A Assombração da Casa da Colina - O livro, o fime e a série

A Assombração da Casa da Colina, lançada originalmente em 1959, é considerada uma das melhores histórias de fantasmas do século XX. Uma inspiração para muitos autores renomados da atualidade, Shirley Jackson colecionou feitos com sua quinta obra, como exemplo, o primeiro parágrafo de A Assombração da Casa da Colina é considerado um dos melhores começos de história de todos os tempos (confira aqui).

Mas do que se trata a história?

Em The Haunting of Hill House, nome original da obra, acompanharemos um grupo de indivíduos que participarão de um estudo paranormal em uma mansão supostamente mal-assombrada. Escalados por Dr. Montague, Eleanor, uma jovem solitária, Theodora, uma sensitiva, e Luke, o herdeiro da mansão, partem para suas hospedagens em Hill House. Lá, o que começa como uma divertida aventura, acaba tomando proporções maiores quando atividades paranormais acabam transformando o inocente experimento em algo bastante perigoso.

O livro e os filmes

No livro a autora intercala em sua narrativa as manifestações de fenômenos sobrenaturais juntamente com a psicologia, abrindo assim uma margem bastante ampla para que os leitores interpretem o rumo da história de acordo com seus pontos de vista.

Existem mesmo fantasmas em Hill House? A casa possui influência sobre quem a habita? Na minha opinião, no filme de 1963, Desafio do Além, dirigido por Robert Wise e roteirizado por Nelson Gidding, assim como no livro, há várias possibilidades de escolha, pois tanto a autora quanto os roteiristas, optaram por não revelarem nada explicitamente. Por este motivo que, Desafio do Além é a adaptação mais fiel a obra. Hoje o filme recebeu o status de filme cult, como um dos melhores filmes de terror da história do cinema.

Desafio do Além - 1963


É compreensível que a história de Hill House tenha recebido a importância que recebeu e sobre o que faz dela um clássico. A grande sacada de Shirley Jackson foi trabalhar no leitor a sugestão dos acontecimentos, brincar com nossa imaginação e, principalmente, com nossos medos, sem necessariamente ter que mostrar nada em definitivo. 

Por outro lado, o remake de 1999, A Casa Amaldiçoada, segue por outro caminho. Aqui o diretor Jan de Bont e os roteiristas David Self e Michael Tolkin, resolveram afirmar, de forma mais clara, a existência de fenômenos paranormais em sua trama, recorrendo até a efeitos especiais, assim como em pequenas mudanças no roteiro original. É um filme bastante sugestivo também, principalmente em relação a sanidade de Eleonor, a protagonista, mas que revela a sua essência assim que possível dentro do desenrolar da trama.

A Casa Amaldiçoada - 1999



A série, segue o mesmo caminho?


Definitivamente não. A série original da Netflix, que estreou dia 12 de outubro, segue uma nova proposta e é levemente inspirada no livro. Desta vez não há um grupo de estudantes paranormais, mas sim uma família.

Olivia e Hugh Crain se mudam temporariamente para a antiga mansão Hill House. Tempo o suficiente para restaurarem a propriedade e a venderem por um preço mais alto. Junto com eles vão seus cinco filhos, Steven e Shirley (homenagem a autora), que são os mais velhos, Theodora, a filha do meio, e Luke e Eleanor, gêmeos e mais novos. Nesta casa, os irmãos enfrentam as mais diversas manifestações paranormais, até a noite em que uma grande tragédia acontece, algo que mudaria completamente o rumo de suas vidas, mesmo após tantos anos. 

A série então se passa vinte anos após os fatídicos acontecimentos de Hill House, mas a narrativa vai e volta para que o leitor consiga imergir na vida desta família, nos seus laços e em como, as estranhas ocorrências em suas infâncias os moldaram e que agora os forçam a encararem tudo novamente. 

A Maldição da Residência Hill - 2018
As minhas impressões sobre A Maldição da Residência Hill, dirigido por Mike Flanagan, até então são as melhores. É prazeroso acompanhar a narrativa e perceber como os roteiristas se preocuparam com os mínimos detalhes, seja iniciando a série exatamente pelo mesmo primeiro parágrafo escrito pela autora, homenageando a própria em uma personagem ou amarrando cada ponta solta entre o passado e o presente. E sabem o medo? A série é efetiva neste aspecto. Algo já muito raro atualmente. Muitos diretores dentro do gênero do horror recorrem a artifícios clichês para causarem a reação esperada do público, mas aqui isso é diferente. A mesma ideia original sobre a interpretação dos fatos também é explorada aqui, porém, somados, é claro, aos detalhes sugeridos, que são jogados e captados sutilmente, para que no final tudo se encaixe e a história tome um rumo diferente daquele que imaginamos. 

