O Menino Que Desenhava Monstros | Keith Donohue

Título Original: The Boy Who Drew Monsters: A Novel
Autor: Keith Donohue
Tradução: Cláudia Guimarães
Ano: 2016
Editora: Darkside Books
Páginas: 256
Amazon

Holly e Tim, recém-casados, sonhavam com uma vida perfeita. Uma casa na praia e filhos. Após a mudança para o litoral, Holly se dedicaria mais ao trabalho e Tim voltaria à faculdade. A casa dos sonhos representava as perspectivas da vida do jovem casal. Contudo, as primeiras dificuldades começaram quando Holly tentava, sem sucesso, engravidar. Com muita dificuldade e tentando todas as possibilidades, veio o tão esperado filho.

Jack Peter era um bebê normal como tantos outros. Um pouco mais quieto e desenvolvendo-se lentamente. Mas não apresentava qualquer indício de anormalidade. Todavia, Holly sabia, seu filho era diferente. Conforme foi crescendo, o menino se mostrava cada vez mais incomum em relação às outras crianças. Era normal ver Jack Peter se fechando em sua mente, entretanto, o garoto ainda interagia, dentro de suas possibilidades, com o mundo externo.

As coisas começaram a desmoronar quando os médicos deram o diagnóstico. Foi difícil, mas Holly e Tim tentaram lidar com a situação da melhor maneira. Porém, após um acidente, Jack Peter nunca mais foi o mesmo. O garoto passou a levar uma vida restrita a desenhos e a companhia de Nick, seu melhor amigo. Mas quando os desenhos do garoto parecem "tomar vida", tudo fica completamente estranho e assustador.

"Ele também havia sido modificado por aquele dia na praia, ainda que de outra forma."



Ambientada no Maine, a história de Keith Donohue debate alguns conflitos, principalmente pessoais, que muitas vezes não se dão por resolvidos em nossa vida. Ressentimento, traição, vingança e medo são alguns dos temas abordados pelo autor, inseridos numa atmosfera sombria da vida familiar. Sua narrativa, porém, é tão leve e agradável que torna a leitura prazerosa.

Fugindo totalmente aos meus gostos literários, ler O Menino Que Desenhava Monstros foi um tanto quanto desafiador e instigante. Não me interesso pelo gênero do terror e inclusive, tinha certo receio de fazer uma leitura do tipo. Como esperava, o livro não me envolveu por completa e atribuo isso ao fato de não gostar do gênero. Contudo, a leitura é extremamente interessante e em alguns momentos, me senti impossibilitada de interrompê-la.

Keith Donohue te insere totalmente naquele ambiente e você passa a desenvolver empatia pelos personagens. Em diversos momentos, me senti compreensiva com a situação dos pais, com como Jack se sentia em relação ao mundo e a Nick e suas próprias dificuldades. Além disso, o livro se desenrola em situações inimagináveis, até o desfecho final que surpreende totalmente. Devo dizer que fiquei fascinada pelo final do livro.

"Por que Jip tinha de se afastar tanto às vezes? Amar de longe é muito mais difícil quando se trata do próprio filho."


Apesar das temáticas abordadas e da atmosfera sombria do livro, a história nos relembra um pouco das sutilezas da infância. O poder da imaginação que uma criança possui, o valor de uma verdadeira amizade, além, das inocências e aprontações dessa fase da vida. É fascinante ver a fidelidade da perturbadora amizade entre Jack e Nick e as implicações que isso traz à vida dos garotos, mesmo com toda a problemática envolvida.

Para quem, assim como eu, nunca leu ou não gosta de terror, mas tem a curiosidade e o interesse de ler algo do gênero, O Menino Que Desenhava Monstros é uma excelente obra para se iniciar. A sua leitura, além de ter sido muito prazerosa, me abriu as portas para experimentar um gênero que até então, eu não me interessava. Fica a dica!


Participe do mês de terror


33 comentários

  1. Esse livro é um dos meus preferidos da Darkside,adorei a leitura e os personagens do Jack e do Nick me deixaram apaixinada. O final foi bem surpreendente, deixou com gostinho de quero mais!! Recomendo a quem gosta do gênero e ainda não leu, um suspense leve mas que ao mesmo tempo é fofo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Para quem agrada esse tipo de leitura, sem dúvidas é um livro que tende a entrar na lista de favoritos. Contudo, sou mais voltada pro gênero da fantasia, então, livros como Em Algum Lugar nas Estrelas e A Guerra que Salvou a minha vida, são meus favoritos. O final com certeza é tão surpreendente que vale por toda a leitura!

      Excluir
  2. Gosto muito de livros de Terror, mas esse ainda não li, mas estou muito curiosa para ler. A historia parece que envolve o leitor com seus acontecimentos, deixando a leitura frenética, gostei que o personagem tem um amigo a amizade é tão boa e importante. Fiquei curiosa com essas situações inimagináveis e com esse final, que parece que agrada e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! A leitura realmente é uma delícia e acho que pra quem se interessa mais por esse tipo de livro, ela te envolve mais. Eu não me senti mais envolvida porque o gênero não me agrada muito, apesar de que esse livro esta mais para um suspense psicológico do que terror.

