Seven Seconds | Crítica

Criado por: Veena Sud
Com: Clare-Hope Ashitey; Michael Mosley; David Lyons; Russell Hornsby; Beau Knapp; Regina King
Gênero: Drama; Policial
Duração: 10 episódios – 60 minutos

Cidade de Jersey, dias atuais, um policial recém transferido atravessa um parque deserto, coberto pela pacífica neve branca, seguindo o caminho mais rápido para o hospital onde sua mulher grávida realiza exames. A alta velocidade e falta de atenção impedem que este oficial da lei perceba a presença de um garoto negro, andando de bicicleta, que segue pelo mesmo caminho, resultando assim em seu atropelamento.

Ao contrário do que se espera de qualquer ser humano decente, o jovem policial realiza uma ligação para seus novos colegas, oficiais que, como ele, deveriam prezar pela segurança e bem-estar dos cidadãos da cidade. O grupo decide ocultar o evento, fazer desaparecer as provas do atropelamento, ignorando a essência da vida que aos poucos desprendia-se do corpo do inocente garoto largado em uma vala, no meio do frio e neve.

Durante o período da noite, após o desespero ter invadido a residência e corações dos pais, amigos e conhecidos do garoto, descobre-se seu corpo no local onde fora abandonado, dando início a uma investigação que, para além de abranger a corrupção de membros da polícia, levanta questões de preconceito e perseguição da população negra de um país que ainda está aprendendo a ser humano.


Seven Seconds trata-se de uma narrativa fictícia que, por pouco, não se transforma em realidade. A seriedade do seriado torna a realidade inserida em sua história ainda mais opressiva, criando uma atmosfera densa que, pouco a pouco, invade coração e mente do espectador, permitindo que este percorra os mesmos caminhos de cada personagem que, tão bela e harmonicamente alinhados, escancaram os desafios que, enquanto sociedade, ainda precisamos enfrentar. A crueldade de um mundo preconceituoso, o luto de uma família, as sombras que invadem nossas vidas, a corrupção e brutalidade que somente a vida real é capaz de ressaltar, deixam claro que esta história não será fácil. Da mesma forma, é hercúlea a tarefa de desmascarar os verdadeiros culpados de um crime, assim como pode parecer impossível superar a perda de um ente querido.

Maravilhosamente bem construída, esta história aborda temas atuais, permitindo a reflexão e compreensão de um contexto intrincado que, em sua infinidade de elementos e nuances, não deve ser esquecido e, muito menos, deixar de ser discutido. Não se trata apenas da perseguição e corrupção de membros da polícia, não se trata apenas de crimes de ódio, do preconceito que invade os mais diversos aspectos da vida, mas de atitudes que deveriam fazer parte da própria essência humana. De maneira tocante, esta narrativa trabalha com a empatia, com o sentir o que cada personagem sente e, em momento algum, a realidade, tristeza e o peso dos acontecimentos saem de nossa mente, nos impulsionando a ter esperança, a acreditar que em algum momento tudo ficará bem, tudo terminará bem.


O ponto forte deste seriado é sua narrativa, o percurso de cada personagem, a similaridade com a realidade, porém, são os atores que transportam uma história difícil para outro patamar. É possível dizer que, em meio as peculiaridades de cada personagem, as nuances entre humanidade e monstruosidade, aos problemas carregados por cada um de nós, houve entrega e verdadeira percepção do que era necessário para representar fielmente cada um dos personagens desta série. Toda atuação é consistente, profunda, tocante e, por vezes, impactante, mas são as personagens de Regina King e Clare-Hope Ashitey quem verdadeiramente nos transporta para a força desta história, para o sofrimento de uma mãe e a luta diária de uma advogada que, perdida na injustiça do mundo e em seus próprios fantasmas, deixa-se tocar por um evento trágico.

Ao lidar com temas atuais, importantíssimos para aquela que gostamos de chamar “sociedade ocidental”, este seriado entrega sombras, realidade, crueldade e a luta de personagens pela justiça. A atmosfera torna-se pesada e o final pode ser triste e revoltante, porém, como a magnífica ficção que é, mexe com a mente e coração do espectador e, espero, pode servir com uma entre tantas sementes de mudança. Infelizmente, Seven Seconds foi cancelada em sua temporada de estreia, contudo, mantém-se como uma história que, muito mais do que indicação, deve ser sentida, refletida e propagada.