A Maldição da Residência Hill reinventa a fórmula que durante anos foi copiada (e ainda é) por novos autores e roteiristas. Adiciona novas ferramentas e surpreende o público da forma devida.

Você não precisa conhecer toda obra original que inspira novas histórias, mas você precisa entender, no mínimo, a importância que ela teve para que hoje em dia você perceba isso. De que tantas outras histórias, tão mais ou melhor exploradas, surgiram a partir dela. A Assombração da Casa da Colina serviu como percursora dentro de um gênero, a história criada pela rainha do terror conquistou seu espaço nas telas pouco anos depois do seu lançamento, e agora, também conquista um novo espaço dentro de uma plataforma de streaming.


Com a lançamento da série, percebo que A Assombração da Casa da Colina não envelheceu mal. É a prova de que acompanhar toda a extensão desta obra de Shirley Jackson foi inteiramente fascinante. Acompanhar a evolução desta ideia ao longo dos anos e o modo como seus personagens, criados há quase 60 anos, continuam desafiando seus fãs e aterrorizando as suas cabeças. É realmente muito impressionante, pois mesmo que meu primeiro contato a história do livro não tenha me convencido, agora, em sua evolução mais atual, conseguiu roubar os meus melhores sonhos. 

21 comentários

  1. Acabei vendo um filme bem antigo baseado no livro,mas tem tanto tempo :/
    Sei que agora a sensação do momento é a série que a NetFlix trouxe estes dias. Em todos os blogs e sites que entro de filmes e séries, a série é a mais elogiada e não vi nada negativo até o momento!
    Ela está aqui e devo começar a ver ela este final de semana, apesar de ser meio medrosa no terror visto.rs
    Estas diferenças entre filme, livro e série é algo que só acrescenta. Acredito que dê para criar três versões diferentes..rs
    Lerei e verei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bom, vamos por partes... Quanto ao livro, como não querer ler depois de uma introdução dessas?? Ainda não tive a oportunidade de ler algo realmente assustador mas acho que essa foi uma baita dica, obrigada!
    Confesso que entre o filme ou o remake fico com o primeiro, o que é aquele castelo? O clima me lembrou Psicose, embora seja historias bem diferentes, mas o tom sombriu já impressiona. Já a série realmente não me interessa, tudo muito alongado dá a impressão que vai se perdendo pelo caminho.
    Na verdade eu não estava dando muito pelo livro, mas se foi considerando como a melhor historia de fantasma, mesmo que la atrás, deve sim ter seu peso. Dica anotadissima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, te garanto que cada episódio da série vale a pena. Fazia tempo que eu não dizia isso sobre uma série. Inclusive a série toda se passa num episodio de tempo super curto, acredito que uma semana no máximo. Beijos

      Excluir
  3. Olá, a obra ganhou bastante destaque nos últimos dias por conta do lançamento da série, e gostei de saber como o material original, junto a autora, impactaram na cultura das tramas de terror. O livro parece ser bem diferentes de todas as adaptações dele baseadas, contudo é inegável que cada um à sua maneira, inclusive e nova aposta da Netflix, fazem uma homenagem à Jackson introduzindo seu trabalho célebre para as novas gerações. Conferi o piloto da série e confesso que achei um pouco lento a sequência de acontecimentos, mas é claro que isso é normal, visto que cada episódio vai introduzindo novas informações. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante, já vou procurar na Netflix. Amo histórias de casas assombradas com fantasmas ou demônios, só não vou procurar o filme porque eu não gosto de filmes anttigos...