      Excluir
  3. Em primeiro lugar é preciso falar do trabalho espetacular que a DarkSide tem com seus livros!Puxa, é minha Editora favorita. A capa trabalho lançado, a gente fica ainda mais bobo com o capricho das capas.
    Namoro este livro desde seu lançamento e não vejo a hora de poder ter e ler a obra.
    Eu acredito que não seja um livro de terror, vejo mais como uma viagem a mente de um garoto, sonhos talvez desfeitos dos pais, amizade e sim, essa parte saudosista dos nossos amigos "imaginários" na infância!
    Como adoro o gênero, o livro está na lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, O Vazio na Flor! Sem dúvidas, o trabalho desenvolvido pela DarkSide é incrível! Em todas as minhas resenhas ressalto esse ponto, porém, tive por intuito de dar visibilidade maior ao conteúdo dessa vez! Eu acho sensacional a parte gráfica, mas andei me questionando o quão mais linda é a obra em vista do objeto. Agora, se é seu desejo adquirir esse, eu largaria todos os outros da lista e passava ele na frente! Pelo seu gosto, acredito que não vai se arrepender!

      Excluir
  4. Olá, confesso que achei a trama mais voltada para o suspenso sobrenatural do que para o terror em si. Gosto bastante quando o autor utiliza de elementos que concretizam sua obra com certa originalidade, e aqui o conceito de "amigo imaginário" ganha uma nova dimensão mais sombria. O desenvolvimento da história possui um ritmo frenético que torna impossível não querer saber o que acontece em seguida. Não costumo dar muita atenção para as obras da Darkside (visto que a maioria se vende pela estética e não pelo conteúdo), porém aqui temos um livro de qualidade. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatameeeeente, Alison! O conceito de amigo imaginário toma uma nova conotação nesse livro e isso é fantástico! Devo confessar que sou apaixonada pela DarkSide porque essa produção gráfica me atrai demais! Mas a maioria das histórias que leio da editora também, me conquistam. Acho que a DarkSide sabe escolher boas histórias e investir em bons autores. O que me ganha mais.

      Excluir
  5. Oi Izabela,
    Apesar de não ter lido o livro - ainda - acho ele sombrio, mas não tão focado no terror, na verdade percebo que a autora utilizou de metáforas para falar mais sobre o que Jack tinha, o que só me deixa mais curiosa para conhecer a história!
    Outro ponto positivo é a estética do livro, a editora sempre capricha não?
    Beijos n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória! Sim, sem dúvidas o capricho da editora não tem igual! Pensando por esse ponto de vista que você abordou, acredito que sim, tenha mais a ver talvez com isso mesmo! Se ler depois, me conta o que achou!

      Excluir
  6. Li muito pouco livro de terror, embora eu ache que vou gostar, ainda não peguei um que realmente me assuste. Assim que vi esse livro, me apaixonei pela capa (como não?!) e sinopse ( achei original), mas pelas resenhas e comentários muitos foram parecidos, que a história deixa a desejar, daí dei uma desanimadinha. Mas a maneira fofinha como tu descreveu e ainda nao ser teu gênero favorito e ainda assim te agradou, acho que tá valendo dar uma chance assim que for possível. Acabei me estimulando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! A leitura vale a pena demais!!!! E pra mim, o final é tão sensacional que mesmo se o livro fosse péssimo (o que está longe de ser!), vale a pena demais! Não indico ir esperando se assustar porque, ao menos comigo, não foi o que me causou. Mas se prepare pra uma leitura bem envolvente. Acredito que você vai gostar. Mas, se você gosta de assustar, um livro que recomendo demais é Caixa de Pássaros. Ele é suspense, mas quando li me deixou com muito medo... É outro livro sensacional!

      Excluir
  7. Oi Izabela,
    Só pela linda edição criada pela Darkside eu já tinha vontade de ler este livro, mas agora que compreendi um pouco a premissa fiquei ainda mais curiosa. É engraçado como tem autores que pegam as coisas mais simples e comuns e as transformam em algo totalmente novo. O início de sua resenha me inseriu em uma trama familiar, com uma casal construindo sua vida juntos e a partir dela realizando seus sonhos. Mas como uma boa trama de suspense/terror e com aquela pegada de fantasia, O menino que desenhava monstros transforma a realidade do feliz casal em algo sombrio. Se alguém que não curtia o gênero apreciou a leitura imagina alguém como eu que adora uma boa dose de terror?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Gislaine! Você descreveu perfeitamente o clima do livro! Acho que você vai gostar demais... Aproveita esse clima de terror/suspense/fantasia pra dar uma chance a ele! Acho que você não vai se arrepender. Depois me conta o que achou! Abraços!