32 comentários

  1. Oi, Izabel.

    É extremamente enriquecedor quando uma série consegue construir e obstruir de um acontecimento, uma realidade estarrecedora e gritante.

    Eu ainda não conhecia a série, mas já vou inseri-la na minha lista de séries, pois não posso deixar de assistir tal série com tamanha intensidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste de Seven Seconds tanto quanto gostei Daiane !!!
      Pena que ela foi cancelada, gostaria de ver uma continuação para a história que encontramos aqui !!! :/

      Excluir
  2. A maluca das séries aqui!rs Sou meio viciada nisso e apesar de ter que brigar com o tempo o tempo todo, vivo acumulando uma lista enorme de novas indicações.
    Sinceramente, só tinha visto esta nos sites que passo diariamente, mas ainda não tinha nem puxado para ver.
    Mas pelo que li acima, com certeza, estou indo atrás(mesmo com minha lista daqui até o infinito.rs)
    Adoro temas assim, que não somente abordem o cotidiano, mas que também trazem reflexões importantes.
    Obrigada!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que se interessou por Seven Seconds !!! Confesso que não vi muitas pessoas comentando sobre o seriado, por isso achei ainda mais importante falar sobre ele !!!
      Espero que consiga assistir !!! ;)

      Excluir
  3. Oi Izabel, os temas abordados são fortes e imagino vá me sentir revoltada em diversos momentos assistindo essa série, mas parece valer a pena assistir. A critica está muito bem escrita e senti como a história foi intensa pra ti ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que senti um pouco de dificuldade ao abordar Seven Seconds Lili !!! Não por ser um seriado difícil e complexo de ser abordado, mas por querer buscar a melhor forma de apresentar essa história para vocês !!!
      Apesar de amar toda a proposta do seriado, foi difícil assistir episódio atrás de episódio e perceber que tudo aqui existe, acontece e possivelmente ainda levará anos para mudar ... :/
      Por isso acredito que precisamos abordar o seriado, esse tipo de discussão não pode mais ser adiado !!!

      Excluir
  4. Humm, agora me chamou bem mais atenção vendo falar assim dela. Não tinha tido muita vontade de ver, apesar de ter dado uma ponta de curiosidade. Que brutal essa trama. Isso da corrupção e preconceito e descaso já deixa qualquer um fulo da vida. A narrativa da série parece boa também, prende e dá vontade de ver mais pelo visto. Gostei. Agora deu vontade de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei aqui super feliz por saber que minha resenha te apresentou outro lado da série !!! Também já decidi adicionar muitos seriados na minha lista por conta de comentários de pessoas que me mostraram algo que ainda não tinha conseguido perceber. ^-^
      Espero que tenha a chance de conferir essa história !!!

      Excluir
  5. Oi Izabel! Não conhecia e me interessei muito por esta série! Boa trama, atuações e temas atuais e importantes! É uma pena que tenha sido cancelada. O final ficou bem finalizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Tália ... o final ficou em aberto !!! O evento principal, àquele que permite a construção da história dessa primeira temporada, conseguiu se fechar muito bem, mas várias narrativas que acrescentam a história ficaram sem finalização e por isso gostaria que ela tivesse outra chance sabe ???
      Não sei se deu para entender, rsrsrs, mas é mais ou menos isso aí. XD

      Excluir
  6. Izabel!
    Eu não sabia dessa série, adoro o gênero, vou correr lá pra conferir assim que sobrar um tempinho.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaa !!!
      Estarei aqui torcendo para que curta o seriado !!! ;)

      Excluir
  7. Não gostei, achei os atores bem fracos. O tema poderia ser explorado de forma melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem contigo ???
      Em que sentido, e como exatamente você acha que o tema poderia ter sido explorado de uma forma melhor ?!
      Vamos conversar sobre isso. ;)

      Excluir
  8. Não conhecia essa série, mas parece ser muito boa, gosto de temas assim, embora passo muita raiva com as injustiças cometidas, deve deixar o telespectador se questionando sobre os acontecimentos principalmente com o que aconteceu com o garoto, é uma pena que foi cancelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As séries da Netflix tem essa coisa esquisita de serem canceladas sem motivo aparente né ?! Vejo várias séries incríveis sendo canceladas e outras tão bobinhas recebendo várias temporadas ... vai entender !!! XD
      Ainda assim, é um seriado que vale a pena ser visto, mesmo em sua única temporada !!!

