Dentes de Dragão | Michael Crichton

Título Original: Dragon Teeth
Autor: Michael Crichton
Tradução: Marcelo Mendes
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Páginas: 304

William Johnson é mais um dos arrogantes - que acreditam que a vida não pode lhes apresentar nada de que ainda não tenham conhecimento - jovens a integrar o grupo de estudantes da renomada Universidade de Yale. Proveniente de família abastada, e, embora de temperamento agradável e tolerante, o jovem delinquente foi capaz de afundar um iate, além de ser suspenso por apostar e abusar da bebida, tudo isso dentro dos domínios de sua instituição de ensino.

O comportamento errante e inconsequente do rapaz passará por uma drástica mudança devido a aposta que realiza com um colega. Para vencê-la ele deve ser capaz de unir-se ao grupo de estudantes que compõem a próxima expedição pelo oeste americano, promovida pelo professor Othniel Marsh, cujo objetivo principal é descobrir ossos de dinossauros, cujas espécies encontrem-se entre aquelas nunca antes vistas por olhos humanos.

Agora William Johnson embarca para a aventura de sua vida, sem imaginar que os trilhos do trem o levarão a conhecer a rivalidade existente entre Marsh e o professor Edwin Cope, além das verdades e mentiras contadas acerca das distantes terras do oeste americano. Com um piscar de olhos, o jovem estará sozinho em território desconhecido, sendo obrigado a proteger com sua vida fósseis raros, fugir de índios cruéis, esconder-se de olheiros, mas também descobrirá como encontrar bons companheiros em sua jornada de volta para casa.

"Aqueles fósseis eram os restos mortais das maiores criaturas que já haviam circulado pelo planeta, criaturas de que a ciência nem sequer suspeitava, de que a humanidade nunca tinha ouvido falar, e que assim permaneceriam se eles não os tivessem retirado das entranhas da terra"







Através de uma escrita cativante e absurdamente bem elaborada, Michael Crichton desenvolve um romance histórico que, apesar de todas as informações e elementos verídicos, destaca-se também por sua inegável e incrível aventura fictícia. Seu personagem principal, aquele que possibilita a construção de uma ótima história sobre o velho oeste, nunca existiu, porém, sua trajetória o coloca frente a frente com os paleontólogos renomados Othniel Marsh e Edwin Cope, além do homem que se transformou em lenda, Wyatt Earp. Mas minha aparição preferida de todo o livro não poderia ser outra se não a figura de Robert Louis Stevenson, cuja saúde e interesse amoroso direcionaram sua visão para os Estados Unidos.

Em meio a fatos verídicos, figuras históricas e acontecimentos que marcaram a trajetória de uma nação, o autor estabelece uma aventura de tirar o folego, capaz de prender o leitor do início ao fim. Apesar da arrogância inicial do personagem, sua personalidade logo vai sofrendo alterações, uma vez que os desafios que enfrenta promovem sua mudança de visão sobre o mundo e as pessoas, além de suas atitudes e pensamentos. O início da viagem pode ser - apesar de, verdadeiramente, não ser - tão monótono quanto uma longa viagem de trem, mas o barulho dos trilhos logo dá lugar a índios raivosos, perseguições turbulentas, tiroteios e diversos encontros com foras da lei.




Em minha primeira experiência de leitura, proporcionada pelo famoso mestre dos dinossauros, não poderia deixar de ressaltar o amor que senti ao virar cada página desta obra. É nítido o fascínio e carinho do autor por esses gigantes do passado, sua reverencia pelos fatos históricos que proporcionaram acesso ao conhecimento que hoje possuímos sobre eles, além do cuidado especial empregado na construção de uma história que, ao mesmo tempo em que apresenta curiosidades e eventos reais, também fosse caracteriza-se por uma maravilhosa e incrível aventura no velho oeste.

Michael Crichton me conquistou com sua escrita cativante, de ritmo crescente e acessível, com seu amor pelos dinossauros, habilidade na construção de narrativas, mas, principalmente, na certeza que tenho de que Dentes de Dragão é apenas a porta de entrada para um universo que me chamava há muito, muito tempo, o qual finalmente tive a oportunidade de ingressar e não tenho a menor pretensão de sair.

22 comentários

  1. Olá, Izabel
    Quando vi a capa do livro pensei que se tratava de estudos científicos e só.
    Mas lendo a resenha vi que não só de assunto científico tem muita aventura, ação, paixão pelos dinossauros.
    Quero muito ler esse livro e me aventurar nessa expedição.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é um encanto só Luana !!!
      Depois dessa leitura me vi vendida e agora quero ler tudo que esse autor já escreveu !!! Se já gostava dos dinossauros antes, agora os amo !!! XD

      Excluir
  2. Bel!
    Poder ler um livro escrito por um renomado autor e ainda baseado em fatos e rivalidades reais da época, deve ser uma fantasia deliciosa de acompanhar.
    Fiquei bem curiosa.
    “Só são verdadeiramente felizes aqueles que procuram ser úteis aos outros.” (Albert Schweitzer)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso Rudy !!! Esse é um livro com detalhes e contextualização histórica, mas a aventura formulada é quase fantástica !!!
      Foi uma das melhores surpresas deste ano com toda a certeza !!!

      Excluir
  3. Oi, Izabel,

    Com esse enredo criado, o livro sem dúvidas, aparenta ter muito potencial e ser empolgante.