      Excluir
  8. Mais um livro que estava na minha lista e que agora vou trocar as posições haha. Ótima resenha, obrigada! Estou ansiosa para ler❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que você não vai se arrepender de passar ele na frente! Depois me conta aqui o que achou!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi Camile! E ai? Como está a leitura? Depois me conta aqui o que acho! Se quiser dar um feedback se minha resenha foi fiel ao livro (ou tentou ser), também vou adorar saber! Abraços!

      Excluir
  10. OLÁ!
    Eu nunca tinha conhecido esse livro, mas amei a história, daria um bom filme.
    Essa história é igual a muitas de terror, começa por um casal que quer uma nova vida e se muda e muitas vezes tem um filho que vê coisas estranhas, mas no caso desse livro; o filho de Holly e Tim desenha coisas estranhas.
    Me identifiquei com a Izabela Neves, eu também tenho receio de ler livros de terror, mas me interessei nesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Steffany! Não sei você, mas eu sempre tive receio, mas aquela vontadezinha de ler algo do gênero. Esse livro, apesar de se enquadrar como terror é mais um suspense psicológico. Mas pra quem quer começar a ler terror, acho super válido! Ele me instigou a querer ler o gênero e acho que vai fazer o mesmo com você! E é sempre bom apreciar mais uma tipo diferente de obras. Se você ler, depois me conta o que achou e se assim como eu, ficou com vontade de ler outras obras do tipo. Abraços.

      Excluir
  11. Izabel!
    Gostei que tivesse pontuado todos os 'furos' do livro e também os erros de correção da editora.
    Análise tem de ser assim mesmo, bem sincera e mostrando quais os problemas encontraremos no livro.
    Parabéns!
    Desejo uma semana feliz!
    “Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  12. Já venho querendo ler este livro faz um tempo, amo o gênero e tenho ctza que este será mais um que irei adorar a leitura! Aí quando leio que a história se passa no Maine, palco das grandes histórias do metre Stephen King, tenho mais vontade ainda de ler! rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Oi Izabel!
    Eu li esse livro tem um tempo já, foi uma leitura ótima, me deixou vidrada na história do começo ao fim.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Juro que não sabia se tratar de um livro de terror, para mim era meio fantasia, mas se já queria ler fiquei muito curiosa para comprar esse livro que já está na lista faz tempo.

    ResponderExcluir
  15. Eu li este livro recentemente, e por incrível que pareça também foi meu primeiro livro de terror, entretanto eu não gostei, achei que ficou faltando algo no final. A história é interessante, a forma como aborda sobre o autismo, enfim, pra mim o final deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Achei que o terror foi assim, um complemento para a trama do livro, mas o suspense e a história de cada personagem são incríveis. Não sei como a pessoa não se sente intrigada com o lado sombrio de Jack. Eu fiquei pensando a todo momento se esse menino era do bem ou do mal. Ao mesmo tempo em que ele começava a parecer um bom garoto, coisas muito estranhas aconteciam. Me fez pensar muito em como as coisas são e como muitas vezes queremos algo que não deveríamos e como isso pode ser prejudicial. Adorei a resenha!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  17. As edições da DarkSide Books são realmente de babar e dá vontade de comprar todas. Mas realmente algumas obras enganam pois apesar da capa não são tão boas quanto parecem, não li O menino que desenhava monstros, mas comprei O circo mecânico Tresaulti pela capa (que é linda!) mas não gostei nem um pouco da história. Mas tenho outras obras da editora que são ótimas. Agora pesquiso bastante antes de comprar antes de comprar só pela capa hahahaha.
    Continue com o ótimo trabalho do blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Izabel!!
    Gosto bastante de livros de terror e esse livro está nos meus desejados já tem um bom tempo!! E simplesmente adoro essa edição da editora Darkside!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Essas edições da Darkside são sempre maravilhosas! Já ouvi falar deste livro, mas não o li. Gosto muito de terror, porém este não me deixou muito interessada.

    ResponderExcluir
  20. Primeiro falar da editora, pra mim a editora que mais investe na imagem do livro, todos os livros são lindos, só de ver a capa da vontade de ter o livro, sabe aquele sentimento de "como esse livro vai ficar lindo na minha estante" hahahah
    Para você que não curte o gênero e nao tem o costume de ler gostou, com certeza é algo que vai agradar a maioria dos fãs do gênero.

    ResponderExcluir
  21. Amo os livros da DarkSide sou louco pra ler esse, pena que ainda não tive a oportunidade

    ResponderExcluir
  22. Esse é um dos primeiros livros da Darkside que eu quero ler amei ver pessoas falando bem e elogiando a escrita, estou doida por ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Li a postagem e fui direto comprar! Estava na dúvida antes, achei a capa muito bonita mas ainda não estava 'vendida'.... Como gosto de terror, não acho que terei o mesmo problema que você e a história irá me envolver! Álias, adorei que se passa em Maine :p

    ResponderExcluir