      Excluir
  9. Oi Izabel.
    Estava procurando novas séries para assistir, e essa parece ser ótima.
    Mesmo sendo uma história fictícia, mas parece estar tão perto da realidade. É uma ótima forma para fazer o espectador refletir sobre a sociedade e como ela pode ser corrupta.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Pamela !!!
      Esse é um exemplo ótimo de série que consegue nos fazer refletir sobre o que vem acontecendo e como muitas vezes não conseguimos encontrar uma forma de mudar as injustiças que se estendem pelo mundo !!!

      Excluir
  10. Oi Izabel,
    Não conhecia essa série, e mesmo que no momento não esteja planejando ver, vou anotar a dica, pois adorei os temas que são trabalhados.
    É uma série cruelmente semelhante com a realidade, trazendo a triste e injusta realidade da vivencia da população negra.
    Uma trama muito bem construída que nos faz refletir sobre diversos assuntos, trazendo a importante mensagem de se praticar a empatia.
    Assim que tiver um tempinho de sobra vou assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui torcendo para que consiga assistir o seriado Micheli !!!
      Espero que goste dessa história tanto quanto eu !!!

      Excluir
  11. Comecei a assistir a série na Netflix, e achei uma produção muito bem feita logo de início. Por eu estar em uma fase importante na faculdade, ando deixando meio de lado as maratonas e acabei não terminando ainda os episódios. Acho uma pena a série ter sido cancelada porque, para além das ótimas atuações e do enredo super complexo e bem construído, os temas levantados pela produção são atuais e muito relevantes dentro da nossa sociedade que, querendo ou não, ainda é marcada por injustiças baseadas em raça, gênero e posição social. A realidade dentro da trama fica óbvia já pelos assuntos abordados, e a interpretação de cada ator torna tudo ainda mais crível e tocante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui torcendo para que tenha a chance de finalizar o seriado !!! Já estou curiosa para descobrir o que você vai achar do final que, tenho que confessar, me deixou triste e furiosa ao mesmo tempo !!!
      Pena que ela foi cancelada, acredito que essa série tinha muito a oferecer !!!

      Excluir
  12. Ainda não conhecia esta série, mas parece ser muito interessante e cheia de temas pertinentes para a nossa sociedade. Ainda por cima está na Netflix! Acabei de colocar na minha lista e planeio assistir em breve. Obrigada pela recomendação.
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir o seriado !!!
      Pena que ele não foi pra frente ... :/

      Excluir
  13. Olá Izabel,
    Sem dúvidas o contexto da série é total realista, acredito que choque algumas pessoas ao assistir, mas mostra bem como o ser humano pode ter seu lado podre também!
    É ótimo a discussão que a história da série traz não é? E melhor ainda que os atores souberam conduzir bem seus personagens!
    Instigante e realista ao mesmo tempo, colocarei na lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior de tudo é saber que a grande maioria dos eventos apresentados ao longo dessa história acontecem na vida real ... :/
      Ainda temos muito caminho para percorrer antes de conseguir mudar o pensamento e eventos que insistem e se repetir né ?!

      Excluir
  14. Izabel!
    Já está anotadinho e bem anotadinho aqui para assistir.
    Bom ver uma série que traz assuntos importantes e reais, ainda com a intensidade dramarica necessária para acompanharmos o drama vivido pelos personagens.
    Temos de discutir mesmo sobre todos os aspectos que envolvem o teor do filme.
    “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que se interessou pela série Rudy !!!
      Já estou aqui curiosa para saber o que vai achar e quais reflexões irá tirar dessa história !!!

      Excluir
  15. Uma série bem bacana de se assistir, como você mesmo mencionou, ela trata de assuntos que bate muito com nossa realidade,policiais corruptos sempre vai ter,infelizmente!! Quando acabar a serie que estou vendo, vou pra essa,boa dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste de Seven Seconds tanto quanto eu gostei Karina !!!
      Depois me conta o que achou !!!

      Excluir
  16. Oi, Izabel
    Vi falar muito dessa série e vários amigos assistiram ainda não assisti porque sou chata com série se começo uma vou até o final para depois começar outra. Dica anotada quando terminar Dr. House vou assistir uma pena não ter mais temporadas de Seven Seconds que trata de um tema tão atual em pleno século XXI.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou aqui ansiosa para saber o que vai achar de Seven Seconds Luana !!!
      Espero que goste dessa história tanto quanto eu. Precisamos discutir mais o assunto !!!

      Excluir