Coração é muito interessante, andar pela cidade e se deparar com uma dose de reflexão~
    Que bom que virou livro, adoro um poema pra me redescobrir um pouco em cada linha.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nina, que lindo livro! É difícil ver um livro de poesia ser difundido hoje em dia, parece que esse gênero literário perdeu muito do seu espaço, o que é uma pena. As ilustrações do livro estão lindas e as mensagens que a autora passa são tão importantes, independentemente da cor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Esse titulo é muito interessante e deu muita vontade de ler. Esse tipo de livro que traz poemas, não me agrada muito mas mesmo assim para esse livro eu daria uma chance.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nina! Não sou muito fã de poemas, mas essa capa está tão linda e essas ilustrações chamam tanta a minha atenção que fiquei muito tentada a ler. Ultimamente estou indo atrás de livros que me façam refletir sobre esses temas tão importantes, mas infelizmente não vai ser esse minha escolha, ainda não estou preparada para pegar poemas, ainda mais poemas sobre temas tão importantes.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nina!!
    Não leio muito livros de poemas ou poesias mas as vezes é maravilhoso abrir um livro que tem um belo poema pronto para prender nossa atenção. Amei esse indicação!!
    Bjos

    ResponderExcluir