    A rivalidade mostrada só acalenta e dá mais vigor para a trama, por proporcionar ao leitor muita aventura ao lado dos personagens. Bem como descobertas - como resultado de toda a exploração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é um encanto só Daiane !!! Uma aventura emocionante, repleta de descobertas - verdadeiras ou não, rsrsrs - e, definitivamente, uma jornada incrível de personagem !!!
      Vale a pena explorar as páginas desse livro !!!

      Excluir
  4. Quando este livro foi lançado foi o maior burburinho no meio literário. Um grande mestre da literatura, que mais uma vez, traz estes seres que vez ou outra, habitam nossos pensamentos! Quem nunca se jogou em uma aventura assim, que atire o primeiro sonho!!
    E pelo que li acima, o enredo é maravilhoso e com bases bem firmadas e personagens, idem!
    Com certeza, espero poder conferir o livro em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é maravilhoso mesmo, não é a toa que gerou burburinho !!! XD
      Espero que tenha a chance de conferir a obra !!!

      Excluir
  5. Oi Izabel!
    Eu tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da autor, só li coisas muito positivas e muito boas sobre, deste livro principalmente, não vejo a hora de ler, pois te confesso que tenho um amor imenso quando o assunto é dinossauros, então, torcendo muito pra ler logo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível resistir aos dinossauros né ?! XD
      Vou ficar aqui torcendo para que tenha a chance de conferir essa obra, já estou curiosa para saber o que vai achar !!!

      Excluir
  6. Que maravilha que tu conseguiu, enfim, conhecer a escrita do autor. É sempre muito bonito e cativante quando o escritor consegue passar ao leitor, através de suas palavras, o amor que sente pelo objeto sendo retratado na obra, isso torna ainda mais incrível a experiência da leitura. Eu conheço o mundo jurássico há um bom tempo, dos cinemas, mas acho que os livros devem ser tão ou mais maravilhosos quanto os filmes que já tive a oportunidade de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ouvi falar do Michael, e sempre ouvi coisas muito boas de suas histórias, mas demorou muito, muito tempo para que a chance de realizar a leitura de uma de suas obras chegasse. Agora posso dizer que a espera valeu a pena, mal posso esperar para conhecer outros livros do autor !!!

      Excluir
  7. Uma historia cheia de aventuras pelo visto. E saber que envolve figuras históricas, conflitos com indios e tiroteios não me lembro de ler nada que contenha tudo isso junto. Não tinha ouvido falar do livro e ao ver a capa achei que seria algo bem Jurassic Park mas agora estou bem curiosa e vou comprá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma típica história de Velho Oeste Mirian, só que com um pé em fatos históricos bem fundamentados. Para mim, esse detalhe deixou toda experiência de leitura ainda melhor !!!
      Não está ligado à Jurassic Park, mas é possível dizer que aqui está o começo de tudo, a ideia que permitiu que Jurassic Park existisse !!! *-*

      Excluir
  8. Parece ser um livro muito interessante, com esses detalhes históricos que impressionam, quero muito ler adoro historias com dinossauros. Uma aventura e tanto para o leitor assim como para o personagem que deve amadurecer depois de tudo que ele presencia e passa que são situações bem incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir essa obra Maria !!! Essa é uma aventura que, definitivamente, vale a pena ser conferida !!!

      Excluir
  9. Oi Izabel,
    Não sei nada sobre o velho oeste americano então não tenho nenhuma base de referência o que não é ruim, pois aqui está minha chance de adentrar este mundo através de uma história cheia de aventura. Nunca li nenhuma obra de Michael Crichton, mas já assisti a Jurassic Park várias vezes e amo a história. Pelo o que sei dessa obra, o autor foi bem ousado ao unir fatos reais em uma história ficcional, mas acho que esse é seu diferencial. Em um primeiro momento e através de outras resenhas achei William Johson meio infantil, mas talvez isso se deva por ele ainda ser jovem. Essa aventura promete entretenimento e conhecimento, elementos que juntos podem fazer Dentes de Dragão se destacar entre os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria que William seja infantil, mas no início da obra ele, definitivamente, é um garoto mimado, rsrsrs. Mas você pode esperar muito aprendizado e amadurecimento dele, pois a aventura do livro vai moldar e modificar totalmente o seu caráter !!! ^-^

      Excluir
  10. Não conhecia o livro e ao mesmo tempo nunca realizei uma leitura que tratasse desse tema de dinossauros, o que creio que deve ser uma experiência super interessante. A leitura com certeza deve ser bem fluida e de fácil entendimento mesmo de tratando e um tema de pesquisa e de dinossauros.Que bom que o protagonista vai amadurecendo durante a trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se engane Michelli, os dinossauros estão aqui, mas não são, em momento algum, os personagens ou protagonistas dessa história. O livro está muito mais focado na aventura, descobertas e aprendizado do personagem, os dinossauros são o pano de fundo, rsrsrs.
      De qualquer forma, vale muitíssimo a pena a leitura !!! ;)

      Excluir
  11. Hey,

    Que bom que você gostou da leitura, achei bastante interessante a proposta do livro porém não é algo que eu leria,tenho amigos que amam o tema de dinossauros com certeza irei indicar para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seus amigos curtam a indicação Milena !!! ;)
      Depois me conta o que eles acharam.

      Excluir