Resenha: Outros Jeitos de Usar a Boca

Título Original: Milk and Honey
Autora: Rupi Kaur
Ano: 2017
Editora: Planeta
Páginas: 208
Amazon - Saraiva

Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro e sobre a autora Rupi Kaur, isso porque ele estava recebendo muitas críticas positivas de blogs que acompanho. Mas só fui definitivamente influenciada a comprá-lo depois desse vídeo da Jout Jout.

Aposto que muita gente conheceu o livro desse jeito também. O livro é um compilado de poemas da autora, alguns falam sobre ela mesma, outros sobre mulheres próximas a ela e sua cultura. Ele é separado por etapas, a dor, o amor, a ruptura e a cura. E em cada parte os poemas trazem justamente esses sentimentos. A autora escreve sem pontuação e sem letras maiúsculas. Na versão de capa dura que comprei, existe uma introdução na qual ela explica que esse é um estilo de escrita pouco conhecido.

Em a dor encontramos poemas que descrevem sentimentos e situações verdadeiramente dolorosos. Os poemas têm como tema, abuso sexual, violência física, emocional e outras situações relacionadas a esse sentimento. São palavras sinceras, sonoras, que carregam emoção em cada página. Ler essa parte é difícil e essa deve ser justamente a intenção da autora, já que ser mulher não é fácil. Enfrentar as agressões diárias de cabeça erguida, fingir que não ouve obscenidades enquanto andamos na rua, ter sua voz sucessivamente silenciada, ter regras e mais regras impostas, perseguir um padrão de beleza impossível.

"como é tão fácil pra você
ser gentil com as pessoas ele perguntou
leite e mel pingaram
dos meus lábios quando respondi
porque as pessoas não foram
gentis comigo"



Já na parte intitulada o amor, conhecemos os primeiros contatos de uma mulher com esse sentimento, com sua sexualidade e também poemas sobre amor familiar.

As palavras de Rupi são melodiosas, escorregam das páginas até nossos olhos e fazem com que experimentemos uma sensação boa. São palavras simples, diretas e que nos dão arrepios. Por serem poemas curtos, a leitura se dá em um ritmo rápido, mas eu tentava, a todo instante, parar para refletir um pouco após cada poema, para tentar absorver ao máximo o que ele tinha a oferecer.

"ele tocou
meu pensamento
antes de chegar
à minha cintura
meu quadril
ou minha boca
ele não disse que eu era
bonita de primeira
ele disse que eu era
extraordinária
- como ele me toca"

Ruptura fala sobre términos de relacionamentos, sentimentos que acabam e fins que algumas vezes são, na verdade, começos. A autora ficou conhecida pelos poemas que divulgava em suas redes sociais. Na introdução do livro, ela diz que a pessoa que escreveu aqueles poemas está em um passado distante. Porém são temas atemporais e fáceis de se identificar. 

A última parte é a cura. Minha visão sobre é exatamente o que o nome diz, poemas para ler quando uma cura é necessária. Seja por um término doloroso de relacionamento, seja em um dia ruim, ou simplesmente quando as coisas não parecem dar certo.

As ilustrações são da própria autora e transparecem muito bem os sentimentos por trás dos poemas. A minha edição é bilíngue e de capa dura, gostei muito do trabalho editorial da Planeta. Só não entendi muito bem porque o título em português é Outros Jeitos de Usar a Boca ao invés de Leite e Mel, como o original. Mas fora isso o livro está impecável. Para todos os efeitos, Outros Jeitos de Usar a Boca é um livro para seres humanos. Não apenas mulheres, mas qualquer um com uma alma. 

10 comentários

  1. Oi, Raíssa.

    Muito engenhoso da parte da Rupi em expressar e retratar assuntos cotidianos no qual todos nós passamos. O mais bacana é o sentimento por trás, ao nos relatar tudo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Raíssa!
    Sempre leio coisas positivas sobre esse livro o que só aumenta meu interesse em conhecer, gostei mto da capa, me chamou atenção os poemas, adoro poemas, já está nos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a capa deste livro a primeira vez, juro que imaginei que o enredo seria totalmente outro e graças a Deus, quando começaram as resenhas e os elogios, a poesia abraçou a tela de uma forma incrível.
    Sou fã de poesia, ainda mais quando ela chega nessa forma, intensa e repleta de entrelinhas. Traços curtos e cheinhos de sentimentos.
    Está na lista de desejados e espero ler e ter o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que vi esse livro não me chamou a atenção, essa capa e esse título me desanimaram...kkkk
    Porém quando ouvi mais a fundo sobre ele, sobre os poemas e a temática tratada já me interessei mais. Preciso me adentrar mais no mundo dos poemas e de uma literatura mais profunda e reflexiva. Sinto falta!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rai! Tão falando muito deste livro até hoje.
    Eu como amo poeminhas (ainda mais curtos e tristes), quero comprar em breve.
    Confesso que pela capa, sempre tive outra interpretação desse livro kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Raíssa,
    Outros jeitos de usar a boca é um livro diferente, pois seu conteúdo é exposto de uma forma única e através de suas palavras consegue atingir um grande número de leitores, afinal de contas o conteúdo abordado é de interesse tanto de mulheres quanto de homens. Os quatro elementos aqui abordados referem-se a diferentes fases da vida de uma pessoa, talvez nem todo mundo passe por todas, mas com certeza, o leitor irá se identificar com alguma delas, sem falar que o livro me parece trazer em seus poemas algumas lições. No momento eu que me sentir mais aberta a experimentar este tipo de narrativa, Outros jeitos de usar a boca será livro que em que me aventurarei.

    ResponderExcluir
  7. Pelo título achei que era outro tipo de livro, mas depois li que eram poemas, não sou fã deles, mas esse livro esta sendo muito bem comentado que desperta curiosidade. Os temas abordados nos poemas são coisas que acontecem com a gente, deve ser uma leitura interessante, que nos inspiram. É muito bom que são palavras simples e diretas, nada de palavras difíceis de compreender.

    ResponderExcluir
  8. Tenho, já li e pretendo presentear minha ex namorada/crush/ futura namorada (ela é todas essas numa só) no aniversário dela.

    Tomei um baque quando comecei a ler o livro,por conta da estrutura. Mesmo sendo estudante de Letras e estando sempre em contato com a poesia contemporânea, a forma que os poemas nos é apresentado me causou certo estranhamento que foi vencido aos poucos. Gosto de poesia, mas confesso que esse não é o meu estilo de poesia preferido (sou fã da Florbela Espanca, curto muito Fernando Pessoa), mas a poesia da Rupi é tão forte, tão pulsante, que não tem como não ser envolvida por ela. Esse livro é empoderamento! Pretendo ler o que foi lançado recentemente o mais rápido possível. Aproveito e indico o livro "Um útero é do tamanho de um punho".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá, essa obra multi temática parece encantar a capa virada de página, ainda mais com a exploração aprofundada que a autora faz por diversos assuntos relacionados à feminilidade. Além disso, a forma inovadora da poesia de Rupi deixa a obra ainda melhor. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ouvi tanto a respeito do livro que não me contive e esse é o livro que estou lendo no momento. Não consigo nem me expressar sobre a escrita de Rupi, as palavras dela são realmente melodias, leves e que encantam dos olhos a alma. Já tenho vários quotes como favorito, simplesmente amando.

    ResponderExcluir