    ResponderExcluir
  5. Adoro historias, filmes e afins com eventos sobrenaturais e parece que esse agrada, não assisti os filmes e mesmo antigos vou querer dar uma conferida, ainda mais por ser o melhor filme de terror não posso perder rs. A série vou começar a acompanhar na Netflix esta sendo bem comentada espero gostar. Gostaria de também poder ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá Joice, estou muito curioso para ler essa obra, pois o filme é muito sinistro. A cada cena uma nova surpresa e o final é angustiante. Esse ano não dará mais, pois minha lista já está comprometida até Dezembro, mas em 2019 quero lê-la nos primeiros meses. Gostei demais da resenha.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  7. Joi!
    Uiiiiiiii...até arrepiei. Não assisti o filme nem a série, mas já quero.
    Nem preciso dizer o quanto gosto de thrillers do tipo que apenas insinuam as atitudes e com descrição das personagens, abordando apenas o aspecto psicológico de cada um. "A casa é fruto daqueles que a frequentam." Colocação bem feita já que é o cerne do enredo,
    Confesso que mesmo sendo uma reedição de um livro tão antigo, não conhecia ainda e já quero. Deve dar 'borboletas' no estômago poder lê-lo.
    Desejo uma semana feliz!
    “Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi!
    Não sabia que tinha o livro, eu vi apenas o filme mas tem um bom tempo já...
    Eu até que gostei, mas o livro deve ser melhor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi! Nunca li o livro e nem vi os filmes. Mas como fiquei sabendo que a série era apenas levemente inspirada resolvi que iria assistir, mesmo sem ter lido o livro. E só posso dizer que AMEI! Que série incrível! Assim que tiver oportunidade quero ler o livro também e só depois assistir aos filmes. Deu bastante curiosidade em conhecer a história original!

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler o livro e ver a serie, me pareceu muito boa e todo lugar que entro só fala dela, vou procurar o filme também ainda hoje apesar de gostar de ler o livro primeiro, mas amo Thriller e vou passar na frente.

    ResponderExcluir
  11. Caramba, eu já quero ler esse livro só pela palavra "psicológico" na sua resenha. kkk'
    Sou meia fissurada em livros e filmes que abordam de alguma forma a mente humana.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Aaaahhhh, que amor por essa mulher que escreveu esse livro! Que ainda não tive o prazer de ler! Posso falar somente sobre a segunda adaptação e da série! Os dois eu gostei imensamente! Mais da série do que do filme. Eu prefiro as escolhas em que a assombração da casa da colina é mesmo uma assombração, sem focar muito no lado psicológico da coisa, porque eu acredito que fica muito mais interessante ( e assustador) olhando por esse lado. Espero ler o livro muito em breve pra ter uma noção da ideia original e de como essa autora foi maravilhosa em criar essa história!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ver essa série,todos que conheço que viram, disseram que é muito boa. O livro entao,deve ser melhor ainda!! Suspenses bem elaborados são sempre bem vindos e ainda mais quando faz um grande sucesso como este!!O filme apesar de ser antigo, deve ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler a obra de Shirley Jackson ouvi falar muito bem dos livros e principalmente dos contos dela, além dela ter influenciados vários autores que gosto muito. Gostei de saber das várias adaptações do livro, já sabia da série e não fiquei tão interessada, mas quero assistir o filme 1963, amo muito filmes antigos. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Joi!!
    Estou muito interessada em ler essa obra incrível da Shirley Jackson, principalmente agora que li um pouco mais sobre o que é a história A Assombração da Casa da Colina. E deve dizer que não assisti nenhum dos filmes baseados no livro, infelizmente, e que tem pouquíssimos dias que terminei a série A Maldição da Residência Hill da Netflix e que por sinal gostei bastante e espero muito em breve ter oportunidade de ler A Assombração da Casa da Colina.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Quer muito ler este livro que já está há um tempo na minha wishlist, haha. Ainda não sabia que tinham produzido a série, vou ler o livro primeiro antes de vê-la.

    ResponderExcluir
  17. Se não me engano eu vi o filme, mas tem muito tempo, nem lembro direito... rsrs
    Mas já quero ler o livro, ver o filme antigo, o remake e a série tb, achei interessante essa margem ampla que a autora da para seus leitores interpretarem os fatos de acordo com o ponto de vista.

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana saber que uma das séries que gostei tanto foi inspirada em um livro, espero ter a oportunidade de ler este livro

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler esse livro sempre ouso falarem bem dele então estou muito interessada na obra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Me convenceu a ver a série assim que falou que os roteiristas se preocuparam com detalhes e usarem trechos do livro (mesmo se no fim for só o primeiro paragrafo, já valeu a pena!). Comecei a ver Hannibal recentemente por esse mesmo motivo, o cuidado de quem leu o original e dá valor a isso mesmo contando uma nova história sempre deixa mais prazeroso ver.

    ResponderExcluir